III. Os Irmãos Morávios Alderi Souza de Matos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Paróquia Coração de Jesus
Advertisements

Planos de Deus Versus Nossos Planos II Samuel 7: 1-3; 5-6; 8-9;
A reforma & a contra reforma religiosa
Capítulo 04 Modelo da Igreja Perseguida
Baseado no livro “Revolução da Igreja” – Russell Burrill
A Espiritualidade da Reforma Protestante Alderi Souza de Matos
AÇÃO SOCIAL CRISTÃ Alderi Souza de Matos
DÍZIMO Expressão de fé em Deus e de responsabilidade com a Igreja.
Reforma religiosa E Contra reforma
Missão Continental.
PIBBG - Ministério de Educação Cristã
GRÉCIA.
A Reforma Religiosa do século XVI
“Creio na igreja una, Santa, católica e apostólica”
“Embora seja livre de todos, fiz-me escravo de todos, para ganhar o maior número possível de pessoas”. I Coríntios 9:19.
Igreja e Novo Milênio: Perspectivas e esperanças.
Religiões Uma síntese geral.
Cristianismo Unidade e Diversidade.
Cristianismo unidade e diversidade
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
América.
A eucaristia Começar.
7 Verdades sobre o propósito de nossa vida:
Revª Irene Garcia Costa de Souza
Reforma e Contra Reforma
Mobilizando as lideranças religiosas de seu bairro ou comunidade  Faça um levantamento das lideranças religiosas no bairro e na comunidade: os padres,
TEXTOS DE REFERÊNCIA  Hb 12.1, 2; 12-14
Barroco - Introdução Durante o Renascimento o homem cresceu bastante, adquiriu autoconfiança, se tornou senhor da terra, mares, ciência e arte; libertou-se.
CLASSES AVENTUREIROS Rosemeire Alves Dourado.
ORIGEM E DIFUSÃO DO CRISTIANISMO
A IGREJA MUNDIAL AVANÇA MAS O QUE DIZER DE NOSSA IGREJA LOCAL? QUÃO SAUDÁVEIS SÃO NOSSAS IGREJAS QUAL O NÍVEL DE COMPROMETIMENTO DE NOSSOS MEMBROS?
6 UMA IGREJA COM VISÃO MISSIONÁRIA. 6 UMA IGREJA COM VISÃO MISSIONÁRIA.
A trajetória do Cristianismo desde sua fundação até nossos dias
REVISTA PEQUENOS GRUPOS.
Ecumenismo e confissões cristãs.
A trajetória do Cristianismo desde sua fundação até nossos dias
Pioneiro: WILLIAM BUCK BAGBY ( )
Geografia Bíblica Um Panorama das Terras Bíblicas. Unidade II.
DEVEMOS NOS TORNAR AMIGOS DE DEUS
A trajetória do Cristianismo desde sua fundação até nossos dias
I. Estudo de caso Roberto (pseudônimo) nasceu e se criou em um lar não cristão Roberto (pseudônimo) nasceu e se criou em um lar não cristão. Absorveu.
Nossa Senhora da Caridade do Cobre A história da colonização cubana conta que em 1509, um certo soldado espanhol estava muito doente e foi levado do.
ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS Docente: Wilma B. Borges de Macedo 2011
JOAO CALVINO E O CALVINISMO
CAPÍTULO 1 DUPLAS MISSIONÁRIAS.
Para o mundo profano este dia representa um instante negativo, mas os cristãos sabem que não é verdade. Tanto que este dia lembra um momento histórico.
CP1 – Liberdade Responsabilidade Democráticas
Nossa Senhora da Consolata
Na igreja primitiva... Todos os membros leigos participavam do cuidado pastoral e do evangelismo. Os pastores eram os apóstolos e evangelistas, que iam.
REFORMA E CONTRARREFORMA
BIOGRAFIA DO MARQUÊS DE POMBAL
OS ÁRABES E O ISLAMISMO.
I. De onde viemos? Surgimos de um movimento bíblico.
1. As cerimônias do Santuário revelam três passos do juízo de Deus. F 2. A 1ª fase do juízo se realizaria no Céu; é o juízo investigativo. 3.
Luta pela emancipação política nas Américas
Reforma Protestante e Contra- Reforma CDM: 7° Ano Prof°. Pedro Tavares.
Marcos 1:21,22 Entraram em Cafarnaum e, logo no sábado, indo ele à sinagoga, ali ensinava. E maravilharam-se da sua doutrina, porque os ensinava como tendo.
XVI PLANO DE AÇÃO EVANGELIZADORA
OS ÚLTIMOS CINCO REIS DE ISRAEL”
HISTÓRIA DA IGREJA.
Missões – 26 de Dezembro. Há 128 anos atrás, em 1886, John Tay morava na California, nos Estados Unidos e estava muito doente por causa da poluição do.
FICA CONNOSCO, SENHOR Os discípulos de Emaús.
 4º.) QUARTO PERIODO DO CONCÍLIO ( ) Na abertura Paulo VI surpreendeu falando em Sínodo Episcopal e na sua visita à ONU.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 11/08/10 TRANSFORMANDO A COMUNIDADE PELA INICIAÇÃO Á VIDA CRISTÃ PARÓQUIA SANTA RITA.
Conceitos e visões filosóficas
Conversão Pastoral. Aparecida 365 diz: 2 “Nenhuma Comunidade deve isentar-se de:  entrar decididamente,  com todas as forças, nos processos constantes.
Pontos em comum:. Em ambas o tema da alegria e do encontro se repete.. As parábolas estão unidas pelo significado da intensidade da busca e pela alegria.
CÉLULAS DEVO FAZER A TRANSIÇÃO?
Paróquia Evangélica Luterana no Vale do Paraíba. Paróquia Evangélica Luterana no Vale do Paraíba  Missão em )Promover uma comunidade acolhedora.
A Europa Moderna Reformas Religiosas..
Transcrição da apresentação:

III. Os Irmãos Morávios Alderi Souza de Matos

Com o advento da Reforma do Século 16, os herdeiros de Jan Hus, os “irmãos unidos”, abraçaram o protestantismo. Nessa época, eles contavam com cerca de 400 igrejas locais e 150 a 200 mil membros na Boêmia e na vizinha Morávia. Expulsos de sua pátria durante a Guerra dos Trinta Anos (1618-1648), eles se espalharam por diversas regiões da Europa e perderam muitos adeptos.

Guerra dos Trinta Anos

Um ano especialmente amargo foi 1621, quando quinze irmãos foram decapitados no chamado “dia de sangue”. Muitos crentes foram mandados para as minas ou masmorras; igrejas foram fechadas e escolas destruídas; Bíblias, hinários e catecismos foram queimados. Os poucos remanescentes continuaram a realizar as suas funções religiosas em segredo e a orar pelo renascimento da sua igreja.

Expulsão de um pastor morávio

Um importante líder desse período aflitivo foi o notável educador Jan Amos Comenius (1592-1670), eleito bispo dos irmãos morávios em 1632. Noventa anos mais tarde, uma série de acontecimentos notáveis daria novos rumos e renovada vitalidade ao movimento morávio.

Jan Amos Comenius

Comenius

Casa onde nasceu Comenius

Cartilha de Comenius

Comenius e fiéis

Em 1722, sobreviventes dos irmãos unidos que falavam alemão, residentes no norte da Morávia, começaram a buscar refúgio na vizinha Saxônia, sob a liderança de um carpinteiro, Christian David. O jovem conde Nikolaus Ludwig von Zinzendorf (1700-1760) permitiu que eles fundassem uma vila em sua propriedade de Berthelsdorf, cerca de 110 km a leste de Dresden.

Tchecoslováquia e Saxônia

Christian David

Conde Zinzendorf

Condessa Zinzendorf

O conde Zinzendorf era fruto do pietismo, um influente movimento que havia surgido recentemente no luteranismo alemão. Esse movimento teve como líderes Phillip Jacob Spener (1635-1705) e August Hermann Francke (1663-1727). Seu principal centro de atividade era a cidade de Halle, também na Saxônia, a terra de Martinho Lutero.

Phillip Jakob Spener

Pia Desideria (Desejos Piedosos)

August Hermann Francke

Os pietistas davam grande ênfase à devoção, à experiência e aos sentimentos, em contraste com a ortodoxia, credos e rituais. Também valorizavam a conversão pessoal, o sacerdócio universal dos crentes, o estudo das Escrituras, os pequenos grupos para comunhão e auxílio mútuo, bem como um cristianismo prático voltado para educação, missões e beneficência.

Nascido em uma família aristocrática, Zinzendorf recebeu uma educação pietista em Halle dos dez aos dezessete anos. Desde a infância revelou uma intensa devoção pessoal a Cristo e mesmo depois de ingressar no serviço público, em 1721, continuou a ter como interesse predominante o cultivo da “religião do coração”.

Universidade de Halle

Foi então que Zinzendorf entrou em contato com os morávios Foi então que Zinzendorf entrou em contato com os morávios. De início lhes deu pouca atenção, porém em 1727 começou a assumir a liderança espiritual desse grupo. Superadas algumas divisões iniciais, no dia 13 de agosto de 1727 foi realizado um marcante culto de comunhão que veio a ser considerado o renascimento da antiga Unitas Fratrum, a Igreja Morávia renovada.

Herrnhut

A partir de então, Herrnhut tornou-se uma disciplinada e fervorosa comunidade cristã, um corpo de soldados de Cristo ansioso em promover a sua causa no país e no exterior. Embora Zinzendorf desejasse que os morávios permanecessem como membros da igreja estatal da Saxônia (luterana), gradualmente eles formaram uma igreja separada.

Herrnhut

Em 1745 a Igreja Morávia já estava plenamente organizada com seus bispos, presbíteros e diáconos, embora seu governo fosse, e ainda seja, mais presbiteriano que episcopal. A essa altura o moravianismo estava criando uma liturgia de grande beleza e uma rica tradição hinológica.

A Igreja Morávia restaurada permaneceu pequena, mas sua influência se fez sentir em toda a Europa. Seus primeiros bispos foram David Nitschmann (1735) e o próprio Zinzendorf (1737), que após uma vida de intensa atividade missionária e pastoral na Europa e na América do Norte faleceu em Herrnhut em 1760. Certa vez ele havia declarado, referindo-se a Cristo: “Eu tenho uma paixão; é ele e ele somente”.

Conde Zinzendorf

David Nitschmann

Anita Nitschmann