METODOLOGIA APLICADA À REPORTAGEM Prof. Dr

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DE PLATÃO A ARISTÓTELES
Advertisements

UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma Cremonese Aluno:
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
A visão Grega da Ciência
John Locke Empirismo.
Racionalismo René Descartes.
Apologética.
Metodologia apologética: alguns sistemas
INTRODUÇÃO A lógica faz parte do nosso cotidiano.
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Conhecimento Verdade e validade Tipos de conhecimento
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
Filosofia
ENSINANDO COM O CORAÇÃO
Divisões da Filosofia.
Filosofia.
O que é Pesquisa Científica?
Nasceu em Marburg, na Alemanha;
A IMPORTÂNCIA DE SE ESTUDAR HISTÓRIA (apresentação power point)
Prof. Kleyton Gustavo de Rezende Filosofia – º Médio A e B
Ceticismo.
Aula 7 Kant e o criticismo.
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
A que distância estaremos da Idade Moderna?
Teorias do conhecimento
1ª Deus ajuda quem cedo madruga Quem cedo madruga, dorme à tarde... Quem dorme à tarde, não dorme à noite... Quem não dorme à noite, sai na balada!!!!!!!
FILOSOFIA & SOCIOLOGIA
Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba
COMO OS CIENTISTAS DESCOBREM AS COISAS ?
“A lógica é uma ciência do raciocínio”
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Prof. Ms. Patricia Tatiana Soler
Teoria do conhecimento Racionalismo e Empirismo
Lógica Erros Comuns Dicionário Escolar de Filosofia, de Aires Almeida LÓGICA.
Material de apoio das aulas de Filosofia Professora Larissa Gandolfo
A FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
INDUTIVISMO Ciência como conhecimento derivado dos dados da experiência e o problema da indução.
Prof. Drnd. Alan Rodrigo Antunes IFMS-Três Lagoas
Karl Popper O Falsificacionismo
Escola Estadual Professor João Pereira Valim
Para mim, a morte é o começo da verdadeira vida. Quando começa a verdadeira vida, a vida sem fim, a vida imortal, nós a chamamos de morte. Mas, para quem.
Historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima Ceticismo.
Lógica e Teoria dos Conjuntos
VERIFICACIONISTAS/REFUTACIONISTAS “Sinto às vezes a inclinação de classificar os filósofos em dois grupos principais – aqueles dos quais discordo e os.
Curso de Geografia Epistemologia – conceitos gerais
Karl Popper Falsificacionismo.
Evolução Histórica do Conhecimento Científico
Uma aplicação da complexidade na compreensão da Epidemiologia Prof. Vicente Pereira de Barros Entender a modelagem matemática das doenças. Os efeitos e.
EXISTENCIALISMO Filosofias de Base I Especialização em Gestalt-terapia
As bases da ciência moderna
Aula: Tomás de Aquino.  Período da escolástica  Características: Surgimento das primeiras universidades – abertura do acesso ao conhecimento Revalorização.
O Iluminismo.
Filosofia moderna.
O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO
Friedrich Hegel Filosofia contemporânea
A História da Psicologia e a Educação
FILOSOFIA Professor Fernando Petry
Professor: Suderlan Tozo Binda
Ontologismo de Wittgenstein Objetos Simples Proposições Atômicas Fatos atômicos A linguagem é um espelhar da realidade Substância Do mundo Estrutura comum.
DO SABER ÉTICO À ÉTICA VAZ, Henrique C. de Lima. Escritos de filosofia IV: introdução à ética filosófica 1. São Paulo: Loyola, p
John Locke ( ).
A DOUTRINA DO CONHECIMENTO
Filosofia Moderna.
O N E O P O S I T I V I S M O Objetivos
Capítulo 4 – Filosofar é conhecer
PROJETO MATEMÁGICA Prof. Me. Elano Diniz
John Locke CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino médio. Ed. Ática, São Paulo Páginas:128,129 CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino.
O conhecimento. O que é conhecimento? Na antiguidade grega, os filósofos enunciavam a respeito do conhecimento: Que ele consistia na identidade ou semelhança.
METODOLOGIA APLICADA À REPORTAGEM Prof. Dr
Transcrição da apresentação:

