Eficiência Energética nos Transportes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Veículos elétricos em frotas de Utilities
Advertisements

A matriz energética brasileira, o etanol e o gás natural veicular
TENDÊNCIAS DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
Limites de Emissão para Ônibus Diesel ônibus a etanol de 3ª geração Euro I NOx (g/kWh) Euro II Euro III Euro V Euro IV 2,0.
POWER TECH DO BRASIL Energia e Sistemas Ltda
Veículos elétricos Tipos, componentes e evolução Antonio Nunes Jr
Centro de Convenções Milenium São Paulo -SP
Etanol e veículos elétricos: mão única ou mão dupla?
Etanol no transporte da cana com acionamento elétrico-híbrido São Paulo 4/5/2011 Seminário Etanol – VE Jayme Buarque de Hollanda Diretor Geral INEE.
V E R Veículos Elétricos & Redes Elétricas 30 de junho de 2009 Pietro Erber.
Reunião dos Conselhos Diretor, Consultivo e da Diretoria do INEE
Criação da COGEN RJ FECOMERCIO – 22/03/2003 Eng. Osório de Brito
Hidrogénio e Pilhas de Combustível nos Transportes Rodoviários
Veículos Elétricos Universidade Estadual de São Paulo
Suani Teixeira Coelho Rio de Janeiro, 25 de Novembro de 2005
Força de Arrasto e Eficiência Energética
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES
Ônibus movido a Etanol.
Nova Tecnologia: E- Flex
BIOMASSA Energia alternativa.
EFICIENCIA ENERGÉTICA I
CONSERVAÇÃO DE ENERGIA
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA I
FONTES DE ENERGIA.
Fornecimento de Diesel S50
Objetivo e metodologia de trabalho
Universidade Federal de Campina Grande
O Uso do Bagaço e da Palha: Bioeletricidade ou Etanol Celulósico?
ECONOMIA DO HIDROGÊNIO: ESTRATÉGIAS DO BRASIL E DA ISLÂNDIA
Comissão de Desenvolvimento de Novas Aplicações para o Gás LP - Sindigás Aurélio Ferreira 21/03/2011.
Alternativas Energéticas ao Diesel de Petróleo
Programa ECOFROTA Marcelo C. Branco.
OS BIOCOMBUSTÍVEIS E A INDÚSTRIA DO PETRÓLEO
INFORLUB Evolução dos Motores Mudança de Conceitos INFORLUB.
Oi, eu sou o Zezinho Eu sou um cidadão comum, tenho meu trabalho,
A visão da Petrobras no Etanol, H-Bio e Biodiesel
Estimativa de Emissões de GEE
1º Seminário de Tecnologias Sustentáveis no Transporte
APRESENTAÇÃO GRUPO OURO E PRATA.
PRINCÍPIOS DE FUNCIONAMENTO DOS MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA
Oportunidades de negócios na geração de energia elétrica- Biomassa
Mudanças Climáticas e MDL Superintendência de Planejamento e Pesquisa
André Oliveira.
FÍSICA 2 ENEM 2007.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
6ª aula CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Profª Janete Feijó, MSc. Coord. Curso de Engenharia Ambiental - CTTMar
Veículos e Sustentabilidade Ambiental
Eficiência Energética de Veículos Pesados no Brasil
Eficiência Energética
PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA SEGUNDA LEI DA TERMODINÂMICA
Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá
CICLO COMBINADO DE GASEIFICAÇÃO INTEGRADA IGCC Prof. Dr
Mercado Produtor e Consumidor de Gás Natural no Brasil
VER 2010 Cenário de Penetração dos VEs no Brasil 18/11/2010 Pietro Erber.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN PROGRAMA DE RECUROS HUMANOS DA ANP– PRH-ANP14 PETRÓLEO E GÁS NA MATRIZ ENERGÉTICA NACIONAL; GÁS NATURAL:
ENERGIA EÓLICA LER 244 – RECURSOS ENERGÉTICOS E AMBIENTE
VEÍCULOS HÍBRIDOS. DEFINIÇÃO Veículo movido por um motor de combustão interna associado a um ou mais motores elétricos.
Seminário Cana de açúcar
Eficiência Energética e Economia das Empresas de Energia
Consumo de energia no Brasil
TRANSPORTE URBANO NO BRASIL AULA 1
ENERGIA HIDRÁULICA Quando chove nas colinas e montanhas a água concentra-se em rios correntes que se deslocam para o mar. O movimento ou a queda.
MADEN - 2 Jayme Buarque de Hollanda Seminário MadEn São Paulo, 25/11/2010 Rio de Janeiro.
Motores a combustão interna e a Transmissão de sua potência
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
Revoluções Industriais
ENERGIAS RENOVÁVEIS Prof. Jean Galdino.
Instalações Elétrica de Alta Tensão I Termelétricas
Transcrição da apresentação:

Eficiência Energética nos Transportes Seminário Internacional Cenários Energéticos até 2050 Tecnologia de Transportes Jayme Buarque de Hollanda Diretor Geral INEE 5 de outubro de 2007 Auditório da PETROBRAS, RJ

Veículos elétricos – alavanca da eficiência energética Roteiro Veículos elétricos – alavanca da eficiência energética Tratamento mais abrangente do etanol

Uso de energia – Fonte ao Uso Final (W2W) (carvão, petróleo,GN, Hidro, cana, madeira etc.) ENERGIA PRIMÁRIA (calor, frio, luz, movimento, transporte) ENERGIA ÚTIL η ≈ 0,85 η ≈ 0,12

Transporte – fonte ao uso (W2W) ~ 10 Veículo leve a gasolina ~ 90

Uso veicular da energia I O carro usa a energia para vencer as forças seguintes : % 21 33 56 Resist. do Ar Atritos / deform. Inércia / gravidade freio

Uso veicular da energia II Motor ligado com carro parado, má condução, acessórios etc. 20 12 100 18 6 62 Descarga & Radiador

Aumento da eficiência O aumento da eficiência Energética das tecnolo- gias é uma tendência Histórica. Fonte: “Because the Brain Does Not Change, Technology Must” Jesse H. Ausubel

Eficiência energética – evolução 230 W 25 W Evolução Contínua Evolução descontinuada W 250 28 R$ 400 600 --- 1 R$/lm 1 5-6 20-30 Lm/W 16 70 140 $ 1 W --- 0,15 0,0?

?

Eficiência veículos leves - EUA Km/Litro Rio 92 PNGV Partnership For A New Generation Of Vehicle” Objetivo 80 mpg “Zero Emission” Califórnia “Clean Air Act / 90” Kyoto 10 5 Fonte : John German - depoimento ao Senado EUA

“Veículo acionado por, pelo menos um motor elétrico” Veículo Elétrico (VE) “Veículo acionado por, pelo menos um motor elétrico”

Veículo Elétrico Bateria (VEB) Freio regenerativo

Veículo Elétrico Híbrido (VEH)

Veículo Elétrico Célula a Combustível(VEcc) H2

Veículo Elétrico Híbrido “plug-in” (VEH P)

Eficiências VEH / EUA Órdem Fabr/Modelo km/l Classe Cidade Estrada 1 Toyota Prius 25,5 21,7 Carro médio 2 Honda Civic 20,8 Carro compacto 3 Toyota Camry 17 16,2 4 Ford Escape 15,3 13,2 Utilitário esporte Fonte : http://www.abve.org.br/destaques/destaque26.shtml

Eficiência Ônibus VEH / NY Fonte: Palestra VE-2006 / INEE ; Gerry La Bouffe, diretor NYTA

(*) p (*) Inferido dos dados até junho 10 10 10% 10 1% Log10(p/(1-p) 10 10 10 p = VEH novos / total de veículos Fonte:www.marlines.com Hipótese: produção mundial 50 milhões de veículos/ano

Perspectivas dos VEs Baterias

Motor de combustão interna Perspectivas Motor de combustão interna Agrega e aumenta as melhorias Menor potência Opera de forma ótima Ênfase na eficiência Ciclo Atkinson

Casamento com o serviço elétrico Tecnologia freio regenerativo aumenta Perspectivas Outros Acionamento 4 rodas Casamento com o serviço elétrico Tecnologia freio regenerativo aumenta Eletrônica de potência Aproveitamento da energia térmica Gases  turbo Calor  ciclo Stirling

Fonte ao uso

Sobre a cana energética..... Fato 1: Em 2005 a cana produziu 31 Mtep. A energia hidráulica foi de 29 Mtep toe Fato 2: 1 ton de cana ≈ 1,2 barrís de petróleo Energia em 1 ton de cana: Caldo 608 Mcal Bagaço 598 Mcal Palhas 512 Mcal

Álcool da cana - fonte ao uso 31 7 P C B 21 bar

Álcool da cana - fonte ao uso P C B >60 bar ou ga- seifica

Organização VE.org.br