Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Advertisements

A atitude dos discentes no ensino superior a distância
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD no Moodle-Moot 2007.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD - Moodle Ufba.
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
NOVA ANDRADINA.
Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas
Contexto de Educação a Distância
Conceitos de Educação a Distância
Um curso utilizando o moodle: Mecânica Rotacional
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Produção do conhecimento em EAD
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Janeiro, Ademar Cruz Acção de formação: Acção de formação: Novas tecnologias de informação aplicadas à formação O enquadramento da Internet na formação.
E-ProInfo Ana Christina Bringuente
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
III Encontro Nacional de EAD para a Rede de Escolas de Governo
Eloiza Gomes de Oliveira – Uerj
Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes
Prof.ª Daniela Melaré Vieira Barros
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Visão Geral.
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
Generalidades sobre e-learning
Santarém Março a Julho de 2007
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Formas de Interação.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância Conceitos de Educação a Distância.
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO COODENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO PACTO PELA EDUCAÇÃO DO PARÁ Coordenador Professor:
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment
Análise de uma ferramenta ou recurso
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
HIPERTEXTO, INTERATIVIDADE E SIMULAÇÃO: POTENCIAIS DA EDUCAÇÃO ONLINE
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Moodle para Professores e Iniciantes Web Conference e curso on line.
Portais de Ensino Plataforma Moodle.
Ferramentas de comunicação
Secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul Maria Nilene Badeca da Costa Superintendente de Planejamento e Apoio à Educação – SUPAE Angela Maria.
Formação de Tutores a Distância
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO COODENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO PACTO PELA EDUCAÇÃO DO PARÁ Coordenador Professor:
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
Análise de um curso a distância que utilizou uma nova ferramenta de Courseware chamada Moodle Use este modelo para criar páginas da Web de intranet.
Projeto VITRUSP CTI-CEPA - USP Diagrama de informações para a criação de um ambiente virtual de aprendizagem utilizando outras ferramentas de apoio ao.
EAD na Esat Curso de Formação de Autores para EAD Curso de Formação de Autores.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Sala de Aula Interativa
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
Conceção de Cursos para Ambiente Online workshop.
Conhecendo o Ambiente de Curso. O Moodle É um software livre de apoio à aprendizagem (páginas de disciplinas e grupos colaborativos). Sistema para gerenciar.
AS TIC E AS TECNOLOGIAS DE APOIO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NEECP Oficina de Formação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: A INTERAÇÃO DO ESTUDANTE COM AS DIVERSAS FERRAMENTAS Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo.
Transcrição da apresentação:

Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: A INTERAÇÃO DO ESTUDANTE COM AS DIVERSAS FERRAMENTAS Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo

A sala de aula não é mais o único ambiente de aprendizagem A sala de aula não é mais o único ambiente de aprendizagem. Novos espaços enfatizam a pesquisa, a colaboração, a construção do conhecimento e a interdisciplinaridade. AVA- Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Ultrapassam barreiras, facilitam relações, possibilitam construções e formam redes de colaboração.

O educador deixa de ser a fonte principal de informação, para se tornar um facilitador da aprendizagem, por meio de um ensino mais interativo.

Interação As redes de aprendizagem assíncronas combinam auto-estudo com interação por meio de computadores e tecnologias de comunicação, e a ferramenta mais comum é a internet.

Análise da Interação Questionário com 7 perguntas fechadas; Respondido por 29 estudantes matriculados em 3 cursos diferentes; Dois cursos na plataforma Moodle e 1 na e-Proinfo.

Análise da interação 11 acessam diariamente; 5 acessam 3 vezes por semana; 10 acessam apenas 1 vez Qual ferramenta mais utilizada para tirar dúvidas:

Ferramenta preferida pelos cursistas:

Fórum

Redução da distância entre tutor e estudante

Exploração de outros recursos da plataforma

Considerações finais Pode-se concluir que o fórum e o e-mail são as ferramentas preferidas, capazes de reduzir a distância. O chat é citado poucas vezes como ferramenta acessível e agradável durante os estudos on-line. As atividades realizadas no fórum foram consideradas como atividade colaborativa; Fórum, sendo preferencial, deve ser explorado de forma a promover um ambiente de aprendizagem colaborativa em que todos aprendem fazendo, uns com os outros, formando a grande rede do conhecimento.

Para que seja eficaz, é necessário a intervenção de um facilitador para organizar o conteúdo, encadear as atividades, estruturar as tarefas e a interação do grupo e avaliar o processo. Educação é mais que transmissão de informação e, aprender é mais que memorizar conteúdos (HARASIM, 2005). Obrigada! Karine.xavier@gmail.com lucycleyde@gmail.com