Especialização em Educação e Diversidade Cultural

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Secundária/3º CEB Poeta Al Berto, Sines
Advertisements

GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO MODERNA – PRÁTICAS DE GOVERNANÇA
Os Princípios Teórico-Metodológicos e a Prática Pedagógica
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
PROGRAMAS/CURSOS ACADÊMICOS. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TRIENAL TRIÊNIO AVALIAÇÃO 2004 – 2007 ÁREA DE AVALIAÇÃO GRANDE ÁREA CIÊNCIAS DA SAÚDE (MEDICINA I,
As raízes de uma renovada compreensão da nossa parceria na Missão e, portanto, das suas expressões concretas na nossa ação, encontram-se na.
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Um Projeto em Parceria - Apresentadora:
Maria Clara Di Pierro Faculdade de Educação da USP
FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS NA EDUCAÇÃO POPULAR: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NO DISTRITO FEDERAL E ENTORNO O texto como autoria e construção.
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos Edital PROEJA CAPES/SETEC.
Papel do Fóruns – conquistas e limitações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
Apresentação do Campus Porto Alegre
2º. Salão da Graduação e 3º. Salão EAD – UFRGS junho 2007 Expansão do Ensino Superior - reflexões sobre a sua implementação na UFRGS - Prof. Norberto Hoppen.
Políticas para uma Rede do Patrimônio Cultural da Saúde: desafios e perspectivas Paulo Elian Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ 8º. Congresso Brasileiro.
Das coxias do Teatro à repressão Teatro Oficina (1958 a 1974)
Sociologia e Sociedade: tema, teoria e conceito
Bem Cultural Nº zero – nov 2009
World Education Research Association (WERA)
Álamo Pimentel. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pós-doutor em Sociologia do Conhecimento pelo Centro de Estudos Sociais.
Objetivos Gerais Captar recursos para as atividades da CESE no âmbito nacional. Divulgar, nacionalmente, a ação da CESE; Estreitar e ampliar a articulação.
Tour do Brasil 2014 em Pesquisa e Inovação Cooperação entre o Brasil e a Alemanha.
III Congresso Interno Campus de Vitória da Conquista 07 mar. 2013
Ano Tema Temática 1998 Viver e aprender Vida, conhecimento 1999
DEPARTAMENTO DE LETRAS da Universidade Católica de Goiás A palavra é o meu domínio sobre o Mundo. Clarice Lispector.
II Jornada de Recuperación del Patrimonio Historico Educativo
2ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Jogos dos Povos Indígenas
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação Física e Desportos Educação Física – Licenciatura e Bacharelado Laboratório de Produção de Texto.
A cultura de um povo, em suas diferentes formas de expressão, representa todo um modo de “ser e viver,” e o como se relaciona em uma dada sociedade.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Prof. Emerson Luiz de Castro 21/08/2013
Eliane S Souza Faculdade de Odontologia da UFBA REDPECT/UFBA: educação e saúde Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar.
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE PSICOLOGIA ESQUIZOANÁLIZE.
“Formação Compartilhada de Professores - Escola e Universidade – GPEFCom” Espaço para logomarca do Grupo (se houver) largura igual a da logomarca do cnpq.
1 Profa. Dra. Clara Dornelles Julho de Licenciatura em Letras (UFSC, 1996) Mestrado em Letras (UFSC, 2000) Doutorado em Linguística Aplicada (Unicamp,
Estudar no Algarve? Área Projeto | Daniela Leote | Helyana Moitalta | Lília Pontes | 12E.
Novas Abordagens da Educação Física Escolar: do Tradicionalismo ao Construtivismo Thiago Elias Merlo 2011.
Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras
Objeto e objetivos A revisão bibliográfica sobre o papel das imagens nas pesquisas sociais e nas sociedades fundamenta o campo de reflexão onde nos situamos.
APRESENTAÇÃO PROFESSOR ORIENTADOR
Profa. MSc. Lúcia Inês Kronemberger Andrade
O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES: A ARTE DE INVENTAR-SE E FAZER HISTÓRIA, MEDIANTE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS Autor(a): Nívia Margaret Rosa.
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
Universidade de Brasília – Faculdade UnB Planaltina
Atividade Curricular em Comunidade ACC- UFBA
1 Luís Cláudio Dallier Saldanha Análise da pesquisa em EaD.
LINGUAGENS Etapa II – Caderno IV
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciência Naturais e Exatas Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica Criação.
MARCUS VINICIUS BATISTA NASCIMENTO
EVOLUÇÃO URBANA DO AGLOMERADO URBANO
Percurso de constituição coletiva da Proposta Curricular de Santa Catarina. Juares da Silva Thiesen.
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
Universidade Estadual do Centro-Oeste
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
Centro Universitário São Camilo II Encontro “Me formei e agora Grupo de Estudos em Saúde Pública GESP.
Concepções em Educação Matemática
UNIAFRO Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Especialização - EaD.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO Implementação Mestrado Doutorado – 1994 Coordenadora: Célia Regina Vendramini Subcoordenadora:
Quem Somos A Incubadora do UNILASALLE, é atualmente financiada pelo Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq, que constitui-se.
A estrutura acadêmica do Campus da Universidade de Brasília em Planaltina-DF e seu potencial para a promoção do trabalho interdisciplinar.
PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEXT 2013 – MEC/SESu MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA CULTURA MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL MINISTÉRIO DA.
Convidados Profª Dr.ª Suraya Darido – UNESP Prof. Dr. João Danilo Batista - UEFS Mesa redonda Horário: 14:30h as 17:00h “A formação na Licenciatura em.
Transcrição da apresentação:

