FTAD Formação Técnica em Administração

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SESAU - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE FUNCAB – 2009
Advertisements

Microsoft Office: Excel Prof. Diogo Souza
PACOTE OFICCE 2003.
Aula de hoje Execução de Cálculos; Referências; Criando Gráficos;
FOLHA DE CÁLCULO 1.
PLANILHA DE CALCULO.
Introdução ao MS-Excel
Informática Aplicada.
Prof. M.Sc. Fábio Francisco da Costa Fontes Outubro
Excel - Parte 2 Fórmulas e Funções
Excel Profa. Cristina M. Nunes.
15 Introdução à Manipulação de Planilhas Eletrônicas Planilhas Eletrônicas são tabelas usadas para comunicar informações de forma clara, precisa e sucinta.
Profa Úrsula Lisbôa Fernades Ribeiro
Profa Úrsula Lisbôa Fernades Ribeiro
Microsoft Excel noções iniciais
Aula 01 de Excel Profa Jiani Cardoso.
Educandário Nova Grécia Professor: Ronaldo Maio /Junho
Microsoft Excel Planilha Eletrônica
Folha de Cálculo TIC 10.
Pequena revisão e alguns erros comuns
Solver (Microsoft Excel) Ferramentas disponíveis para utilização
Na barra de mensagens, clique em Habilitar Edição,
Folha de cálculo Conceitos básicos Criação de uma folha de cálculo
Profa. Regiane Klidzio URI Campus Santo Ângelo/RS
Na barra de mensagem, clique em Habilitar Edição,
Microsoft Office Excel
Aula – Introdução ao Excel. Nesta aula serão apresentados os conceitos básicos sobre o Microsoft Excel.
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Automação de Escritório Prof. Walter Travassos.
VISÃO GERAL DO APLICATIVO.
FOLHA DE CÁLCULO.
FTAD Formação Técnica em Administração
BR.OFFICE CALC E MICROSOFT OFFICE EXCEL 2003
Softwares Planilhas Eletrônicas
PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 2003 Disciplina: Informática
COMPLEMENTO DAS AULAS.
INF1503 – Processamento de Dados (Economia)
Funcionalidades principais (continuação)
I NFORMÁTICA B ÁSICA Professor Wesdras Alves. P LANILHA E LETRÔNICA São programas que fazem uso de tabelas para realizar cálculos ou apresentar Dados.
Microsoft Office Excel 2010
07/04/2017 Linux Ubuntu 2.
O que é uma folha de cálculo?
Microsoft Office Excel 2010
Informática André alencar.
O que é o CALC ? O BrOffice.org Planilha (Calc )é a planilha de cálculos do BrOffice.org. Este aplicativo possibilita abrir documentos emitidos por outros.
Professor: Michel Fabiano
Fundação Demócrito Rocha
Tópico 3: Como Inserir Fórmulas Informática Básica.
Planilha Eletrônica - Excel
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Automação de Escritório AULA 06 Prof. Fábio Diniz.
Planilha eletrônica Fórmulas e Funções Informática Aplicada a Saúde I
Solver – Microsoft Excel
7ª: Exibição de Dados Ocultar e reexibir linhas e colunas;
Construindo tabelas NTE-ESTRELA.
Professor Julian Palavro Escolas e Faculdades QI Rio Grande do Sul
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Curso de Graduação em Engenharia de Produção ENG 1004 – Linguagem de Programação para.
Aula : Pág : Data: Instrutor: Diego Santiago Turma: Na aula de hoje... A matemática e as planilhas Tomando decisões Gastar ou poupar? Avaliação.
Acabias Marques Luiz. I - Introdução ao Ruby Parte 1 – Introdução a linguagem  O que é Ruby  Instalação  O IRB  Operadores Aritméticos  Tipos de.
Algarismos Significativos
Fundamentos de Excel.
Automação de Escritório II Excel
Informática Básica Jackson Eduardo da Silva Fórmulas É comum ouvirmos falar nas fórmulas do Excel. São ferramentas poderosas que podem ser usadas para.
FOLHA DE CÁLCULO.
Microsoft Excel.
Planilhas Eletrônicas
APRESENTANDO O BROFFICE CALC
Profª Dalila Borges Justino Lins
Sobre a Prova Prof. André Aparecido da Silva
Coordenação de Ensino - Duque de Caxias OpenOffice Calc Fórmulas e Funções.
Folha de cálculo - EXCEL. O que é a folha de cálculo Folha de cálculo integrada: – Funções de base de dados – Possibilidade de criação de gráficos – Ferramentas.
Transcrição da apresentação:

