SIAFI
SIAFI INTRODUÇÃO E HISTÓRICO ANTECEDENTES 1986 ? ? ? ? ? 1987 SIAFI
ANTECEDENTES Métodos rudimentares de trabalho Inexistência de informações Defasagem na escrituração contábil Inconsistência dos dados utilizados Multiplicidade de contas bancárias
IMPLANTAÇÃO IMPLANTADO EM 1987 Promover a modernização e a integração dos sistemas de programação financeira, de execução orçamentária e de contabilidade dos Órgãos e Entidades Públicas do Governo Federal.
ADMINISTRAÇÃO INDIRETA IMPLANTAÇÃO IMPLANTADO EM 1987 EXPANSÃO GRADUAL DE SUA ABANGÊNCIA PODER EXECUTIVO PODER LEGISLATIVO PODER JUDICIÁRIO SIAFI ADMINISTRAÇÃO INDIRETA
. DEPÓSITO DIRETO NA CONTA ÚNICA . VALIDAÇÃO DO PAGAMENTO EVOLUÇÃO . DEPÓSITO DIRETO NA CONTA ÚNICA . VALIDAÇÃO DO PAGAMENTO . RETENÇÃO DE IMPOSTO NA FONTE
.DEPÓSITO DIRETO NA CONTA ÚNICA O depósito direto na Conta Única teve como objetivo automatizar a apropriação e classificação de ingressos diretamente auferidos pelas Unidades Gestoras. Promoveu também a extinção das contas bancárias de arrecadação, não havendo mais a necessidade de conciliação dos saldos e da classi-ficação das receitas, o que passou a ser feito automaticamente pelo SIAFI.
.VALIDAÇÃO DO PAGAMENTO A validação do pagamento é feita por meio da confirmação do fornecedor perante o Fisco e da confirmação de sua conta bancá-ria junto ao Banco do Brasil. A validação do pagamento acontece com a verificação, on-line, do CGC ou CPF do credor junto a Secretaria da Receita Federal, de forma a constatar se o credor está devidamente cadastrado e com suas obrigações em dia perante a Receita Fede-ral. Assim, evita-se pagar para os chama-dos “fantasmas”. (cont.)
.VALIDAÇÃO DO PAGAMENTO (continuação) A validação junto ao Banco do Brasil ocorre no momento do registro do pagamen-to, por meio do CGC ou CPF do credor, quando, de forma também on-line, é verifi-cado se o titular da conta bancária informada no SIAFI é o mesmo titular da conta no Banco do Brasil. Esse mecanismo de controle evita o pagamento para “laranjas”.
.RETENÇÃO DE IMPOSTO NA FONTE A retenção de imposto na fonte ocorre quando é efetivado um pagamento sobre o qual a União tenha direito a efetuar este tipo de procedimento. O próprio adminis-trador público especifica na Ordem Bancária-OB o valor pago e o valor da re-tenção. Essa operação irá gerar um DARF que será encaminhado para a Receita Federal para processamento, ficando o recurso correspondente recolhido direta-mente do Tesouro Nacional. A operação é feita toda por meio do SIAFI, mediante utilização da Conta Única, não sendo necessária a utilização da rede bancária.
. PADRONIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS . OTIMIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO OBJETIVOS . PADRONIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS . OTIMIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA . SEGURANÇA E TEMPESTIVIDADE DAS INFORMAÇÕES . INTEGRAÇÃO COM OUTROS SISTEMAS . TRANSPARÊNCIA DOS GASTOS PÚBLICOS
VISÃO GLOBAL CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA . CENTRALIZADO EM BRASÍLIA . PADRONIZAÇÃO DOS MÉTODOS E ROTINAS DE TRABALHO . INTERLIGADO EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL . INVERSÃO DOS PROCESSOS DE TRABALHO . AUTOMAÇÃO DO REGISTRO CONTÁBIL . USO DAS CONTAS CONTÁBEIS COMO FONTE DE INFORMAÇÃO
ESTRUTURA DO SIAFI Sistema Módulos Módulos Módulos Módulos Subsistema Transações Transações Transações Transações
ESTRUTURA DO SIAFI TRANSAÇÕES DE CONSULTA: Ex: CONUG, CONNE, CONORGAO, etc. TRANSAÇÕES DE ENTRADA DE DOCUMENTOS: Ex: ND = NOTA DE DOTAÇÃO NC = NOTA DE MOVIMENTAÇÃO DE CRÉDITO NE = NOTA DE EMPENHO EXEMPLOS: ATUDOMBAN = Atualiza Domicílio Bancário CONOB = Consulta Ordem Bancária OB = Ordem Bancária
SAÍDAS DO SISTEMA Formas de Saída TERMINAL/IMPRESSORA GERAÇÃO DE ARQUIVOS RELATÓRIOS CENTRO DE INFORMAÇÕES
Estrutura das Consolidações SAÍDAS DO SISTEMA Estrutura das Consolidações ÓRGÃO UNIÃO SUBÓRGÃO ÓRGÃO UG UG UG UG SUBÓRGÃO ÓRGÃO UG UG SUBÓRGÃO SUBÓRGÃO UG UG UG UG SUBÓRGÃO SUBÓRGÃO UG UG UG UG UG UG UG SUBÓRGÃO UG UG UG UG UG UG
Modalidades de Consulta SAÍDAS DO SISTEMA Modalidades de Consulta CONSULTA ANALÍTICA: Informação atualizada Todos os documentos registrados até o momento estão computados CONSULTA SINTÉTICA: Processamento noturno (SIAFI indisponível para usuário) Atualização até um dia útil anterior à data da consulta Grande volume de consolidações Consolidação e armazenamento de dados já totalizados
Integração Periódica de Saldos UNIVERSO DE USUÁRIOS Integração Periódica de Saldos SIAFI Off-line ECONOMIA MISTA
UNIVERSO DE USUÁRIOS SIAFI 30.000 USUÁRIOS CADASTRADOS Conta Única do Tesouro Nacional SIAFI 30.000 USUÁRIOS CADASTRADOS
FORMAS DE ACESSO ON-LINE OFF-LINE REDE SIAFI UG UG ON-LINE OFF-LINE POLO DE DIGITAÇÃO ON-LINE
MODALIDADES DE USO MODALIDADE TOTAL Utilizam a Conta Única Estão sujeitos ao Tratamento Padrão Utilizam o Plano de Contas do Governo Federal MODALIDADE PARCIAL Utilizam parte das funções do Sistema A execução dos recursos é feita pelo SIAFI Não substitui a contabilidade do órgão
INDICADORES EVOLUTIVOS SIAFI EM NÚMEROS 1987 (IMPLANTAÇÃO) 1998 (ATUALIDADE) INDICADORES EVOLUTIVOS Terminais/Micros Impressoras Redes Interligadas Órgãos Unidades Gestoras Executoras Usuários Cadastrados Documentos/Ano Usuários Simultâneos Transações Disponíveis 1.320 1.070 - 209 3.360 16.169 1.302.324 600 268 8.018 7.413 59 331 4.228 28.375 13.243.318 2.400 532
