MÓDULO 3 – SAÚDE MENTAL E ESPIRITUALIDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apresentação: Tânia Baptista Grupo de Estudos do Trauma
Advertisements

MÓDULO 3 – SAÚDE MENTAL E ESPIRITUALIDADE
Investigação Qualitativa: caminhos e possibilidades
Definição do tratamento e de seus objetivos
CULTO DE ENSINO VILA SOLANGE FAMÍLIA FORTE IGREJA FORTE.
Vacina contra depressão
Psicologia da Saúde e Psicologia Positiva
Atuação do Psicólogo em Hospitais
III CONGRESSO DE BIOETICA DE RIBEIRÃO PRETO 2010
Qualidade de vida no Trabalho
MÓDULO 3 – SAÚDE MENTAL E ESPIRITUALIDADE
MÓDULO 3 – SAÚDE MENTAL E ESPIRITUALIDADE
MÓDULO 3 – SAÚDE MENTAL E ESPIRITUALIDADE
MÓDULO 3 – SAÚDE MENTAL E ESPIRITUALIDADE
Formação do Vínculo do Médico do Trabalho como Condutor do Processo de Promoção de Saúde nas Empresas Hudson de Araújo Couto.
Barbara Raquel do Prado Gimenez Corrêa
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
Um subgrupo da depressão
PREVENÇÃO DAS INTOXICAÇÕES POR MEDICAMENTOS
Classificação dos Transtornos Mentais
1º SEMINÁRIO NACIONAL DE EVENTOS ADVERSOS EM AIDS E HV DE AGOSTO – 2012 ADESÃO PERANTE AS REAÇÕES ADVERSAS AMÉRICO NUNES NETO INSTITUTO.
Inteligência Espiritual
EE “Dom José de Camargo Barros” Indaiatuba, disciplina de Filosofia – “TRABALHO DE FILOSOFIA DO 4º BIMESTRE DE 2007” Alienação Mental GRUPO_3_2B Fernanda.
Interconsulta em Psiquiatria
SINAIS DE AVISO DA CODEPENDÊNCIA
Waléria Cristina Hipólito Gonçalves
Curso do GEM Preparação do expositor
Projeto CUCA LEGAL OBJETIVO GERAL: PROVER EDUCAÇÃO SOBRE SAÚDE MENTAL PARA DIMINUIR O ESTIGMA EM RELAÇÃO AOS TRANSTORNOS MENTAIS NAS ESCOLAS OBJETIVOS.
Assistência Religiosa em Hospitais Psiquiátricos Espíritas
Saúde Mental e Espiritualidade
Metodologia Científica
Impacto.
Cultura Organizacional
Saúde mental infantil e educação: uma proposta de intersetorialidade
Espiritualidade e práticas de Saúde
PREVENÇÃO AO USO INDEVIDO DE DROGAS
Qualidade de vida.
Prof. Everton da Silva Correa
Non-Experimental Methods. Objetivo: Isolar o efeito das nossas intervenções sobre os resultados de interesse  Utilizar métodos de avaliação rigorosos.
UM PODEROSO REMÉDIO "A fé é um remédio poderoso." Esse é o título de um artigo publicado na revista seleções de março de 2000, escrito por Phyllis Mcintosh.
Dimensões da Rede de Atenção à Saúde:
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Mente Positiva.
1 Saúde Mental Outubro/ 2006 Psiquiatras e População.
II CONGRESSO BRASILEIRO DE TABAGISMO AGOSTO/2007 BELO HORIZONTE Dr. Antônio Dórea.
Association Between Physical Performance and Sense of Autonomy in Outdoor Activities and Life- Space Mobility in Community-Dwelling Older People J Am Geriatr.
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais
Teorias e Práticas Psicoterápicas Frederico M R Pinheiro
VISITAS DOMICILIARES EM SAÚDE MENTAL
CARACTERIZAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE MANEJO DE SITUAÇÕES ESTRESSORAS UTILIZADAS POR JOVENS QUE SE DISTANCIAM FISICAMENTE DE SUAS FAMÍLIAS NUCLEARES PARA CURSAR.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Psicologia da Saúde e Psicologia Positiva
Família e espiritualidade.
I Jornada Interdisciplinar da Liga Acadêmica de Oncologia
VACINAS CONTRA DEPRESSÃO A depressão traz sérios prejuízos para a vida social e espiritual do ser humano.
Evangelho Espiritismo
SAÚDE METAL E TRABALHO.
Avaliação de Risco: Comportamento Suicida
Centro Regional de Formação Permanente Prof. João Ferreira da Silva Filho -UFRJ Macaé Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas Ensino Pesquisa e Intervenção.
PSICOLOGIA DA SAÚDE E PSICOLOGIA POSITIVA Semana 8
ESQUIZOFRENIA.
Caracterização do Paciente Neurológico
 A pessoa que perde um órgão sofre modificações bruscas em sua vida, afetando diretamente seu comportamento e a maneira de agir.  Amputação desafio.
A ASSOCIAÇÃO ENTRE DEPRESSÃO E A UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS, Ciências Médicas e da Saúde. GOMES, Nathalia Tavares GOMES, Regina Maria Tavares
ANATOMIA Esquizofrenia BRUNO ,CRISLENE,ELVIS,GILBERTO,MÔNICA.
Estudo comparativo do efeito protetor e dos eventos adversos da vacina contra influenza em idosos vacinados pela rede pública e privada no município de.
Vacina contra depressão
Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais Dalgalarrondo,Paulo 2008 cap. 2.
Atuação do Médico Psiquiatra na atenção primária à Saúde.
Transcrição da apresentação:

