“Modelo de qualificação profissional para portadores de deficiência auditiva, com utilização de tecnologias de comunicação e informação”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Leis e Decretos SurdEZ.
Advertisements

Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Comunicação e interação entre os atores responsáveis pela gestão EAD - experiência do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Mesa-redonda Análise e avaliação da aprendizagem em suporte ao aluno
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Pontifícia Universidade Católica
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Fatores Críticos para a Viabilização da EAD na Universidade Experiência do professor no uso das tecnologias em ambiente presencial Existência de grupos.
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Informações Sobre a Comunidade Surda
Objetivo Contribuir para melhorar a qualidade da educação infantil por meio da formação de educadores, nas modalidades de extensão e pós-graduação.
Produção do conhecimento em EAD
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Diálogo entre dois mundos perceptivos
CBS Confederação Brasileira de Surdos
Formação profissional e EAD
Educação Corporativa Segmento – Material de Construção
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Parcerias: MC/SETEC-MEC/IFs/CNPq. Objetivos: Promoção da inclusão digital, por meio da formação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
FACINTER FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA TUTORIA: UM SERVIÇO DE APOIO AO ALUNO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA AUTORES: THAIS ELENA CARVALHO COELHO - RU.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
SEMINÁRIO “e-proinfo Educação sem distância”
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Avaliação em EAD apoiada por Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
NTE RJ10 - São Pedro da Aldeia - RJ
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Mídias na Educação Programa de formação continuada de profissionais de educação para o uso das mídias no processo de ensino e de aprendizagem, de forma.
UFPB Virtual: histórico e operacionalidade do curso
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Cursos de Especialização Novas Tecnologias no Ensino da Matemática
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
OBJETIVO GERAL Oportunizar a alunos de escolas públicas, qualificação no âmbito das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
SALTO INCREMENTAL DO SENAI: Programa Nacional de Educação a Distância
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
Profa. MSc. Lúcia Inês Kronemberger Andrade
Curso de Capacitação em Educação a Distância
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Tópicos em Libras: Surdez e Inclusão
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Coordenadorias Regionais de Educação Departamento Pedagógico Divisão de Gestão da Aprendizagem Central de Apoio Tecnológico à Educação.
Laboratório de Ensino a Distância
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
GESTÃO E USO DAS MÍDIAS EM PROJETOS DE EAD
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
São Paulo – nov./2010 Gestão educomunicativa das tecnologias digitais: o caso do Mídias na Educação.
ABORDAGENS EDUCACIONAIS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Monitoramento e Avaliação
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
 Oferta: outubro de 2013 à outubro de 2015 O curso: 1600 Profissionais Mais Médicos e Provab (médicos, enfermeiros, odontólogos) Atuantes nos estados.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Transcrição da apresentação:

“Modelo de qualificação profissional para portadores de deficiência auditiva, com utilização de tecnologias de comunicação e informação”

OBJETIVO Desenvolver uma solução educacional, utilizando as TICs que viabilize a oferta de cursos de qualificação e formação profissional para surdos, tendo como principais focos: Modelagem e implementação de um ambiente virtual de aprendizagem; Elaboração de uma metodologia de abordagem do conteúdo baseada em resolução de problemas; Implementação de um curso de qualificação profissional na área de informática com aproximadamente 150h.

ETAPAS DO PROJETO Levantamento de dados 18 meses JUN/07 nov/05 Levantamento de dados Interação com o contexto cultural dos surdos para levantamento dos dados de entrada; Visitas em escolas públicas, escolas técnicas, associações e escolas especiais; Contatos com pesquisadores da área de fonoaudiologia e de educação especial; Entrevistas com surdos e interpretes

ETAPAS DO PROJETO Elaboração da Metodologia Levantamento de dados 18 meses JUN/07 nov/05 Elaboração da Metodologia Levantamento de dados Seleção dos pressupostos metodológicos; Pesquisa tecnológica; Concepção do modelo;

ETAPAS DO PROJETO Levantamento de dados Elaboração da Metodologia 18 meses JUN/07 nov/05 Levantamento de dados Elaboração da Metodologia Desenvolvimento do curso Planejamento Educacional; Elaboração do conteúdo; Roteirização do conteúdo; Elaboração de mídias; Programação; Testes.

ETAPAS DO PROJETO Levantamento de dados Elaboração da Metodologia 18 meses JUN/07 nov/05 Levantamento de dados Elaboração da Metodologia Desenvolvimento do curso Execução do Piloto Planejamento; Capacitação de monitores e tutores; Seleção dos alunos Formação de turmas; Acompanhamento; Avaliação e análise crítica.

PRESSUPOSTOS METODOLÓGICOS Libras como língua natural e o Português como segundo língua; Abordagem focada nos aspectos comunicacionias significativos da cultura surda; Enfatiza a importância da informação e da interação lingüística para a construção do conhecimento. Art. 1º da Lei 10.436/abril de 2002 A LIBRAS é oficializada como instrumento legal de comunicação e expressão; Decreto 5.626/dezembro 2005 valida a lei de 2002 Desenvolvida por equipe multidisciplinar do SENAI e é baseada em resolução de problemas. Utilização de vídeos e animações; recurso de comunicação síncrona e assíncrona; ferramentas de gerenciamento.

MODELO – MOODLE+MULTIMÍDIA LABORATÓRIO LABORATÓRIO Monitor Tutor Especialista WEB ou PRESENCIAL Ambiente de interação: Discussões Temáticas Comunicação Aluno Material Impresso para as atividades práticas WEB ou PRESENCIL

PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS Analista de sistemas Assistente social Designer educacional Designer gráfico Ilustrador Intérprete de LIBRAS Pedagogo Educador surdo LIBRAS Programador 3D Programador Linux e PHP Roteirista Cinegrafista Editor de vídeo

Nos momentos presenciais ESTUDANDO Estudo individual pela Web Nos momentos presenciais