PRINCÍPIOS OU INSTRUMENTOS SEGURANÇA DISCIPLINAR O ACESSO ASSEGURAR A INTEGRIDADE DO SISTEMA EVITAR DANOS E UTILIZAÇÕES INDEVIDAS PRINCÍPIOS OU INSTRUMENTOS SENHA CONFORMIDADE DIÁRIA CONFORMIDADE CONTÁBIL CONFORMIDADE DE OPERADORES IDENTIFICAÇÃO DAS OPERAÇÕES DO USUÁRIO INTERGRIDADE E FIDEDIGNIDADE DOS DADOS INALTERABILIDADE DOS DOCUMENTOS
UTILIZANDO O SIAFI TELA INICIAL PRIMEIRA TELA CÓDIGO _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ (CPF) SENHA _ _ _ _ _ _ (ALFANUMÉRICO) NOVA SENHA _ _ _ _ _ _ (MUDANÇA DA SENHA) SISTEMA _ _ _ _ _ _ _ (SIAFI+ANO) PRIMEIRA TELA MENSAGENS POR DATA E ASSUNTO ( X ) 09/03/99 O SISTEMA SIAFI ( ) 09/03/99 DISPONIBILIZAÇÃO DA TABELA DE EVENTOS ( ) 09/03/99 ALTERAÇÃO DO CADASTRO DA UG
ASSINALE A OPÇÃO DESEJADA E TECLE <ENTER> UTILIZANDO O SIAFI VOCÊ ESTÁ CONHECENDO O SISTEMA SIAFI. DESEJAMOS QUE ESTA EXPERIÊNCIA SEJA A MAIS PROVEITOSA POSSÍVEL. ATENCIOSAMENTE, EQUIPE SIAFI MENU DO SISTEMA ( ) ADMINISTRAÇÃO DO SISTEMA ( ) AUDITORIA - AUDITORIA ( ) CI - CENTRO DE INFORMAÇÃO ( ) CONFORM - CONFORMIDADE ( ) CONTABIL - CONTABIL ( ) CONVENIOS - CONVENIOS ( X ) DOCUMENTO - DOCUMENTOS DO SIAFI ASSINALE A OPÇÃO DESEJADA E TECLE <ENTER>
ASSINALE A OPCAO DESEJADA E TECLE <ENTER> UTILIZANDO O SIAFI (continuação) ( X ) CONSULTA - CONSULTA DOCUMENTOS ( ) ENTRADADOS - ENTRADA DE DADOS ( ) IMPRESSAO - IMPRESSAO DE DOCUMENTOS ASSINALE A OPCAO DESEJADA E TECLE <ENTER> ( ) CONCODDEP - CONSULTA DEPOSITO BANCARIO ( X ) CONDARF - ARRECADACAO FINANCEIRA - DARF ( ) CONDOC - CONSULTA DOCUMENTOS ( ) CONAF - CONSULTA APROPRIACAO FIS/FIN COMANDO: >CONDARF
TELA DA TRANSAÇÃO CONDARF UTILIZANDO O SIAFI (continuação) TELA DA TRANSAÇÃO CONDARF ORGAO: _______ UG EMITENTE: _______ GESTAO DO EMITENTE: ________ NUMERO DO DOCUMENTO: 99DF_______ RECEITA: DATA INICIAL: _______ DATA FINAL: _______ RECOLHEDOR: _______ RECURSOS: OPÇÃO:
PLANO DE CONTAS Representado por um conjunto de títulos organizados e codificados com o propósito: Sistematizar e uniformizar o registro contábil dos atos e fatos de gestão, e permitir a qualquer momento com precisão e clareza a obtenção do dados relativos ao patrimônio. OBJETIVOS PRINCIPAIS: Realçar o estado patrimonial e suas variações Padronizar o nível de informações da administração direta e indireta Permitir a manutenção de um sistema integrado de informações orçamentárias, financeiras e patrimoniais.
RELAÇÃO DE CONTAS CONTA: É O TÍTULO REPRESENTATIVO DA COMPOSIÇÃO, VARIAÇÃO, ESTADO DO PATRIMÔNIO, BEM COMO, DE BENS DIREITOS E OBRIGAÇÕES E SITUAÇÕES NELE NÃO COMPREENDIDAS, MAS QUE DIRETA OU INDIRETAMENTE POSSAM VIR AFETÁ-LO, EXIGINDO POR ISSO, CONTROLE CONTÁBIL ESPECÍFICO.