MÓDULO 3 – SAÚDE MENTAL E ESPIRITUALIDADE 03/out - Tirando a história espiritual do paciente (O questionário FICA do American College of Physicians) 10/out - Efeitos negativos da religiosidade 17/out – Bem-estar, felicidade e religiosidade 24/out - Crença na vida após a morte e a influência na saúde mental 31/out - Depressão 07/nov - Suicídio 21/nov - Transtornos de Ansiedade 28/nov - Dor 05/dez - Tabagismo / álcool e drogas 12/dez – Confraternização e Encerramento das atividades da AME-SP em 2007

Handbook of Religion and Health BIBLIOGRAFIA Espiritualidade no cuidado com o paciente Harold Koenig, MD FE Editora Handbook of Religion and Health

CRENÇA NA VIDA APÓS A MORTE E SAÚDE MENTAL

CRENÇA NA VIDA APÓS A MORTE E SAÚDE MENTAL

CRENÇA NA VIDA APÓS A MORTE E SAÚDE MENTAL Interesse em religião na psiquiatria e outras áreas da medicina Bem-estar e religiosidade correlacionam positivamente Diversos estudos mostram religiosidade como importante no enfrentamento, “coping” em transtornos mentais. Utilizam menos sistema de saúde Impacto como preventivo / protetivo

Frequência ao templo religioso (auto-relatada) Frequência de preces CRENÇA NA VIDA APÓS A MORTE E SAÚDE MENTAL Frequência ao templo religioso (auto-relatada) medida mais comum e mais relacionada a medidas de saúde mental Frequência de preces medida de religiosidade privada mais utilizada Pouco se sabe sobre as crenças e seu impacto na saúde

Crença na vida após a morte: CRENÇA NA VIDA APÓS A MORTE E SAÚDE MENTAL Crença na vida após a morte: presente na maioria das religiões >75% Americanos acreditam Promove significado para a vida presente e promessa de recompensa para proxima vida.

Crença na vida após a morte: CRENÇA NA VIDA APÓS A MORTE E SAÚDE MENTAL Crença na vida após a morte: HIPÓTESE – 1. Frequência ao templo inversamente correlacionada com saúde mental. 2. Frequência de preces inversamente correlacionada com 3. Crença em vida depois da morte inversamente correlacionada com saúde mental.

CRENÇA NA VIDA APÓS A MORTE E SAÚDE MENTAL METODOLOGIA

CRENÇA NA VIDA APÓS A MORTE E SAÚDE MENTAL DISCUSSÃO Religiosidade gera significado na vida e uma forma para se entender o mundo. Coloca a experiência em um contexto mais amplo. Traumas podem ser vistos como meramente temporários e etéreos. Problemas se tornam menos ameaçadores, Aceita melhor adversidades, promessa de recompensa após a morte

CRENÇA NA VIDA APÓS A MORTE E SAÚDE MENTAL DISCUSSÃO Sentido de que a vida tem significado, é de mais fácil manejo Permite pessoas a ver as experiências mais contextualizadas, menos graves Pacientes lidam melhor com elas.