Aula Semelhanças: desemprego, violência, marginalidade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
Advertisements

A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma.
A Divisão Internacional do Trabalho (D.I.T.)
Crescimento urbano no Brasil
População – Crescimento e calculo estimativos.
Urbanização brasileira: conceitos e problemas decorrentes.
SOCIALISMO CIENTÍFICO
O SUL SUBDESENVOLVIDO UM DOS TRAÇOS MAIS MARCANTES DO SUBDESENVOLVIMENTO É A INDUSTRIALIZAÇÃO PRECÁRIA. É O QUE ACONTECE COM GRANDES PARTES DOS PAÍSES.
A REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof° Davi Ruschel.
REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
Correção da Prova 4° Bimestre.
Urbanização Brasileira
O Mundo Urbano Brasileiro
Capítulo 02 – A Regionalização do Mundo
O processo de urbanização cap. 27
A população e o mercado de trabalho
Prof. Jefferson Luiz Hernandes
1-A POPULAÇÃO RURAL E URBANA
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
A globalização econômica nos anos 1990
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
Crescimento econômico
População em movimento
A economia Global.
AVALIAÇÃO BIMESTRAL -HISTÓRIA– VII ANO Professora: Poliane Camila
Histórico e Hierarquias urbanas
Globalização: Boa ou ruim?.
A ATIVIDADE INDÚSTRIAL NA AFRICA
Migração Rural Urbana. Migração Rural Urbana Causas: A introdução das relações capitalista no campo, com a introdução de máquinas e equipamentos nas.
Urbanização Capítulo 25.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL SÉCULO XVIII NA INGLATERRA
Movimentos Migratórios Internos
O BRASIL NO SÉCULO XXI.
Região Sudeste Cap. 34.
Capítulo 23 – O espaço urbano do mundo contemporâneo
O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as.
Escola: E. E. E. M. Dr. Tancredo de Almeida Neves
A reconfiguração do poder na nova ordem mundial
AS CIDADES NO PASSADO E O PRESENTE
Globalização e avanço tecnológico
Teorias Demográficas PROFESSOR JEAN MORAIS.
Produção Econômica da América Latina – parte II
Glauco Martorano Vieira Filho. Evolução nas comunicações, ex: Internet. “copressão do espaço e tempo”: para alguns. Ciência casada com a produção. Revolução.
Urbanização, Sociedade de consumo e desenvolvimento sustentável
ÍNDIA.
Uma pequena revisão... Nas aulas anteriores vimos bastante coisa sobre os fluxos migratórios e seus motivos no Brasil. Eles quase sempre eram na direção:
O Processo de Implantação da Industrialização Brasileira
GEOGRAFIA – 5º Ano Região Sudeste.
Cap. 10 – Urbanização e redes urbanas
Geografia Urbana Prof. Victor Rosado
Glauco Martorano Vieira Filho. Condição atual do mundo, processo impulsionado pelo Capitalismo moderno. *Padronizações culturais. *Integração entre mercados.
Urbanização brasileira
Período: 14/09, 05/10 e 19/10 de 2009 Orientadores: Maria Adélia da Silva Guimarães Júlio Claro Disciplina: Segurança em Centros Urbanos Seminários PÓS-GRADUAÇÃO.
MERCADO Espaço de transações Contexto de trocas e intercâmbio Oferta de um produto / serviço Procura de um produto / serviço.
FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL
PASSEIO PARA: - usp - museu de zoologia - parque do Ibirapuera
Rede Urbana.
BOLSISTA: GIOVANA TAVARES LOPES 1°ano D
Cidades.
Urbanização 2º EM – 2015 Jeferson. CONURBAÇÃO ENCONTRO FÍSICO DE DUAS OU MAIS CIDADES.
Urbanização.
CAPITULO :12 DESIGUALDADE E GLOBALIZAÇÃO
Globalização. Origens da globalização O que se fala sobre a globalização: - Propagação mundial do capitalismo - Expansão da indústria em direção aos.
Geografia Rede SESI de Educação.
População mundial: cidades e consumo
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Transcrição da apresentação:

Aula - 46 1- Semelhanças: desemprego, violência, marginalidade. Diferenças: Nova Iorque oferece mais assistência social. 2-Não todas as cidades do mundo atual sofrem os mesmos problemas descritos, pois são gerados pelos mesmos motivos. 3- Porque a cidade é o espaço privilegiado das principais atividades econômicas do capitalismo atual: a indústria e os serviços. 4- Viver na cidade, desemprego, violência, miséria, etc. 5- Marginalidade e saída para outros lugares – migração.

Aula 47 Os desenvolvidos. Os subdesenvolvidos – a maior parte deles vende matérias-primas vegetais ou minerais. Os subdesenvolvidos.

