Vimos aula passada ...gregos, vídeo...

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O ILUMINISMO.
Advertisements

Onde? ING (início), FRA (auge);
UNIJUÍ CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO ILUMINISMO PROF:DEJALMA CREMONESE ALUNA:QUELI P. FURLANETTO.
ILUMINISMO Violenta crítica ao Antigo Regime, fruto do surgimento do novo mundo capitalista e burguês. Antigo Regime: denominação dada pelos iluministas.
O ILUMINISMO ( ESCLARECIMENTO )
Sociologia Revisão Iluminismo, Rousseau e Robespierre, Comuna de Paris, Anarquismo e Socialismo. Influência EUA.
JOHN LOCKE Filósofo - Médico - Político PAI DO LIBERALISMO = (Liberalismo de LOCKE) = Filósofo (de transição entre a maneira de ver no período medieval.
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
A SOCIEDADE PRÉ-CIENTÍFICA II
Iluminismo na Europa Séculos XVII e XVIII 1.
ILUMINISMO (ou Ilustração) Século XVIII (Século das Luzes)
ILUMINISMO.
Arcadismo Contexto Histórico.
LUZ DA RAZÃO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O ILUMINISMO OBJETIVOS RECONHECER.
Pré – condições para o “Século das Luzes” (séc. XVIII)
O I L U M N S Professora: Marta.
O ILUMINISMO.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
Onde? ING (início), FRA (auge);
Cursinho Popular Paulo Freire
Iluminismo Ao assistir o vídeo que será apresentado reflita e anote em seu caderno os itens abaixo Quais países foram mencionados? 2. Em qual.
Curso de História Prof. Fabio Pablo efabiopablo.wordpress.com.
ILUMINISMO As luzes da razão.
ILUMINISMO Definição: movimento filosófico, intelectual e científico que contrariou as bases do Antigo Regime; Quando: século XVIII; Onde? ING (início),
O I L U M N S Professor: Odair.
O Liberalismo do século XVIII e XIX
Iluminismo A BUSCA DA RAZÃO.
Iluminismo O século das Luzes.
A filosofia está na história e tem uma história!
Filosofia Professor Breno Cunha
ILUMINISMO * Movimento Intelectual europeu dos séculos XVII e XVIII – época do ápice do Estado Absoluto; * ILUMINISMO = vem do verbo iluminar – época do.
ILUMINISMO.
Quando: século XVIII; Onde? INGLATERRA (início), FRANÇA (auge);
Filosofia Professor Breno Cunha
O Iluminismo.
ILUMINISMO Daniela Torres.
Ensino Médio 3ª Série..
O ILUMINISMO Professor Jarlison Augusto
Prof. Mauro Leão BEM-VINDO À DISCIPLINA
O ILUMINISMO.
ILUMINISMO MOVIMENTO DE CARÁTER CULTURAL E FILOSÓFICO DOS SÉCULOS XVII E XVIII (O SÉCULO DAS LUZES) RAZÃO LIBERDADE ANTIABSOLUTISMO ANTICLERICALISMO A.
Iluminismo Definição:
ILUMINISMO Anti-dogmático. Valorização da razão.
Iluminismo Prof. Vanessa Martins.
Revisão para a prova – 7º ano Grupo 9 – Filosofia e História Grupo 10 – O século das luzes Grupo 11 - Iluminismo ATENÇÃO: Essa revisão não é suficiente.
AULA-22 HISTÓRIA 1 PROF. FERNANDO GONDIM
ILUMINISMO DEFINIÇÃO CONCEITOS
Quando: século XVIII; Onde? ING (início), FRA (auge);
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
ILUMINISMO História – Prof. Lisi.
Filósofos iluministas
ILUMINISMO.
ILUMINISMO A fé no progresso e na razão
Prof° Leandro Crestani
História
ILUMINISMO.
John Locke.
A Crise do Antigo Regime: Iluminismo e Liberalismo
ILUMINISMO Prof° Marlon Novaes.
ILUMINISMO.
ILUMINISMO “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre” Voltaire.
Empirismo Francis Bacon 1561 Superar o método aristotélico/escolástico
ILUMINISMO “SÉCULO DAS LUZES” “SÉCULO DAS LUZES”
Docente: Ilídio sebastião História da Arquitectura III Universidade Metodista de Angola Faculdade de Arquitectura e Urbanismo O Iluminismo e as transformações.
História O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
O Iluminismo e as ideias que revolucionaram o mundo.
O ILUMINISMO Cap. 27 – Aulas “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre”. Voltaire.
As idéias iluministas não surgiram do nada. No fundo elas iam de encontro às necessidades vividas por toda aquela gente sofrida, desprezada e pisoteada.
Transcrição da apresentação:

Vimos aula passada ...gregos, vídeo... Idade média... Renascimento... Iluminismo...