FTAD Formação Técnica em Administração Aula 02 Prof. Arlindo Neto

Competências que trabalharemos neste módulo Elaborar uma planilha eletrônica Microsoft Office Excel 2007

O Microsoft Office Excel 2007 O Microsoft Excel 2007 é uma versão do programa Microsoft Excel escrito e produzido pela empresa Microsoft e baseado em planilha eletrônica, ou seja, páginas em formato matricial compostas por células e formadas por linhas e colunas.

O que posso fazer no Excel 2007? O Microsoft Excel 2007 é muito utilizado para: Cálculos; Estatísticas; Gráficos e relatórios; Formulários e entre outros requisitos das rotinas empresariais, administrativas e domésticas.

Onde encontro o Excel 2007? Para acessar o Microsoft Office Excel 2007 você precisa clicar no ícone de iniciar do seu Windows em seguida acessar a guia onde está seus Programas e depois procurar por Microsoft Office. Caso seu Windows já seja o 8, basta pressionar a tecla Janela do Windows e procurar o ícone do Excel. Dentro do diretório existirá o programa Microsoft Office Excel 2007 isso até a versão do Windows 7.

Principais Abas de Interface Início Inserir Layout de Página Fórmulas Dados Revisão Exibição NOTA: Veja as página 80 e 81 de sua apostila.

Como funciona o Excel 2007 Costumo relacionar o Excel com um tabuleiro de Xadrez, pois sempre que formos colocar qualquer dado, temos que relacionar coluna com a linha que possuem relações distintas. No Excel funciona da mesma forma, cada fórmula que você for criar necessitará escolher a LETRA e depois o NÚMERO.

Como funciona o Excel 2007 Dessa forma quando eu precisa obter o valor que esteja na célula: Eu precisarei escrever D4

Como funciona o Excel 2007 Veja outros exemplos:

Como funciona o Excel 2007 Temos: B3 = ABC D5 = 115 B6 = 26/10/1988

Principais funções do Excel 2007 O Excel 2007 reconhece todas as funções escritas em suas células a partir do símbolo = (igual). Significa dizer que sempre que existir o símbolo = antes de qualquer coisa o Excel tratará como uma função ou equação.

Principais funções do Excel 2007 Exemplo: Na célula A1 digite = 10 + 2 O Excel tratará esse valor como se fosse uma equação e exibirá o valor 12. Esse nada mais é que a equação entre 10 soma 2

Principais funções do Excel 2007 Os operadores utilizados pelo Excel são: SINAL FUNÇÃO + SOMA - SUBTRAÇÃO * MULTIPLICAÇÃO / DIVISÃO ^ POTÊNCIA % PERCENTUAL

Principais funções do Excel 2007 Vamos testar os operadores utilizado o seguinte quadro abaixo. Vamos escrever o resultado das operações na célula C1

Principais funções do Excel 2007 Escrevemos então na célula C1 (uma função de cada vez) =A1+B1 =A1-B1 =A1*B1 =A1/B1 =A1^B1

Principais funções do Excel 2007 Além dos operadores aritméticos o Excel trabalha com funções próprias como: FUNÇÃO OBJETIVO EXEMPLO =SOMA() Somar vários algarismos ao mesmo tempo =SOMA(A1:A10) =MÉDIA() Obtêm a média ponderada dos termos =MÉDIA(A1:A10) =ARRED() Arredonda um numeral decimal e escolhe a quantidade de casas decimais. =ARRED(C1, 2)

Principais funções do Excel 2007 FUNÇÃO OBJETIVO EXEMPLO =MÁXIMO() Obtêm o maior valor de um intervalo de dados =MÁXIMO(A1:C10) =MÍNIMO() Obtêm o menor valor de um intervalo de dados =MÍNIMO(A1:C10) =ABS() Retorna o valor absoluto do numeral, ou seja, se ele estiver negativo transforma-o em positivo =ABS(C1) =AGORA() Retorna data e hora do computador

Principais funções do Excel 2007 FUNÇÃO OBJETIVO EXEMPLO =CONT.NÚM() Apenas conta a quantidade de registros =CONT.NÚM (A1:C10) =PI() Retorna o valor de PI =SE() Função lógica e condicional =SE(condição;V;F)

Principais funções do Excel 2007 Utilizando a função de soma

Principais funções do Excel 2007 E se precisássemos obter uma média? =MÉDIA(B5:D5) =MÉDIA(B6:D6) =MÉDIA(B7:D7) =MÉDIA(B8:D8) =MÉDIA(B9:D9)

Principais funções do Excel 2007 O Maior e o Menor valor:

Principais funções do Excel 2007 E se eu quisesse apenas contar?

