Metodologia da Pesquisa Profa. Jozimeire Jordão Leandro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA (Caderno de Metodologia da Unisul)
Advertisements

PROJETO DE PESQUISA Alexandre Godoy Dotta
Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista
Metodologia de Pesquisa
Geoprocessamento para gestão urbana e cadastramento rural
METODOLOGIA DA PESQUISA Jozimeire Jordão Leandro
Metodologia Científica
NOÇÕES PRELIMINARES.
O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latim pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais:
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
O Projeto de Pesquisa (dissertação ou tese)
MONOGRAFIA Natália Maria Reis Oliveira Furtado.
Pesquisa e Sistematização
IMPORTÂNCIA E MODELO DE ESTRUTURA
Profº: Mesaque Silva Correia
Este material é parte integrante da disciplina
Metodologia Da Pesquisa Científica
Disciplina: Prática Profissional II

Quantitativo-Qualitativo:
Pesquisa em Comunicação
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
Orientações para a elaboração do anteprojeto de monografia
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
PESQUISA Pesquisar é reunir informações necessárias para encontrar resposta para uma pergunta e assim chegar à solução de um problema.
Trabalho de conclusão de curso
ORIENTAÇÃO PARA TCC’s Prof. CARLOS BUZETTO.
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Projeto de Pesquisa: Estrutura, elementos e recomendações gerais
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
SEMINÁRIO DE PESQUISA PEDAGOGIA 8° PERÍODO
PROJETO DE PESQUISA.
PROJETO DE PESQUISA.
Parte 4 Elaboração e comunicação da pesquisa
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
PROJETO DE PESQUISA.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
INTRODUÇÃO Na introdução devem constar: problema, delimitação do assunto, justificativa, hipóteses, além de outros elementos necessários para situar o.
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
Metodologia de Pesquisa Científica
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Documentação direta e indireta e técnica do fichamento
Estrutura e Apresentação de
Faculdade Unida de Vitória Prof. Sérgio Luiz Marlow
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Como elaborar um projeto de pesquisa?
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
Projeto de Pesquisa União de Ensino Superior de Campina Grande
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
Projeto de Pesquisa 5o. ADM
ENTENDENDO O PROJETO DE PESQUISA
PESQUISA - Ação de propor um projeto de conhecimento e empreender atividades que conduzam a esse conhecimento - Dispor-se a conhecer cientificamente alguma.
METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA
Metodologia da Pesquisa
Estágio Supervisionado II Curso de Administração 2ª/2010
Estrutura do projeto de monografia
ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
PESQUISA DE CAMPO Definição Objetivo Fases da Pesquisa
Projeto de pesquisa Concepção e estrutura
PROJETO DE PESQUISA Fundamentação e Estrutura Prof. Dr. Ariovaldo Lopes Pereira.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
NOÇÕES PRELIMINARES. Propostas desse estudo Identificar os fatores que ajudam no processo de planejamento e controle da investigação; Identificar os fatores.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS © Acesso e Uso da Informação Bibliográfica Angela Maria Belloni Cuenca
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIAS Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais Trabalho de Curso I Orientações Gerais.
Transcrição da apresentação:

Metodologia da Pesquisa Profa. Jozimeire Jordão Leandro Pós-graduação lato sensu em Geoprocessamento para gestão urbana e cadastramento rural (parte I)

Objetivos da disciplina Desenvolver a capacidade de observação, seleção e organização científica dos fatos da realidade; Oferecer elementos técnicos visando desencadear temas e processos de pesquisa.

A pesquisa na Educação Brasileira Quando é iniciada? Via de regra, no ensino superior (como exigência para conclusão do curso). Algumas IES tem investido nos Programas de Iniciação Científica (desde o primeiro ano da graduação). Desfazendo alguns equívocos (cursos, titulações e trabalhos correspondentes).

Trajetória Elaboração de um projeto de pesquisa (requisito para conclusão da disciplina e ponto de partida para as orientações), Processo de orientação (encontros com os professores orientadores), Revisão definitiva e entrega dos exemplares, Defesa do trabalho (banca examinadora), Revisão a partir dos apontamentos da banca e, Entrega final

Sobre a metodologia de estudo É necessário (re)aprender a ler: O mundo – leitura de um significado em algum acontecimento, atitude, comportamento, mapa, fotos... Um texto escrito – em latim texto significa “tecido” (qualquer significado articulado por meio de uma linguagem (filme, pintura...). A atribuição de significados depende da vivência de cada um. Daí, os diferentes modos de ver o mundo. Podem ser verbais (uso da palavra) e não verbais (uso de uma variedade de linguagens).

Tipos de leitura a) Emocional: subjetiva, empolgante, libera emoções e dá asas à fantasia. b) Racional: exige compreensão mais abrangente do texto. Envolve além do sentimento, as capacidades racionais do leitor (análise do texto, separação das partes, relação com outros textos, síntese das idéias do autor...) Fases: a) denotação b) interpretação c) crítica d) problematização

Documentação É o registro das informações importantes e úteis em razão dos estudos e do trabalho profissional. As anotações devem ser feitas no mesmo local (fichas, pasta, caderno, fichário...) para que não se percam. Ex. Livros (registrar: nome do livro, dos autores, editora, local da publicação, ano, número da edição, número de páginas...) Sites (além de todos os dados disponíveis, o dia do acesso). Motivo: elaborar as Referências Bibliográficas (um dos itens do projeto de pesquisa e da monografia).

