Como Entender e Usar as Pesquisas Eleitorais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Parcerias operacionais:
Advertisements

Common Assessment Framework CAF Estrutura Comum de Avaliação
Aprendizado de Máquina
Analisar as metodologias e as práticas utilizadas em projetos de websites no Brasil, partindo de estudos quantitativo e qualitativo junto a arquitetos.
Parceiros: 1 Pesquisa de Opinião PNAFM Encontro de Coordenação Brasília 07 a 10 de novembro de 2006.
Metodologia da Pesquisa Social
ELEIÇÃO DOS VEREADORES MIRINS do eleitorado; todos os alunos do 3º ciclo diurno matriculados nas escolas participantes até dia 09/02/
Estatística Aula 01 Prof. Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves
PESQUISA DE OPINIÃO OAB - PERNAMBUCO RECIFE PESQ. Nº 051/2009.
PESQUISA DE OPINIÃO O PERFIL DO PARLAMENTO MUNICIPAL DO RECIFE – VALORES, IDEOLOGIA E DINÂMICA ELEITORAL RECIFE PESQ. Nº 20/2009.
DIAGNÓSTICO ELEITORAL PERNAMBUCO
Metodologia Científica Aula 6
Auditoria de Segurança da Informação
AUDIÊNCIA PÚBLICA TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MATO GROSSO
AUDIÊNCIA PÚBLICA TRE-MT TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MATO GROSSO
Projeto INAF - População Carcerária
Mapa Estratégico do Prêmio de Competitividade para MPE.
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
2. A Investigação-acção:
09/07/2008.
PESQUISAS EM MARKETING: Eleitoral e Motivacional
DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA
Brasília, 8 de junho de 2010 MDIC. 2 Sondagem de Inovação 1.Objetivo 2.Como é feita e Perfil das Empresas 3.Resultados.
Marketing político: comunicação governamental Jul2011.
Qualificação da Saúde Suplementar Satisfação dos Beneficiários.
O processo de pesquisa de mercado
Estatística Descritiva
De Maio de 1851 até Janeiro de 1868 As bases políticas da Regeneração (continuação) / 04 / 18.
Estatística Descritiva (I)
Belo Horizonte, 16 de Junho de 2008 Projeto Reestruturação do Site Etapas AtrasadasEtapas em AndamentoPróximos Passos Etapas Concluídas Panorama Geral.
PESQUISA APLICADA AO JORNALISMO
RELAÇÕES SOCIAIS E POLÍTICAS
CONCEPÇÃO, PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO
CONCEITOS BÁSICOS.
O comportamento informacional dos alunos de cursinho pré-vestibular no processo de escolha da orientação vocacional. Apresentação de trabalho da disciplina.
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
Jéssika Tais,José Manoel,Leyde Laura,Safyra Lúcia,Valdênio Rodrigues e Thyago Cosme. 1.
MACRORREGIÃO CENTRO JUNHO Rede de Atenção à Urgência e Emergência: Oficina 1: Alinhamento Conceitual Rede de Atenção à Urgência e Emergência: Oficina.
Projeto de Pesquisa Fatores Associados aos Desfechos do Tratamento da Tuberculose em um Centro de Atenção Básica de Saúde: Uma Análise Sob a Ótica Antropológica.
ESTATÍSTICA DECRITIVA
Maio de 2009 Brasil Pesquisa de Opinião Pública 3 Roteiro I.METODOLOGIA II.OPINIÕES SOBRE O BRASIL III.PREFERÊNCIAS PARTIDÁRIAS DO ELEITORADO IV.IMAGEM.
Data Control – e DATA CONTROL - Instituto de Pesquisa QUESTÕES DE INTERESSE DO JORNAL A GAZETA Pesquisa Realizada pelo DATA CONTROL –
Para início de estudo Estatística.
Estatística Descritiva
Técnicas de amostragem
Distribuição da Proporção Amostral
Congresso de Fortalecimento da Atenção Primária a Saúde no Estado de Minas Gerais.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Divisão da Qualidade Assegurada Departamento da Qualidade
Inferência Estatística
Como Entender e Usar as Pesquisas Eleitorais
Prof.: Vinícius Quintas Souto Maior
Gestão pedagógica em EaD
NEPSO - AÇÃO SOCIAL IBOPE São Paulo, 10 de Maio de 2005.
Título de Eleitor.
TIPOS DE PESQUISA Pesquisa Experimental de Laboratório
Estrutura do Trabalho Elementos Pré-textuais: Capa, Contracapa, Resumo, Sumário I INTRODUÇÃO 1.1 PROBLEMA 1.2 HIPÓTESE 1.3 OBJETIVOS Objetivo Geral.
Estatística Aplicada Aula 8
PERFIL DO CICLISTA RECIFE RECIFE PESQ. Nº 029/2013.
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Disciplina: ELEMENTOS DE ESTATÍSTICA ET-301 Curso:
1 Aula – 9 Planejamento  OBJETIVO DA AULA: Entender a importância do Cronograma na Pesquisa Científica Conhecer o processo de Universo.
MÉTODO CIENTÍFICO Hipóteses (conjecturas, modelos, teoria)
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Curso: TURISMO Disciplina: ESTATÍSTICA BÁSICA ET-229.
CIDADE TRANSPARENTE. Cidade Transparente -Avanços e desafios desde a aprovação da Lei de Acesso à Informação (LAI); -Desafios a serem superados no que.
1 Estatística Descritiva (I). 2 O que é Estatística A Estatística originou-se com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação.
PESQUISA ELEITORAL EM REDES SOCIAIS: INCLUSAO DA ANÁLISE DE NOVAS DIMENSÇÕES AUTORES: RENATO MIRANDA FILHO, JUSSARA M. ALMEIDA, GISELE L. PAPPA IF707 –
PROJETO DE PESQUISA Pesquisa Social.
Programa de ensino de leitura crítica Para compreender as evidências sobre efetividade clínica O que não deve faltar em um bom estudo qualitativo 10 perguntas.
Modalidade ou enfoque de investigação. Tipos de investigação Básica: Possui a intenção em aplicar os resultados a problemas praticos Aplicada: desenvolvimento.
Transcrição da apresentação:

Como Entender e Usar as Pesquisas Eleitorais Adriano da Gama Cerqueira Instituto EM DATA Belo Horizonte, 09 de maio de 2008 Neaspoc - UFOP

Entendendo a pesquisa eleitoral Método quantitativo Cálculo amostral Desenho amostral Inferência Construção do questionário Construção da base de dados Variáveis e índices Trabalho de campo Treinamento dos pesquisadores Supervisão do trabalho Instituto EM DATA Neaspoc - UFOP

Usando a pesquisa eleitoral Objetivo da pesquisa Perfil do contratante: empresa jornalística Demanda do serviço Utilização dos resultados Perfil do contratante: políticos Perfil do usuário do serviço: eleitor/ leitor Instituto EM DATA Neaspoc - UFOP

A credibilidade da pesquisa eleitoral Veracidade da pesquisa Método científico Crítica metodológica Auditoria: fases da pesquisa (justiça eleitoral) Tendências e probabilidades Características do eleitorado Cenários prováveis Análise dos resultados Análise comparativa Apuração das urnas Instituto EM DATA Neaspoc - UFOP

Exemplo: tendências É possível evidenciar o quadro de divisão no eleitorado quanto ao apoio à continuidade de uma administração através de uma pergunta sobre a disposição de votar na continuidade ou na oposição. A investigação pode ser aprofundada cruzando a intenção de voto com a disposição de votar na continuidade ou na oposição em relação à atual administração. Exemplo: pesquisa pré-eleitoral do Instituto EM DATA, Belo Horizonte, amostra de 1.100, 16 a 18/06/2004 BH, 16 a 18/06/2004 Instituto EM DATA Neaspoc - UFOP

Exemplo: tendências Em pesquisa feita dois meses depois, o quadro muda em favor da candidatura da continuidade. Pesquisa pré-eleitoral do Instituto EM DATA, Belo Horizonte, amostra de 1.100, 25 a 27/08/2004 Instituto EM DATA Neaspoc - UFOP

Exemplo: tendências Instituto EM DATA Neaspoc - UFOP

Exemplo: tendências Instituto EM DATA Neaspoc - UFOP