Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Registro de Estudo de Caso.
Advertisements

Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Encontro com professores
TUTORIA EM ÁREAS SEM ACESSO À INTERNET Prof. Ms. Larissa Sato Dias Centro Universitário do Pará – CESUPA
Profª Rita Maria L. Tarcia – NEAD - UNISAL
Ano 2000: Programa de Educação a Distância COORDENAÇÃO GERAL EQUIPE DE APOIO LOGÍSTICO EQUIPE DE DESIGN PEDAGÓGICO EQUIPE DE PROJETOS E PESQUISA EQUIPE.
Rede SENAI 52,6 milhões de matrículas desde 1942
ATIVIDADE EXTRA-CLASSE
Como capacitar nossos colaboradores com sucesso, usando tecnologia
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
INTRODUÇÃO RESULTADOS OBJETIVOS METODOLOGIA CONCLUSÂO CAMP JÚNIOR
Nelma Cristina de Carvalho
O Aluno.
Avaliação Mediadora.
O Aluno a Distância.
Aprender ao Longo da Vida
Conceitos de Educação a Distância
Unidade 1 Educação a Distância: noções introdutórias
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Simone Braz Ferreira Gontijo
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
FACINTER FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA TUTORIA: UM SERVIÇO DE APOIO AO ALUNO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA AUTORES: THAIS ELENA CARVALHO COELHO - RU.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Docência Universitária e Programas de Aprendizagem on line
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Tipos de Tutoria.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância Conceitos de Educação a Distância.
Construindo o futuro do seu filho!
Formação de Professores para o uso de EAD no Ensino Superior
Histórico Missão: Transformar e desenvolver a sociedade através da excelência dos serviços relacionados à educação, proporcionando a formação integral.
AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS IFSP - CAMPUS CARAGUATATUBA
Decreto Confira algumas dúvidas. 1)Somente instituições públicas podem oferecer cursos à distâncias? Não. Tanto as instituições públicas e/ou privadas.
Questões Estratégicas para o Desenvolvimento da EAD
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Capacitação de Produção e Tutoria de Cursos para EAD
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Política Educacional Brasileira
PROGRAMA DE APOIO AO ALUNO EAD:
Trabalho de Usuários da Informação
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
VANTAGENS E DESVANTAGENS
A IMPORTÂNCIA DAS AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
“USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO INTERDISCIPLINAR DO CICLO BÁSICO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE”
Daniela Santana João Rodrigues Braga
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
• Manejo – Formação – Professor.
OBJETIVOS Gerais Investigar as perspectivas e limites do ensino à distância na formação de professores e professoras em nível superior Comprovar a viabilidade.
Aluna: Carina Pfaffenseller Profª Drª Marie Jane Soares Carvalho 2011 Arquiteturas Pedagógicas e Inclusão Digital Desenvolvimento da aprendizagem e avaliação.
APRENDIZAGEM MEDIADA PELA TECNOLOGIA
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA “Gestão do Desenvolvimento Inclusivo da Escola” Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais do IFRS- Câmpus Rio.
Questionário do Estudante Enade
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
EXPERIÊNCIAS EM PESQUISA Maria Rosa Trombetta
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Docência do Ensino Superior Apresentação do Curso Silvia Pereira de Castro Casa Nova
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
CURSO A DISTÂNCIA DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL - 2º SEMESTRE/2006 RESULTADO FINAL DO CURSO A DISTÂNCIA DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL 2º.
Transcrição da apresentação:

Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO A VISÃO DOS ALUNOS SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO marinacaprio@coc.com.br www.sistemacoc.com.br

Resumo O presente trabalho de pesquisa analisou a História do Ensino a Distância no Brasil, tal qual seu crescimento, os profissionais que atuam nessa modalidade de ensino e também a formação dos futuros profissionais que estudam na modalidade superior a distância. Para tanto foi realizada uma pesquisa coletando informações e opiniões de futuros educadores que cursam o ensino superior presencial e a distância, comparando as opiniões e pensamentos desta modalidade no processo de ensino e aprendizagem do aluno.