AS CONTAS SÃO AGRUPADAS SEGUNDO SUAS FUNÇÕES, POSSIBILITANDO: Efetuar a escrituração (método das partidas dobradas) Conhecer a situação dos responsáveis (arrecadem receitas, efetuem despesas e administrem bens pertencentes ou a uma gestão Individualizar os devedores ou credores Acompanhar ou controlar a execução orçamentária Elaborar os balanços
TABELA DE EVENTOS XX X XXX É o instrumento utilizado pelo gestor para transformar os atos e fatos administrativos em registros contábeis automáticos. ESTRUTURA XX X XXX CLASSE TIPO CÓDIGO SEQUENCIAL
CLASSE: 10.0.000 - PREVISÃO DA RECEITA 20.0.000 - DOTAÇÃO DA DESPESA 30.0.000 - MOVIMENTAÇÃO DE CRÉDITO 40.0.000 - EMPENHO DA DESPESA 50.0.000 - APROPRIAÇÕES, RETENÇÕES, LIQUIDAÇÕES E OUTROS 51.0.000 - APROPRIAÇÕES DE DESPESA 52.0.000 - RETENÇÕES DE OBRIGAÇÕES 53.0.000 - LIQUIDAÇÕES DE OBRIGAÇÕES 54.0.000 - REGISTROS DIVERSOS 55.0.000 - APROPRIAÇÕES DE DIREITOS 56.0.000 - LIQUIDAÇÕES DE DIREITOS 60.0.000 - RESTOS A PAGAR 61.0.000 - LIQUIDAÇÃO DE RESTOS A PAGAR 70.0.000 - TRANSFERÊNCIAS FINANCEIRAS 80.0.000 - RECEITAS
TIPO: ( 0 ) EVENTO UTILIZADO PELO GESTOR (NORMAL) ( 1 ) EVENTO UTILIZADO PELO SISTEMA (MÁQUINA) ( 2 ) EVENTO COMPLEMENTAR DO EVENTO NORMAL ( 3 ) EVENTO COMPLEMENTAR DE EVENTO DE SISTEMA ( 5 ) ESTORNO DO EVENTO DO GESTOR ( 6 ) ESTORNO DO EVENTO DE SISTEMA (MÁQUINA) ( 7 ) ESTORNO DO EVENTO COMPLEMENTAR DO EVENTO NORMAL
TABELA DE INDICADORES CONTÁBEIS Representam o elo de ligação entre a relação de contas e a tabela de eventos definindo os critérios de restrições legais, fiscais e normativas TABELA DE INDICADORES EVENTO CONTA
EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA UTILIZAÇÃO DOS CRÉDITOS CONSIGNADOS NO OGU. EXECUÇÃO FINANCEIRA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS FINANCEIROS, VISANDO ATENDER A REALIZAÇÃO DOS PROJETOS E ATIVIDADES ATRIBUÍDOS À CADA UNIDADE.
EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA CREDITO RECURSO
DOTAÇÃO OU ATUTORIZAÇÃO DE GASTO OU SUA DESCENTRALIZAÇÃO CRÉDITO DOTAÇÃO OU ATUTORIZAÇÃO DE GASTO OU SUA DESCENTRALIZAÇÃO RECURSO DINHEIRO OU SALDO DE DISPONIBILIDADE FINANCEIRA
EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA O PROCESSO ORÇAMENTÁRIO TEM SUA OBRIGATORIEDADE ESTABELECIDA NO ART. 165 DA CF. PLANO PLURIANUAL - PPA LEI DAS DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - LDO LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL - LOA
INÍCIO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA ORÇAMENTO APROVADO - LOA SOF SERPRO Informações Orçamentárias Publicação da LOA ND para UG 1 STN SIAFI ND para UG 2 ND para UG 3 ND para UG 4
TÓPICOS DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DETALHAMENTO DO CRÉDITO DESCENTRALIZAÇÃO DE CRÉDITOS ORÇAMENTÁRIOS CRÉDITOS ADICIONAIS ESTÁGIOS DA EXECUÇÃO DA DESPESA
DETALHAMENTO DO CRÉDITO 1 - DE FONTE DE RECURSOS 2 - DE NATUREZA DA DESPESA 3 - UNIDADE GESTORA RESPONSÁVEL 4 - DE PLANO INTERNO
DETALHAMENTO DE FONTE DE RECURSOS X X XX XXXXXX IDENTIFICADOR DE USO GRUPO FONTE FONTE DETALHE
DETALHAMENTO DA NATUREZA DA DESPESA X X XX XX CATEGORIA ECONÔMICA GRUPO DA DESPESA MODALIDADE DE APLICAÇÃO ELEMENTO DE DESPESA
DETALHAMENTO DE UNIDADE GESTORA RESPONSÁVEL FACILITA A APURAÇÃO DOS CUSTOS, GASTOS OU DESPESAS DETALHAMENTO DE PLANO INTERNO ACOMPANHAMENTO PORMENORIZADO DA AÇÃO PROGRAMADA NO OGU
