3º ENCONTRO ESTADUAL DE CIPA E SESMT DO SETOR QUÍMICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRESENTAÇÃO DA GRTE/ BARREIRAS/BA – AOS ASSOCIADOS DA ABAPA (Associação Baiana dos Produtores de Algodão) Segurança no Trabalho em Máquinas e Implementos.
Advertisements

Capacitação de Comitês de Ética em Pesquisa
Regularização de Equipamentos Médicos na Anvisa
CURSO BÁSICO DE SEGURANÇA
TRAVAMENTO DE FONTE DE ENERGIA
LEGISLAÇÃO E NORMAS TÉCNICAS
NR 12 - Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos O Setor de Cultivo de Algodão e a Aplicação da NR 12 Maurício Passos de Melo Auditor-Fiscal.
NR 10 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE
Riscos de acidentes no uso de tratores agrícolas
Emitindo seu Certificado Digital
Validação versus Verificação
Ministério do Trabalho e Emprego
Equipamentos Hidráulicos para Elevação de Materiais e Pessoas
AFT Aida Cristina Becker
Tecnologia de Segurança.
NR-13 CALDEIRAS E VASOS DE PRESSÃO
NOVO TEXTO NR-18 – ANDAIMES E PLATAFORMAS DE ACESSO
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Processos de Fabricação II Prof
Segurança e Medicina do Trabalho
Prensa Hidráulica O martelo recebe o movimento de um pistão que se desloca, pela ação de um fluido (óleo), dentro de um cilindro. Seu movimento é lento.
Programa de Avaliação da Conformidade Andréia Quintana Lima de Sousa
NR 26 - Sinalização de Segurança
Conceito Legal Equipamento de Proteção Individual é todo dispositivo ou produto, de uso individual, utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção de.
ARMAZENAGEM DE GLP EM RECIPIENTES ESTACIONÁRIOS
Solicitação de Autorização de Procedimento Aquisitivo Central de Aquisições e Contratações V1.2.
Julho/2012. Educacenso 2012 Data base: 30/05/2012.
Medidas de controle do RISCO ELÉTRICO
Calços de Segurança.
CHECK-LIST NR 17.
NR-14 FORNOS Publicação D.O.U.
Engenheiro Hewerson Raniére da Silva
Desafios implantação de requisitos de segurança relacionados à NR 36 NR-36 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM EMPRESAS DE ABATE E PROCESSAMENTO DE CARNES.
Equipamento de Proteção Coletiva E P C
DISTÂNCIAS DE SEGURANÇA MÓDULO 04
OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL NR 6
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho
Peticionamento Eletrônico
APRESENTAÇÃO - VLADIMIR
NR 04 – SESMT 4.1 As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam.
Política de Admissão Esta política visa estabelecer Normas e Procedimentos para admissões nas empresas Condor Tecnologias não letais e Welser Itage. Aplicabilidade:
1 - Área do molde 2 - Área da unidade de injeção (movimento do bico) 3 - Área do mecanismo de fechamento 4 - Área da alimentação de material 5 - Área dos.
Principais Normas Regulamentadoras
Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s)
Equipamento de Proteção Individual (EPI) NR - 6
Aon Affinity Unis: Módulo Pendências – Manual do Usuário.
Segurança e Medicina do Trabalho
4.1 - Empresas privadas e públicas
SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
NORMA REGULAMENTADORA 06 – Equipamentos de Proteção Individual – EPI – PORTARIA Nº 25, DE 15 DE OUTUBRO DE – EPI: dispositivo ou produto, de.
NR-12 – SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
Equipamentos de Proteção Individual - EPI (NR 6)
Elevadores de Obra: Tracionados a Cabo e de Cremalheira
NR-12 SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
Grupo 01 Karine Mário Reinaldo Stéphanie Walter Wander.
NORMAS REGULAMENTADORAS
Sinalização de Emergência
AULA 9 do Plano de Ensino.
NR 02 – INSPEÇÃO PRÉVIA 2.1 Todo estabelecimento novo, antes de iniciar suas atividades, deverá solicitar aprovação de suas instalações ao órgão regional.
TRAVAMENTO SEGURO DAS FONTES DE ENERGIA.
CURSO NR-11Recilcagem.
PROPOSTA DA NR 10 SEGURANÇA EM SERVIÇOS E INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
Normas Regulamentadoras
NR-12 Segurança do Trabalho em Máquinas e Equipamentos
“Engenharia de Segurança do Trabalho”
MANUTENÇÃO DE PRÉDIOS.
CIPA – COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
SISTEMA INTEGRADO MEDICORP EMPRESA: STEFANINI CONSULTORIA – / CURSO: BRIGADISTA BÁSICO (16 HORAS) A proteção e combate a incêndio é um.
Palestrante: Ythia Karla
Transcrição da apresentação:

3º ENCONTRO ESTADUAL DE CIPA E SESMT DO SETOR QUÍMICO PROTEÇÃO DE MÁQUINAS NR 12 ENG. ROBERTO DO VALLE GIULIANO

CONVENÇÃO COLETIVA DE 1995

EXEMPLOS DE PROTEÇÕES UNIDADE DE INJEÇÃO UNIDADE DE FECHAMENTO Proteção fixa Proteção móvel Proteção fixa Proteção fixa Proteção móvel Proteção fixa Proteção fixa

DISTÂNCIA DE SEGURANÇA

Área de Descarga de Peças

DISTÂNCIAS DE SEGURANÇA ( NM-ISO13852)

DISPOSITIVOS DE INTERTRAVAMENTO

MÁQUINAS USADAS NÍVEL 4 - Proteção móvel dotada de segurança elétrica, com dois sensores de posição, que devem ter acionamento simultâneo, isto é, os dois sensores deverão estar monitorando simultaneamente a posição da proteção (porta), em qualquer posição de seu curso de abertura e segurança mecânica.

MÁQUINAS NOVAS NÍVEL 6 - Proteção móvel dotada de segurança elétrica, com dois sensores de posição, que devem ter acionamento simultâneo, isto é, os dois sensores deverão estar monitorando simultaneamente a posição da proteção (porta), em qualquer posição de seu curso de abertura, segurança mecânica e segurança hidráulica.

SELO DE SEGURANÇA EM MÁQUINAS USADAS E NOVAS Para poder operar, toda máquina injetora deverá receber um “selo de segurança”, emitido pela CPN. O selo de segurança deverá ser solicitado, através do preenchimento e envio do anexo II, à CPN. Excepcionalmente, máquinas novas poderão operar sem o selo de segurança, desde que já se tenha encaminhado sua solicitação à CPN, durante o período de apreciação do pedido. Se indeferido, a máquina deverá ser paralisada até a correta adequação da máquina.

Check List para a solicitação do Selo CONVENÇÃO COLETIVA SOBRE PREVENÇÃO DE ACIDENTES EM MÁQUINAS INJETORAS DE PLÁSTICO ANEXO II – “CHECK LIST” DE VERIFICAÇÃO DO CUMPRIMENTO DOS REQUISITOS NECESSÁRIOS À CONCESSÃO DO SELO EMPRESA:..................................................................................................................... Máquina nº...................... Fabricante:......................Modelo:.....................Ano:............. TIPO DE MÁQUINA:......................................................................................................  AUTOMÁTICA  HIDRAULICA DE COMANDO MANUAL Responsáveis pelas informações – Nome e cargo: (Responsabilidade da empresa): 1.............................................................. 2............................................................... )SE A MÁQUINA É AUTOMÁTICA, PREENCHA SÓ ESTE ITEM – A 1) Existem proteções (portas) para a área de molde que efetivamente impeçam o risco quando fechadas?  Sim  Não 1.1) Elas são construídas de forma a impedir espirramentos?  Sim  Não 2) Existem dois fins de curso (micros) na porta da frente (proteção) na área do molde, com acionamento simultâneo e imediatamente após a abertura da referida porta?  Sim  Não 3) Existem dois fins de curso (micros) na porta traseira (proteção) na área do molde, com acionamento simultâneo e imediatamente após a abertura da referida porta? Sendo a porta da frente e de trás constituída por uma única peça (inteiriça) este item 3 não deve ser respondido.

CONVENÇÃO COLETIVA

CONVENÇÃO COLETIVA

FABRICANTES E IMPORTADORES Portaria nº 9 de 30 de março de 2000 ATENDER A NBR 13536

A PARTIR DE 17 DE MARÇO DE 2011 PORTARIA N.º 197, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2010   Altera a Norma Regulamentadora n.º 12 - Máquinas e Equipamentos, aprovada pela Portaria nº 3.214, de 8 de junho de 1978.

ANEXO IX – INJETORA DE MATERIAIS PLÁSTICOS 1.2.1. Perigos relacionados à área do molde 1.2.2. Área do mecanismo de fechamento. 1.2.3. Proteção do cilindro de plastificação e bico injetor. 1.2.4. Área da alimentação de material – Funil. 1.2.5. Área da descarga de peças. 1.2.6. Requisitos adicionais de segurança associados com máquinas de grande porte.

EXEMPLO DE SISTEMA DE SEGURANÇA NBR 13536 /1995

1.2.7. Máquinas com movimento vertical da placa móvel.

1.2.8. Máquinas carrossel.

1.2.9. Máquina com mesa porta-molde de deslocamento transversal.

1.2.10. Máquina multiestações com unidade de injeção móvel.

O QUE MUDOU ? OBRIGATÓRIO PARA TODO O TERRITÓRIO NACIONAL; MÁQUINAS NOVAS E USADAS TEM QUE ATENDER INTEGRALMENTE; MÁQUINAS COMERCIALIZADAS TEM QUE ATENDER AOS REQUISITOS DE SEGURANÇA;

giuliano@fundacentro.gov.br tel: (11) 3066-6213 OBRIGADO! giuliano@fundacentro.gov.br tel: (11) 3066-6213