Histórico da EAD; Crescimento; Formação de Professores

Formação de Professores Déficits em diferentes áreas; Ministério da Educação: no Brasil faltam cerca de 711 mil professores entre Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. A Educação a Distância nos mostra ser uma alternativa preciosa para um país como o Brasil, a desigualdade na distribuição de oportunidades educacionais são fatos claros e inquestionáveis.

Pesquisa 4.1 - Participantes Pesquisados Para analisar a visão dos alunos sobre o processo de ensino e aprendizagem a distância foram levantados dados por meio de um questionário respondido por 42 universitários de curso de formação de professores na modalidade presencial e, 24 universitários de curso de formação de professores na modalidade a distância. Projeto pedagógico multimídia: livro, internet e aula interativa via satélite ao vivo.

4.2 - Material Utilizado O material utilizado para pesquisa foi um questionário impresso. Convidamos os universitários – não obrigatoriedade.

4.4 - Análise de Dados As questões que continham no questionário e o resultado obtido dos entrevistados foram:

Para os alunos do presencial...

Para os alunos do presencial...

Motivos... 17: educação a distância não possui a mesma qualidade de ensino pela falta de interação entre professor-aluno, 4: não possui a mesma qualidade por não ter o retorno do professor, 8: acreditam não ter a mesma qualidade de ensino pela falta de troca de aprendizagem, 6: acreditam que não possui a mesma qualidade pela dificuldade em acompanhar um curso a distância, 3: acreditam que a educação a distância tem a mesma qualidade de ensino que o presencial por os alunos terem autonomia de aprendizado e, 5: acreditam que sim por acreditar que o responsável pela qualidade do processo de ensino e aprendizagem é responsabilidade do aluno.

De acordo com os dados apresentados no questionário respondido por uma turma de universitários de curso de formação de professores na modalidade presencial, é possível perceber que em sua maioria os alunos sabem o que é a Educação a Distância, porém em sua maioria não escolheria um curso na modalidade a distância para estudar, por acreditar principalmente que a falta de interação e troca de experiência entre professor-aluno e aluno-aluno não ocorre e com isso não é possível obter a mesma qualidade que o ensino presencial.

Para os alunos do EAD...

Motivos da opção por EAD Por que você escolheu um curso de graduação a distância? 15 universitários responderam que foi devido a falta de tempo, 17 universitários responderam foi pela praticidade de assistir aulas apenas uma vez por semana, 9 universitários responderam que foi pelo valor da mensalidade, 4 universitários responderam que foi devido a influência de amigos e 4 universitários entrevistados responderam que foi por que na cidade não tem curso de graduação. Obs: mais de uma resposta por aluno.

Você faria mais algum curso a distância? Por quê? 13 universitários afirmaram que fariam devido a flexibilidade para os estudos, 4 dos entrevistados afirmaram fariam pela busca do aprendizado, 1 universitário respondeu que faria apenas para obter mais um diploma, 1 universitário respondeu que faria, pois até o momento o curso corresponde a suas expectativas, 1 universitário respondeu que faria mais um curso a distância somente por já obter uma outra graduação presencial e 1 universitário respondeu que faria mais um curso a distância pelo acessível valor da mensalidade.

Considerações Finais É possível perceber que ainda existe um preconceito quando nos referimos a educação a distância, porém com o crescimento e respeito que essa modalidade de ensino vem conquistando é perceptível que essa visão de ensino com qualidade secundária acabará em breve, fazendo com que a educação a distância seja tão respeitada e reconhecida como o ensino presencial. Através deste estudo evidencia-se que para o processo de ensino e aprendizagem a distância ocorra não é necessário apenas tecnologia, mas sim todo apoio e suporte didático-pedagógico necessário para qualquer modalidade de ensino.

Contato: marinacaprio@coc.com.br Muito obrigada!