Especialização em Educação e Diversidade Cultural Profa. Dra. Clarisse Ismério

Profa. Dra. Clarisse Ismério Colaboradora do Coletivo VOX MUSEI: Arte e Patrimônio (Universidade Federal do Piauí e Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Portugal); Linhas de Pesquisa - Educação Patrimonial; Memória, Cultura Identidade e Saúde; Memória, Patrimônio e Identidade.

Formação Acadêmica Licenciatura e Bacharelado em História (PUCRS -1992) Mestrado em História (PUCRS -1995) Dissertação: “A Mulher na República Velha: O Imaginário e a Realidade no RS.” Doutorado em História (PUCRS – 2000) Tese:  ”Igreja e Nacionalismo: O Movimento Renovador da Cristandade.”

Bolsista recém-doutor FAPERGS (UNISINOS – 2000-2001) Projeto : “O jornal Echo Americano (1871-72) através da análise visual e simbólica: relações histórico-antropológicas entre o simbolismo e imaginário sociocultural e político.” Bolsista recém-doutor CNPq (UNISINOS –2002) Projeto: “Processos Civilizacionais no Final do Século XX: Práticas Sociais (cidade e urbanismo)através dos Jornais Correio do Povo e Zero Hora.”

Atuação Profissional Colégio Adventista de Viamão (2003-2006); Colégio Franciscano Espírito Santo (2007); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil. Curso: Guia de Turismo (2008-2010); Secretaria de Políticas Públicas para Pessoa Idosa (SEMPPI)- Prefeitura de Bagé (2011-2012); URCAMP (desde 2005).

Projetos de Extensão Projeto Cultural Sarau Noturno (2008- 2013) Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio – Unipampa (2014);

Projetos de Pesquisa 2013 – 2015: “MEMÓRIAS DOS IDOSOS: aspectos históricos, sociais e fisiológicos do envelhecimento.” 2007 – 2013: “História através da Arte Cemiterial.” 2005-2012 : “A estética Pós-moderna e sua influência na produção cultural brasileira (RS) - Educação, Teatro, Música, Literatura e Artes Visuais.”

Perspectiva Teórico-Metodológica de Pesquisa Metodologia da História Cultural (Burke, Bourdieu e Chartier); Memória (Le Goff , Halbwachs e Nora); Educação Patrimonial (Maria de Lourdes Horta, Grumberg e Zita Possamai); Diálogos com a antropologia, sociologia e psicanálise (Bauman, Bourdieu, Duran, Lipovetsky, Hall, Maffesoli e Jung);   Fontes: documental e oral.