Cúpula da América Latina e do Caribe - CALC Agora são CELAC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COOPERAÇÃO INTERNACIONAL – GRANDES EIXOS
Advertisements

Independência da América Latina
Regionalização do continente americano
Trabalho de Geografia Blocos Econômicos Professora: Meiriele Lazarin
Trabalho de geografia Nome. Hugo Nome.Rafael Ano . 8ºc
Trabalho de geografia sobre: nafta e o alca
Trabalho de Geografia Blocos econômicos
Integração econômica internacional.
Organização Mundial do Comércio e Formação dos Blocos Econômicos João Igor, Aron Wadson, Kaio Padrão, Kaique Padrão.
NÚCLEO DE ESTUDOS LATINO-AMERICANOS - NELAM. O NELAM: a pesquisa e a reflexão enquanto ferramentas da transformação social Em 1º de abril de 2005, estudantes,
A Rede Latino americana de Produtores Culturais da América Latina e Caribe
AMÉRICA PLATINA E BRASIL
AMÉRICA LATINA, BLOCOS ECONÔMICOS E A REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
BLOCOS ECONÔMICOS.
Independência da América espanhola
CE_18_ALCA DISCIPLINA: Comércio Exterior
XII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias – SNBU 2004 X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde II Reunião de Coordenação.
Políticas para a Cooperação Cultural de Organizações Internacionais
Prof. José Victor GayLussac
Comércio Internacional
Componentes 8º Ano D Arthur Nº2 Fernando Nº8
ULISSES GAYÃO. NO 20 GUILHERME BARREIRA
OUTROS BLOCOS ECONÔMICOS
Organizações Internacionais e Regionais
Prof. José Victor GayLussac
IPO AMÉRICAS SISTEMA DE GESTÃO DE CONHECIMENTO (KMS)
DELTAMERICA Desenvolvimento e Implementação de Mecanismos para D isseminar E xperiências e L ições Aprendidas em Gestão Integrada de Recursos Hídricos.
América.
ÍNDICE Esboço de Diretrizes das Nações Unidas para Proteção e Cuidados Alternativos com Crianças e Adolescentes Privados de Cuidados Parentais
G8 E OEA G8- Sustentado pelo aspecto econômico e político.
Conferência de Joanesburgo
Defesa Civil, Proteção Civil
O processo de revisão do RSI* e o Brasil
I CALC Costa do Sauípe, dezembro de Uma Reunião Ministerial (Rio de Janeiro, 6 de outubro de 2008) e duas Reuniões de Altos Funcionários (a primeira,
AMÉRICA.
AULA DE HISTÓRIA Prof.ª MARTA CIBELE
BLOCOS ECONÔMICOS DA AMÉRICA
Aula Independência na América Latina
Sistemática de Importação e Exportação
Blocos Econômicos Mundiais
Política Externa: o Desafio de torná-la Relevante FORUM CLP.
Tendências atuais da proteção internacional na região 2013.
Independência da América Espanhola
Independência da América Espanhola
Programa “Juventude em movimento”. Agenda I.Apresentação do programa “Juventude em movimento” - YABT Atividades realizadas Apresentação de depoimentos.
Rede Interamericana De Fundações e Ações Empresariais para o Desenvolvimento de Base.
Trabalho de Geografia Nafta e Alca NOME: Larhissa e João Victor
Independência da América Espanhola Webster Pinheiro
Cuba América Central.
O COMÉRCIO E OS SERVIÇOS MUNDIAIS NA GLOBALIZAÇÃO.
Revisão 8º ano.
Política Externa Brasileira
AMÉRICA CENTRAL.
G-20.
Integração político-econômica
G - 2.
Multipolaridade econômica blocos econômicos
Luta pela emancipação política nas Américas
AMÉRICA CENTRAL.
Blocos Econômicos.
Agora vamos mudar o nosso olhar
Comitê Interamericano contra o Terrorismo CICTE 1999 – principal foro para que os governos dos Estados membros promovam a cooperação nacional, regional.
Rede Internacional de Formação de Técnicos em Saúde — RETS —
Independência da América Espanhola Prof. Alan
AMERICANOS LUTAM POR LIBERDADE
Características da economia das Américas Central e do sul
1985 – 1990 A REPÚBLICA NOVA: A POLÍTICA EXTERNA DE JOSÉ SARNEY.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
UNAMA-Universidade da Amazônia SISTEMÁTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR TEMÁTICA : BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID)
BLOCOS ECONÔMICOS MERCOSUL (1) NOMES: AUGUSTO H. DE SÁ 1 FREDERICO C. BIANCHI 9 JOÃO M. L. HADAD 12 PROFESSOR WILSON 8º A.
Transcrição da apresentação:

Cúpula da América Latina e do Caribe - CALC Agora são CELAC Grupo do Rio e Cúpula da América Latina e do Caribe - CALC Agora são CELAC Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos Vídeo JN início...

http://www. mre. gov. br/index. php http://www.mre.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=44&Itemid=325

Grupo do Rio Nome correto => Mecanismo Permanente de Consulta e Concertação Política da América Latina e do Caribe Foi criado a partir do “Grupo de Contadora”, no Rio de Janeiro em 1986, por meio da Declaração do Rio de Janeiro.

