O Barroco Barroco é um termo há muito utilizado para designar o período que vai de 1600 a 1750, refletindo a religiosidade européia. INTRODUÇÃO No final.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

Arte Gótica.
Arte Barroca O surgimento da arte denominada "barroca" ocorreu no século 17, na Itália, provocado por uma série de mudanças econômicas, sociais e, principalmente,
ARTE ROMÂNICA.
Barroco.
Escola Angelina Jaime Tebet.
Barroco Flamengo.
BARROCO Página Seguinte – 11º Ano.
Barroco Brasileiro.
A arte barroca Barroco: Estilo artístico dominante entre , nasceu em Roma como instrumento da Igreja católica para impressionar os crentes com.
Capítulo 5: O Neoclassismo
Romantismo.
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
BARROCO s.
A ARTE BARROCA.
O RENASCIMENTO Durante os séculos XV e XVI intensificou-se na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento.
História da Cultura e das Artes A cultura do palco: As artes barrocas
Esse termo era usado para caracterizar ornamentos excessivos.
RENASCIMENTO.
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
A casa, uma parte de mim no mundo
BARROCO.
A arte e a mentalidade barroca
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
Pensamento Medieval A cultura medieval se caracterizava pela religiosidade. A Igreja Católica, como vimos, controlava as manifestações culturais e dava.
Barroco e Rococó 8º Ano 2º Bimestre.
Portugal, Espanha, Holanda
A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX
RENASCIMENTO Movimento cultural, artístico e filosófico ocorrido na Europa, principalmente durante os séculos XIV, XV e XVI.
Pintura barroca Temas favoritos: sacros ou mitológicos (grego-romano)
A arte e a mentalidade barrocas
Barroco.
ARTE BARROCA.
RENASCIMENTO.
BARROCO.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
A Arte do Renascimento Trabalho realizado por: Guilherme Pereira nº 14
No tempo, espaço, características e seus representantes.
Arte Romana.
Arte Gótica Idade Média A Religiosidade; O Analfabetismo;
A POLIFONIA Renascimento pleno – 1420 – 1520; Proliferação das vozes;
ARTE BARROCA.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
ROMANTISMO Profª: Indianara..
Arquitetura barroca Substitui os conceitos de volume e simetria do renascimento pelo dinamismo e pela teatralidade.
FALANDO SOBRE ARTE Construção de um glossário ilustrado
Renascimento Séculos XIII / XIV
Barroco Profª Patricia.
Barroco no Brasil Alunas: Bruna Torres - 02 Daniela Fadul - 21
CAPÍTULO 11 O BARROCO NO BRASIL.
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
Escultura barroca Decoração arquitetônica: (interior e exterior).
História da Cultura e das Artes “A Cultura do Palco”: Pintura Barroca
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
ANÁLISE DAS ARTES PLÁSTICAS A PARTIR DE SEUS ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO Prof. Magno Anchieta.
Profª. Ms. Sabrina R. Magalhães.  Chamamos Arte Rupestre as representações artísticas encontradas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos,
História da arte: breves considerações
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
Arte Clássica Arte da Grécia Antiga
ARTES VISUAIS PROF.: ANDERSON MORAES.
Dualismo Ilustração do dualismo de René Descartes: as sensações são transmitidas pelos órgãos dos sentidos à glândula pineal, no cérebro cerveau, e epois.
IMPRESSIONISMO.
O BARROCO.
ARTE GÓTICA.
ROMANTISMO. O século XIX foi agitado por fortes mudanças sociais, políticas e culturais causadas por acontecimentos do final do século XVIII que foram.
Barroco.
Transcrição da apresentação:

O Barroco Barroco é um termo há muito utilizado para designar o período que vai de 1600 a 1750, refletindo a religiosidade européia. INTRODUÇÃO No final do século XVI surgiu na Itália uma nova expressão artística, que se contrapunha ao maneirismo e as características remanescentes do Renascimento. O Barroco (palavra cujo significado tanto pode ser pérola irregular quanto mau gosto) pode ser considerado como uma forma de arte emocional e sensual, ao mesmo tempo em que se caracteriza pela monumentalidade das dimensões, opulência das formas e excesso de ornamentação. Essa grandiosidade é explicada pela situação histórica, marcada pela reação da Igreja Católica ao movimento protestante e ao mesmo tempo pelo desenvolvimento do regime absolutista. Dessa maneira temos uma arte diretamente comprometida com essa nova realidade, servindo como elemento de propaganda de seus valores.ser explicadas pelo fato de o barroco ter sido um tipo de expressão de cunho propagandista. Nascido em Roma a partir das formas do cinquecento renascentista, logo se diversificou em vários estilos paralelos, à medida que cada país europeu o adotava e o adaptava às suas própria características. Enquanto na Itália o barroco apresentou elementos mais “pesados”, nos países Protestantes o estilo encontrou componentes mais amenos. Durante esse período as artes plásticas tiveram um desenvolvimento integrado; a arquitetura, principalmente das Igrejas, incorporaram os ornamentos da estatuária e da pintura. ESCULTURA BARROCA Aura barroca teve um importante papel no complemento da arquitetura, tanto na decoração interior como exterior, reforçando a emotividade e a grandiosidade das igrejas. Destaca-se principalmente as obras de Bernini, arquiteto e escultor que dedicou sua obra exclusivamente a projeção da Igreja Católica, na Itália. A principal característica de suas obras é o realismo, tendo-se a impressão de que estão vivas e que poderiam se movimentar. As esculturas em mármore procuraram destacar as expressões faciais e as características individuais, cabelos, músculos, lábios, enfim as características específicas destoam nestas obras que procuram glorificar a religiosidade. Multiplicavam-se anjos e arcanjos, santos e virgens, deuses pagãos e heróis míticos, agitando-se nas águas das fontes e surgindo de seus nichos nas fachadas, quando não sustentavam uma viga ou faziam parte dos altares.

ARQUITETURA BARROCA Na arquitetura barroca, a expressão típica são as Igrejas, construídas em grande quantidade durante o movimento de Contra-Reforma. Rejeitando a simetria do renascimento, destacam o dinamismo e a imponência, reforçados pela emotividade conseguida através de meandros, elementos contorcidos e espirais, produzindo diferentes efeitos visuais, tanto nas fachadas quanto no desenho dos interiores. Quanto à arquitetura sacra, compõe-se de variados elementos que pretendem dar o efeito de intensa emoção e grandeza. O teto elevado e elaborado com elementos de escultura dão uma dimensão do infinito; as janelas permitem a penetração da luz de modo a destacar as principais esculturas; as colunas transmitem uma impressão de poder e de movimento. Quanto à arquitetura palaciana, o palácio barroco era construído em três pavimentos. Os palácios, em vez de se concentrarem num só bloco cúbico, como os renascentistas, parecem estender-se sem limites sobre a paisagem, em várias alas, numa repetição interminável de colunas e janelas. A edificação mais representativa dessa época é o de Versalhes, manifestação messiânica das ambições absolutistas de Luís XIV, o Rei Sol, que pretendia, com essa obra, reunir ao seu redor - para desse modo debilitá-los - todos os nobres poderosos das cortes de seu país. PINTURA BARROCA As obras pictóricas barrocas tornaram-se instrumentos da Igreja, como meio de propaganda e ação. Isto não significa uma pintura apenas de santos e anjos, mas de um conjunto de elementos que definem a grandeza de Deus e de suas criações. Os temas favoritos devem ser procurados na Bíblia ou na mitologia greco-romana. É a época do hedonismo de Rubens, com seus quadros alegóricos de mulheres rechonchudas, lutando entre robustos guerreiros nus e expressivas feras. Também é a época dos sublimes retratos de Velázquez, do realismo de Murillo, do naturalismo de Caravaggio, da apoteose de Tiepolo, da dramaticidade de Rembrandt. Em suma, o barroco produziu grandes mestres que, embora trabalhando de acordo com fórmulas diferentes e buscando efeitos diferentes, tinham um ponto em comum: libertar-se da simetria e das composições geométricas, em favor da expressividade e do movimento.