EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA: TECNOLOGIA E SABER NA CONSTRUÇÃO DAS REDES DE CONHECIMENTO Célia Regina de Souza e Silva.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Encontro com professores
A Educação do Nosso Tempo
A atitude dos discentes no ensino superior a distância
Planejamento e Gestão das disciplinas na modalidade a distância em Cursos de Graduação Presencial: Conteúdo, Aprendizagem e Construção do Conhecimento.
Maio / 2006.
Novo cenário da EAD nos cursos superiores
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
A UNIVERSIDADE CORPORATIVA DO SESI
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Pontifícia Universidade Católica
Programa UAB: A inclusão do tutor presencial na EAD
Universidade de Aveiro
2º. Salão da Graduação e 3º. Salão EAD – UFRGS junho 2007 Expansão do Ensino Superior - reflexões sobre a sua implementação na UFRGS - Prof. Norberto Hoppen.
(Volume I – Orientação a Professores)
Instrumentos de Avaliação - MEC
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
Professora Doutora Marieta Lúcia Machado Nicolau
Universidade do Sul de Santa Catarina Fundação Pública de Direito Privado – Criada em 1964; Reconhecida como Universidade em 1989; 04 campi e 09 unidades.
Desafios e oportunidades do EAD
Contexto de Educação a Distância
Referências.
Educação Superior a Distância Forgrad – maio/2005 Questões, tendências e políticas no âmbito do Ministério da Educação Prof. Rubens Martins
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS LABORATÓRIO DE PESQUISA E ENSINO DO MOVIMENTO HUMANO CONSIDERAÇÕES INICIAIS METODOLOGIA.
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
Educação Superior: características e perspectivas profissionais
A EDUCAÇÃO SEM DISTÂNCIA Apresentação: Profas. Selma Dias Leite e
FERNANDO DE SOUZA MEIRELLES
Profa. Dra. Rita Maria Lino Tarcia
Gleici Castro Perdoná Luane Marques de Mello Maristela Schaufelberger
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
Alunos: Dési Pereira Fabio Almeida Luiza Cover Renato Lucena
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES A DISTÂNCIA
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA & EXTENSÃO I CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA UFPB, João Pessoa, 11/11/2002.
Conceitos e Gerações de EAD
Educação a distância no SENAI: Cursos e serviços sob medida
Cursos de Especialização Novas Tecnologias no Ensino da Matemática
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
COMISSÃO DE ENSINO DOS CONSELHOS REGIONAIS DE FARMÁCIA ORIENTAÇÕES 2011.
Sistema Universidade Aberta do Brasil
Ambiente Virtual de Aprendizagem Simone Krause Suecker 2014/2.
Curso de Especialização em Educação Infantil
Perspectivas da Educação Corporativa no âmbito da Educação Superior
Curso de Capacitação em Educação a Distância
SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA REGIONAL - NORDESTE 5.
Leila Lopes de Medeiros Mídias na Educação: uma proposta de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
Formação de Tutores a Distância
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
Universidade Estadual de Campinas Utilização do Paradigma da WWW no Apoio à Cursos de Informática Médica.
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  espaço estratégico nas políticas públicas para o ensino superior;  destaque para a.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
A Universidade Metropolitana de Santos Convida V.Sa. a participar do mais completo programa de inclusão universitária do Brasil.
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA: TECNOLOGIA E SABER NA CONSTRUÇÃO DAS REDES DE CONHECIMENTO Célia Regina de Souza e Silva celire2005@hotmail.com Rita de Cássia da Silva Oliveira soliveira13@uol.com.br

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CURSO NORMAL SUPERIOR COM MIDIAS INTERATIVAS – UEPG/UNIVERSIDADE ELETRONICA DO BRASIL CURSO SEQÜENCIAL DE INFORMÁTICA EMPRESARIA – UEPG/ UNIVERSIDADE ELETRONICA DO BRASIL ESPECIALIZAÇÃO EM INCLUSÃO EDUCACIONAL – UEPG/INSTITUTO BASE DE CONTEÚDOS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS.

