EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA: TECNOLOGIA E SABER NA CONSTRUÇÃO DAS REDES DE CONHECIMENTO Célia Regina de Souza e Silva celire2005@hotmail.com Rita de Cássia da Silva Oliveira soliveira13@uol.com.br
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CURSO NORMAL SUPERIOR COM MIDIAS INTERATIVAS – UEPG/UNIVERSIDADE ELETRONICA DO BRASIL CURSO SEQÜENCIAL DE INFORMÁTICA EMPRESARIA – UEPG/ UNIVERSIDADE ELETRONICA DO BRASIL ESPECIALIZAÇÃO EM INCLUSÃO EDUCACIONAL – UEPG/INSTITUTO BASE DE CONTEÚDOS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS.
CURSO NORMAL SUPERIOR COM MÍDIAS INTERATIVAS RECURSOS TECNOLÓGICOS: VIDEOCONFERÊNCIAS (SISTEMA MULTICAST). CHAT E MONITORAMENTO ON-LINE (LEARNING SPACE, INTERNET). MATERIAL IMPRESSO (HIPERTEXTO). EQUIPE: PROFESSOR (VIDEOCONFERÊNCIA). PROFESSORES ASSISTENTES, TUTORES. MONITORES E ESTAGIÁRIOS DE INFORMÁTICA
CURSO SEQÜENCIAL DE INFORMÁTICA EMPRESARIAL LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL N.º 9.394/96. REGULAMENTAÇÃO: PARECER CES/CNE N.º 968/98; RESOLUÇÃO CES/CNE N.º 1/99 E PORTARIA SESU/MEC 514/01. COMPETÊNCIAS ACADÊMICAS E TÉCNICAS DE NÍVEL SUPERIOR. UEPG – CURSO SEQÜENCIAL EM INFORMÁTICA EMPRESARIAL ARTICULADO AO BACHARELADO EM INFORMÁTICA E ADMINISTRAÇÃO. “COLLEGES AMERICANOS”, CARREIRAS CURTAS DO SISTEMA FRANCÊS.
CURSOS LATO SENSU: A MODALIDADE A DISTÂNCIA AMPLIANDO SABERES 1996 UNIVERSIDADE VIRTUAL (NTIC) - NO BRASIL. CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA, COM O USO DE VIDEOCONFERÊNCIA. UNIVERSIDADE/EMPRESA (MBA). 1997 UNIVERSIDADES E CENTROS DE PESQUISA PÚBLICOS E PRIVADOS PASSARAM A REALIZAR CURSO “LATO SENSU” VIA INTERNET.
UEPG - ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA. VIDEO INTRODUTÓRIO DA DISCIPLINA. SISTEMA MODULAR. MATERIAL DIDÁTICO – DISPONIBILIZADO NA INTERNET. AVALIAÇÃO ON-LINE. AVALIAÇÃO PRESENCIAL. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA INSTITUTO BASE DE CONTEÚDOS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS LTDA NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL ABERTA À DISTÂNCIA ESPECIALIZAÇÃO EM INCLUSÃO EDUCACIONAL O CEGO E A INCLUSÃO EDUCACIONAL NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS CÉLIA REGINA DE SOUZA E SILVA
IBAC – TECNOLOGIA DE COMUNICAÇÃO PLATAFORMA DE JORNADA - INGRESSO “LONGIN E SENHA”. PLATAFORMA DE JORNADA É UM AMBIENTE DE ESTUDOS, ONDE ALUNOS E PROFESSORES ESTÃO INTERLIGADOS “ON-LINE” OU ON-DEMAND” ACESSO A PLATAFORMA FICA REGISTRADO (MÊS/DIA/ANO).
CONSIDERAÇÕES EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – 3.ª GERAÇÃO “NOVAS TECNOLOGIAS DE COMINICAÇÃO E INFORMAÇÃO. EXIGE NOVO PERFIL DE ESTUDANTE. NÃO SE EXPLICA PELOS TRADICIONAIS PARADIGMAS PEDAGÓGICOS. REQUER A CRIAÇÃO DA CULTURA DO “APRENDER A APRENDER” É UM ESPAÇO DE PRODUÇÃO E DIFUSÃO DE CONHECIMENTOS ATUALIZADOS. ENSINO A DISTÂNCIA – UMA DAS FORMAS DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO.
REFERÊNCIAS BRANDT, C. Curso normal superior com mídias interativas: um projeto inovador para a formação de professores. Ponta Grossa: UEPG, 2002. MARTINS, R. de O . Cursos seqüenciais: entendendo a formação superior de curta duração. São Paulo: EDUSC, 2004. MORAES, M. C. Novas tendências para o uso das tecnologias da informação na educação. In: Universidade Estadual de Ponta Grossa. Informática empresarial com mídias interativas: trabalho, tecnologia e sociedade. Ponta Grossa: UEPG, 20O4. SILVA, C. R. de S. Educação e qualificação: armas para competitividade. II Seminário de Pesquisa. Porto União: UNIVALE, 2004. ROCCO, N. R. Reflexões sobre a pós-graduação a distância. Disponível em <http://:www.pucpr.br/educacao/academico> Acesso: 15 de mar. 2007. A plataforma jornada, do IBaC. Disponível emhttp://www.jornadaead.com.br/ Acesso, 15 dez.2006