Geografia Bíblica Um Panorama das Terras Bíblicas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Países e povos do mundo antigo
Advertisements

ANTIGUIDADE ORIENTAL: EGITO e MESOPOTÂMIA
Os grandes espaços religiosos
A Antiguidade Oriental
O império Persa.
A Extensão do Mundo Bíblico
CURSO DE HISTÓRIA ANTIGA
Mesopotâmia.
ANTIGO EGITO.
Geografia bíblica O mundo antigo.
Mesopotâmia.
Civilização do crescente fértil- MESOPOTAMIA essa região recebeu o nome de Crescente Fértil, porque a área que vai do Rio Nilo até o Golfo Pérsico, passando.
Fenícios Localização: Atual Líbano Economia: Comércio
TEMA DA AULA.
A CIVILIZAÇÃO DOS HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS
Hebreus.
O Intrigante Iraque.
Fenícios, persas e hebreus.
MESOPOTÂMIA.
O Espaço e Suas Representações
O Intrigante Iraque.
Antiguidade Oriental.
Os povos da Mesopotâmia
Mesopotâmia Antiga. Mesopotâmia Antiga Outra grande civilização da Antiguidade oriental, em que o Estado possui grande poder e controle sobre tudo.
Interpretando as Escrituras Sagradas
Império Egípcio.
Geografia Bíblica Um Panorama das Terras Bíblicas. Unidade III.
Colégio da Policia Militar 1° ano Aula: Historia e Geografia
Os propósitos de Deus na história de uma nação
Os propósitos de Deus na história de uma nação
Introdução Biblica A vontade de Deus através de Sua Palavra escrita.
Colégio da Polícia Militar – Cruz Azul Eduarda Damascena nº3 1º ano
Grécia Revista Eletrônica Nome:Isabelle Sobral Professor: Arthur Costa
O Intrigante Iraque.
IMPÉRIO TEOCRÁTICO DE REGADIO
História (frente 2) Elisa Pomari
ANTIGUIDADE ORIENTAL.
Períodos da Grécia Trabalho a ser apresentado ao profº. Arthur de História e Ailton de Geografia Victória Melo nº. 31.
Geografia Bíblica Um Panorama das Terras Bíblicas. Unidade IV.
GRÉCIA Colégio PM Trabalho apresentado ao professor Arthur e Ailton nas disciplinas de história e geografia. Giovanna Mota Nº9.
Geografia Bíblica Um Panorama das Terras Bíblicas. Unidade II.
QUESTÕES VESTIBULAR MESOPOTÂMIA.
A Antiguidade Oriental
QUESTÕES DE VESTIBULAR - PERSAS
AULA TEMÁTICA - HISTÓRIA
CIVILIZAÇÕES DO EXTREMO ORIENTE
(Babilónia: Bab-ilim ou Babil, porta de Deus) uma das cidades mais importantes da Antiguidade, cuja localização é assinalada actualmente, por uma região.
Hebreus.
Colégio da Policia Militar 1°Ano Jenifer Rodrigues Ferreira nº11
Os persas: Um dos maiores Impérios da Antiguidade
Panorama DA CRIAÇÃO ATÉ JESUS
Hebreus Egito.
Panorama DA CRIAÇÃO ATÉ JESUS
Referencial teórico Bíblia Sagrada, varias traduções.
HEBREUS: Geografia: ocuparam a maior parte da Palestina composta por terras áridas, com um pequeno vale fértil junto ao Rio Jordão. Origens: eram pastores.
ANTIGUIDADE ORIENTAL.
Civilizações do Oriente Próximo
Berço das primeiras civilizações; Atual Iraque até Egito;
EGITO ANTIGO.
Fenícios e persas.
GRÉCIA.
INTRODUÇÃO – Neste trimestre letivo, estudaremos o livro de Gênesis.
Mesopotâmia.
Capítulo 3. Formação dos Grandes Impérios do Oriente Próximo (Oriente Médio) ∆Egito ∆ Egito ∆ Mesopotâmia ∆Persas – Hebreus - Fenícios ∆ Persas – Hebreus.
História e Fontes Históricas.  Trata de feitos e aventuras de um imaginário já perdido no tempo, longe do nosso dia-a-dia tecnológico.  Estabelecer.
“ O EGITO É UMA DÁDIVA DO NILO” HERÓDOTO
PERSAS, HEBREUS E FENÍCIOS
Primeiras civilizações Profº Laércio Wolf Pré História Neolíticmo EgitoHebreusFeníciosMesopotâmiaPersas.
Antiguidade Oriental: Egito e Mesopotâmia Prof. Alan.
A Antiguidade Oriental: O Egito Antigo
Transcrição da apresentação:

Geografia Bíblica Um Panorama das Terras Bíblicas.

