Conceitos do ENADE x Políticas Públicas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Caminhos para a excelência H. B. Nader Bento Gonçalves, 2006.
Advertisements

Autores: Edemir Costa Aires José Rover Silvio Serafim da Luz Filho
ASPECTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Maio / 2006.
TC – A3C2 – 071 O PLANEJAMENTO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTANCIA Elton Ivan Schneider Mestrando EGC/UFSC
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
F Ó RUM NACIONAL DE PR Ó - REITORES DE PLANEJAMENTO E ADMINISTRA Ç ÃO Salvador, 18 de setembro de 2008.
Programa UAB: A inclusão do tutor presencial na EAD
Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros - PNAFM Ministério da Fazenda / Unidade de Coordenação de Programas.
Projeto UAB - UFSCar Subsídios para Decisão Quanto a: Continuidade Estrutura Organizacional Compromisso dos Departamentos.
Formação PROJOVEM URBANO gestores estaduais Sistema de Monitoramento e Avaliação - SMA Brasília, novembro de 2008.
Sistema de Monitoramento e Avaliação_ SMA
Educação Superior a Distância Forgrad – maio/2005 Questões, tendências e políticas no âmbito do Ministério da Educação Prof. Rubens Martins
A Educação a Distância na perspectiva
Secretaria de Educação Superior
MELHOR EFICIÊNCIA E TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
PRINCIPAIS RESULTADOS CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 2010
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP.
1 As atribuições da Superintendência de Fiscalização do Abastecimento estão definidas no art. 32 do Regimento Interno da ANP.
Censo da Educação Superior 2007 Resultados das principais variáveis Coordenação Geral do Censo da Educação Superior - CGCES Diretoria das Estatísticas.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
II ENCONTRO REGIONAL SUL/SUDESTE DE DIRIGENTES DE GRADUAÇÃO DAS IES PARTICULARES Passo Fundo - RS, 18 e 19 de outubro de 2012 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO.
PROEJA Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
Programa de Capacitação em Projetos Culturais
Caxias do Sul, Encontro PAIUNG em 31 de Agosto de 2009.
Profa. Dra. Rita Maria Lino Tarcia
Bolsista: Carlos Henrique da Costa Coordenadora: Luciana Rita Guedes.
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA & EXTENSÃO I CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA UFPB, João Pessoa, 11/11/2002.
Regulação, Qualidade e Competitividade na EaD.
República Federativa do Brasil Governo Federal Ministério da Educação Chamada Pública para Seleção de Pólos Municipais de Apoio Presencial e de Cursos.
Maria Paula Dallari Bucci Secretária de Educação Superior
UFPB Virtual: histórico e operacionalidade do curso
Projeto UCA: Um Computador por Aluno (UCA)
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Debates sobre a Pauta Local Reuni Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais 26 jun 2012.
Programa de Atualização em Gestão Acadêmica e Administrativa Centro Universitário Moura Lacerda Cenários e Tendências no Ensino Superior Parte II Cenários.
Câmara dos Deputado -Brasília 16 de junho de 2008 SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA O Cenário Brasileiro da EaD João Vianney, Dr. Sc. Diretor.
Sessão 4: Mesa-redonda Os desafios do aperfeiçoamento do atual modelo de avaliação do Ensino Superior Maurício Garcia DeVry Brasil
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial Coordenação.
Margarete Lazzaris Kleis
As avaliações e bases de dados do INEP
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Profa. MSc. Lúcia Inês Kronemberger Andrade
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB - IMPLEMENTAÇÃO E PERPECTIVAS Outubro – 2008 Celso Costa Diretor de Educação a Distância UAB – SEED - CAPES - MEC.
COMGRAD/Mec Comissão de Graduação do Curso de Engenharia Mecânica COMGRAD/Mec Comissão de Graduação do Curso de Engenharia Mecânica.
ENEM. Sobre o Enem A prova do Enem tem cinco notas, uma para cada área de conhecimento avaliada: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e.
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Exercícios Censup 2014 Brasília-DF | Fevereiro 2015.
CVA - R I C E S U Comunidade Virtual de Aprendizagem da Rede de Instituições Católicas de Ensino Superior Francisco Botelho.
Ministério da Educação A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DAS NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE GOVERNO Legislação e Regulação: Caminhos e Perspectivas Rio de.
Exame Nacional do Ensino Médio Sistema de Avaliação da Educação Básica
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Questionário do Estudante Enade
O que acontece depois da prova do ENADE? PROCEDIMENTOS INVISÍVEIS PARA RESULTADOS VÍSÍVEIS.
AVALIAÇÃO, GESTÃO E QUALIDADE
O que é, e por que fazer o Enem? Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), segundo o próprio INEP, tinha o objetivo de “avaliar o desempenho.
O Grande Desafio da Educação Superior: Expansão, Inclusão e Qualidade
Senado Federal Comissão de Educação, Cultura e Esporte 5ª Audiência Pública – Plano Nacional de Educação (Projeto de Lei do Senado nº 103 de 2012 A Educação.
O Ensino Médio e o Novo Enem PROFESSOR GEORGE HENRIQUE.
DADOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM Profª Drª Dorisdaia Carvalho de Humerez.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

