METODOLOGIA E RELATORIA. SCDC A Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural – SCDC foi instituída pelo Decreto nº 7.743, em 31 de maio de 2012 e.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S N F Estratégias da Política Nacional de Formação
Advertisements

A Rede Em Rede A Formação Continuada na Educação Infantil
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Rosana de Lemos Vasques Coordenado do SEBPRS
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Seminário Nacional de Direitos Humanos e HIV/Aids Brasília, 24 a 26 de janeiro de 2007.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Secretário Nacional de Juventude
Apresentação do Projeto
ESCOLA MUNICIPAL URBANA FREI EUGÊNIO Dia Escolar - 16/05/09
Cúpula Social do Mercosul Brasília 13 a 15 de dezembro de 2006 SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA REPÚBLICA.
As Políticas para as Mulheres nos Municípios
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
“Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH”.
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
PERSPECTIVAS DE INCLUSÃO NO MUNDO DO TRABALHO
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?

RÁDIOS PÚBLICAS BRASILEIRAS
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
Ministério da Cultura. II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2010.
8º ENCONTRO DE TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO APOSENTADOS/AS
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 –
Sobre o Edital Mais Cultura:
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Plano Plurianual de Gestão 2014 – 2018 _______________ Plano Escolar 2014.
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
Programa O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais - PELL e PMLL.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
MANUAL ORIENTADOR DA VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores Valdete de Barros Martins Coordenadora.
Comissão de EJA de Alagoas
Faça parte desse ideal Ações promovidas pela Entidade em prol de Crianças e Adolescentes em situação de Risco.
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Juventude Cabocla Socialista do Pará Projeto Juventude Pela Vida.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
EDUARDO DESCHAMPS Presidente do CONSED, em exercício Eduardo Deschamps
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
CIDADANIA– 2ª Reunião - 26/08/2011 COORDENAÇÃO PARA POVOS TRADICIONAIS E POPULAÇÕES RURAIS.
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
SUAS - Sistema Único da Assistência Social
Tel. (85) Cel. (85) Ministério das Comunicações Miinistério de Ciências e Tecnologia Ministério.
Plano Nacional de Cultura
EDITAIS DO MINC I ENCONTRO DO FÓRUM DE DIRIGENTES DO TERRITÓRIO BACIA DO JACUÍPE
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
Projeto A Cor da Rua Aprendizagem participativa na promoção dos direitos humanos das pessoas em situação de rua.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
A estrutura acadêmica do Campus da Universidade de Brasília em Planaltina-DF e seu potencial para a promoção do trabalho interdisciplinar.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Formação continuada ANO 2015
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
ORIENTAÇÕES VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Conforme Resoluções do Conanda e do Cedca/SC Tema “Construindo Diretrizes.
Transcrição da apresentação:

METODOLOGIA E RELATORIA

SCDC A Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural – SCDC foi instituída pelo Decreto nº 7.743, em 31 de maio de 2012 e reuniu as atividades de duas secretarias anteriores - SCC e SID,por intermédio do Programa Nacional de Promoção da Cidadania e da Diversidade Cultural Cultura Viva e do Programa Brasil Plural. Essa nova conformação tem por objetivo fortalecer o protagonismo cultural da sociedade brasileira, valorizar as iniciativas culturais de grupos e comunidades em áreas de vulnerabilidade sociocultural e ampliar o acesso aos bens culturais.

TEIA NACIONAL DA DIVERSIDADE A TEIA da Diversidade é o encontro nacional dos Pontos de Cultura e das redes da diversidade que integram o Programa Cultura Viva. Em sintonia com as estratégias e diretrizes gerais do Plano Nacional de Cultura, a TEIA Nacional da Diversidade 2014 abre um espaço para encontro, reconhecimento, convivência, reflexão, formação e divulgação de temas prioritários de grupos, coletivos, comunidades, Pontos de Cultura e iniciativas que integram o Programa Cultura Viva.

OBJETIVOS Refletir criticamente sobre: A proposta de realinhamento do PCV, a partir da Portaria 118 de 30 de dezembro de 2013, na perspectiva de instituí-lo como um programa de base comunitária para o Sistema Nacional de Cultura e O processo de integração de programas, projetos e ações do Cultura Viva ao Sistema MinC e órgãos de cultura de entes federados.

