arquitetura de informação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Arquitetura de informação
Advertisements

Plano de Aula LUIZ AGNER COMUNICAÇÃO IMPRESSA E DIGITAL
Engenharia de Software
Versão Premium Janeiro de 2003
Animação na Web De elementos de design a um meio de
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM REPOSITÓRIOS DIGITAIS
organização de cartões
Profa. MS.Sandra Regina Costa Antico Setembro/2010
Sistema Gerenciador de Ocorrências
Analisar as metodologias e as práticas utilizadas em projetos de websites no Brasil, partindo de estudos quantitativo e qualitativo junto a arquitetos.
Criação de Páginas Web Criação de Páginas Web – KompoZer
O USO DO SOFTWARE LIVRE JOOMLA NO DESENVOLVIMENTO DE WEB SITES FOCANDO A USABILIDADE NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Maria Irene da Fonseca e Sá Anne Caroline.
Rational Unified Process(RUP)
João Carlos Porto Orientadora: Prof.ª Dr.ª Junia Coutinho Anacleto 26/03/2010 Projeto de interceo.
Valéria Maria Lauande Março/2010
Interação Homem-Máquina
Arquitetura de Aplicações Web
Taxonomias para as Comunidades de Práticas do E&P II Seminário de Pesquisa em Ontologia no Brasil Setembro de 2009.
Seminário do grupo de pesquisa em IHC do DIMAp-UFRN
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
Gestão de Informação.
Dissertação de Mestrado
Sistema de Gerenciamento Financeiro
S ISTEMA DE G ERENCIAMENTO F INANCEIRO. O S I NTEGRANTES Caio Mac Cord Fernando Bianchini Pessoa Joel Ferreira José Enes Mateus Mauricio Lederer.
S ISTEMA DE G ERENCIAMENTO F INANCEIRO. O S I NTEGRANTES Caio Mac Cord Fernando Bianchini Pessoa Joel Ferreira José Enes Mateus Mauricio Lederer.
Sistema de Gerenciamento Financeiro
Técnicas de Pesquisa 2º Módulo Técnico em Informática
Explicitando informações de ajuda para a construção de sítios de e-GOV
Engenharia de Usabilidade
Arquitetura da Informação II Aline Moreira Bruno Correa Débora Cristine.
Portal Corporativo: Conceitos e Características
Engineering Village. Engineering Village – A Plataforma Desenvolvida pela Engineering Information (Ei), líder em fornecer informações.
Arquitetura da Informação de websites. Você consegue assimilar toda informação que precisa?
Autoria de Aplicações Hipermídia Daniel Schwabe Departamento de Informática PUC-Rio [ Parte 6 ]
Gestão de Conteúdos com Aplicações Baseadas na Web
O Processo de desenvolvimento de software
Planear um Website Principais etapas.
Mauricio Lelis - Designer de Interação Gerente do NDCI-Avansys breve APRESENTAÇÃO Fonte: União Internacional de Telecomunicações-10/2010 apresentação designer.
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
Projeto Arte, Ciência e Tecnologia
Arquitetura da Informação Lílian Simão Oliveira.
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
Mobile Catalog Gerenciador de conteúdo web e mobile 2009.
Arquitetando a Educação a Distância
Banco de Dados Representa o arquivo físico de dados, armazenado em dispositivos periféricos, para consulta e atualização pelo usuário. Possui uma série.
Interface Homem Máquina Cícero Torres Edgard Barboza Login Informática
Arquitetura da Informação e Web semântica
SISTEMA DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA DA CADEIA PRODUTIVA DO COURO, CALÇADOS E ARTEFATOS Jaú/SP, junho 2011 Por: Maria Fernanda de Oliveira / UFSCar.
Arquitetura da Informação Junho 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Instituto de Ciência da Informação Disciplina: Tecnologia da Informação Docente: Discentes:
Relato da experiência sobre a criação do portal do Serviço de Informação e Documentação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Lise Christine Banon.
Acessibilidade na Web.
Profa. Reane Franco Goulart. É uma representação de engenharia de algo que vai ser construído. Para a engenharia de software o projeto foca em quatro.
ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO
Experiência do usuário
BRIEFING DE WEB SITE.
Acessibilidade e Usabilidade
O novo Rotary.org Setembro de TITLE | 2 Rotary.org Por que um novo site? Melhorar organização e navegação Agilizar buscas Facilitar atividades rotárias.
Projeto de Arquitetura de Software
Apresentação Vinícius Krause; Quase jornalista, e Arquiteto de Informação 23/01/09. O que é que você queria dizer mesmo? Definição, Compreensão e Integração.
Introdução a Acessibilidade Aline da Silva Alves –
Usabilidade do Portal “Biblioteca On-line” do Serviço de Informação e Documentação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE): Exercício de Avaliação.
Ciências da INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO & COMPUTAÇÃO  Mapa Conceitual – Um Ambiente  Trabalho Colaborativo, Mídias Digitais Multimodalidade, Web 3.0 e o.
"O Novo Portal Minas e a metodologia de apuração da satisfação dos usuários". Marconi Laia Brasília - Dezembro de 2005.
Informação Nos últimos 30 anos do século XX, foram produzidas mais informações do que nos cinco mil anos anteriores. Nos últimos 30 anos do século XX,
EBSCO Information Services Experiências Empresariais de apoio ao acesso digital à informação 2o. Seminário sobre Informação na Internet Brasília, 27 de.
Arquitetura da informação informação Jornalismo online 1 [ Prof. Lorena Vieira ]
O Processo Unificado (PU). 2 O que é o Processo Unificado (PU)? É um modelo de processo de software baseado no modelo incremental, visando a construção.
Engenharia de Software II. Recordando… Representação ou modelo de software que proporciona detalhes a respeito das estruturas dos dados, as arquitecturas,
DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGOS “As pessoas trabalham nas organizações
Transcrição da apresentação:

arquitetura de informação luiz agner arquitetura de informação FACHA Comunicação Impressa e Digital

arquitetura de informação Uma edição do The New York Times em um dia de semana contém mais informação do que o comum dos mortais poderia receber durante toda vida na Inglaterra do século XVII. (WURMAN, 1991).

arquitetura de informação A quantidade de notícias em jornais televisivos, nos principais jornais impressos do País, em suas versões online, em jornais eletrônicos, e até mesmo em correios eletrônicos e grupos de discussões extrapola a capacidade humana de retenção da informação e produz “lixo informacional”. Encontrar o que é pertinente e necessário passa a ser uma tarefa árdua.

arquitetura de informação A explosão da informação

arquitetura de informação Cadeia conceitual

arquitetura de informação West (2001) cita que “arquitetura de informação é a prática de projetar a infraestrutura de um webwebsite, especialmente a sua navegação”. Shiple (2001) afirma que “arquitetura de informação é a fundação para um ótimo web design. Ela é o esquema [blueprint] do website sobre o qual todos os outros aspectos são construídos – forma, função, metáfora, navegação e interface, interação e design visual.” WEST, A. The Art of Information Architecture. iBoost, 1999. SHIPLE, J. Information Architecture Tutorial, Webmonkey, 2000.

arquitetura de informação 1- A combinação de organização, rotulação e esquemas de navegação dentro de um sistema de informações 2 - O design estrutural de um espaço de informações para facilitar a conclusão de tarefas e acesso intuitivo ao conteúdo. 3 - A ciência e a arte de estruturar e classificar web sites e intranets para ajudar pessoas a encontrar e administrar informação (ROSENFELD e MORVILLE, 1998)

arquitetura de informação 4 - É uma disciplina emergente e uma comunidade de prática, focada em trazer para o contexto digital os princípios de design e arquitetura (ROSENFELD e MORVILLE, 1998)

arquitetura de informação É a arte e a ciência de estruturar e organizar os ambientes informacionais para ajudar as pessoas a satisfazerem efetivamente as suas necessidades de informação. GARRETT (2003)

sistemas da AI Organização Rotulagem Navegação Busca

sistema de organização hierarquias: taxonomias, niveis de topo, modelos mentais banco de dados: conteudo estruturado e relacionamentos hipertextos: referencias cruzadas, contextual hierarquia Banco de dados hipertexto Thesaurus (Vocabulário Controlado)

sistema de rotulagem Criar rótulos muitas vezes é complicado.

sistema de rotulagem Criar rótulos muitas vezes é complicado.

sistema de navegação Navegação global Onde estou? Navegação Local Contextual Onde estou? O que há relacionado? O que há próximo?