CÉLULA ORÇAMENTÁRIA ESFERA UNIDADE ORÇAMENTÁRIA - UO PROGRAMA DE TRABALHO - PT FONTE DE RECURSOS - FR NATUREZA DA DESPESA - ND UNIDADE GESTORA RESPONSÁVEL - UGR PLANO INTERNO - PI
DESCENTRALIZAÇÃO DE CRÉDITOS ORÇAMENTÁRIOS Descentralização Interna Descentralização Externa MIN. A MIN. B NC NC Descentralização Interna UG 1 UG 2 UG 3
CRÉDITOS ADICIONAIS CRÉDITOS SUPLEMENTARES CRÉDITOS ESPECIAIS CRÉDITOS EXTRAORDINÁRIOS
ESTÁGIOS DA EXECUÇÃO DA DESPESA EMPENHO LIQUIDAÇÃO PAGAMENTO EXECUÇÃO FINANCEIRA
ELABORAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA Registro da Proposta Aprovada EXECUÇÃO FINANCEIRA ELABORAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA Verificação COFIN/STN Disponibilidades OS PF Registro da Proposta Critérios de Prioridade UG ADM. DIRETA ÓRGÃO ADM. INDIRETA Registro da Proposta Aprovada PF UG ADM. INDIRETA
CONTA ÚNICA DO TESOURO NACIONAL - IMPLANTADA EM SET/88 - TEM POR AGENTE FINANCEIRO O BANCO DO BRASIL - A OPERACIONALIZAÇÃO DA CONTA ÚNICA É EFE-TUADA POR MEIO DE DOCUMENTOS REGISTRADOS NO SIAFI DOCUMENTOS UTILIZADOS ORDEM BANCÁRIA - OB DOCUMENTO DE ARRECADAÇÃO DE RECEITAS FEDERAIS - DARF GUIA DE RECOLHIMENTO DA PREVIDÊNCIA - GRPS
MOVIMENTAÇÃO DA CONTA ÚNICA Autorização de saque INTRA-SIAFI BACEN STN Reserva Bancária Liberação BB Adm. Direta Federal Pagamento Liberação p/ pagamento Pagamento Universo Externo de Credores Adm. Indireta Federal
PROCESSOS FUNDAMENTAIS DA CONTA ÚNICA MOVIMENTAÇÃO DE RECURSOS SIAFI MOVIMENTAÇÃO DE RECURSOS BACEN BB DISPÊNDIO DE RECURSOS INGRESSO DE RECURSOS (Rede Bancária)
= INGRESSO RECURSOS TESOURO NACIONAL DARF Receita Bruta a Classificar CONTRIBUINTE TESOURO NACIONAL DARF Receita Bruta a Classificar = CONTA ÚNICA 3 dias STN/COFIN DARF SRF SIAFI Rede Bancária 1 OU 2 DIAS Receita Classificada CONTA ÚNICA Banco Central Reservas bancárias
MOVIMENTAÇÃO DE RECURSOS PROGRAMAÇÃO E EXECUÇÃO FINANCEIRA LIBERAÇÃO DE RECURSOS STN COTA COTA Min. A OSPF Min. B OSPF Min. C OSPF Repasse Sub-repasse Entidade Supervisionada UG UG Sub-repasse UG
DISPÊNDIO DE RECURSOS SIAFI UG UG BB BACEN on-line BENEFICIÁRIO Relação de OB UG UG BB BACEN PAGAMENTO EXTERNO RESERVA BANCÁRIA
INTEGRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA ORÇAMENTÁRIO FINANCEIRO Descentralização de Créditos Movimentação de Recursos SOF STN COTA Desc. Externa Repasse Min. A Min. B Min. C Min. A Min. B Min. C Repasse Sub- Repasse Desc. Interna Desc. Externa UG UG Entidade Supervisionada Entidade Supervisionada UG UG UG UG Desc. Interna Desc. Interna
DEMONSTRAÇÕES DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS FLUXO DO BALANÇO GERAL DA UNIÃO OS RESULTADOS GERAIS DO EXERCÍCIO SÃO EVIDENCIADOS NAS SEGUINTES DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS: BALANÇO ORÇAMENTÁRIO BALANÇO FINANCEIRO DEMONSTRAÇÕES DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS BALANÇO PATRIMONIAL
BALANÇO ORÇAMENTÁRIO: Confronta as receitas e despesas previstas com as efetivamente realizadas. BALANÇO FINANCEIRO: Demonstra a receita e despesa orçamentárias, bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra-orçamentária, conjugados com os saldos em espécie provenientes do exercício anterior e os que se transferem para o exercício seguinte.
