Curso Técnico em Mineração

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A OFERTA TURÍSTICA.
Advertisements

UNIJUI Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência Política e Teoria do Estado.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
entre os Povos Indígenas Warã Instituto Indígena Brasileiro
ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE INDÍGENAS
Faixa de Fronteira Ianny Cristina De Campos Oliveira e Carvalho.
I Seminário sobre Financiamento da Saúde da Paraíba
NRM 20 Suspensão e Fechamento de Mina
Os Municípios e a Gestão Ambiental
Estrutura de um Processo de Licenciamento
\.
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
Lei Art 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
Juliana de Almeida (OPAN) São Paulo/SP 02 de agosto de 2011
- População: cerca de 5 milhões de famílias / 25 milhões de pessoas;
Direito Ambiental Prof. Humberto Magno Faculdade Pitágoras.
TUTELA JURÍDICA DAS TERRAS INDÍGENAS
Aquisição de Terras por Estrangeiros (Lei 5.709/71)
Capítulo 1 – Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL TERRITÓRIO
Sistema de Atendimento e Garantia dos Direitos da Criança e Adolescentes com Miriam Santos.
Exploração de recursos geológicos
Seu João é fazendeiro. Vive no Norte do Estado de Goiás e possui uma fazenda voltada à criação de gado, em vista das grandes pastagens que possui e da.
Política Pública Ambiental Brasileira
Cidadania Facilitadora Potyra Tê Tupinambá.
MEIO AMBIENTE NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
RECURSOS MINERAIS GLEVISON DIAS DE ALMEIDA LUANN DE SOUZA VIEIRA
Guia do Minerador Regime de Licenciamento
M INERAÇÃO E MEIO AMBIENTE NO BRASIL D IREITO AMBIENTAL 2° Modulo subsequente Mineração Discente Marina Bernardes / Discente Thiago.
”Regulamentação” das “Exceções” em APP
RESPONSABILIDADE AMBIENTAL 8º ENCONTRO - SINDILAV – 22/11/13
Políticas Públicas e o Espaço Urbano
Atendimento a lotes situados em loteamentos
A Legislação Mineral Brasileira
Curso Bacharelado em Engenharia Elétrica
BENS PÚBLICOS.
Introdução ao Estudo de Direito
CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Política Nacional do Meio Ambiente
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
Realizado por Elisa Talarico e Zdenek Juran 23/11/2012
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
UNIBR – FACULDADE DE SÃO VICENTE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO GERAL ANA PAULA DA ROCHA EDUARDO JULIANO LAURIANO MARCELO TAVARES ALMEIDA MÁRCIO GUIMARÃES.
Espaços Territoriais Especialmente Protegidos
Curso Técnico em Meio Ambiente
Profa. Dra. Renata Medici
Direito Ambiental Profª. Msc. Adirleide Greice Carmo de Souza
SEMINÁRIO: Projeto de Lei 3.057/2000 – A Nova Lei de Responsabilidade Territorial Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano PAINEL – A regularização.
Terras Indígenas.
REPARTIÇÃO DA COMPETÊNCIA AMBIENTAL
TUTELA CONSTITUCIONAL DO MEIO AMBIENTE
POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE
Direito Administrativo II Bens Públicos
A formação e a diversidade cultural da população brasileira
 Incapacidade do conhecimento humano de reproduzir a biosfera- Caso Biosfera 2  Qatar - Criação da ilha para a Copa de 2022  Ilha de Oryx Qatar; 
UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA UNIME
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
Direito Ambiental e Agrário Prof. Luiz Gustavo Assad Rupp
Recuperação de áreas degradadas Porto Alegre, 17 de setembro de 2015
MÓDULO II – GESTÃO AMBIENTAL MUNICIPAL
LICENCIAMENTOS. LICENCIMENTOS AMBIENTAIS: ATIVIDADE DE EXTRAÇÃO DE ARGILA ATIVIDADE DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS: TELHAS-TIJOLOS LICENCIAMENTO MINERAL- DNPM.
DIREITO AMBIENTAL Prof. Lucas Valença Brandão. LEI N /81 POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE.
Profa. Dra. Renata Medici UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA AMBIENTAL GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS.
CONSTITUIÇÃO DA RESERVA LEGAL Klabin Florestal – SC Atalanta, SC, 06 e 07 de Novembro de 2008.
Impactos da mineração e novo Código Carlos Bittencourt IBASE Comitê Nacional em defesa dos territórios frente à mineração Dezembro de
Mineração e Aproveitamento de Recursos Hídricos em Terras Indígenas Apontamentos para a construção de uma legislação regulamentadora Raul Silva Telles.
A luta pela terra no Brasil Adalmir Leonidio LES/ESAQ/USP.
Transcrição da apresentação:

Curso Técnico em Mineração Recursos Minerais Curso Técnico em Mineração ¹Orientador deste Artigo e Professor de Direito - IFBA. E-mail acimarney@gmail.com ²Discente em Mineração - IFBA. Juliana de Souza Silva E-mail: juliana.silvas2@hotmail.com ²Discente em Mineração - IFBA. Edna dos Santos Barros E-mail: ednasantosbarros@hotmail.com

Recursos minerais Os recursos minerais em nosso país, como materiais fornecidos ao meio ambiente a serem utilizados pelos brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil dentro de uma concepção técnica que situa a existência de massas individualizadas de substâncias minerais ou fósseis encontradas na superfície ou no interior da Terra, devem ser tutelados juridicamente como bens, levando-se em consideração sua elevada representatividade econômica, seu grande significado estratégico e sua notória relevância em face do próprio controle ambiental. Todo bem mineral pertence a união.

Impacto ambiental em locais de de extração Em decorrência da necessária intervenção e alteração das características ambientais da região para que a extração mineral seja efetivada, o empreendimento minerário, acarreta o surgimento de áreas degradadas ao final da exploração, haja vista que o minério extraído não retorna ao seu local de origem. Neste trabalho, procura-se analisar o modo com que a legislação ambiental regula a recuperação das áreas degradadas na mineração, detectando todos os contornos desta obrigação. Por representar uma atividade econômica detentora de intrínseca e peculiar relação com o meio ambiente, a imposição da recuperação da área degradada serve como mecanismo de compatibilização com a proteção ambiental.

Impacto ambiental em locais de extração Do mesmo modo, com base na inclusão deste dever à exploração minerária, consolida-se a concepção de que este segmento produtivo compreende um uso temporal ou transitório do solo, cabendo à fase de recuperação, encaminhar a área afetada pela exploração a um nível de estabilidade que permita um uso futuro do solo. Ou seja antes de qualquer tipo de exploração deve ser feito um estudo sobre os impactos ambientais que vai que vai ocorrer no local e como poderá ser recuperada a área degradada. Pois de acordo com o artigo 225 da constituição federal dos direitos ambientais “ Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com a solução técnica exigida pelo órgão público competente na forma da lei”.

Participação econômica do proprietário da terra A constituição federal assegura ao proprietário do solo(art.176) participação nos resultados da lavra, ou seja, terá o proprietário do solo direito a participar do resultado econômico que advém do conjunto de operações coordenadas, objetivando o aproveitamento industrial da jazida.A lei de n. 8.901/94 estabelece participação do proprietário do solo nos resultados da lavra em 50% do valor total em relação aos Estados, distritos federal, municípios e órgãos da administração direta da união, e de 3% após o faturamento liquido resultante da venda do produto mineral.

Lavra de minerais em terras indígenas A Constituição estabelece em capítulo destinado aos índios, no artigo 231 que são reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.

Lavra de minerais em terras indígenas Para harmonizar os direitos garantidos aos índios e a possibilidade de exploração de recursos minerais e hídricos existentes em suas terras, a Constituição criou condicionantes. Assim, o aproveitamento dos recursos hídricos, incluídos os potenciais energéticos, a pesquisa e a lavra das riquezas minerais em terras indígenas só podem ser efetivados com autorização do Congresso Nacional, ouvidas as comunidades afetadas, ficando-lhes assegurada participação nos resultados da lavra, na forma da lei (Art. 231, § 3º).

Lavra de minerais em terras indígenas Em resumo, a exploração de recursos minerais e hídricos em terras indígenas para acontecer precisa de: Lei que estabeleça as condições específicas de como pode se dar a exploração ou aproveitamento. Autorização do congresso nacional. Ouvir as comunidades indígenas.

Referências bibliográficas www.âmbitojurídico.com.br www.senado.gov.br