SUJEITO HISTÓRICO.

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Transcrição da apresentação:

SUJEITO HISTÓRICO

“Lógica da História”: conjunto de procedimentos e conceitos em torno dos quais devem girar as preocupações dos historiadores História (objetivo): compreensão dos processos e dos sujeitos históricos, o desvendamento das relações que se estabelecem entre os grupos humanos em diferentes tempos e espaços

► qual o lugar que o indivíduo ocupa na trama da História e como são construídas as identidades pessoais e as sociais, em dimensão temporal? - perceber a complexidade das relações sociais presentes no cotidiano e na organização mais ampla

► o sujeito histórico, que se configura na inter-relação complexa, duradoura e contraditória entre as identidades sociais e as pessoais, é o verdadeiro construtor da História ►acentuar que a trama da História não é o resultado apenas da ação de figuras de destaque, consagradas pelos interesses explicativos de grupos

► construção consciente/inconsciente, paulatina e imperceptível de todos os agentes sociais, individuais ou coletivos ► conceber a História como o resultado de sujeitos históricos implica não atribuir o desenrolar do processo como sendo ação da vontade de instituições, como o estado, os países, a escola ou resultante do jogo de categorias de análise (ou conceitos) como sistemas, capitalismo, socialismo

► perceber que a trama histórica não se localiza nas ações individuais, mas no embate das relações sociais, no tempo

Por sujeito histórico entende-se tudo aquilo que provoca ação, que atua na sociedade (objeto), aquele ou aquilo que consiga atingir ou modificar a ordem vigente das coisas, dos fatos, da História. A História não existe sem o sujeito; ela não possui autonomia; ela é resultado da ação deste sobre o objeto, no caso, a vida em sociedade. Sujeito histórico é, portanto, aquele ou aquilo que, movimentando o processo histórico, altera o já posto. (Maria Inez Lemos Soares)

► problematização da formação de sujeitos, que se permitam construir tendo como referência o pensamento no coletivo ► requer um pensar crítico reflexivo, um viver compartilhado, um pensamento solidário com a “causa” do próximo, uma educação que não fragmente a própria vida e um processo de participação ativa na sociedade ► pensar a história como possibilidade (SILVEIRA, Fabiane Tejada da)