Maria de Nazaré Pinheiro Corrêa Carolline Botelho Beatriz Nunes Universidade Estadual do Maranhão A AVALIAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO PARA UMA APRENDIZAGEM INDEPENDENTE E INDIVIDUALIZADA DO NEAD DA UEMA E O SEU SIGNIFICADO INSTRUCIONAL. Maria de Nazaré Pinheiro Corrêa Carolline Botelho Beatriz Nunes
O Ensino a Distância na Universidade Estadual do Maranhão História Cursos Número de alunos Pessoal administrativo Docentes
Apresentação + Dispersão Geográfica Efetivação do Ensino a Distância Democratização do acesso a educação Elaboração do Material Didático
Produção do Material A Socialização do Conhecimento Valorização do ser adulto Ritmo próprio de aprendizagem Auto estudo e auto disciplina – Gerenciar a formação pessoal e intelectual Produção e Edição do Material Perfil do público alvo Código lingüístico Tratamento dos conteúdos – leveza, clareza...
Material Didático/Mediação/EaD Linguagem clara Dialógica Objetiva Estrutura de informações articuladas Design Conteúdo Estética Impresso
Elaboração e Produção do Material Didático Impresso (UemaNet) Etapas do Planejamento Seleção do conteudista 2. Orientação dos elementos constitutivos: Objetivos, Glosário, Icones, Atividades, Sites, Referências, Filmes, ilustrações... 3. Elaboração de conteúdos 4. Materiais complementares 5. Providências relativas a direitos autorais 6. Revisão do conteúdo 7. Diagramação 8. Gráfica
Metodologia da pesquisa Universo da pesquisa - 304 Público alvo – estudantes de Pedagogia Quantidade de pólos – 03 Instrumento – Questionário Pesquisa - Empírica
Identificação dos Pólos Pesquisados Municípios Pólo de São Luís Vargem Grande São João Batista Pólo de Balsas Fortaleza dos Nogueiras Riachão São Pedro dos Crentes Pólo de Caxias Aldeias Altas
Identificação das Disciplinas
A qualidade gráfica está visualmente clara e atraente?
O conteúdo está coerente, contextualizado à ua prática pedagógica?
As atividades do material estão relacionadas aos conteúdos estudados?
Sugestões de Melhoria Indicar filmes para melhorar a compreensão dos conteúdos; Produzir um material mais colorido, com ilustrações; Melhorar a linguagem escrita, de forma dialógica; Indicar sites de pesquisa; Melhorar a produção do fascículo para as folhas não descolarem (grampeado); Por a biografia do autor; Construir atividades mais claras e objetivas; Utilizar situações que tragam curiosidade e dinamicidade aos conteúdos abordados.