BREVE HISTÓRICO: Plano de Ação de Viena em 1993;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S N F Estratégias da Política Nacional de Formação
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
PERÍODO: 08 E 09 DE NOVEMBRO DE 2005 LOCAL: ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE ITAQUIRAÍ/MS SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL.
REDE NACIONAL PRIMEIRA INFÂNCIA - RNPI. Percurso Comitê Primeira Infância, na Presidência da República Idéia de sua recriação sob a forma de Núcleo.
Agenda Territorial Estado do Tocantins
“Direitos humanos são aqueles direitos fundamentais...
21/09/2004 O papel da Universidade no Sistema Nacional de Direitos Humanos O papel da Universidade no Sistema Nacional de Direitos Humanos Breve histórico.
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Capacitação de Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos.
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
Política de Educação Permanente para o Controle Social no SUS
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
PNEDH e compromisso do Estado
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
Programa de Combate ao Racismo Institucional - PCRI
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
“Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH”.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Seminário Regional Entre Redes – Cuiabá/MT Os Desafios à implementação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária no Estado de Goiás Expositora:
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Presidente: Deputado Federal Vanderlei Siraque PT/SP SEMINÁRIO DO SETOR QUÍMICO DO BRASIL FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DA COMPETITIVIDADE DA CADEIA PRODUTIVA.
Minas Gerais.
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
Ministério da Cultura.
ENCONTRO REGIONAL SUL DE CONSEAS PARANÁ, SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL SISAN NO BRASIL E NOS ESTADOS DA REGIÃO SUL Onaur Ruano Consultor.
Vinte anos de políticas públicas
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
VI REUNIÃO DO GT FONSET Brasília, 13 e 14 de Agosto de 2013.
Competência Legal da CIEA-BA
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Política e Sistema Nacional de Participação Social
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Fórum Nacional de Educação
Comissão de EJA de Alagoas
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
G P I Gerência-Geral de Projetos Institucionais. ALMG / GPI EVENTOS INSTITUCIONAIS - Busca pelo aperfeiçoamento da interlocução da ALMG com a sociedade.
Rio de Janeiro.
Alagoas.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
 .
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
Estatuto da Juventude Direitos e Políticas Públicas
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO FUNDAMENTO DO PACTO FEDERATIVO NO SUAS.
Por que criar e como criar um Fórum Municipal de Educação.
MARÇO 2015 CAMPO GRANDE - MS. A proposta tem por objetivo promover a formulação e implementação do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA BAHIA
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
Secretaria de Direitos Humanos Protocolo Nacional Conjunto para Proteção Integral a Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência em.
Mulheres Policiais – Assédio Moral e Sexual. A PESQUISA Consulta às(aos) policiais brasileiras(os) sobre as relações de gênero nas instituições policiais.
III FÓRUM UNDIME REGIÃO SUL XXVII FÓRUM DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL P ORTO A LEGRE, 12 DE ABRIL DE 2016.
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Transcrição da apresentação:

BREVE HISTÓRICO: Plano de Ação de Viena em 1993; Década das Nações Unidas para a Educação em Direitos Humanos (1995-2004); O Brasil atendeu a uma determinação das Nações Unidas estabelecida a partir da Assembléia Geral correspondendo a Qüinquagésima Segunda Sessão de 20 de outubro de 1997, documento A/52/469/Supl.1; Carta Democrática Interamericana em 2001; Programa Mundial de Educação em Direitos Humanos (2005-2007)

É uma rede formada por OGs e ONGs que tem um objetivo comum – Lutar pela inclusão da educação em Direitos Humanos como Política Pública. NATUREZA: Consultiva e Propositiva de Políticas Públicas VINCULAÇÃO INSTITUCIONAL: O Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos é vinculado à Secretaria Especial de Direitos Humanos. O Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos não tem vínculo institucional com nenhum órgão público.

COMPOSIÇÃO: A representação dos Conselhos Estaduais (Educação, Direitos Humanos e demais conselhos de direitos); A representação dos Fóruns de Gestores da Educação (UNDIME, CONSED, UNCME); A representação das Universidades (Públicas, Comunitárias, e Particulares); A representação do setor Mídia; A representação de igrejas.

A representação do Parlamento (Comissão de Educação e Comissão de Direitos Humanos das Assembléias Legislativas e Câmara de Vereadores); A representação das Academias e Escolas da área da Segurança Pública e da Justiça; A representação da Sociedade Civil (Entidades de Direitos Humanos, organizações não governamentais, Associações de profissionais da Educação e outras e pessoas interessadas); A representação de sindicatos e federações.

