INTELIGÊNCIA PENITENCIÁRIA E O SISTEMA PRISIONAL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO - BRASIL- Anderson Perciano Faneli Larissa Ramos;Thailissa Andara.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Advertisements

AGENDA TOCANTINENSE DE PRIORIDADES DE PESQUISA EM SAÚDE
I FÓRUM BRASILEIRO DE ESTUDOS E DEBATES CONTRA A VIOLÊNCIA E A FAVOR DA REABILITAÇÃO DO CIDADÃO DEPENDENTE DE DROGAS IDELB INSTITUTO DE ESTUDOS LEGISLATIVOS.
O ambiente organizacional
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
DIRETORIA DE BENEFÍCIOS
PAI-PJ – TJMG COMARCA DE BELO HORIZONTE
Q.V.T Fator 2. Condições de segurança e saúde no trabalho. Dimensões
FUNDAÇÃO DE AMPARO AO PRESO Secretaria da Administração Penitenciária
OPERATIVO ESTADUAL DE SAÚDE NO SISTEMA PENITENCIÁRIO
Parceiros: 1 Pesquisa de Opinião PNAFM Encontro de Coordenação Brasília 07 a 10 de novembro de 2006.
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
1º Encontro de Regulação Econômica TEMA 1 – O SETOR REGULADO E A REGULAÇÃO A SAÚDE SUPLEMENTAR - ANS Fábio Dantas Fassini.
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
Meio Ambiente e Desenvolvimento
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Quinto nível 1 1 SIMULAÇÕES.
DIAGRAMA DE ATIVIDADES
Gerencia de Núcleo Saúde do Adolescente
Avaliação da Atenção Básica no Brasil
Auditoria de Segurança da Informação
Unimed Tubarão.
Gerenciamento da Prevenção à Fraude em Seguros
Curso de enfermagem 7º período Processos criativos e inovações em enfermagem Profº. Julio 1.
A identificação e cadastramento de grupos em situação específica: assentados da Reforma Agrária, beneficiários do Programa Nacional do Crédito Fundiário.
Registro Eletrônico para Acompanhamento Médico de Pacientes em uma UTI Rafael Charnovscki (1), Jacques R. Nascimento Filho (2,3) Giancarlo Bianchin.
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
Educação para a Cidadania. Áreas Temáticas InicialInicial > Áreas TemáticasÁreas Temáticas eas Temáticas.
Brasília, 8 de junho de 2010 MDIC. 2 Sondagem de Inovação 1.Objetivo 2.Como é feita e Perfil das Empresas 3.Resultados.
AS POTENCIALIDADES DA INDÚSTRIA CAPIXABA
Prof. Dr.ª. Teodolina Batista da Silva Cândido Vitório
na Diretoria de Desenvolvimento de Projetos Minerais
Crimes Letais Intencionais contra Mulheres no Espírito Santo
Coordenadoria Regional Saúde Leste
1 ORÇAMENTO A proposta orçamentária para 2006 seguiu as normas técnicas federais e, particularmente, a Lei 4.320, de 17 de março de 1964 e a Portaria.
JUSTIÇA CRIMINAL Set/2010.
Ministério Público do Estado do Paraná 2006
Conversão de um NFA para um DFA com um exemplo
Ministério da Fazenda Secretaria de Política Econômica 1 Operações de Crédito Rural no Bioma Amazônia Banco do Brasil e Banco da Amazônia 2006 a 2008 (2º.
APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados
Experiência de Habilitação do Estado do Rio de Janeiro na NOAS
Salas de Matemática.
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - UCP Imunobiologia- MTBarros 1.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
VISÃO GERAL - PPA Brasília, maio de 2011.
ParanáParaná As atividades econômicas predominantes do Estado do Paraná têm se alterado de forma pronunciada, mas ainda mantendo sempre um equilíbrio.
10º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento Aliada à Cultura Organizacional e Redes Sociais Amcham, São Paulo, São Paulo,
Panorama da Saúde no Brasil
Avaliação da Reunião Mediúnica Avaliação da Reunião Mediúnica
Auditoria e Segurança da Informação
Rio Mulher.
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
SAÚDE PRISIONAL NO ESPÍRITO SANTO
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR CIST - CURITIBA
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Portugal: Convergência Real Para a União Europeia Abel Moreira Mateus Outubro 2000.
1 7º Encontro Nacional de Professores a leccionar em Estabelecimentos Prisionais Bragança, 12 de Junho de 2011 Glória Jólluskin Universidade.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Marco Lógico Um método para elaboração e gestão de projetos sociais Luis Stephanou abril de 2004 (refeito em agosto de 2004)
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Legislação Tributária
Organizações Brasileiras de Informação e suas Políticas
DENGUE PROGRAMA ESTADUAL DE CONTROLE DA DENGUE. Fonte: NEVE/SESA Casos Notificados – 1995/2012.
Diagnóstico do Déficit Habitacional para os Municípios do estado do Espírito Santo Coordenação de Estudos Sociais.
Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação Gerência de Planejamento do SUS.
Audiência Pública Câmara dos Deputados Comissão de Direitos Humanos e Minorias Brasília Secretaria de Estado da Justiça GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO.
Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania Departamento de Administração Penal Gerência de Apoio Psiquiátrico DIAGNÓSTICO DO.
Transcrição da apresentação:

INTELIGÊNCIA PENITENCIÁRIA E O SISTEMA PRISIONAL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO - BRASIL- Anderson Perciano Faneli Larissa Ramos;Thailissa Andara

INTRODUÇÃO - Objetivo Apresentar de que forma a Assessoria de Inteligência Penitenciária da SEJUS vem contribuindo para a redução de fugas e mortes nas Unidades Prisionais do Estado do Espírito Santo/Brasil.