BALANÇO PATRIMONIAL: Seus componentes são os seguintes: a) ativo financeiro - compreendendo os créditos e valores realizáveis independen-temente da autorização orçamentária e dos valores numerários; b) ativo permanente - compreendendo os bens créditos e valores cuja a mobilização ou alie-nação dependa de autorização legislativa;
c) passivo financeiro - compreendendo os compromissos exigíveis cujo pagamento independa de autorização orçamentária; d) passivo permanente - compreendendo as dívidas fundadas e outras que dependam de autorização orçamentária; e) contas de compensação - registrando os bens, valores e obrigações que, mediata ou indiretamente, possam vir a afetar o patrimônio.
DEMONSTRAÇÕES DA VARIAÇÕES PATRIMONIAIS Evidenciam as alterações verificadas no patrimônio resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicam o resultado patrimonial do exercício
BALANÇO GERAL DA UNIÃO - BGU REPRESENTA A POSIÇÃO ESTÁTICA DO PATRIMÔNIO DOS ÓRGÃOS E ENTIDADES QUE COMPÔEM A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, CONSTITUINDO-SE ASSIM NA PRESTAÇÃO DE CONTAS ANUAL DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA ELABORADA CONFORME ART. 84, INCISO XXIV DA CF ART. 101, DA LEI Nº 4.320, DE 17/03/64.
OUTRAS FUNÇÕES PROGORCAM CADASTRO DE CONVÊNIOS COMUNICA
- QUAL A FINALIDADE DA DESPESA? - COMO TOMAR AS DECISÕES? PROGORCAM SUBSISTEMA DE PROGRAMAÇÃO ORÇAMENTÁRIA - ONDE SE DEVE GASTAR? - QUAL A FINALIDADE DA DESPESA? - COMO TOMAR AS DECISÕES? - COMO MEDIR O DESEMPENHO? PODE SER RESUMIDO EM 2 FASES: 1 - PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA 2 - PROGRAMAÇÃO ORÇAMENTÁRIA
VANTAGENS NA UTILIZAÇÃO PROGORCAM VANTAGENS NA UTILIZAÇÃO - IDENTIFICAÇÃO DE CENTRO DE CUSTOS - ACOMPANHAMENTO FÍSICO/FINANCEIRO DOS PROGRAMAS - IDENTIFICAÇÃO DOS INDICADORES DE DESEMPENHO
UNIÃO ESTADO MUNICÍPIO ONG ENTIDADE PRIVADA CADASTRO DE CONVÊNIO + HOSPITAL ESTADO MUNICÍPIO ONG ENTIDADE PRIVADA + UNIÃO ESCOLA
CONVÊNIOS DE RECEITA - DETALHAMENTO DA FONTE DE RECURSOS - ACOMPANHAMENTO DAS FASES DE EXECUÇÃO - SUBSTITUI A CONTA BANCÁRIA EXCLUSIVA
INSTITUIÇÃO CONVENENTE CONVÊNIOS DE DESPESA HOSPITAL + INSTITUIÇÃO CONVENENTE UNIÃO
COMUNICA SUBSISTEMA QUE PERMITE O ENVIO DE MENSAGENS VIA TERMINAL, ENTRE UG´s ON-LINE CADASTRADAS NO SIAFI.
