Funções Químicas Ácidos – Bases – Sais - Óxidos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FUNÇÕES INORGÂNICAS: ÁCIDOS; BASES OU HIDRÓXIDOS; SAIS; ÓXIDOS;
Advertisements

Teoria Eletrolítica de Arrhenius
Prof. Rodrigo Marinho Fernandes Química
FUNÇÕES INORGÂNICAS ÁCIDOS – BASES – SAIS Prof. Eder Sabino.
FUNÇÕES INORGÂNICAS.
Texto profundo.
FUNÇÕES INORGÂNICAS 1 - ÁCIDOS
Aula 1 2° ano Professor: Bruno
FUNÇÕES QUÍMICAS No Universo existe uma imensa variedade de substâncias químicas, incluindo aquelas que compõem os organismos vivos, consideradas naturais.
Sais Ácido + Base  Sal + Água HCl + NaOH  NaCl + H2O
FUNÇÕES INORGÂNICAS.
SAIS.
Química - A Funções Inorgânicas.
Funções inorgânicas Função Sal Arrhenius
Funções inorgânicas Dissociação iônica NaCℓ  Na+ + Cℓ- Ionização
Indicadores Ácido- Base
Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Departamento de Adestramento Divisão de Cursos Expeditos FUNÇÕES QUÍMICAS.
São grupos de substâncias químicas com propriedades comuns.
ÁCIDOS BASES SAIS ÓXIDOS
FUNÇÕES QUÍMICAS Definição: substâncias com propriedades químicas semelhantes. Classificação Geral: Funções Inorgânicas Funções Orgânicas.
SAIS E ÓXIDOS CABANOS VESTIBULARES Mundo da química.
Professora: Ana Carolina Braz
Ácido, Base, Sais e Óxidos
3. (Cesgranrio-RJ) Considerando um grupo ou família na tabela periódica, podemos afirmar em relação ao raio atômico: a) Aumenta com o aumento do número.
Prof. KEMIL FUNÇÕES INORGÂNICAS.
Objeto do conhecimento: Funções Inorgânicas
Ácidos, bases, sais e óxidos
FUNÇÕES INORGÂNICAS Prof. José Carlos.
Ácido, Base, Sais e Óxidos
ÁCIDOS, HIDRÓXIDOS E SAIS
Inorgânica.
Rafaela Ferreira dos Santos
FUNÇÕES QUÍMICAS Definição: substâncias com propriedades químicas semelhantes. Classificação Geral: Funções Inorgânicas Funções Orgânicas Jura/06.
Prof. Thiago Cristófoli
Funções químicas Função química corresponde a um conjunto de substâncias que apresentam propriedades químicas semelhantes. As substâncias inorgânicas podem.
QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA Prof. Luiz Carlos Martins das Neves
Funções Inorgânicas.
FUNÇÕES INORGÂNICAS Ácido, Base, Sal e Óxido Professor: Andrei Kaiser.
QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS PROF. SAUL SANTANA.
Prof. Alan Andrade.
UTILIZAÇÃO COTIDIANA E INDUSTRIAL DE ÁCIDOS, BASES E SAIS
“Funções Inorgânicas e Tipos de Reações”
Cotidiano de Ácidos, Bases e Sais
ÓXIDOS.
QUÍMICA.
QUÍMICA.
BASES Função Inorgânica.
REVISÃO – FÍSICA/QUÍMICA 2° BIMESTRE
FUNÇÕES INORGÂNICAS Prof. Leonardo.
“Funções Inorgânicas”
Sais Função Inorgânica.
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Funções químicas Ácidos, Bases, Sais e óxidos
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Química
FUNÇÕES INORGÂNICAS Prof. Leonardo.
BASES Substâncias de sabor adstringente (“amarra, “prende” a língua), como a banana verde ou de sabor caústico (corrosivas). São substâncias formadas pela.
Funções Inorgânicas Profª. Suziane A. Jacobs.
Funções da Química Inorgânica
Professor: Robinho AULA 7 – QMC E SAIS.
OI, LESMA! EU QUERO JOGAR UM JOGO...
Prof. Ricardo Falco Funções Inorgânicas.
Professor: Rodrigo Souza
Prof. Nilsonmar. NaCl CuSO 4 Prof. Nilsonmar É toda substância que, em solução aquosa sofre dissociação iônica, liberando pelo menos um cátion diferente.
Professor: Rubens Barreto
NOMENCLATURA E FORMULAÇÃO DAS BASES
Funções Química HNO 3 HCN HNO 3 KOH Mg(OH) 2 NaCl Al(OH) 3 SO 2 CaO CO MgSO 4 CaCO 3 Quais substâncias apresentam propriedades semelhantes ? FUNÇÕES INORGÂNICAS.
PRINCIPAIS SAIS DO COTIDIANO
Óxidos Àcidos Bases Sais Cláudia Bacchi.
São grupos de substâncias químicas com propriedades comuns.
Reações de Neutralização Ácido-Base
Transcrição da apresentação:

Funções Químicas Ácidos – Bases – Sais - Óxidos Grupo 6 9º Anos AB – 3º Bimestre

Ácidos Apresentam as seguintes propriedades: Em solução aquosa liberam cátions hidrogênio (H+); Possuem sabor azedo; São bons condutores de corrente elétrica em solução aquosa; Nomenclatura * hidrácidos levam a terminação –ídrico Exemplos: HCl, HBr, HF * Oxiácidos levam a terminação –ico Exemplos: H2SO4, H2CO3, H3PO4

Importância dos Ácidos O ácido clorídrico faz parte de nosso suco gástrico; O ácido sulfúrico é empregado nas baterias de automóveis; Os ácidos nítricos e fosfórico são usados em fertilizantes agrícolas; O ácido ascórbico é a vitamina C

Bases Apresentam as seguintes propriedades: Em solução aquosa, dissociam-se fornecendo ânions hidróxido (OH-); Possuem sabor adstringente; São bons condutores de corrente elétrica em solução aquosa; Neutralizam os ácidos, formando sais (reação de neutralização); Nomenclatura: acrescenta-se as palavras hidróxido de e o nome do elemento químico (cátion que originou a base – NaOH, KOH)

Importância das Bases O hidróxido de cálcio (cal hidratada) é usada na construção civil; O hidróxido de Magnésio é eficaz como antiácido estomacal; O hidróxido de amônia é utilizado na fabricação de produtos de limpeza; Os hidróxidos de sódio e potássio são empregados nas indústrias de sabão e sabonete e de produtos desentupidores de ralos e encanamentos.

Sais Apresentam as seguintes propriedades: Se originam da reação de um ácido e uma base; Se dissociam em água, fornecendo íons (diferentes de H+ e OH-) conduzindo corrente elétrica; São sólidos nas condições ambiente; Possuem sabor salgado

Nomenclatura dos sais Baseia-se no nome da terminação do ácido que o originou + o ânion proveniente da base Terminação do ácido Terminação do sal -ico -ato -ídrico -eto -oso -ito Exemplo: Ácido clorídrico – cloreto Ácido sulfúrico – sulfato Ácido sulfuroso - sulfito

Importância dos Sais O cloreto de sódio (NaCl) está presente no sal de cozinha; O bicarbonato de sódio (NaHCO3) funciona como antiácido e é utilizado na culinária; O nitrato de sódio (NaNO3) ou salitre do Chile é usado como fertilizante na agricultura.

Óxidos Apresentam as seguintes propriedades: São compostos binários nos quais um dos elementos químicos é o oxigênio; Classificação: * Óxidos ácidos (reagem com a água e formam ácidos); * Óxidos básicos (reagem com a água e formam bases); Nomenclatura: óxido de + nome do elemento químico

Importância dos óxidos O dióxido de carbono (CO2) é usado pelas plantas na fotossíntese, torna a chuva levemente ácida (ácido carbônico); O monóxido de carbono (CO) é um gás venenoso; O dióxido de enxofre (SO2) origina a chuva ácida – poluente;