INTRODUÇÃO - Metodologia Documentos oficiais (Departamento Penitenciário Nacional, Coordenadoria Geral de Informação e Inteligência Penitenciária, INFOPEN) e entrevistas com idealizadores; O recorte temporal – verificar o quantitativo de preso e o percentual de Fugas e de Mortes entre 2004 a setembro 2009.

CONTRIBUIÇÃO DA INTELIGÊNCIA PENITENCIÁRIA PARA O SISTEMA PRISIONAL DO ESPIRITO SANTO RESULTADOS

INTELIGÊNCIA PENITENCIÁRIA - CONCEITO - “Obtenção, análise e disseminação de conhecimentos às autoridades responsáveis pela gestão do Sistema Penitenciário, sobre fatos e situações ocorridas no ambiente prisional, de imediata ou potencial influência sobre o processo decisório, de forma a assegurar que, com oportunidade e eficácia, sejam adotadas medidas que neutralizem tais óbices, em defesa da Sociedade.” (VENTURA, 2006, p. 3).

INTELIGÊNCIA PENITENCIÁRIA (Cont.) Rede de integração entre órgãos de inteligência das agências (instituições) de segurança pública do ES SESP SEJUS SEFAZ DETRAN Objetivando interagir informações desse sistema integrado INTELIGÊNCIA NA SEGURANÇA PÚBLICA INTELIGÊNCIA PENITENCIÁRIA INTELIGÊNCIA POLICIAL

INTELIGÊNCIA PENITENCIÁRIA Os dados foram coletados pelos órgãos de segurança pública do estado através de informações dos Diretores de Unidades Prisionais, e posteriormente, foram checadas pelo Ministério Público e juízes responsáveis pelas execuções penais de cada município que aloca as Unidades Prisionais. No que se refere à notificação das ocorrências de mortes, essas são averiguadas através de atestado de óbitos fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública e depois confrontados pelos dados da Secretaria de Saúde. Posteriormente checados pelo Ministério Público e juízes das varas de execuções penais.

QUANTITATIVO DE PRESOS x PERCENTUAL DE FUGAS

QUANTITATIVO DE PRESOS x PERCENTUAL DE MORTES

CONSIDERAÇÕES FINAIS Os resultados dos primeiros cinco anos deveu-se a: implementação da Assessoria de Inteligência com papel fundamental na antecipação e prevenção de fugas, mortes e entrada de materiais ilícitos nas Unidades Prisionais; aliada à criação da Equipe de Revista, que realizam o trabalho de prevenção, possibilitando a antecipação de possíveis cenários criminosos, identificando as execuções dos atos ilícitos (tuneis, grades serradas, “chuços”, drogas e celulares); ao avanço de políticas públicas com investimentos financeiros implantadas no sistema penitenciário do Espírito Santo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS (cont.) No entanto, o funcionamento é ainda embrionário, necessitando de aperfeiçoamentos e melhores estruturações físicas. Por outro lado, observa-se a diminuição e redução de fugas e mortes nas Unidades no que se refere a índices toleráveis socialmente, necessitando de constante estímulo e política contínua de treinamento e capacitação, com uma remuneração correspondente a responsabilidade da função exercida, para uma melhor valorização dos profissionais envolvidos.

População Carcerária Brasileira Total: 469.546 presos 13° Fonte: INFOPEN – Índice penitenciário por estado – Jun 2009

Taxas de Encarceramento ( As 10 maiores taxas de encarceramento : mundo e Brasil) Espírito Santo – 19° no mundo e o 10° no Brasil Fonte: LONDON. King´s College, International Centre for Prison Studies – Jun2009.

O Crescimento Populacional Carcerário SEJUS 2002/2009 Fonte: SEJUS – Dez 2009

Unidades Prisionais em funcionamento 1.Centro de Detenção Provisória de São Mateus São Mateus Barra de São Francisco Colatina Complexo de Vila Velha Complexo de Viana Linhares Cachoeiro de Itapemirim 2.Penitenciária Regional de Barra de São Francisco 4.Penitenciária Regional de Linhares 5.Penitenciária Regional de Colatina 6.Penitenciária de Segurança Média de Colatina 7.Centro de Detenção Provisória de Colatina 12.Penitenciária de Segurança Média I 13.Penitenciária de Segurança Média I I 14.Penitenciária de Segurança Máxima I 15.Penitenciária de Segurança Máxima I I 16.Penitenciária Agrícola do ES 17.Casa de Custódia de Viana 18.Centro de Detenção Provisória de Viana 19.Instituto de Readaptação Social 20.Casa de Custódia de Vila Velha Cariacica 9.Penitenciária Estadual Feminina 10.Hospital Custódio de Tratamento Psiquiátrico 11.Centro de Detenção Provisória de Cariacica 21.Penitenciária Regional de Cachoeiro de Itapemirim 22.Centro de Detenção Provisória de Cachoeiro de Itapemirim 23.Centro Prisional Feminino de Cachoeiro de Itapemirim 24.Associação de Proteção e Assistência aos Condenados Aracruz 8. Centro de Detenção Provisória de Aracruz 3.Centro de Detenção Provisória de São Domingos do Norte São Domingos do Norte 25.Centro de Detenção Provisória de Marataízes Marataízes 15

Ressocialização 17 17

OBRIGADO PELA ATENÇÃO! andersopercianofanel@terra.com.br