Introdução do livro O objetivo é tornar mais objetivo o ensino da Bíblia e facilitar sua comunicação e também incentivar o leitor a buscar mais conhecimento a respeito das Escrituras Sagradas. Estudaremos 4 unidades

Geografia Bíblica Um Panorama das Terras Bíblicas. Unidade I

Capítulo 1 – Introdução ao estudo da Geografia Bíblica O estudo da Geografia Bíblica é de grande importância a todos os estudantes das Sagradas Escrituras. 1.1 – A Geografia Geral A palavra Geografia, tem origem em dois vocábulos gregos geo, terra e graphein que significa descrever a Terra.

Capítulo 1 – Introdução ao estudo da Geografia Bíblica A Geografia Bíblica tem por finalidade estudar a superfície da Terra, onde ocorreram os acontecimentos narrados nas Escrituras Sagradas. 1.2.1 –Objeto de estudo da Geografia Bíblica; 1.2.2 – As fontes

Capítulo 2 – A Mesopotâmia Alguns estudiosos, a partir de informações registradas no livro de Gênesis, declaram que a Mesopotâmia foi berço da civilização. 2.1 – A localização da Mesopotâmia A Mesopotâmia, que significa “ terra entre rios”, de acordo com estudiosos, localiza-se entre os rios Eufrates e Tigre, sudoeste da Ásia. 2.2 – Jardim do Éden A Bíblia relata em Gn.2 que o Senhor plantou um jardim no lado oriental do Éden.

Capítulo 2 – A Mesopotâmia 2.3 – O Dilúvio A Bíblia registra que, pelo multiplicar do pecado do homem, Deus mandou o Dilúvio para destruir, com exceção de Noé e família, todos os homens e animais da terra. 2.4 - A Mesopotâmia Mesopotâmia é uma palavra de origem grega que significa “ terra entre rios”. 2.4.1 – Realizações dos povos da Mesopotâmia.

Capítulo 3 – O Egito A História do Egito, que teve início aproximadamente em 3150 a. C. 3.1 – A Localização do Egito O Egito, localizado no nordeste do continente africano, faz fronteira, ao sul, com o Sudão; ao norte, com o Mar Mediterrâneo; ao leste, com Israel; e, ao oeste, com a Líbia. 3.2 – O Surgimento da nação O Egito, antes de ser reconhecido como nação, era apenas um amontoado de pequenas aldeias independentes conhecida como nomos, as quais tinham como líder os nomarcas.

Capítulo 3 – O Egito 3.3- O antigo Império 3.4 – O Médio Império Djeser, rei da terceira dinastia, deu início ao Antigo Império e reinou de 2700 a 2200 a. C. 3.3.1 – A Religião; 3.3.2 - Decadência do Período. 3.4 – O Médio Império O inicio do Médio Império (2000 – 1780 a. C) foi marcado pela reunificação do Egito conquiatada pelo rei de Tebas, Mentuhotep II.

Capítulo 3 – O Egito 3.5 – O Novo Império O Egito alcançou o apogeu de prestígio e prosperidade, pois dominou todo o mundo conhecido da época com técnicas militares desenvolvidas e com a autoridade fortalecida do Faraó. 3.6 – As realizações Egípcias Os egípcios contribuíram para o progresso da humanidade através de algumas realizações. 3.7 – Israel no Egito A história de Israel no Egito teve início com Abrão.

Capítulo 4 – Os impérios da Assíria e da Babilônia Assíria e Babilônia foram duas superpotências que existiram na antiguidade, e estão relacionadas com o Antigo Testamento. 4.1 – A Localização da Assíria Assíria antiga – localizada no norte da Mesopotâmia, entre rios Tigre e Eufrates, região conhecida como Crescente Fértil. 4.1.1 – O Império da Assíria; 4.1.2 – O Novo Império; 4.1.3 – O Império Universal da Assíria 4.1.4 – A Assíria e seu Relacionamento com Israel

Capítulo 4 – Os impérios da Assíria e da Babilônia 4.2 – O Surgimento da Babilônia A origem da Babilônia está relacionada a duas cidades citadas em Gn. 10.10: Acad e Calnesh. 4.2.1 – A localização; 4.2.2 – O Desenvolvimento da Babilônia; 4.2.3 – A Religião; 4.2.3.1 – Etnia Kassíta 4.2.4 – Período neo-babilônico ; 4.2.5 – Babilônia e seu relacionamento com Israel; 4.2.6 – A Babilônia e o Cativeiro Judaico.

Capítulo 5 – O Império Medo - Persa O império Medo- Persa exerceu muitas influências positivas na vida dos judeus dos séculos VI ao IV a. C. 5.1 – Localização O antigo império medo-persa, atual Irã, faz fronteira ao oeste com o Iraque e a Turquia; ao leste com o Afeganistão; ao norte com o leste europeu e o Mar Cáspio e ao sul com o Golfo Pérsico.

Capítulo 5 – O Império Medo - Persa Algumas tribos indo- européias, aproximadamente no século XV a.C., deixaram a Ásia Central e se estabeleceram no sudoeste da Mesopotâmia. 5.3 – O Império Medo- Persa e os judeus Para entendermos melhor essa relação será abordado o texto a partir de Ester. 5.4 – A Religião do Império Medo- Persa Adotou o Zoroastrismo como sua religião oficial.