O século XVII: os pais do Iluminismo René Descartes (1596-1650) – 1637, “O Discurso sobre o Método” = método cartesiano (com a razão...)=> 1º. - verificar se existem evidências reais e indubitáveis acerca do fenômeno ou coisa estudada. 2º. - analisar ou dividir ao máximo as coisas e estudá-las; 3º. - sintetizar ou agrupar novamente as unidades estudadas em um todo verdadeiro; 4º. - enumerar todas as conclusões e princípios utilizados, a fim de manter a ordem do pensamento.

O brilho da Verdade resultando da Razão e da Filosofia (alegoria Iluminista)

• Isaac Newton (1642-1727) –aprofundou a visão de universo mecanicista, o universo possui leis físicas invariáveis que regem seus movimentos. O estado de repouso de um corpo é relativo e o estado de movimento é absoluto. Com suas idéias, revolucionou o modo de pensar, ainda preso a concepções medievais de universo estático (influenciando visão social).

John Locke (1632-1704) – filósofo inglês e teórico da Revolução Gloriosa (1688), “Pai do liberalismo político. Obras contra o Absolutismo: O 1º. e depois o 2º.Tratado sobre o Governo Civil. Nelas, o poder político do Estado nasce de um contrato entre os homens livres e iguais. Pois, "nascemos livres na mesma medida em que nascemos racionais”(porém, defendia escravidão por guerra)

e que "todo homem possui uma propriedade em sua própria pessoa, de tal forma que a fadiga de seu corpo e o trabalho de suas mãos são seus“, além disso, os homens possuem o direito de liberdade e resistência à tirania. Porém, para garantir tais direitos, os homens fazerem um contrato, abrindo mão do poder individual, em nome de uma força coletiva que exerça a função de fazer cumprir os direitos naturais. Passam então a viver em sociedade.

O mais poderoso instrumento para a divulgação das Luzes - obra magna da propaganda iluminista - foi a edição da Enciclopédia, dirigida por Jean Le Rond d'Alembert (entre 1751-54) e, em seguida, por Denis Diderot.

A predominância e gosto por temas seculares e o alto nível dos seus colaboradores - Diderot selecionou o supra sumo da elite intelectual (disse-lhes "É preciso examinar tudo, remexer tudo sem exceção e sem reserva") - fez da Enciclopédia o acontecimento editorial e intelectual do século. Destacando-se: Montesquieu (Leis), Lamarck (botânica), Helvetius (matemática), Rousseau (música) e Voltaire(encarregado dos verbetes sobre Elegância, História, Espírito e Imaginação), num total de 139 colaboradores identificados.

Voltaire, pseudônimo do francês François Marie Arouet, 1694-78, tornou-se uma das principais figuras da “família” Iluminista. Como em qualquer família, tinham conflitos, mas se mobilizavam na defesa uns dos outros contra o absolutismo, Igreja e Mercantilismo. Daí uma de suas frases: "Sou contra tudo o que vossa senhoria disse, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la".

Defendia a vitória do partido das luzes sobre os partidários da superstição e do obscurantismo: "Essa razão que tanto perseguimos avança todos os dias [..] Os jovens se formam, e aqueles que são destinados aos lugares mais elevados desfazem-se dos infames preconceitos que aviltam uma nação. Sempre haverá um grande número de tolos, e uma boa multidão de patifes. Mas os pensadores, mesmo em número pequeno, serão respeitados [..] Esteja certo que tão logo as pessoas de bem se unam, nada mais poderá detê-las. É do interesse do rei, e do Estado, que os filósofos governem a sociedade... Chegou o tempo em que homens como você devem triunfar [...] Afinal, nosso partido já vence o deles em matéria de boa educação." - (Carta a Helvitus, em 15.9.1763).

Entre suas sátiras sobre o Absolutismo está a pergunta: "O que é o otimismo?" a resposta: "É sustentar que tudo vai bem, quando tudo vai mal!"

Montesquieu propõe a superação do Antigo Regime (Absolutista) e a tripartição em Legislativo, Executivo e Judiciário.

Jean Jacques Rousseau (1712-1778), publicou “O Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens”. Nela os homens ao passarem para o estado social, ganham capacidade de se desenvolver mais rapidamente, ampliando seus horizontes, mas a própria sociedade corrompe os homens, colocando-os, em termos morais, em situação inferior à que se encontravam quando no estado de natureza.

