Prof. Célia Trindade de Araújo e Silva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Concordância Verbal.
Advertisements

Orações Subordinadas Substantivas.
Concordância Nominal.
Concordância Verbal.
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
O modelo morfossintático -
Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
Concordância Nominal.
ESQUEMA DE ESTUDO CONCORDÂNCIA VERBAL.
Sintaxe de Concordância II: Concordância Nominal
Concordância verbal Romão Júnior.
Concordância Verbal 2º ano do Ensino Médio – Colégio Status Positivo
PRONOMES.
Concordância Verbal Concordância é o modo pelo qual as palavras alteram suas terminações para se acomodarem a outras palavras. A concordância verbal trata.
PROFª ANDRÉA FÁVARO REIS BARONI
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
CONCORDÂNCIA VERBAL PROFESSORA: JOSIANE.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Pofessora: Josiane.
Revisão – termos da oração
Concordância do Verbo Ser
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Concordância Verbal.
QUADRO COM TODAS AS FORMAS DO PRONOME PESSOAL:
QUADRO COM TODAS AS FORMAS DO PRONOME PESSOAL:
Gramática da Sapatilha
Prof. Francisco Platão Savioli
CONCORDÂNCIA NOMINAL Acordo com o qual toda palavra variável referente ao substantivo deve se flexionar (alterar a forma) para se adaptar a ele.
Língua Portuguesa 3º ano Ensino Médio
O modelo morfossintático
Sintaxe.
Profª Giovana Baggio Schubert
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Professora: Raysa Ferreira
Unidade 2 ___________ é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Profa Célia Trindade de Araújo e Silva
Profª Monize Diniz Silva
CONCORDÂNCIA VERBAL REVISÃO.
PROF. GEORDANO VALENTE RAAD
Concordância verbal coletivo Verbo no singular
PAUTA: 3 / 2 /14 Continuação: Revisão morfológica Exercícios
Tipos de sujeito.
Pronomes anotações.
Por que, por quê, porque, porquê
Concordância verbal ·Regra geral: O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Ex: Bancários iniciam campanha eleitoral.
Concordância Verbal I Prof. Júnior Oliveira.
Profª Adriana Guimarães
O pronome O pronome.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Concordância Verbal.
Tipos de sujeito Colégio Santa Clara Professora: Quezia Lopes
Concordância Verbal I.
CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO M ODALIDADE : A D ISTÂNCIA M ÓDULO : I D ISCIPLINA : P ORTUGUÊS C ARGA H ORÁRIA : 45 H I NÍCIO : /
CONCORDÂNCIA VERBAL Ocorre entre o verbo e o sujeito.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
Concordância Verbal Professora France Lima.
CONCORDÂNCIA VERBAL Profª Shirlene Xavier.
Como resultado das análises sintática e morfológica temos a morfossintaxe, levando em consideração a diferença que há entre classe e função. MORFOSSINTAXE.
O verbo concorda com o sujeito (SIMPLES) em número e pessoa.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
CONCORDÂNCIA VERBAL É a concordância do verbo com o seu sujeito.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Por : Suzete Beppu CRASE.
Concordância Nominal Concordância Verbal
Resumo Assuntos estudados
Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito.
CONCORDÂNCIA VERBAL. REGRA GERAL O VERBO CONCORDA COM O SUJEITO EM PESSOA E NÚMERO. EXEMPLO: Nós fomos ao cinema. Os anúncios saíram com atraso.
Transcrição da apresentação:

Prof. Célia Trindade de Araújo e Silva Concordância Verbal I Prof. Célia Trindade de Araújo e Silva

Concordância Ex.: Dois helicópteros sobrevoaram a região. Concordância é a igualdade de gênero e número entre o substantivo e adjetivo, artigo, numeral, pronome e igualdade de número e pessoa entre o verbo e o sujeito. Ex.: Dois helicópteros sobrevoaram a região. O verbo apresenta-se no plural, concordando com o sujeito que está no plural. Ex.: As nossas duas amigas italianas nos visitarão em julho. artigo fem. plural numeral fem. plural adjetivo fem. plural substantivo fem./plural pronome fem. plural