Global Local Contextual

Global Breadcrumb Contextual Local

Global Local

navegação suplementar Mapas de site Tabela de conteúdos Níveis mais altos Escopo / organização Navegação exploratória Índices A-Z (final dos livros) Detalhados Não hierárquicos Busca por termos conhecidos

sistema de busca http://semanticstudios.com/publications/semantics/search.html

o papel do A.I. Deve balancear as necessidades do usuário com os objetivos do negócio. Cada vez mais estudos estão demonstrando que o problema principal da maioria dos websites é que as pessoas não acham o que precisam. Morville cunhou o termo findability, “localizabilidade” ou a facilidade de ser encontrado. Usability X Findability

o papel do A.I. Segundo ROSENFELD e MORVILLE (1998), as principais funções do arquiteto da informação são: Clarificar a missão e a visão do site fazendo o balanceamento entre necessidades da organização patrocinadora e as necessidades de seus usuários. Determinar qual o conteúdo e a funcionalidade que o site conterá.

o papel do A.I. Especificar como usuários encontrarão informação no site, através da definição da sua organização, navegação, rotulagem e sistemas de busca. Mapear como o site acomodará as alterações e crescimento ao longo do tempo.

o papel do A.I.

metodologia de A.I. FASES Pesquisa Estratégia Design Implementação Avaliação

produtos do AI Produtos: Taxonomias Wireframes (estruturas) Blueprints (plantas) Navegação Desenvolvim. software Gestores de conteúdo Designers e autores Diretrizes Especificações de busca Índices Mapa do site suplementar Thesaurus Vocabulário controlado Esquema metadados Organização e Rotulação Produtos:

plantas

plantas

plantas

plantas

plantas

estruturas

estruturas

estruturas

estruturas  Início Sessão 1 Sessão 2 Sessão 3 Título da Sessão 1 ✓ ⋁ Início > Nível 1 > Nível 2 > Nível 3 > Nível 4 Início Sessão 1 Sessão 2 Sessão 3 Area de Texto Busca Título da Sessão 1 Busca Avançada Texto Botão ok ✓  99 ⋀ ⋁ Menu de seleção ⋁ Área de texto ⋀ Título Título - > Sessão 1 Sessão 2 Sessão 3 Sessão 4 Sessão 1 Sessão 2 > Sessão 3 Sessão 4 Logo ⋁

vocabulário controlado Thesaurus (Vocabulário Controlado)

vocabulário controlado Thesaurus (Vocabulário Controlado)

pesquisa de AI Contexto Conteúdo Usuários ROSENFELD e MORVILLE Objetivos da organização, políticas, cultura, tecnologia e recursos humanos ROSENFELD e MORVILLE Contexto Audiências, tarefas, necessidades, comportamento de busca de informação, experiência, vocabulário Documentos, formatos/tipos, objetos, metadados, estrutura existente Conteúdo Usuários

dimensões de pesquisa Métodos e técnicas Contexto Conteúdo Usuários Card sorting Testes de usabilidade Análise dos dados de uso Usuários Análise de conteúdo Inventário de conteúdo Avaliação heurística Conteúdo Infraestrutura tecnológica Entrevistas com stakeholders Reuniões de estratégia Contexto Métodos e técnicas

livros de AI Information Architecture for the World Wide Web by Louis Rosenfeld & Peter Morville (1998, 2002) Practical Information Architecture by Eric Reiss (2000) Information Architecture: An Emerging 21st Century Profession by Earl Morrogh (2002) Information Architecture: Blueprints for the Web by Christina Wodtke (2002) Information Architecture for Designers by Peter Van Dijck (2003) Information Architecture: Designing Information Environments by Alan Gilchrist & Barry Mahon (2003)

livros de AI