Aula 48/49 - comentários As grandes cidades dos países desenvolvidos, conseguiram, após um bom planejamento a organização do seu espaço urbano. No entanto, a questão do desemprego, passou a ser a mais complicada. Pois a oferta de emprego no setor terciário tem sido menor que a demanda, gerando uma situação que favorece o aparecimento de moradores de rua e o aumento da violência. Se por um lado o crescimento da urbanização traz a idéia de desenvolvimento, pois a maioria das pessoas, passam a viver nas cidades, o crescimento desordenado, traz problemas como o surgimento de doenças, favelas, visto que a maioria das pessoas são provenientes de áreas rurais e não possuem a qualificação exigida pelas empresas para contratarem alguém e, assim, essas pessoas são obrigadas a viver em condições precárias. Página 14 # poluição, moradia, saneamento, lixo, etc.

Aula 51 P. 18 1- Subdesenvolvidos e “em transição”. 2- Falta de investimentos produtivos. 3- desenvolvidos. 4- tecnologia. 5- Crises internas de adaptação ao mercado.

– aula 46/47 - comentários As cidades possuem uma importância fundamental nos dias atuais pelo simples fato de ser o local onde se desenvolvem as atividades econômicas. O problema da desigualdade social começou a ser mais evidente a partir da Revolução industrial, pois nem todas as pessoas têm os meios de produção. No mundo globalizado isso se reflete da seguinte forma: cidades desiguais, pois umas são ricas, outras pobres; as pessoas migram em busca de melhores condições. Por ex: Cidades de pequeno e médio porte, têm os mesmos problemas que as cidades maiores e mais ricas, porém, por possuírem mais capital as grandes cidades, principalmente, a dos países desenvolvidos podem solucionar ou amenizar mais facilmente alguns problemas sociais como a miséria, a violência, o desemprego e podem oferecer uma assistência social melhor, como acontece no exemplo dado entre Nova Iorque e São Paulo. O processo de urbanização ou transferência da população do campo para as cidades, iniciou com a Revolução Industrial nos países desenvolvidos. Hoje esse fluxo é maior nos países subdesenvolvidos pois estes começaram a se modernizar apenas na metade do séc XX.

Aula 48/49 - comentários O espaço urbano é ocupado de formas diferentes nos países desenvolvidos e nos subdesenvolvidos. No primeiro grupo de países é o espaço que comanda a produção, com sedes de multinacionais, bancos, setor de serviços, vias de circulação, etc. No segundo grupo é espaço que reflete as diferenças: de um lado, os equipamentos modernos; de outro, as favelas. É importante lembrar-mos que a questão das desigualdades existem nos dois grupos de países, claro que por motivos diferentes: Países ricos: o processo de automação da produção e o redução na oferta de emprego no setor de serviços têm contribuído para o aumento dos problemas sociais. Países pobres: concentração de renda, analfabetismo, poucos investimentos na área social, excesso de mão-de-obra, principalmente, a não qualificada.

Aula 51/52 – comentários. Devido aos processo de globalização, mesmo nos países desenvolvidos o desemprego passou a ser um problema real, pois o processo de automação da produção (estrutura) eliminou postos de trabalho que não foram gerados de maneira satisfatória nos demais setores da economia, principalmente o terciário. Visando combater de maneira mais eficaz esse tipo de problema, alguns países adotaram certas medidas, como a redução da jornada de trabalho e até mesmo a redução de dias trabalhados na semana.

Exercícios Quais são os grandes problemas das cidades nos dias atuais? A globalização contribuiu de que maneira para o aumento do desemprego e por conseqüência das desigualdades sociais?

Exercícios O que é hipertrofia e/ou inchaço do terciário? Como os países subdesenvolvidos podem amenizar a questão do desemprego?

Correção P. 48 Processo de transferência da população para as cidades (área urbana). Sim, no final das década de 1980/90, o crescimento populacional foi intenso, acompanhado de um médio crescimento econômico e de obras de infra-estrutura. Cidade de porte médio, com influencia nas cidades do interior do estado de MS e das cidades dos estados de MT e Goiás. P.50. Desencadeado pela modernização tecnocientífica do setor produtivo. Maior uso de tecnologia, eliminando postos de trabalho. O desenvolvimento econômico não acompanha o crescimento da população. 3. Acontece nos países pobres – a maior parte da população ativa trabalha nos serviços, com grandes contingentes na economia informal. 5. Porque pode provocar a redução do consumo e, conseqüentemente, do lucro.

Correção P. 50 6. não, ali a preocupação maior é a sobrevivência. 7. Jornadas menores – terceirização. 8. Porque os salários refletem a quantidade e qualidade da mão-de-obra. Metrópole: cidade que em influência nas demais cidades da sua região ou mesmo de um país. Ex: de metrópoles nacionais: São Paulo e Rio de Janeiro. Megalópole: é a integração de várias metrópoles. Por ex; a região de Tókio/Osaka no Japão e Washington/Boston nos EUA. Hipertrofia e/ou inchaço do terciário: acumulo de pessoas no setor do comércio e prestação de serviços, principalmente nos países subdesenvolvidos, devido a falta de postos de trabalho e da qualificação profissional. OBS: não esqueça de ler o seu caderno. Boa sorte....