A formação integral do cristão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Evangelização Espírita Infanto-juvenil
Advertisements

INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
O ESDE COM QUALIDADE.
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Avaliação Psicomotora
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
-Apropriação do Relatório Pedagógico
POR QUE TURMAS DE LETRAMENTO?
Que é discipulado cristão
Departamento dos Ministérios da Criança
PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aulas 07 e 08
Ministério da Educação
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
LIDERANÇA MINISTERIAL
MIPES 2012 Pr. Josias Ferreira Sec. Adrieli Garcias.
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO PNEE EM CURSOS DE ELETROTÉCNICA E INFORMÁRICA BÁSICA NO IFSC- CAMPUS CHAPECÓ. Aluno: Paulo Roberto Gauto Orientador: Prof. Dr.
SEGUNDA IGREJA BATISTA DE BARRA DO PIRAÍ Pr. CELSO FORTUNATO S
A Escola Sabatina e os Pequenos Grupos..
“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas.
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
Projeto de Capacitação Missionária de Igrejas
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Planejamento PNAIC 2014.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
A importância da união feminina
ENSINO DINÂMICO PARA OS ADOLESCENTES Maria Felícia Morais
Ciclo de Palestras por Regional para Educadores Cristãos
Metodologia de Ensino e Extensão
- O ensino fundamental de 9 anos foi implantado através da Lei n. º 11
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Local: Escola Municipal Cornelis Verolme
APAE DE BELO HORIZONTE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS This template can be used as a starter file for presenting training.
A CONSTRUÇÃO DE SABERES PARA O ENSINO NA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
1. Guardião das Doutrinas
▣ O problema institucional. ▣ Sem conteúdos não há pedagogia e didática que resolvam. ▣ A prática não começa onde a teoria termina. ▣ Não tem referência.
A formação integral do cristão
A formação integral do cristão
HOMILÉTICA Fundamentos da pregação bíblica pentecostal.
A tarefa suprema da Igreja
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Ensino Dinâmico para Jovens e Adultos
SILVANA BERBEL FERNANDES
O PROFESSOR COMO PROFESSOR I
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
MISSÃO DA ESCOLA BÍBLICA.
Organização do Trabalho Pedagógico Universitário TP - Sentido amplo: Conjunto de diretrizes da unidade acadêmica que se reflete nas atividades desenvolvidas.
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Marcos 1:21,22 Entraram em Cafarnaum e, logo no sábado, indo ele à sinagoga, ali ensinava. E maravilharam-se da sua doutrina, porque os ensinava como tendo.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA A IMPORTÂNCIA DO.
Objetivo geral Proporcionar aos alunos os elementos necessários para a organização e realização de trabalhos científicos.
O papel pedagógico do órgão gestor
O DESAFIO DA INCLUSÃO E NOVASTÉCNICAS METODOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO CRISTÃ Textos: Ef. 3: 8-10; 1 Cor. 1:24; At. 2:
Termo de Terminalidade
APOIO A ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Termo de cooperação nº52/2011 celebrado entre o Ministério da Saúde e a UFRN.
Transcrição da apresentação:

A formação integral do cristão ESCOLA DOMINICAL A formação integral do cristão Os elementos do processo de ensino Unidade IV

Introdução Veremos o aluno em suas fases, o professor e sua qualificação, o ensino na escola dominical, método de contação de histórias e o projeto.

Capítulo 1 – O aluno da Escola Dominical Sendo o aluno o alvo da ED, deve-se conhecer a cada um dos alunos que formam a sua classe. 1.1 – Conhecendo o aluno da Escola Dominical Considerando a heterogeneidade dos alunos, a condição de aprendizagem de cada um e a sublime proposta de ensino bíblico-cristão, é extremamente importante que os educadores cristãos conheçam também sobre as fases do desenvolvimento humano e o que caracteriza cada uma delas.

Capítulo 1 – O aluno da Escola Dominical 1.1.1 – Classe do rol de berço (zero a 2 anos de idade) 1.1.2 – Classe berçário (2 a 3 anos) 1.1.3 – Classe do jardim de infância ou pré-escolares (4 a 5 anos) 1.1.4 – Classe dos primários (6 – 8 anos) 1.1.5 – Classe dos juniores (9 a 11 anos) 1.1.6 – Classe de pré-adolescentes (12 a 14 anos) 1.1.7 – Classe dos adolescentes ou juvenis (15 a 17 anos) 1.1.8 – Jovens Adultos (18 a 24) 1.1.9 – Os jovens adultos de 25 a 40 anos) 1.1.10 – Maturidade ou meia idade 1.1.11 – A velhice ou a terceira idade 1.2.12 – Os alunos das classes diferenciadas

Capítulo 2 – O professor de Educação Cristã Tem a missão de fazer cumprir a grande comissão, especificamente no que se refere ao que Jesus disse, “ensinando-os todas as coisas que vos tenho ordenado”, é o mediador desta ordem e por meio do ensino faz chegar até aos alunos a mensagem do Evangelho. 2.1 – O professor e sua qualificação É o instrumento que faz chegar até o aluno a mensagem do Evangelho por meio do seu ministério.