ATRIBUIÇÕES: Propor, monitorar e avaliar a Política Estadual de Educação em Direitos Humanos no Estado do Piauí promovendo a Educação em Direitos Humanos como eixo transversal na formação de cidadãos e cidadãs responsáveis e conhecedores de seus direitos e deveres dentro de uma sociedade democrática através da articulação de ações entre o Estado, a sociedade civil e as instituições educativas em todos os níveis; Contribuir para elaborar, analisar e avaliar a execução do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos;

Definir e estabelecer princípios e critérios para o desenvolvimento, avaliação e monitoramento de ações referentes à Educação em Direitos Humanos desenvolvidas no Estado do Piauí nas instancias, Estaduais e Municipais; Apresentar propostas de políticas governamentais e parcerias entre a sociedade civil e órgãos públicos referentes à educação em direitos Humanos; Propor e elaborar parecer sobre projetos de lei que estejam em tramitação bem como sugestões de novas propostas legislativas sobre o tema;

Estimular, nas esferas federal, estadual e municipal, a criação de instâncias para a formulação de políticas de educação em direitos humanos; Contribuir com as questões dos Direitos Humanos, participando de atos e ações que concorram para o respeito destes direitos ou para cessar sua violação. Promover seminários, debates, pesquisas, cursos, estágios, grupos de estudos e outras atividades na área dos Direitos Humanos, cooperando com outros fóruns congêneres e com outros órgãos semelhantes para os objetivos indicados neste artigo;

Fazer-se representar junto aos demais órgãos de defesa como: conselhos de direitos, redes de solidariedade, fóruns de direitos e conselhos de políticas púbicas com vistas a sensibilizar e influenciar as pessoas que compõem esses espaços coletivos para incluírem em seus planos, programas e projetos a Educação em Direitos Humanos. “Desafios e perspectivas merecem análise do ponto de vista pessoal e coletivo. Ninguém deveria considerar-se dispensado de dar sua contribuição, sobretudo quando é possível transformar a crise em tentativas de solução ou, ao menos, em união de forças para a nova fase da história.” (Dom Paulo Evaristo Arns).

Divulgar o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos Divulgar e lançar a versão definitiva do PNEDH, contribuindo com a SEDH e o MEC na realização de videoconferências ou outras formas de divulgação nacional, estadual e municipal; Articular com representantes do CONSED, UNCME e UNDIME a divulgação do PNEDH nos Conselhos Estaduais de Educação e nos eventos promovidos no âmbito estadual e municipal.

Elaborar e divulgar o Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos Realizar eventos e/ou audiências públicas com os Núcleos Municipais de Educação em Direitos Humanos, a UNDIME, CONSED e organizações governamentais com vistas à elaboração do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos; Ampliar a participação da sociedade, com o estreito envolvimento dos profissionais da educação e a necessária articulação e colaboração do poder Legislativo em todo o processo, para garantir que, quando o Plano chegue à Assembléias Legislativa, não sofra ajustes e emendas que venham a deformar ou retardar o processo de implantação.

Formação e capacitação Levantar demandas de formação e capacitação de educadores e formadores em Educação em Direitos Humanos; Realizar ações de capacitação em Educação em Direitos Humanos para educadores e formadores;

Pesquisar sobre Educação em Direitos Humanos no Estado do Piauí Identificar, conhecer e registrar as experiências no estado, no campo da Educação em Direitos Humanos; Identificar as demandas de Educação em Direitos Humanos junto aos Núcleos Municipais e Conselhos de Educação; Divulgar as referências estaduais em Educação em Direitos Humanos;

Inserção da Educação em Direitos Humanos Contribuir com processos de inserção da Educação em Direitos Humanos na elaboração e/ou revisão do plano de Educação em Direitos Humanos em parceria com UNDIME, UNCME e CONSED; Apoiar a realização de eventos estaduais e municipais de Educação em Direitos Humanos. Participar de audiências públicas e eventos que tenham como tema a revisão, a elaboração e/ou a implementação de diretrizes no campo da educação, contribuindo para a inserção da Educação em Direitos Humanos;

Intercâmbio Institucional dos Comitês O projeto deverá prever a participação em eventos que abordem a Educação em Direitos Humanos ou que envolvem o Comitê Nacional e/ou os Comitês Estaduais para construírem uma agenda comum de intercâmbio, articulando ações no campo da comunicação, na avaliação e monitoramento do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e das demandas para 2007/2008;

Monitorar e avaliar o PNEDH e o PEEDH Oportunizar a reflexão a partir da análise das experiências realizadas no Estado do Piauí, no que se refere às ações que objetivem o fortalecimento da democracia e do empoderamento da sociedade civil, com vistas à defesa e à promoção dos Direitos Humanos.