CURSO NORMAL SUPERIOR COM MÍDIAS INTERATIVAS RECURSOS TECNOLÓGICOS: VIDEOCONFERÊNCIAS (SISTEMA MULTICAST). CHAT E MONITORAMENTO ON-LINE (LEARNING SPACE, INTERNET). MATERIAL IMPRESSO (HIPERTEXTO). EQUIPE: PROFESSOR (VIDEOCONFERÊNCIA). PROFESSORES ASSISTENTES, TUTORES. MONITORES E ESTAGIÁRIOS DE INFORMÁTICA

CURSO SEQÜENCIAL DE INFORMÁTICA EMPRESARIAL LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL N.º 9.394/96. REGULAMENTAÇÃO: PARECER CES/CNE N.º 968/98; RESOLUÇÃO CES/CNE N.º 1/99 E PORTARIA SESU/MEC 514/01. COMPETÊNCIAS ACADÊMICAS E TÉCNICAS DE NÍVEL SUPERIOR. UEPG – CURSO SEQÜENCIAL EM INFORMÁTICA EMPRESARIAL ARTICULADO AO BACHARELADO EM INFORMÁTICA E ADMINISTRAÇÃO. “COLLEGES AMERICANOS”, CARREIRAS CURTAS DO SISTEMA FRANCÊS.

CURSOS LATO SENSU: A MODALIDADE A DISTÂNCIA AMPLIANDO SABERES 1996 UNIVERSIDADE VIRTUAL (NTIC) - NO BRASIL. CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA, COM O USO DE VIDEOCONFERÊNCIA. UNIVERSIDADE/EMPRESA (MBA). 1997 UNIVERSIDADES E CENTROS DE PESQUISA PÚBLICOS E PRIVADOS PASSARAM A REALIZAR CURSO “LATO SENSU” VIA INTERNET.

UEPG - ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA. VIDEO INTRODUTÓRIO DA DISCIPLINA. SISTEMA MODULAR. MATERIAL DIDÁTICO – DISPONIBILIZADO NA INTERNET. AVALIAÇÃO ON-LINE. AVALIAÇÃO PRESENCIAL. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA INSTITUTO BASE DE CONTEÚDOS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS LTDA NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL ABERTA À DISTÂNCIA ESPECIALIZAÇÃO EM INCLUSÃO EDUCACIONAL O CEGO E A INCLUSÃO EDUCACIONAL NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS CÉLIA REGINA DE SOUZA E SILVA

IBAC – TECNOLOGIA DE COMUNICAÇÃO PLATAFORMA DE JORNADA - INGRESSO “LONGIN E SENHA”. PLATAFORMA DE JORNADA É UM AMBIENTE DE ESTUDOS, ONDE ALUNOS E PROFESSORES ESTÃO INTERLIGADOS “ON-LINE” OU ON-DEMAND” ACESSO A PLATAFORMA FICA REGISTRADO (MÊS/DIA/ANO).

CONSIDERAÇÕES EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – 3.ª GERAÇÃO “NOVAS TECNOLOGIAS DE COMINICAÇÃO E INFORMAÇÃO. EXIGE NOVO PERFIL DE ESTUDANTE. NÃO SE EXPLICA PELOS TRADICIONAIS PARADIGMAS PEDAGÓGICOS. REQUER A CRIAÇÃO DA CULTURA DO “APRENDER A APRENDER” É UM ESPAÇO DE PRODUÇÃO E DIFUSÃO DE CONHECIMENTOS ATUALIZADOS. ENSINO A DISTÂNCIA – UMA DAS FORMAS DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO.

REFERÊNCIAS BRANDT, C. Curso normal superior com mídias interativas: um projeto inovador para a formação de professores. Ponta Grossa: UEPG, 2002. MARTINS, R. de O . Cursos seqüenciais: entendendo a formação superior de curta duração. São Paulo: EDUSC, 2004. MORAES, M. C. Novas tendências para o uso das tecnologias da informação na educação. In: Universidade Estadual de Ponta Grossa. Informática empresarial com mídias interativas: trabalho, tecnologia e sociedade. Ponta Grossa: UEPG, 20O4. SILVA, C. R. de S. Educação e qualificação: armas para competitividade. II Seminário de Pesquisa. Porto União: UNIVALE, 2004. ROCCO, N. R. Reflexões sobre a pós-graduação a distância. Disponível em <http://:www.pucpr.br/educacao/academico> Acesso: 15 de mar. 2007. A plataforma jornada, do IBaC. Disponível emhttp://www.jornadaead.com.br/ Acesso, 15 dez.2006