Eficiência Energética nos Transportes Seminário Internacional Cenários Energéticos até 2050 Tecnologia de Transportes Jayme Buarque de Hollanda Diretor Geral INEE 5 de outubro de 2007 Auditório da PETROBRAS, RJ
Veículos elétricos – alavanca da eficiência energética Roteiro Veículos elétricos – alavanca da eficiência energética Tratamento mais abrangente do etanol
Uso de energia – Fonte ao Uso Final (W2W) (carvão, petróleo,GN, Hidro, cana, madeira etc.) ENERGIA PRIMÁRIA (calor, frio, luz, movimento, transporte) ENERGIA ÚTIL η ≈ 0,85 η ≈ 0,12
Transporte – fonte ao uso (W2W) ~ 10 Veículo leve a gasolina ~ 90
Uso veicular da energia I O carro usa a energia para vencer as forças seguintes : % 21 33 56 Resist. do Ar Atritos / deform. Inércia / gravidade freio
Uso veicular da energia II Motor ligado com carro parado, má condução, acessórios etc. 20 12 100 18 6 62 Descarga & Radiador
Aumento da eficiência O aumento da eficiência Energética das tecnolo- gias é uma tendência Histórica. Fonte: “Because the Brain Does Not Change, Technology Must” Jesse H. Ausubel
Eficiência energética – evolução 230 W 25 W Evolução Contínua Evolução descontinuada W 250 28 R$ 400 600 --- 1 R$/lm 1 5-6 20-30 Lm/W 16 70 140 $ 1 W --- 0,15 0,0?
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Eficiência veículos leves - EUA Km/Litro Rio 92 PNGV Partnership For A New Generation Of Vehicle” Objetivo 80 mpg “Zero Emission” Califórnia “Clean Air Act / 90” Kyoto 10 5 Fonte : John German - depoimento ao Senado EUA
“Veículo acionado por, pelo menos um motor elétrico” Veículo Elétrico (VE) “Veículo acionado por, pelo menos um motor elétrico”
Veículo Elétrico Bateria (VEB) Freio regenerativo
Veículo Elétrico Híbrido (VEH)
Veículo Elétrico Célula a Combustível(VEcc) H2
Veículo Elétrico Híbrido “plug-in” (VEH P)
Eficiências VEH / EUA Órdem Fabr/Modelo km/l Classe Cidade Estrada 1 Toyota Prius 25,5 21,7 Carro médio 2 Honda Civic 20,8 Carro compacto 3 Toyota Camry 17 16,2 4 Ford Escape 15,3 13,2 Utilitário esporte Fonte : http://www.abve.org.br/destaques/destaque26.shtml
Eficiência Ônibus VEH / NY Fonte: Palestra VE-2006 / INEE ; Gerry La Bouffe, diretor NYTA
(*) p (*) Inferido dos dados até junho 10 10 10% 10 1% Log10(p/(1-p) 10 10 10 p = VEH novos / total de veículos Fonte:www.marlines.com Hipótese: produção mundial 50 milhões de veículos/ano
Perspectivas dos VEs Baterias
Motor de combustão interna Perspectivas Motor de combustão interna Agrega e aumenta as melhorias Menor potência Opera de forma ótima Ênfase na eficiência Ciclo Atkinson
Casamento com o serviço elétrico Tecnologia freio regenerativo aumenta Perspectivas Outros Acionamento 4 rodas Casamento com o serviço elétrico Tecnologia freio regenerativo aumenta Eletrônica de potência Aproveitamento da energia térmica Gases turbo Calor ciclo Stirling
Fonte ao uso
Sobre a cana energética..... Fato 1: Em 2005 a cana produziu 31 Mtep. A energia hidráulica foi de 29 Mtep toe Fato 2: 1 ton de cana ≈ 1,2 barrís de petróleo Energia em 1 ton de cana: Caldo 608 Mcal Bagaço 598 Mcal Palhas 512 Mcal
Álcool da cana - fonte ao uso 31 7 P C B 21 bar
Álcool da cana - fonte ao uso P C B >60 bar ou ga- seifica
Organização VE.org.br