Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PAPEL DA LEI NA POLÍTICA DE SAÚDE PÚBLICA: UMA INTRODUÇÃO Peter D
Advertisements

DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
PRESIDENCIALISMO E PARLAMENTARISMO
UNIVERSIDADE REGIONAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIDADE 3 - SLIDES ALUNO: ALINE L. GIONGO SCHENCKEL PROFESSOR:
A nova cidadania Autor: FÁBIO KONDER COMPARATO Ed.: Lua Nova, 1993
Negócios Internacionais
Direito da Economia A Constituição Económica 29 de Setembro de 2010.
A Constituição Económica
JOÃO PAULO DOS REIS VELLOSO ENAP - MARÇO/2006
Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília
Especialização em Gestão de Políticas Públicas Especialização em Gestão de Políticas Públicas Aula 2: Estado, Mercado e Desenvolvimento Econômico Carlos.
Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília
Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília
Professor – Dejalma Cremonese
UNIJUI - Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul
Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília
Sistemas de Accountability
Órgãos de soberania.
P OLIARQUIA EM R OBERT D AHL Disciplina TEORIA POLÍTICA II para o Curso de Relações Internacionais e TEORIA POLÍTICA III para o Curso de Ciências Sociais.
PLANO DE GESTÃO.
AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS A FAMÍLIA A ESCOLA A RELIGIÃO O ESTADO
Tópico III – Princípios Fundamentais
Resistência das democracias liberais à crise económica e política
Organização e Estrutura do Estado
Prof. Dr.ª. Teodolina Batista da Silva Cândido Vitório
POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO MUNICIPAL
Políticas públicas e cidadania
DIREITOS CULTURAIS ESTADO E SOCIEDADE
Governança e Desenvolvimento
Modelo de Excelência em Gestão
Unidade 2 - Direito Constitucional
Organização Política e Administrativa de Portugal
Identificar as características da transição política no Brasil. Objetivo da aula 1/10.
Curso Direito à Memória e à Verdade
CONFERÊNCIAS LIVRES DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
GESTÃO SOCIAL : Desafios e Especificidades
O que é o Estado? Capítulo 16.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Lei de Parcerias - Lei nº /14
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
DEMOCRACIA Tradução literal: “governo do povo”. Ao longo da História, o conceito foi utilizado ideologicamente como “governo do povo, pelo povo e para.
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
DIREITO CONSTITUCIONAL
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Roteiro da Aula Convivência
Tópicos Contemporâneos de Administração
Direito à saúde e defesa do consumidor
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Democracia, Estado e Estado Democrático de Direito
Planejamento Urbano e Plano Diretor
Teoria Geral do Estado e da Constituição
1 João Proença Secretário Geral da UGT Universidade de Verão do PSD Castelo de Vide - 30/8/06 As Funções do Estado. Há gente a mais na Função Pública?
A construção da Cidadania Europeia
Escola de Formação Política Miguel Arraes. Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo I História.
Profa. Eleonora Schettini M. Cunha / UFMG. Atualidade e relevância do tema  Democracia - altas expectativas quanto aos resultados políticos e sociais.
Organização do Estado Democrático de Direito no Brasil O povo brasileiro decidiu:  a forma de governo é republicana;  o nosso sistema de governo é presidencialista;
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO Cooperação Federativa e Modernização da Gestão Fiscal 11a Reunião da Rede PNAFM – 2a Fase Brasília, 26 de novembro.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
Um novo paradigma de poder nas Relações Internacionais.
DIREITO CONSTITUCIONAL INTRODUÇÃO. MATÉRIA JURÍDICA CONSTITUCIONAL organização dos poderes estatuto das liberdades diminuição das desigualdades sociais.
AULA 01 HISTÓRICO CONSTITUIÇÃO
Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado.
DIREITO, ESTADO E JURISDIÇÃO; FEDERAÇÃO; COMPETÊNCIA. Instituições de Direito – Prof. Rafael Mafei (FD)
REPÚBLICA Formas de governo. Outra importante forma de governo é a República. Trata-se da maneira mais comum de se governar atualmente e a mais identificada.
AULA 1 DIREITO - CONCEITOS BÁSICOS. Poder Político Poder político: poder que sujeita todos os habitantes de um espaço territorial. Ex. Estados nacionais.
REPÚBLICA Formas de governo. Outra importante forma de governo é a República. Trata-se da maneira mais comum de se governar atualmente e a mais identificada.
UNAMA-Universidade da Amazônia SISTEMÁTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR TEMÁTICA : BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID)
Transcrição da apresentação:

Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília Especialização em Avaliação da Gestão Pública Aula 1: O Estado Contemporâneo Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília

1. ESTADO Conjunto de instituições, regras de procedimentos e postos de comando que estruturam a vida social (política, econômica, cultural, etc.) de uma sociedade; Composto pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; Monopoliza o uso legítimo da força num dado território; O poder político é subdividido em níveis administrativos: Local | Regional | Nacional

Funções do Estado Contemporâneo Requisitos à promoção da prosperidade Defesa nacional Forças Armadas Segurança interna Polícia Direitos de propriedade Justiça Regras de cooperação e competição Correção de falhas de mercado: estimular externalidades positivas, desincentivar externalidades negativas, promover a igualdade de oportunidades;

Funções do Estado Contemporâneo Criar um clima propício ao investimento público de recursos privados escassos: estabilidade política, estabilidade econômica, redução das incertezas regulatórias; Proteger os grupos sociais mais vulneráveis;

2. GOVERNO Poder Executivo: conjunto de funções políticas e administrativas exercidas por indivíduos eleitos ou selecionados, em cada um dos níveis administrativos

Sistemas de Governo Parlamentarismo: funções de Chefe de Governo e Chefe de Estado exercidas por indivíduos diferentes, com prevalência política do primeiro (UK, Alemanha, Canadá, Japão); Presidencialismo: funções de Chefe de Governo e de Estado exercidas por uma única pessoa (EUA, Brasil, Argentina); Semi-presidencialismo: separação entre Chefe de Governo e Chefe de Estado, sem prevalência política entre eles (Portugal, França);

3. DEMOCRACIA Arranjo institucional para a tomada de decisões políticas baseado na luta competitiva pelos votos dos eleitores; Requisitos: “Rule of Law” (universalidade da Lei); Ampla liberdade de participação política; Acesso de ampla parcela da população a um conjunto de direitos de contestação ao governo; Eleições livres e justas; Responsiveness e accountability; Vetores: contestação pública e inclusão política;

Trajetórias de Democratização II III IV (a) (b) (c) Contestação pública Democracia Inclusão política

Restrições à Ação do Estado Escassez de recursos disponíveis Desconhecimento de “como o mundo funciona de verdade” Falhas de governo Omissão Comissão Pressões políticas e econômicas Relações externas

A Agenda (neo)Liberal de Reforma do Estado Descentralização de funções do Estado para o mercado: privatizações, concessões, regulação; Descentralização de funções do Estado para a sociedade civil: parcerias e controle social; Descentralização de funções da União para estados e municípios: novo “pacto federativo”;