Capítulo 2 – O professor de Educação Cristã 2.2 – O professor e a sua vocação Para exercer o magistério na ED, além da vocação, que é um talento natural, e da qualificação cultural e espiritual, é imprescindível que tenha a convicção de que o dom do ensino fora dado por Jesus para uma determinada finalidade. 2.3 – O professor, o mediador O professor, devidamente preparado, é o mediador da mensagem do evangelho para o aluno. 2.4 – O professor prioriza qualidade da comunicação Uma boa relação professor-aluno é um elemento positivo na sala de aula para que o objetivo da aprendizagem seja alcançado. A comunicação melhora o desempenho em sala de aula.

Capítulo 3 – O ensino na Escola Dominical Veremos a importância do ensino bíblico-cristão na Escola Dominical e a atitude que o professor deve ter em relação a este ministério. 3.1 – A importância do ensino bíblico-cristão O professor da ED deve desenvolver algumas atitudes e hábitos considerados de suma importância para o efetivo exercício do seu ministério de ensino. 3.1.1 – O preparo da lição 3.1.2 – A apresentação da lição 3.1.3 – A aplicação da lição

Capítulo 3 – O ensino na Escola Dominical 3.2 – Elaborando o Esboço e a lição bíblica O plano de aula será elaborado a partir do currículo que foi construído para a Escola Dominical e especificamente para cada faixa etária ou classe especiais. 3.2.1 – Divisão do tempo para uma aula de 50 minutos

Capítulo 4 – Estratégia de prática de ensino: contação de histórias Apresentamos aqui uma estratégia de prática de ensino que a Escola Dominical tem amplamente utilizado desde o seu início, o método de contação de histórias. 4.1 – O método de contação de histórias Apesar das novas tecnologias terem modificado as formas de comunicação e nos nosso dias a fazermos virtualmente e carregada pelos sons, cores, imagens e movimentos, a contação de histórias deve ser preservada e aprimorada. 4.1.1 – Desenvolvendo a arte de contar histórias 4.1.2 – Contando com os recursos visuais 4.1.3 – Contando com os recursos de dramatização 4.1.4 – Contando com os recursos de fantoches e bonecos 4.1.5 – Contando com os recursos participativos 4.1.6 – Contando com o recurso da história lida 4.1.7 – O momento após a história 4.1.8 – Preparando para contar a história 4.1.9 – Contando a história da missionária Ruth Dórris Lemos

Capítulo 5 – Estratégia de Ensino: O projeto Projeto é uma palavra cada vez mais usada nas várias áreas das atividades humanas e, na educação, ela se estabelece como uma metodologia de ensino, conhecida como a pedagogia de projetos que aponta a meta e indica o caminho. 5.1 – O que é um projeto? Dentre as muitas estratégias de ensino utilizadas por Jesus, destacamos uma que aparece na forma de pergunta, quando ele falava para seus ouvintes sobre a condição de renúncia para que m quisesse ser seu discípulo. 5.1.1 – Considerações importantes sobre o projeto didático

Capítulo 5 – Estratégia de Ensino: O projeto 5.1.2 – As etapas de implantação do projeto didático 5.1.2.1 – Elaboração do projeto operacional 5.1.2.2 – A execução do projeto 5.1.2.3 – Análise dos resultados e redação do texto final 5.1.2.4 – Mostrar o resultado final

Capítulo 5 – Estratégia de Ensino: O projeto 5.2 – O projeto pedagógico/comunitário Com a finalidade de auxiliar os professores da Escola Dominical na formulação e implantação de um projeto pedagógico, apresentamos um modelo de projeto por Robert Raikes 5.2.1 – Indentificação 5.2.2 – Contextualização 5.2.3 – Problematização 5.2.4 – Justificativa 5.2.5 – Objetivos gerais 5.2.6 – Objetivos gerais 5.2.7 – Metodologia 5.2.8 – Cronograma 5.2.9 – A execução do projeto 5.2.10 – Avaliação dos resultados

Capítulo 5 – Estratégia de Ensino: O projeto 5.3 – Projeto didático Com este pequeno projeto temos o objetivo de auxiliar os professores das classes infantis oferecendo um modelo, como uma sugestão. 5.3.1 – Projeto didático para as classes pré-escolares

Conclusão Finalizando este curso, espera-se que o estudante tenha entendido e ampliado seus conhecimentos sobre a importância do estudo da Educação Cristã, através da Escola Dominical, na formação integral do cristão.