UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS C.C.: CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROF°: DEJALMA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

Ciência Política e Teoria do Estado
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ Comp. Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma.
Fundamentos de la teoria política democrática liberal
CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO
UNIVERSIDADE REGIONAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIDADE 3 - SLIDES ALUNO: ALINE L. GIONGO SCHENCKEL PROFESSOR:
Unijuí – Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Sistemas econômicos e sociais
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Materialismo 1.
Projeto de Pesquisa: Participação e Representação Política
O Estado, a democracia e a cidadania José Mauricio Domingues
A SOCIAL-DEMOCRACIA Elaboração e revisão : Dr
Sociologia Matemática e Letras Prof. Dr. Vidal Mota Junior
Sob o domínio do Capital.
CURSO DE DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO
UNIJUÍ UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CIENCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO Professor:Dejalma Cremonese Aluna:Bianca.
Ciência política e teoria do estado
“MANIFESTO COMUNISTA”
Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese
LIBERALISMO.
Ciência Política e Teoria do Estado Docente - Dejalma Cremonese
MARXISMO UNIJUI- UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO
PROFESSOR DEJALMA CREMONESE
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma Cremonese Aluno:
UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL A DEMOCRACIA LIBERAL PROFESSOR: Dr. DEJALMA CREMONESE ELABORADO POR: FABIANO S. HILDEBRANDT 26/03/2008.
Elaboração: Prof. Dejalma Cremonese
Cidadania, Confiança e Instituições democráticas
DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS
UNA - CIÊNCIAS GERENCIAIS
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Teorias Demográficas Universidade Luterana do Brasil
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
III – A necessidade do controle social
SOCIALISMO UTÓPICO SOCIALISMO CIENTÍFICO
O I L U M N S Professora: Marta.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROF. DEJALMA CREMONESE
Uma Ideologia Progressista
Democracia e Justiça Social
Prof. Everton da Silva Correa
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
Introdução ao Estudo da História
Materialismo histórico e dialético
O I L U M N S Professor: Odair.
Jean-Jacques Rousseau (Genebra, 1712 — 1778) foi um filósofo, escritor, teórico político e um compositor musical autodidata. Uma das figuras marcantes.
SOCIALISMO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
A SOCIOLOGIA: SURGIMENTO HISTÓRICO E SEUS PRECURSORES
Para uma visão marxista das relações internacionais
Fundamentos de Sociologia e Antropologia
Da queda da monarquia à formação da URSS.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Sociologia – Ens. Médio Prof.º Renan
SOCIALISMO O socialismo visa a igualdade social
ANÁLISE DA TEORIA SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
Socialismo.
Karl Marx: História, Dialética e Revolução
PROFESSORES: IZABELA E LUIS FELIPE AULÃO: IDEOLOGIAS POLÍTICAS.
Doutrinas sociais.
Revolução Russa.
Trabalho de geografia E.E.Bráz Sinigáglia
A CRÍTICA AO CAPITALISMO Prof. Max DANTAS
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
O pensamento liberal Capítulo 18.
Após a Guerra dos Sete Anos, a Inglaterra abandona a prática da negligência salutar e passa a impor taxas e impostos aos colonos ingleses das Treze Colônias.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Liberalismo Clássico Nome: Sílvia Trevisan Knebel Professor: Dejalma Cremonese Data:15/04/07.
Da queda da monarquia à formação da URSS.
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Socialismo X Comunismo
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS C.C.: CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROF°: DEJALMA CREMONESE ALUNA: MAIARA BECK SOCIAL DEMOCRACIA Ijuí, 24 de março de 2008.

SOCIAL DEMOCRACIA A social democracia são ideologias surgidas em fins do século XIX e início do século XX pelo partido Marxista, por meio de uma evolução democrática, acreditando que a transição da sociedade socialista poderia ocorrer sem revoluções.

CARTAZ SOCIAL DEMOCRÁTA ALEMÃO - 1932

A Social Democracia segue os ideais de Karl Marx, sendo possível o estabelecimento do comunismo em alguns países, tendo uma revolução pacífica e democrática.

A ideologia Social – democrata estabelece uma reforma legislativa do sistema capitalista tornando gradualmente um sistema igualitário, tendo como meta uma sociedade socialista.

O que definiu a social – democracia como sendo uma forma de democracia representativa foi a internacional socialista, tendo como finalidade solucionar os problemas numa democracia liberal, construindo assim um estado de bem-estar social.

Em primeiro lugar a liberdade não inclui liberdades individuais, mas o direito da pessoa não ser discriminada e submissa aos proprietários do poder político abusivo.

Em segundo lugar tem que haver uma certa igualdade e justiça as pessoas, não somente obedecendo a lei, não esquecendo também das desigualdades físicas, sociais e mentais dos indivíduos.

Jamais devemos pensar em egoísmo e desigualdades, devendo haver solidariedade para as vítimas de injustiça e pessoas carentes com vários problemas morais e financeiros.

O Revisionismo é também chamado de reformismo e social democracia, revisando teses do marxismo, principalmente deixando de lado a idéia de que uma revolução seria fundamental para implantar o comunismo.

Existem dois principais representantes do revisionismo que seriam Eduard Bernstein, e Karl Kaustky tendo ambos a idéia de uma prevenção que aconteceria uma evolução do capitalismo, que iria implantar o socialismo.

Walter Benjamin filósofo e pensador considerou a social democracia como sendo responsável e alvo inicial do nazismo na Alemanha, para Benjamin outra falha da social democracia foi criticar o comunismo.

Tendo como principio da social democracia: o combate a miséria, direito assegurado de moradia e saúde. Tendo o estado como responsável de criar oportunidades de emprego e melhores condições de vida para a população.

É fundamental que haja mais liberdades e limites nas organizações civis, como ONGs, Igrejas, Empresas e nos Sindicatos.

Precisa-se de mais garantias de sobrevivência para pessoas carentes, sendo essencial a desapropriação de terras conforme necessário.

Tentar evitar conseqüentemente prejuízos ao país e a população com a intervenção na economia quando for preciso e principalmente em setores estratégicos.

Para que a soberania dos países seja ameaçada deve-se ocorrer um fortalecimento das instituições inter-governamentais. Que haja também uma livre concorrência, de maneira tal que seja proveitoso para os envolvidos.

A social democracia apesar dos custos necessários a manutenção do bem-estar social, criou na Europa inegavelmente um equilíbrio político entre “esquerda e direita” moderados e sobretudo “civilizados”.

Outros proletários estavam apelando para a radical solução anarquista, que propunha a eliminação do que “oprime o ser humano” a família, a religião, a propriedade e o estado, como sendo assim a melhor maneira de construir uma sociedade igualitária.

A social democracia criou raízes na Europa Ocidental como a única maneira de implantar um capitalismo de “face humana”, visando criar uma sociedade equilibrada.

Em ultima análise, a social democracia apresenta bons princípios em relação ao bem da humanidade em especial solucionando problemas que são encontrados em uma sociedade, construindo o bem-estar social.

FONTE: Wikipédia www.google.com.br