Projeto Em sentido amplo, significa: idéia que se forma de realizar algo no futuro; empreendimento a ser realizado a partir de determinado esquema; redação ou esboço preparatório ou provisório de um texto.

Para Ferreira (1983), o processo do planejamento implica em: Compreender a situação - organizar a visão que se tem da realidade vista como um todo (social, econômico...), Estabelecer o rumo – relacionar o conhecimento da situação atual com o resultado que se pretende alcançar,

c) Verificar a distância entre o desejado e o possível (para o momento) e, d) Definir o caminho (para um determinado tempo) – propor ações delimitadas, prever os gastos de tempo e recursos necessários.

De acordo com ROTHEN; SILVA (2000) Projeto de Pesquisa: a) pressupõe conhecimento mínimo por parte do pesquisador em relação ao tema (assunto) a ser tratado, b) é a mobilização de recursos para consecução de um objetivo previamente determinado, justificado econômica e/ou socialmente, em prazo determinado, apresentando diversas fases a serem efetivadas.

Quando é exigido? Atividades orientadas de pesquisa, Exames de seleção para cursos de pós-graduação, Solicitação de bolsas de estudo para órgãos de fomento à pesquisa (Capes, Cnpq...), Solicitação feita a um professor para que oriente a pesquisa.

Pontos fundamentais (a estrutura pode variar entre as Unidades de ensino) Segundo RICHARDSON (1989), 1 Delimitação do assunto (área do conhecimento que será estudada) e do tema de pesquisa (reduzir um tema maior a um só aspecto). 2 Problematização (são as questões a serem trabalhadas). A escolha dessas questões é de suma importância pois definirá tanto o rumo a ser tomado, como o interesse que o trabalho final despertará no pesquisador e nos futuros leitores. A priori, deve-se levantar o maior número de questões, possibilitando maior escolha. Deve responder à pergunta “o que se deseja pesquisar?” 3 Objetivos da pesquisa (deve responder “para que” da pesquisa. Podem ser subdivididos em: Gerais ( o que se pretende alcançar com a realização da pesquisa) e, Específicos (definição de aspectos determinados que se pretende estudar e que contribuem para alcançar o objetivo geral). Devem ser elaborados com o verbo no infinitivo (ex. analisar, verificar...)

Como escolher as questões? de acordo com o interesse pessoal do pesquisador, Relevância social e científica, Dificuldades práticas, Contribuição à área de pesquisa, entre outros. É importante apresentar uma discussão prévia sobre a questão levantada, fundamentada na perspectiva de outros autores

4 Justificativa Deve-se explicitar o porquê do tema ser escolhido e mostrar sua importância pessoal, social e científica (acadêmica). Deve-se responder à pergunta ”por que se deseja fazer a pesquisa?”. 5 Hipótese Resposta preliminar à questão levantada (problema de pesquisa). Não precisa necessariamente ser confirmada (nem por isso a pesquisa será invalidada).

6 Metodologia ou especificação do plano de pesquisa Descrição do plano de pesquisa utilizado: Estudos exploratórios (quando não se tem informação sobre determinado tema e se deseja conhecer o fenômeno, Estudos descritivos (descrição das características de um fenômeno), Estudos explicativos (analisar as crenças ou conseqüências de um fenômeno.

7 Especificação da amostra Área de execução da pesquisa, População pesquisada, Tipo de amostra e determinação do seu tamanho Forma de seleção dos sujeitos da pesquisa. 8 Plano de coleta de dados Questionários Formulários Entrevistas Fichas Definição dos instrumentos de pesquisa Elaboração preliminar dos instrumentos (roteiros) Realização do pré-teste Revisão dos instrumentos Aplicação definitiva

9 Análise dos resultados Implica na escolha de procedimentos sistemáticos para descrição e explicação do fenômeno (método). no caso de análise quantitativa, especificar o tratamento dos dados (tabelas, gráficos e testes estatísticos) No caso de análise qualitativa, especificar as técnicas utilizadas (tipo de análise – documentário, de conteúdo ou histórico. 10 Cronograma e orçamento (preparo da pauta mensal ou semanal da pesquisa) 11 Referências bibliográficas (de acordo com as normas para elaboração de trabalhos acadêmicos – Unilins).

Sobre a metodologia da pesquisa Tanto o Projeto de pesquisa quanto a monografia deverão ser elaborados a partir das Normas Unilins. Onde encontrá-las? Site: www.unilins.edu.br (localizar e clicar em “setores”, depois em “Biblioteca” e aparecerá um arquivo em pdf contendo tais normas)

Temas abordados – Turma I 1. Análise do Transporte de Coordenadas 2. Gerenciamento espacial de cadastro imobiliário rural, com ênfase nos problemas sócio-econômicos da cana-de-açúcar no município de Novo Horizonte (SP) 3. Estudo da microbacia do Rio Monjolo do município de Palmeira (PR), utilizandp o geoprocessamento 4. Geoprocessamento aplicado no cadastramento dos imóveis rurais, afetados pelo aproveitamento Hidrelétrico Peixe Angical 5. Roteirização de veículos para coleta de resíduos sólidos comerciais 6. Projeto para gerenciamento espacial de cadastro rural no município de Quarto Centenário (PR) 7. Demanda habitacional: um método de estimativa intra-municipal

Contato: jozi@linsnet.com.br