PARA QUEM Mestres, praticantes, brincantes e grupos das culturas populares, urbanas e rurais Artistas e grupos artísticos independentes Pessoas em situação de rua Pessoas em situação de sofrimento psíquico Pessoas em privação de liberdade Crianças e adolescentes em cumprimento de medidas sócio educativas; (trabalho infantil) Populações de regiões fronteiriças grupos assentados da reforma agrária População sem teto Populações atingidas por barragens Comunidades de descendentes de imigrantes Crianças, adolescentes, jovens e idosos Pessoas com deficiência Povos indígenas, quilombolas, povos de terreiro, povos ciganos, outros povos e comunidades tradicionais e minorias étnicas Pessoas ou grupos vítimas de violência População LGBT Mulheres

METODOLOGIA Tradução intercultural, foco na horizontalidade, na troca de saberes, na fluidez e simultaneidade. É um esforço para reforçar as convergências e sinergias a partir da diversidade. Propomos atividades simultâneas, autogestionadas, preferencialmente com poucos debatedores para que todos os participantes possam dialogar. Os debatedores atuam como problematizadores ou provocadores, dando subsídios ao debate, que idealmente deve fluir entre todos os participantes.

ESPAÇO DE CONVERGÊNCIA Atividades autogestionadas organizadas pela SCDC, pelo Sistema MinC, pontos de cultura, instituições parceiras para reflexão, ação, debate, formação dos públicos da diversidade. Oficinas dos Pontos de Cultura: são as oficinas formativas propostas pelos Pontos de Cultura, que foram selecionadas por chamada pública, oferecidas para o público em geral. Programação Artística e Cultural: programação cultural e atividades formativas oriundas da Chamada Pública, propostas pelos pontos de cultura e pelos beneficiários do Cultura Viva e Brasil Plural. Feira de Economia Solidária e Criativa: vai ter artesanato, peças de vestuário e outros itens artísticos destinados à venda que são representativos da diversidade cultural e regional do Brasil.

DIÁLOGOS DA CIDADANIA E DA DIVERSIDADE Seminários, encontros e rodas de conversa que além do debate dos temas próprios aos seus segmentos, colaboram na reflexão dos objetivos da Teia ao formular e propor prioridades que subsidiarão o planejamento do Programa Cultura Viva, a partir de duas questões condutoras.

DIÁLOGOS DA CIDADANIA E DA DIVERSIDADE Questões 1.Definir as ações prioritárias para o meu segmento? (Propor ação, fomento, periodicidade, elencar três ações prioritárias) 2.Propor estratégia de articulação com o Sistema Nacional de Cultura (entre o Sistema Minc e entre os entes federados, elencar três propostas)

Os Diálogos da Cidadania e da Diversidade contarão com relatoria a cargo de bolsistas da UFRN e IFRN, para registro topicalizado e sistematizaçao dos principais conteúdos discutidos e consequente organização das propostas para apresentação e debate no momento de Síntese do Fórum da Cidadania e Diversidade e para subsídio dos planejamentos futuros. A Síntese do Fórum da Cidadania e Diversidade será no dia 24 pela manhã na Tenda da Diversidade.

Os relatores e as relatoras serão de graduação e cursos técnicos da UFRN e IFRN que ajudarão na produção e registro da memória do grupo de eventos relacionados aos Diálogos da Cidadania e da Diversidade. A função dos e relatoras será registrar os principais tópicos de discussão, sistematizando-os. Irão atuar sempre em DUPLA, sendo essa composta por pessoa indicada pelo proponente do evento, para orientar na construção do conteúdo.

Comunidade de aprendizagem As CA pressupõem três noções essenciais: a existência de um espaço de partilha e construção das aprendizagens; a existência de um processo de aprendizagem que se suporta no apoio mútuo entre os seus membros e se caracteriza pela colaboração, interação, pertença a um grupo e sentimento de partilha de saberes e experiências e ainda pela definição do conceito de aprendizagem como sendo um processo de construção que se edifica ao longo de um percurso.

A relatoria será feita no ambiente virtual do Observatório Participativo da Juventude, o Participatório: diversidadehttp://participatorio.juventude.gov.br/groups/profile/214083/teia-nacional-da- diversidade Página Colaborativa: Todos os relatores devem criar seu perfil no Participatório: participatorio-e-muito-simpleshttp://participatorio.juventude.gov.br/blog/view/212915/criar-um-perfil-no- participatorio-e-muito-simples

O termo escrita colaborativa se refere a alguns projetos cujos textos são criados de modo colaborativo, e não de forma individual. Alguns projetos são supervisionados por um editos ou um time editorial, mas muitos crescem sem orientação específica. A escrita colaborativa tem sido muito usada no contexto educacional e, por isso, vem despertando a atenção dos pesquisadores que se dedicam a estudar as novas formas de ensino-aprendizagem na sociedade moderna. Fonte: acesso e 15/05/2014.

PERÍODO E LOCAL 19 a 24 de maio - Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

INFORMAÇÕES Programação completa, notícias e mais informações no site Canais de comunicação Facebook Twitter YouTube Instagram Souncloud

OBRIGADA Valéria Viana Labrea Coordenação de Metodologia, programação, relatoria e avaliação da Teia Nacional da Diversidade 2014 Consultora do Observatório Participativo da Juventude da Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República