Conceitos do ENADE x Políticas Públicas. O Desempenho dos cursos de graduação a distância. 2007 a 2009 João Vianney Doutor em Ciências Humanas – PPGICH-UFSC Consultor Associado Hoper para Educação a Distância Luciana Coutinho Administradora - Analista de Dados na Hoper

Educação Presencial x Educação a Distância Resultados do ENADE Educação Presencial x Educação a Distância Uma boa dose de polêmica sobre qualidade na EaD....

Era uma vez... 1 - Em janeiro 2007 o MEC anuncia através da SEED uma Cruzada moralizadora na Educação a Distância. 2 - O argumento oficial era que a sociedade estava em risco por uma baixa qualidade da educação ofertada a distância. - A SEED estabeleceu padrões que chamou de Referenciais de Qualidade na EaD, e que balizaram ações de Regulação e Supervisão. - Estes Referenciais induziam a um modelo de EaD baseado em polos de apoio presencial (inspirado no que fazia o Cederj). 3 - No entanto... Em setembro de 2007 o prof. Dilvo Ristoff divulgou dados do INEP mostrando que os alunos a distância alcançaram notas médias superiores aos do ensino presencial na maioria dos cursos nos exames ENADE até então apurados. - A conta a favor da EaD ficou em 9 x 3 entre os alunos ingressantes, e em 7 x 6 entre os concluintes.

O tempo foi passando... 4 - Em 2008 o INEP divulga novo estudo, do pesquisador Thiago Leitão, comprovando que Nota Média nos cursos a distância com maior número de alunos na EaD (Pedagogia, Administração e Serviço Social) foi 6,70 pontos superior à nota média dos colegas do ensino presencial (período 2005 – 2007). 5 - Em 2010, com novos dados na base do ENADE 2008, a pesquisadora Sabrina Medeiros constatou que a Nota Média nos cursos a distância de Administração, Pedagogia e Matemática era 2,09 pontos superior em relação ao ensino presencial.

Comparativo na nota média obtida: EaD x Presencial A performance dos alunos da EaD no ENADE Comparativo na nota média obtida: EaD x Presencial 2005-2007: Diferença pró EaD: 6,70 pontos Administração, Matemática, Pedagogia e Serviço Social 2008-2009 : Diferença pró EaD: 2,09 pontos Alunos de Pedagogia, Administração e Matemática

E a SEED exercendo papel de polícia... 6 – O MEC não permita acesso aos microdados do ENADE. Isto impedia às IES identificar as curvas de sucesso ou de insucesso dos alunos no exame. 7 - No entanto, o ex-secretário da SEED revelou que tinha acesso aos microdados e que os utilizava para direcionar políticas de Supervisão.* 8 – Paradoxalmente, orientou a ação de Supervisão da SEED tanto a IES que estavam no patamar inferior dos resultados quanto a IES que ocupavam os primeiros lugares nas avaliações do ENADE nos cursos a distância, forçando-as todas a mudar o modelo de operações. 9 - Como as IES de excelente performance não tinham acesso aos microdados, ficavam vulneráveis à pressão da SEED. E as IES de menor performance não tinham indicadores para proceder à melhoria nos cursos com baixo desempenho. Faltou transparência da SEED. * Informação do ex-secretário da SEED, Carlos Bielchowsky (2007-2011), em painel sobre os dados do ENADE no 17º CIEAD. Manaus, 2011.

Mas, nada como um dia após o outro... 10 – A partir de agosto de 2011 o MEC tornou disponíveis para consulta pública no e-mec os conceitos do ENADE por modalidade de ensino (EaD e presencial, de 2007 a 2009). 11 – Os resultados mostraram, finalmente, quais IES atuavam com perfil de excelência ou não na EaD, tanto no ensino privado quanto no ensino público.. 12 – A seguir, a atribuição de posição de cada IES por agrupamento de conceitos de maior mérito alcançados no ENADE Fonte de dados: INEP/MEC, setembro de 2011.