METODOLOGIA APLICADA À REPORTAGEM Prof. Dr METODOLOGIA APLICADA À REPORTAGEM Prof. Dr. Claudio Julio Tognolli ECA-USP/ FIAM Consultor Jurídico

SOBRE O REPÓRTER: Oscar Wilde (1854-1900) “Aristóteles estava errado. Não é a arte que imita a vida. É a vida que imita a arte. Onde estavam as névoas de Londres antes que Turner as pintasse?”

SOBRE O PROJETO: Karl Marx (1818-1883) “As abelhas constroem maravilhas arquitetônicas, mas o pior arquiteto tem a liberdade de pensar sua construção e modificá-la antes mesmo de ela existir”

SOBRE AS EVIDÊNCIAS: “A carta roubada” de Edgar Allan Poe. Dupin propõe “variação de princípios” Caso do assassino: Kotscho A verdade se mostra para o conhecimento como evidência? Nem sempre: é difícil definir o que são evidências e além disso há falsas evidências.

Alguns dizem que a verdade não se contradiz. Em lógica, isso se expressa pelo chamado princípio do “terceiro excluído” (tertio non datur): ou uma coisa é igual à outra ou é diferente. Vejamos o silogismo: é aparentemente verdadeiro, mas a partir de conhecimentos falsos:

Toda regra tem exceção. Isto é uma regra. Logo, deveria ter exceção Toda regra tem exceção. Isto é uma regra. Logo, deveria ter exceção. Portanto, nem toda regra tem exceção. Deus é amor. O amor é cego. Steve Wonder é cego. Logo, Steve Wonder é Deus.

Foi por isso que surgiu a tendência de se negar a verdade. Ceticismo, do grego skepticos, quer dizer “meditativo” Pirro (365-275 A.C.): a essência do mundo é inatingível. O que achamos que é verdade é apenas convenção. Pirro recomenda a indiferença a tudo: A “ataraxia”: vem do grego “calma”, “apatia”

DUAS ESCOLAS: Empirismo: A palavra empírico vem do grego em mais perian, que é tentar. Isso gerou empeiria, experiência. Os que defendem esse empirismo, afirmam que: se conhece aquilo que se experimenta com os sentidos pressupõe-se que a mente apenas os assessora

John Locke (1632-1704) o conhecimento vem do mundo exterior a partir dos sentidos ele inculca impressões no observador cuja mente seria inicialmente lousa vazia tabula rasa

Experimentalismo: O que vai ser observado? Quais técnicas serão usadas na observação? Como será registrada a observação? Como evitar erros gerados pela observação e interpretação da observação?

Princípio da falseabilidade (refutabilidade): Karl Popper e Imre Lakatos: Só é ciência aquilo que admite ser posto à prova de refutação. Como fica então o jornalismo?

Dois pontos: Isaac Newton Hypotheses non fingo Albert Einstein Toda teoria deve ser livremente inventada Dom Quixote de la Einsta

TRIPÉ METODOLÓGICO: Positivismo Marxismo Fenomenologia Jornalismo quântico: Infiltração Serendipidade:

Escritor Horace Walpole (1717-1797): Fábula persa dos 3 príncipes de Serendip (Sri Lanka) Sempre descobriam algo que não procuravam Gay Talese: Sou um serendipitoso Hoje: acaso só favorece a mente já preparada para dele se aproveitar

POSITIVISMO

MARXISMO Relações de Trabalho: Práxis

CICLOS KONDRATIEFF Guerra

COMPORTAMENTO Reich e Rock and Roll

FENOMENOLOGIA Heidegger: impressões

JORNALISMO QUÂNTICO Pré-Socráticos Bohr, Planck, Heisemberg: incerteza e acaso

INFILTRAÇÃO

SERENDIPIDADE

EMPREGO DE TODAS AS METODOLOGIAS Galileu Gay Talese