O “Grupo de Contadora” foi criado por México, Panamá, Colômbia e Venezuela em 1983, contra a invasão dos EUA sobre Granada.

Granada conseguiu sua independência (x Inglaterra) em 1974 e em 1979 tornou-se marxista sob a liderança de Maurice Bishop com apoio cubano e soviético. Em 1983 Bishop foi fuzilado durante a invasão dos EUA sob o governo de Ronald Reagan.

Após o fuzilamento de Bishop formou-se o Grupo de Apoio à Contadora (Argentina, Brasil, Peru e Uruguai) e em 1986 deram origem ao Grupo do Rio, único fórum político exclusivamente latino-americano no continente.

Grupo do Rio Possui baixo grau de institucionalização que lhe permite grande flexibilidade de procedimentos. Constitui canal para a diplomacia presidencial entre os Estados membros e foro para concertação de posições latino-americanas e caribenhas em questões regionais e internacionais.

Surgiu como instrumento para a consolidação da democracia e a prática da concertação política, as quais, juntamente com a busca do desenvolvimento econômico e da justiça social e a conformação de uma visão regional comum permanecem como eixos prioritários de ação dos integrantes do Mecanismo. Funciona com base em reuniões de cúpulas anuais e suas decisões são adotadas por consenso.

Cúpula em Cancún aprova novo bloco regional 23 de fevereiro, 2010 Cúpula em Cancún aprova novo bloco regional O bloco seria uma alternativa à Organização dos Estados Americanos (OEA) – o principal fórum das relações regionais nos últimos 50 anos.

A intenção dos participantes é que esta entidade, que deve estar em funcionamento para as cúpulas na Venezuela (2011) ou no Chile (2012), assuma o 'patrimônio' do Grupo do Rio e da Cúpula da América Latina e do Caribe (CALC).

Por isso, os presidentes dos países da América Latina e do Caribe aprovaram, nesta terça-feira em Cancún, no México, a criação de um novo bloco que represente todas as nações da região sem a participação do Canadá e dos EUA.

O organismo se chamaria, temporariamente, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos e iniciaria suas atividades a partir de julho de 2011 – data da próxima Cúpula da América Latina e do Caribe em Caracas, na Venezuela.

Princípios O novo organismo foi aprovado pelos 30 chefes de Estado e de governo que participaram da Cúpula no México. Segundo o comunicado divulgado pelos líderes, o bloco terá entre seus princípios promover o respeito ao direito internacional, a igualdade dos Estados, evitar o uso de ameaça de força e trabalhar a favor do meio ambiente na região.

Além disso, o organismo deve promover a integração política da região assim como o diálogo com outros blocos. As regras de operação definitivas deverão ser adotadas no evento de Caracas, no próximo ano, ou na Cúpula que ocorrerá no Chile, em 2012.

A idéia é que o novo organismo reúna o Grupo do Rio e a Comunidade do Caribe (Caricom) e funcione em paralelo à OEA, órgão criticado em seu papel como guardião da democracia regional após seus esforços infrutíferos de reverter o golpe de Estado em Hondura.

A Argentina obteve apoio de líderes da América Latina e do Caribe a suas reclamações contra a exploração petrolífera do Reino Unido nas Ilhas Malvinas durante a cúpula do Grupo do Rio na segunda-feira. Vídeo G rio + Argentina...

O governo argentino reagiu nas últimas semanas após conhecer as intenções da empresa Desire Petroleum de iniciar a exploração de petróleo nas ilhas.

"É uma das mais grosseiras demonstrações do velho colonialismo unido ao novo, o neocolonialismo", disse o presidente venezuelano, Hugo Chávez, numa referência aos trabalhos da empresa britânica que, apesar das reclamações, iniciou na segunda-feira os trabalhos de exploração. Vídeo Entenda G.Malvinas...

Apesar do comportamento inglês, é bom saber que este não é um dos principais países em crise na Europa... ou na União Européia... Vídeo situação européia... Vídeo crítica Lula Onu...

Além de defender os direitos da Argentina sobre as ilhas Malvinas (Falkland), entre outras resoluções aprovadas na cúpula, destacam-se a declaração de solidariedade ao Haiti, a que pede fim ao embargo dos EUA sobre Cuba.

Durante o encerramento da reunião, o Chile assumiu a secretaria temporária do Grupo do Rio com o objetivo de transformar à CELAC-Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos em um fórum político fundamental da região, afirmou a presidente chilena, Michele Bachelet.

Vídeo J10 Novo Bloco ?