Principais funções do Excel 2007 Formas de arredondamento: =ARRED(A1;1) // 1 casa decimal =ARRED(A1;2) // 2 casas decimais =ARRED(A1;3) // 3 casas decimais =ARRED(A1;4) // 4 casas decimais

Principais funções do Excel 2007 A função lógica mais conhecida no Excel é a função SE(). Ela é usada quando a fórmula depende de uma condição. Por exemplo, saber se a pessoa está aprovada ou reprovada baseada na média ou saber quando o estoque está em baixa baseado na quantidade de produtos .

Principais funções do Excel 2007 Veja o exemplo abaixo:

Principais funções do Excel 2007 Literalmente falando: =SE(B11>=7;"APROVADO";"REPROVADO") Significa dizer: SE B11 for maior ou igual a 7 então APROVADO senão REPROVADO

Principais funções do Excel 2007 Dica: O primeiro ; você troca pela palavra então e o segundo ; você troca pela palavra senão. Assim fica mais fácil de ler a fórmula.

Principais funções do Excel 2007 SE B11 >= (ler-se: for maior ou igual) 7 ; (então, lembra esse é o 1º ponto e vírgula) APROVADO ; (senão, esse é o 2º ponto e vírgula) REPROVADO =SE(B11>=7;"APROVADO";"REPROVADO")

Principais funções do Excel 2007 Vamos tentar outra função SE, para fixar melhor o conteúdo. NOTA: Veja as página 94, 95 e 96 de sua apostila.

Principais funções do Excel 2007 No caso abaixo usaremos a seguinte lógica: Se o estoque for menor que 20 produtos então estoque em baixa, senão estoque ok.

Principais funções do Excel 2007 =SE(C5<20;“ESTOQUE EM BAIXA”;”ESTOQUE OK”) =SE(C6<20;“ESTOQUE EM BAIXA”;”ESTOQUE OK”) =SE(C7<20;“ESTOQUE EM BAIXA”;”ESTOQUE OK”)

Considerações Finais Simples né? Para fixar ainda mais seu estudo leia a apostila da página 80 até 96.

Considerações Finais Utilize também a ferramenta online da Microsoft para tirar suas dúvidas, acesse o endereço: http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/lista-de-funcoes-de-planilha-por-categoria-HP010079186.aspx?CTT=1

ATIVIDADE Crie uma solução no Excel para a seguinte tabela:

ATIVIDADE Preciso saber a média do aluno. Preciso saber a situação de cada aluno baseado na seguinte fórmula: “Se a média for menor ou igual a 7 então reprovado, senão aprovado”. Preciso saber a maior nota. Preciso saber a menor nota.

Atividades copiadas ou iguais a de outros colegas serão invalidadas.

NOSSA ATIVIDADE DEVE TER OS SEGUINTES TÓPICOS: Capa: + Nome do Aluno + Nome do Polo + Nome do Tutor + Módulo + Disciplina + Nome do Professor + Nº da Atividade. Sumário: Tópicos da atividade e sua localização na atividade (nº da página). Introdução: Suas considerações sobre a atividade. Desenvolvimento: Apresentação de todos os tópicos da atividade, atendendo ao solicitado pelo Professor, sempre mostrando sua própria produção. Lembrando que cada tópico corresponde a um subtítulo, que deve estar destacado do texto. Conclusão: Suas considerações finais. Devem ser exclusivamente suas! Bibliografia/Fonte de Pesquisa: Links e livros consultados (Revistas técnicas também são uma ótima opção de pesquisa!) Utilize o Guia “Minha Atividade é SFO!” Disponível no AVA.

ATIVIDADE DATA E HORÁRIO DA ENTREGA DA ATIVIDADE ESTÃO NO FORUM. EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTIMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR. * LEMBRANDO QUE SUA ORGANIZAÇÃO TAMBÉM ESTA SENDO AVALIADA