Direito à Vida.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Direito Penal I Elizon Medrado.
Advertisements

DIREITO À VIDA INTRODUÇÃO:
A BUSCA PELA JUSTIÇA.
Direito Constitucional I – Direitos Fundamentais
Maria Helena Barros de Oliveira
Livramento condicional arts. 83 a 90
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CIENCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO INCLUSÃO À PENA DE MORTE DEJALMA CREMONESE CASSIANO.
PROTEÇÕES JURÍDICAS CONTRA DISCRIMINAÇÕES NA RELAÇÃO DE TRABALHO
Aula 4: Direito constitucional
Legislação Tributária Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
ESTADO DE DEFESA Estado de defesa é uma situação de emergência na qual o Presidente da República conta com poderes especiais para suspender algumas garantias.
DIREITOS E DEVERES DOS CIDADÃOS
TEMA 01: O QUE É DIREITO PENAL?
EXCLUDENTES DE ILICITUDE
AULA 14 – 16/11/2006 TEMA 8 – DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS PROFS. ALINE SALLES E CHRISTIANO MOTA WEB-TUTOR PÚBLIO ALVES DIREITOCONSTITUCIONAL.
Críticas e sugestões à Lei nº , de 11/07/1984
A INCONSTITUCIONALIDADE DO REGIME DISCIPLINAR DIFERENCIADO
I Seminário sobre Financiamento da Saúde da Paraíba
DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL
PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR LUCIA XAVIER SIMÕES
REMEDIOS CONSTITUCIONAIS
ORGANIZAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA
TEORIA GERAL DO PROCESSO
Direitos e Garantias Fundamentais
Professora: Lorena Braga Raposo
PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS
DIREITO CONSTITUCIONAL
PODER CONSTITUINTE PODER CONSTITUINTE
PODER CONSTITUINTE PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO
Direito Ambiental Prof. Humberto Magno Faculdade Pitágoras.
UNIJUI CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
Unidade 2 - Direito Constitucional
Curso Direito à Memória e à Verdade
Liberdade de expressão no brasil
Direito Constitucional I
Princípio da Legalidade
DIREITO PENAL PARTE GERAL I
DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL III SEMESTRE LETIVO:
Direitos e Garantias Fundamentais
Grupo 8: Thales, Felipe, Pedro, André.
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
“Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo“
POLÍCIA MILITAR DO PARÁ APM
Sociologia – Ens. Médio Prof.º Renan
LEI PENAL NO TEMPO A regra geral em direito é a aplicação da lei vigente na época dos fatos, é o que se chama atividade da lei penal (tempus regit actum).
Direito Constitucional Vilma Maria de Lima.
Lei n.º 8.429/92 – Improbidade Adm.
Legislação Penal Prof. Carlos Villar Jr..
ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL
III - a dignidade da pessoa humana;
DIREITO PENAL PARTE GERAL II
Em janeiro de 2015, os brasileiros ficaram chocados com a notícia do fuzilamento de Marco Archer, brasileiro que foi preso em 2004 na Indonésia e condenado.
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Direito Constitucional I
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Disciplina: Filosofia Prof° Álvaro Trabalho Elaborado por 2°H INTRODUÇÃO.
Profº Carmênio Barroso
DH DENTRO DO SISTEMA JURÍDICO BRASILEIRO
DIREITO PENAL Professor: Yuri Nadaf Borges. PRESCRIÇÃO  Conceito: É a perda do direito de punir ou de executar a sanção imposta, em face do decurso de.
Reincidência.
Noções de Direito Constitucional
DIREITO PROCESSUAL PENAL
A LEI JURÍDICA.
DIREITO PENAL - PARTE GERAL I. VALIDADE DA LEI PENAL NO TEMPO  INTRODUÇÃO  Em regra: a lei penal tem por objeto apenas comportamentos cometidos durante.
CURSO DE DIREITO Direito das Minorias Profª.Adirleide Greice Carmo de Souza Questões sociais e Estudo Jurídico das Minorias na CRFB/1988 PLANO DE ENSINO.
DIREITO TRIBUTÁRIO.
Direitos Individuais Profa. Ana Menezes. Introdução No Brasil os direitos e garantias individuais estão previstos na Constituição de 1988, em seu art.
AULA 03 PRINCIPAIS ASPECTOS DO ARTIGO 5º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL “I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;”
Aula 4: Organização legal da educação brasileira.
Transcrição da apresentação:

Direito à Vida

A Vida na Constituição Federal de 1988 Artigo 5º: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

Problemas éticos-jurídicos Pena de Morte Recusa de Tratamento Células- Tronco Eutanásia 3

Pena de Morte 4

Pena de Morte no Mundo 5

Pena de Morte nos EUA 6

Pena de Morte no Brasil Curiosidade: Último cidadão executado no Brasil (fonte: Wikipedia) Manuel da Mota Coqueiro entrou para a história como o último indivíduo condenado à pena de morte no Brasil, acusado de mandar matar Francisco Bennedito da Silva e sua família. Após sua execução em 6 de março de 1885 por enforcamento, foi descoberta sua inocência, fato que fez com que o então imperador Dom Pedro II convertesse todas as sentenças de morte em prisão perpétua. A sua execução ocorreu às 2 horas da tarde e, ao ser indagado por sua última vontade, gritou com voz trêmula que era inocente e jogou uma maldição sobre a cidade, que "teria 100 anos de atraso pela injustiça que estava sendo feita a ele". Após isso, seu corpo foi posto a pender no vazio e, como não se ouviu seu pescoço quebrar, o carrasco subiu nele colocando os pés em seus ombros e forçou até que se ouvisse o alto estalar da coluna vertebral se rompendo. 7

Pena de Morte Legislação 8 CF/88 Art. 5, XLVII - não haverá penas: a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX; Código Penal Militar Art. 56. A pena de morte é executada por fuzilamento. Art. 57. A sentença definitiva de condenação à morte é comunicada, logo que passe em julgado, ao Presidente da República, e não pode ser executada senão depois de sete dias após a comunicação. Parágrafo único. Se a pena é imposta em zona de operações de guerra, pode ser imediatamente executada, quando o exigir o interesse da ordem e da disciplina militares. 8

DOS CRIMES MILITARES EM TEMPO DE GUERRA Pena de Morte Legislação CÓDIGO PENAL MILITAR LIVRO II DOS CRIMES MILITARES EM TEMPO DE GUERRA 9

Pena de Morte Legislaçção São punidos com pena de morte, entre outros, os seguintes crimes cometidos em tempo de guerra: Traição, favorecimento ao inimigo, informação ou auxílio ao inimigo, cobardia, fuga em presença do inimigo, espionagem, motim, revolta ou conspiração, rendição ou capitulação, deserção em presença do inimigo, recusa de obediência, entre outros. 10

Pena de Morte Questão para debate Seria válida e possível a aprovação de uma emenda constitucional, no Brasil, prevendo outras hipóteses de punição com a pena capital? 11

Pena de Morte Questão para debate Seria válida e possível a aprovação de uma emenda constitucional, no Brasil, prevendo outras hipóteses de punição com a pena capital? 12

Pena de Morte Questão para debate Seria válida e possível a aprovação de uma emenda constitucional, no Brasil, prevendo outras hipóteses de punição com a pena capital? CF/88 - Art. 60, § 4º. Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir: (...) - IV - os direitos e garantias individuais. Há vários tratados internacionais ratificados pelo Brasil comprometendo-se a proibir a pena de morte (salvo em caso de guerra) 13