COMUNICA SIAFI99 - ADMINISTRA - COMUNICA - INCMSG (INCLUI MENSAGEM) DATA: DD/MM/AA HORA: HH:MM:SS USUARIO: XXXXXXXXXX INFORME O DESTINATÁRIO DA MENSAGEM: __ (1 - UG 2 - GRUPO 3 - ORGÃO) INFORME CODIGO DAS UG´s: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ OU TODAS _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ INICIO DA APRESENTACAO DA MENSAGEM: DD MÊS ANO ASSUNTO: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ INFORME O NUMERO DA MENSAGEM PRA COPIA DO TEXTO: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
SIAFI AMBIENTE SIAFI SIAFI GERENCIAL SIAFI EDUCACIONAL EXTRATOR DE DADOS STNet PROCESSO BT
SIAFI GERENCIAL UG GESTÃO CONTA CONTÁBIL CONTA CORRENTE BUSCA AGILIZAR A OBTENÇÃO DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS DOS DADOS DO SIAFI. É FEITA TRADICIONALMENTE DAS SEGUINTES MANEIRAS: UG GESTÃO CONTA CONTÁBIL CONTA CORRENTE CONSULTAS ESTRUTURAIS
SIAFI GERENCIAL CONHECIMENTO DO LAY OUT DOS ARQUIVOS DEFINIÇÃO DOS CRITÉRIOS MANIPULAÇÃO EM SISTEMAS DO USUÁRIO EXTRATOR DE DADOS
SIAFI GERENCIAL SELEÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DA INFORMAÇÃO MOROSIDADE DO ATENDIMENTO APURAÇÃO ESPECIAL
SIAFI EDUCACIONAL FOI CRIADO PARA FAMILIARIZAR O USUÁRIO COM TODAS AS ETAPAS DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA, FINANCEIRA E CONTÁBIL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL E ESTABELECE UMA NOVA RELAÇÃO ENTRE ALUNO, CONHECIMENTO E ESCOLA. STN CRC Instituição de Ensino COOPERAÇÃO TÉCNICA
STNet ESTE PRODUTO É REPRESENTADO PELO SITE DA STN NA INTERNET, EM CUJO CONTEXTO ESTÃO INSERIDAS VÁRIAS PÁGINAS SOBRE O SIAFI, TAIS COMO: - HISTÓRIA - CONCEITOS - PRINCIPAIS FUNÇÕES - EVOLUÇÃO LÓGICA - AMBIENTE OPERACIONAL - PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS SIAFI
STNet O ENDEREÇO DO SITE DA STN É: WWW.STN.FAZENDA.GOV.BR
PROCESSO BT É A TRANSFERÊNCIA DE DOCUMENTOS, NA MODALIDADE BATCH, PARA INCORPORAÇÃO AO SIAFI. GERALMENTE, É USADO NAS SEGUINTES CIRCUNSTÂNCIAS:
PROCESSO BT QUANDO USUÁRIOS DO SIAFI POSSUEM SEUS PRÓPRIOS SISTEMAS DE CONTROLE E NECESSITAM TRANSFERIR ARQUIVOS GERADOS POR ESSES SISTEMAS, VISANDO INCORPORÁ-LOS AO SIAFI. SISTEMA DE CONTROLE DO USUÁRIO QUANDO O VOLUME DE ENTRADA DE DOCUMENTOS É MUITO GRANDE, VISANDO A OPERACIONALIZAÇÃO MAIS RÁPIDA, EVITANDO, DESSE MODO, A SOBRECARGA DO SISTEMA ON-LINE.
EXTRATOR DE DADOS É UMA FERRAMENTA QUE DEMOCRATIZA O ACESSO À INFORMAÇÃO E DESCENTRALIZA O TRABALHO DE PESQUISA E GERAÇÃO DE RELATÓRIOS ESPECÍFICOS.
EXTRATOR DE DADOS PERMITE AO USUÁRIO CONSULTAR DIRETAMENTE A BASE DE DADOS DO SISTEMA. A PARTIR DAÍ ELE PODE: SELECIONAR DADOS EXTRAIR OS DADOS SELECIONADOS TRANSPORTAR OS DADOS PARA UM DETERMINADO MEIO FÍSICO (MICROCOMPUTADOR, DISQUETE ETC) PROCESSAR OS DADOS EXTRAÍDOS UTILIZANDO APLICATIVOS DE LARGO USO OU DESENVOLVIDOS PELA PRÓPRIA UNIDADE
F I M