Assim, Rousseau defende que o homem deve retornar ao estado natural,não em termos de desenvolvimento, mas em termos de voltar a ter os sentimentos que o tornavam digno. Outro aspecto é sobre o momento em que se fundou a propriedade privada, assim descrito por Rousseau: "Tal foi ou deveu ser a origem da sociedade e das leis, que deram novos entraves ao fraco e novas forças ao rico, destruíram irremediavelmente a liberdade natural, fixaram para sempre a lei da propriedade e da desigualdade, fizeram de uma usurpação sagaz um direito irrevogável e, para proveito de alguns ambiciosos, sujeitaram doravante todo gênero humano ao trabalho, à servidão e à miséria".

Em 1762, publicou em “O Contrato Social”, que : "o homem nasce livre e em toda parte encontra-se a ferros". Para Rousseau, o poder político deve ser legitimado por meio de um contrato feito entre homens em condição de igualdade; esses abririam mão do poder individual em favorecimento da "vontade geral" (que é "uma força real, superior à ação de qualquer vontade particular").

Despotismo Esclarecido Estimulados pelos filósofos da Ilustração, numerosos príncipes procuraram pôr em prática as novas idéias, procurando governar de acordo com a razão, segundo os interesses do Estado, mas sem abandonar seu poder absoluto. Essa aliança (contraditória) de princípios filosóficos e poder monárquico deu origem a um regime típico do século XVIII: o despotismo esclarecido.

18. (UEPG PR) Inspirados no Iluminismo, particularmente nas concepções de Voltaire, alguns soberanos como os da Prússia, Rússia, Áustria, Espanha e Portugal realizaram reformas com o objetivo de adequar as estruturas econômicas de seus Estados ao sistema capitalista em ascensão. Sobre esta política, que variou conforme as circunstâncias de cada país e que foi denominada Despotismo Esclarecido ou Reformismo Ilustrado, assinale o que for correto.

01. Os déspotas esclarecidos utilizaram os ensinamentos do Iluminismo, sem abrir mão do absolutismo na prática política. 02. O Iluminismo foi uma corrente de pensamento em constante progressão, absolutamente incompatível com experiências políticas autoritárias. 04. Os países que adotaram esse sistema apresentavam pontos comuns como: economia fundamentada em princípios mercantilistas, e capital, técnica e burguesia incipientes. 08. Os déspotas esclarecidos favoreceram a participação popular em seus governos. 16. Em suas reformas, os déspotas esclarecidos se fixaram, com algumas variações, nos seguintes pontos: relação Igreja–Estado, racionalização da economia, e reformas sociais.

05(UFMSv2010)13.“Classificar, delinear, dividir, sistematizar, criar um mapa mundi do saber. Esta era a idéia dos iluministas Diderot e D’Alambert: ordenar o mundo em categorias em uma enciclopédia com 17 volumes de texto. O projeto enciclopedista talvez seja a influência mais visível do iluminismo em nosso cotidiano. A escola, a divisão do conhecimento em disciplinas específicas, os livros didáticos, os telejornais revelam claramente essa busca classificatória. A Enciclopédia iniciava com um quadro esquemático do conhecimento humano, uma permanência que perpassa desde organogramas de empresas até as classificações da biologia.” (DARNTON, Robert – O Grande Massacre de Gatos. RJ: Graal, 1986, p. 272-273)

Com base no texto e nos seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a(s) afirmativa(s) correta(s) a respeito do Iluminismo. (001) O impulso renovador das idéias iluministas provocou, na Europa, um grande interesse pelos problemas da vida em sociedade, possibilitando o surgimento de novas idéias e de teorias econômicas. (002) Em seu conjunto, os iluministas sustentavam a tese de que só um Estado ditatorial, controlado pela classe trabalhadora, seria capaz de eliminar a resistência burguesa e abolir as desigualdades entre as classes sociais. (004) O espírito renovador, presente no Iluminismo, conduziu a um profundo estudo das ciências, campo onde ocorreu um grande avanço. (008) Originado na Inglaterra, difundido pela França, o Iluminismo pregava a razão, a liberdade do espírito, a livre crítica e a tolerância religiosa, contrapondo-se, assim, ao peso da tradição, do dogmatismo religioso e filosófico e ao absolutismo Monárquico. (016) O Iluminismo, em seu conjunto, fazia uma incisiva crítica ao mundo civilizado e propunha um retorno às formas de vida da sociedade primitiva.

Vídeos Revolução Francesa...