O horizonte de sentido da Educação em Direitos Humanos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Advertisements

DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Campanha da Fraternidade de 2009 LEMA: A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA .
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
1º Seminário Nacional de Pró-Saúde II
Paradigmas de Juventudes presentes na EJA".Questões para Reflexão
Pedagogia da pesquisa-ação
Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos
POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA
A essência dos Direitos Humanos
em Educação em Direitos Humanos
DCS – Departamento de Ciências Sociais Projeto de Extensão
Algumas provocações para se pensar
A gestão escolar e o serviço pedagógico e administrativo -burocrático
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
MÍNIMOS ÉTICOS E PRÁTICAS ESCOLARES
DIREITOS HUMANOS ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO CURSO NTE NERACI DAL PIVA
Av. Elísio Teixeira Leite, s/nº
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
GT EMPRESAS SAUDÁVEIS - PRINCIPAIS QUESTÕES LEVANTADAS Ponto de partida: distinção dos modelos de atuação predominantemente centrados no indivíduo daqueles.
Ética da Empresa, Ética na Empresa,
Capítulo VIII Itinerários educativos Os itinerários educativos são interdependentes e complementares; levando em conta as características próprias dos.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
GESTÃO PARTICIPATIVA: “O VALOR DO CONVIVER E FAZER ACONTECER NO CENTRO MUNICIPAL MARCOLINO CANDAU .” Wanilsa Motta de Oliveira - Diretora do CMS Marcolino.
Didática e Metodologia no Ensino Superior
Encostas da Serra Geral
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
EDUCAÇÃO EM SAÚDE.
A FORMAÇÃO CONTINUADA NA VISÃO DE
Profª Carmen Lúcia de Lima Helfer Pró-Reitora de Graduação
Apresentação: Enfª Rosilene Scottini Especialista Saúde Pública
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Clínica de Psicologia – Fevereiro de 2003  Boletim mensal  Pensando a clínica Nº 03 Pensando a clínica Nº 03 Editorial Mais um ano de trabalho se inicia.
Eixo: IV Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem.
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
VOCÊ ABRIRIA MÃO DO DIREITO DE SER FELIZ?
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
ETAPAS DE UM PLANO DE AÇÃO
Racismo Porquê tanta ignorância????
Curso Direito à Memória e à Verdade
O QUE É CULTURA? Noção de cultura como modo de vida:
Diferentes Posturas Curriculares
O que é ensinar história?
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 –
Psicologia Educacional
em Educação em Direitos Humanos
AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL : 2º ciclo avaliativo 2007/2008
PIBID DA PEDAGOGIA NA UNIFEBE: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ANÁLISE
A Mudança de Estruturas e a Espiritualidade Vicentina
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
Relações Espaço, Objetos, Ensino e Saúde
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Ensino Fundamental Objetivos definidos pelos PCNs
EDUCAÇÃO CENTRADA NO CUIDADO
A individualização na relação com o paciente XX Jornada Docente de Homeopatia do IMH XX Jornada Docente do Serviço Phýsis de Homeopatia do Instituto Mineiro.
ORALIDADE E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Políticas Públicas em Educação do Campo SEDUC/RS
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
Aldiceia Machado Pereira UERJ/FEBF
Autor: Isabelle Leal de Lima¹, Orientador: Roberto Martins de Souza²
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E QUALIFICAÇÃO PARA O SUS - CDQ - SUS
Gestão de Pessoas no Setor Público
Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização
Dia Mundial da Água EE Prof. José Mazella. Justificativa A água é fonte da vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela.
NOVEMBRO AFRO-CONSCIENTE! PARIPE – SALVADOR - BAHIA PEÇA TEATRAL RECITAL POÉTICO FEIRA AFRO- BRASILEIRA CORAL AFRO RODA DE CAPOEIRA MOSTRA FOTOGRÁFICA.
Transcrição da apresentação:

O horizonte de sentido da Educação em Direitos Humanos Resultados de uma discussão promovida pelo Instituto Interamericano de Direitos Humanos Sistematização: Profa. Vera Maria Candau (PUC-Rio de Janeiro, Projeto Novamérica)

A formação de sujeitos de direito Favorecer processos de auto-conscientização dos alunos como sujeitos de direitos, a nível pessoal e coletivo. Fazer perceber a interdependência de direitos e deveres: enquanto estou cumprindo um dever, estou atendendo um direito de outrem e vice-versa (interdependência entre as pessoas e entre as pessoas e o ambiente).

Favorecer o processo de empoderamento (empowerment) Liberar o potencial de cada pessoa para que se torne sujeito da própria vida e ator social (alguém que participa plenamente nas decisões coletivas). Favorecer a organização dos grupos sociais desfavorecidos e sua participação ativa na vida social.

Reconhecimento da pluralidade Favorecer o reconhecimento do outro, fazendo perceber a necessidade recíproca que as pessoas têm umas das outras. Não hierarquizar ou classificar pessoas e grupos sociais e culturais como superiores ou inferiores, mostrar e valorizar a contribuição de cada indivíduo e grupo ao desenvolvimento da sociedade a partir da diferença.

Educar para o “nunca mais” Resgatar a memória histórica e romper a cultura do silêncio e da impunidade para construir a identidade de um povo na pluralidade de suas etnias e culturas.