Concordância Verbal A concordância pode ser verbal e nominal. É verbal quando o verbo se flexiona para concordar com seu sujeito. Ex.: O homem não é um dos mamíferos mais dorminhocos. sujeito na 3ª pessoa do singular Verbo na 3ª pessoa do singular

Concordância do verbo com o sujeito simples a) Regra Geral O verbo concordará com o sujeito em número (singular e plural) e pessoa (1ª, 2ª e 3ª), mesmo que este venha deslocado. Ex1.: Nós nunca discordamos de você. . 1. Sujeito simples é aquele que possui um único núcleo,isto é, uma única palavra principal. 2. O núcleo do sujeito nunca é determinado por preposição (de, em, com etc...) sujeito na 1ª pessoa do plural verbo na 1ª pessoa do plural

sujeito na 3ª pessoa do singular (=ela) Ex2: Sumia na estrada poeirenta a última boiada da fazenda. sujeito na 3ª pessoa do singular (=ela) Verbo na 3ª pessoa do plural Não importa a posição do verbo (antes ou depois do sujeito simples): a concordância é sempre feita com o núcleo dele.

b) Verbo + pronome se  Se o conjunto verbo + pronome se admite a transformação em locução verbal (dois verbos) , o verbo concorda com o sujeito, que está na frase. Ex.: Divulgaram-se os planos. Os planos foram divulgados. locução verbal verbo + pronome se sujeito sujeito Compare essas duas construções e observe que: 1º.) Elas são equivalentes quanto ao sentido; 2º.) Em ambas o sujeito é o mesmo; 3º.) Em ambas o verbo concorda com o sujeito.

 Se o conjunto verbo + se não admite a transformação em locução verbal, o sujeito é indeterminado e o verbo fica na 3ª pessoa do singular. Ex.: Não se confiava nos planos. Nos planos não eram confiados. Não é o sujeito, é o objeto indireto. construção inexistente no idioma 3ª pessoa do singular Observações: 1ª) Convém lembrar que o núcleo do sujeito nunca é regido de preposição. 2ª) Na maioria dos casos, o que impossibilita a transformação é a presença da preposição exigida pelo verbo (no exemplo: confiar em).

c) Pronomes de tratamento Quando o sujeito é representado por pronome de tratamento (Vossa Senhoria, Vossa Excelência, Vossa Majestade etc.), o verbo fica na 3ª pessoa do singular. Ex.: Vossa Excelência enganou seus eleitores. Sujeito é pronome de tratamento verbo na 3ª pessoa do singular Ex.: Vossa Senhoria quis assim. verbo na 3ª pessoa do singular Sujeito – pronome de tratamento

d) Pronomes relativos que e quem  Relativo que – o verbo concorda com o antecedente desse pronome. Ex.: Foram os professores que pediram as explicações. antecedente Ex.: Fui eu que pedi. antecedente Relativo quem – o verbo pode ficar na 3ª pessoa do singular ou concordar com o termo antecedente. Ex.: Foram os funcionários quem reivindicaram o aumento. Ex.: Foram os funcionários quem reivindicou o aumento.

e) O sujeito é um substantivo coletivo Quando o sujeito for representado por um substantivo coletivo, o verbo ficará na 3ª pessoa do singular. Ex.: A torcida invadiu o campo e agrediu o juiz. Observação: Quando o sujeito coletivo estiver acompanhado de adjunto ou distante do verbo, admite-se o verbo no plural. Ex.: O grupo de estudantes gritava (ou gritavam) palavras de ordem. O elenco se reuniu e, depois de quinze minutos de discussão resolveram (ou resolveu) continuar o espetáculo.

Concordância do verbo com o sujeito composto 1. Quando o sujeito composto estiver posicionado antes do verbo , este ficará no plural. Ex.: O ônibus e o caminhão deslizaram na pista.