IES Privadas e Comunitárias: Grupo A: Ouro – Nota 5 Grupo B: Prata – Nota 4 A PUC-Rio - IAVM – RJ 1 A Unis - MG 1 1 A Unip – SP 1 1 6 1 A Coc – SP 1 2 A Ulbra - RS 1 3 3 A Unisul - SC 2 5 3 1 B Unifran - SP 4 2 B Unijorge - BA 2 1 B Claretiano - SP 1 6 1 B Uniube - MG 1 5 5 B Unopar - PR 1 5 1 B Unijuí - RS 1 2 1 B Unifacs - BA 1 4 1 B Anhembi Morumbi - SP 1 2 B Aiec-DF; Fael-PR 1 ENADE 2007, 2008 e 2009. Conceitos referentes aos cursos a distância. O INEP indexa os cursos a distância no campus sede da IES.

Grupo C: Bronze – Nota 3 Grupo D: Cobre – Nota 2 C Uniasselvi - SC 5 3 Castelo Branco - - RJ 5 6 C Católica - DF 5 C Unit - SE 4 3 C Cesumar-PR 4 C Unigran - MS 3 2 C Unimes–SP; UCBD-MS 3 C Fatec-PR; FGF-CE 2 2 C Uniderp (Anhanguera) – MS 2 5 C Unincor - MG 2 C Unicid - SP 1 6 C Puc-MG; Ucs-RS; Iuvb-SP; Fead-MG 1 D FTC - BA 5 D 2 Unitins-TO; IST-SC; Fares-RR; Finom-MG D Uniararas - SP 1 ENADE 2007, 2008 e 2009. Conceitos referentes aos cursos a distância. O INEP indexa os cursos a distância no campus sede da IES.

2 1 1 ENADE das IES Públicas. 5 =A – Ouro; 4 = B – Prata; 3 = C – Bronze; 4 = D - Cobre A UnB 1 1 2 A UFC; UFF; UFPel; UFRGS; UFSC 1 B 1 UFPB 2 B UEMA; UFJF; UFSCar; UDESC 2 B UERJ; UFES; UFRJ 1 1 B UFAL 1 2 B UENF; UFS 1 C UFMS 2 C UFRPE 1 D UNITINS 2 ENADE 2007, 2008 e 2009. Conceitos referentes aos cursos a distância. O INEP indexa os cursos a distância no campus sede da IES.

O caminho das pedras para ver os conceitos: (graças ao Wanderson, da UNIS-MG) A. http://emec.mec.gov.br/ B. entrar em Consulta Avançada; C. selecionar a opção curso; D. A página já carrega com a opção de modalidade presencial e modalidade a distância; E. Daí em diante é só puxar os dados. F. Dados complementares: http://portal.inep.gov.br/planilhas-enade

Utilizar resultados do Enade para orientar políticas públicas... 13 – Orientar a Supervisão na EaD a partir dos resultados do Enade traz racionalidade ao processo, retira a subjetividade e o salvacionismo que protegem ou perseguem. A gestão pública não pode se contaminar. 14 – Os critérios utilizados para divulgar os dados seguiram a lógica do maior para o menor conceito alcançado pela IES, e sucessivamente. 15 – Outras formas de agrupamento são possíveis e necessárias. É possível ponderar os conceitos ou as notas pelo número de alunos efetivamente participantes em cada curso para se chegar à uma nova expressão de posicionamento da IES perante as demais; 16 – Uma ampla gama de pesquisas pode ser feita em dissertações de mestrado e teses de doutorado com a análise dos microdados do ENADE para tentar chegar aos fatores que efetivamente têm contribuído ou não para a melhor performance em aprendizagem na EaD.

O que será o amanhã? 17 - O MEC detém na base de dados elementos para que as IES possam comparar o desempenho de alunos presenciais e a distância nos cursos que oferecem. 18 - Utilizar estes microdados é uma excelente ferramenta para melhorar a gestão da aprendizagem por parte das IES.

Matrículas em modalidade de Ensino A EaD é muito importante para o Ensino Superior Brasileiro. Não pode ter a gestão pública ao sabor de preferências ou ideologias A EaD tem maior desempenho na inclusão social que o Prouni e o Fies somados   Programas Matrículas em modalidade de Ensino Presencial A Distância FIES 138.558 407 PROUNI 331.950 31.253 Subtotais 470.508 31.660 Total de Alunos com FIES + PROUNI = 502.168 Matrículas no Programa UAB 86.550 Alunos com FIES e PROUNI + UAB = 588.718 Matrículas na EaD do ensino privado, excluindo PROUNI e FIES 633.769

Obrigado. vianney@hoper.com.br