Introdução Fontes alternativas de energia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sessão sobre Mapa de ativos
Advertisements

AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
FOGO.
CONSUMO RESPONSÁVEL e COMÉRCIO ÉTICO E SOLIDÁRIO
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Expectativas socioeconômicas, ambientais e energéticas
2. SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA IMPORTANCIA DA ÁGUA PARA MANUTENÇÃO DA VIDA
Desenvolvimento Sustentável
ENERGIAS ALTERNATIVAS
Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares
Utilização da Energia Solar
O QUE É O PLANO DE BAIRRO DA BELA VISTA?
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
Comissão Desenvolvimento Psicopedagógico Promover debates/discussões em grupos Promover palestras relacionadas a Educação, Saúde, Alimentação, Comportamento.
AGRONEGÓCIO.
PROGERIRH / PRODHAM.
Desenvolvimento Regional Sustentável
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
ONG – AME Associação Missão.
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
Matriz de Incerteza Social - Incerteza + - Importância +
Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO DO ACESSO E PERMANÊNCIA NA ESCOLA DAS PESSOAS.
ENERGIA = capacidade de realizar trabalho
AGRICULTURA FAMILIAR IICA-BR Março/2006.
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
Finalidades, Categorias de Objetivos e Princípios Básicos
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
12º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal Título da Iniciativa: MINIBIBLIOTECAS DA EMBRAPA Data de Início: Dezembro/2003 Área Temática: Outros: DEMOCRATIZAÇÃO.
AULA 06 A GLOBALIZAÇÃO E A TI
Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil
Premissas Dados das Microrregiões.
Recursos Naturais Mónica Costa Nº5621 9ºD.
TransFormação: Habilidades para Produtividade
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
Cristiane Liberali Dalva Gugeler Malú Rocha Samara de Matos
A cidadania e a responsabilidade social e ambiental.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
Vera Lucia Reis, Inciativa MAP,
Águas de São Pedro 1º Cidade 100% Digital e Inteligente
Unilever – Responsabilidade Social
NÚCLEO DE MEIO AMBIENTE
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Fundação ArcelorMittal Brasil Criança, adolescente e jovem adulto
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
1 Oficina Sobre Multipla-Descobrindo Possibilidades Módulo I – Adequações curriculares para criança/jovem com deficiência múltipla Objetivo: Discutir a.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Energia das Biomassas.
POPULAÇÃO E AMBIENTE.
Desenvolvimento Agrário e Industrial: Oportunidades para o Brasil
Foi criado em 2004, em parceria com o PNUD e com o Movimento, para estimular e reconhecer projetos da sociedade civil e das prefeituras municipais para.
ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA RELUZ
Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
A definição da agricultura familiar como público estratégico e prioritário vem seguido de uma serie de elementos norteadores das ações: O enfoque sistêmico.
Fundação Gol de Letra 13 anos de atividade 5 programas em SP e RJ crianças, adolescentes e jovens 2 comunidades diretamente atendidas 8 comunidades.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
REDE DE SUPORTE FAMILIAR E SOCIAL DE PROTEÇÃO AO IDOSO.
REDUÇÃO DE PERDAS E DESPERDÍCIOS DE ALIMENTOS Uma agenda pendente na América Latina e Caribe.
Iniciativa Regional de Adaptação Baseada em Ecossistemas para SAN 04 de Novembro de 2014 Agricultura e Impacto das Mudanças Climáticas Por: Hiten Jantilal.
Sites COEP. SITES COEP Os sites da Rede Mobilizadores COEP, da COEP Tevê e do Sistema de Mídias e Educação (SIME), desenvolvidos pelo Comitê de Entidades.
TRABALHO MULTIDISCIPLINAR 2012 “ CUIDAR PARA NÃO FALTAR” 2º ANO A e B.
Transcrição da apresentação:

Projeto Sócio-ambiental Geração Eólica de Energia e Desenvolvimento de Pequenas Comunidades

Introdução Fontes alternativas de energia O aquecimento da atmosfera por liberações de gás carbônico é considerado o pior desastre ambiental da história da civilização, pois seus impactos negativos são globais e irreversíveis, afetando o clima, a vegetação, as plantações, os processos de migração dos animais e, portanto, a biodiversidade, bem como propiciando o alastramento de doenças como malária e cólera. A necessidade de diminuir a emissão de gás carbônico na Terra é indiscutível e premente. O Protocolo de Kyoto é uma prova disso. Segundo a ONG WWF, a adoção de algumas medidas propostas pela Unicamp, em estudo realizado recentemente sobre as energias alternativas, evitaria que 413 milhões de toneladas de gás carbônico sejam despejados na atmosfera entre 2004 a 2020. Esse recente estudo da Unicamp aponta que o Brasil pode economizar R$ 33 bilhões até 2020 se adotar um programa de combate ao desperdício de energia elétrica e aumentar para 20% a geração de energia por meio de fontes alternativas.  Reportagem publicada no Valor Econômico, Caderno A, página 2, edição de 15-17 de setembro de 2006.

Desenvolvimento sócio-econômico-cultural vinculado à disponibilidade energética As comunidades que não contam com energia, em sua maioria, apresentam grande defasagem sócio-econômica-cultural em relação às comunidades que têm suas necessidades energéticas supridas. Problemas geralmente identificados: Altos índices de analfabetismo de jovens e adultos; Altos índices de crianças em idade escolar sem acesso à escola; Inacessibilidade da comunidade à informações externas; Acessibilidade extremamente reduzida à adequados serviços de saúde; Inacessibilidade à recursos de saúde preventiva; Parco desenvolvimento da economia local; Êxodo rural e, por conseqüência, baixa qualidade de vida nas grandes cidades.

Comunidades passíveis de serem beneficiadas Em todo o Brasil, há localidades com quantidade média de vento suficiente para garantir o funcionamento do gerador eólico e, portanto, o abastecimento energético. Considerando-se as áreas cujo potencial eólico é adequado, o número de domicílios passíveis de serem atendidos por geradores eólicos é de aproximadamente 1,2 milhões, além de cerca de 135 mil propriedades rurais (entre grandes e médias).

Potencial Eólico das Regiões Brasileiras Interpretação do mapa: os pontos avermelhados são os melhores locais, sendo que o mínimo de velocidade para o gerador funcionar é 3 m/s.

Potencial Eólico das Regiões Brasileiras Interpretação do mapa: os pontos avermelhados são os melhores locais, sendo que o mínimo de velocidade para o gerador funcionar é 3 m/s.

Potencial Eólico das Regiões Brasileiras Interpretação do mapa: os pontos avermelhados são os melhores locais, sendo que o mínimo de velocidade para o gerador funcionar é 3 m/s.

Potencial Eólico das Regiões Brasileiras Interpretação do mapa: os pontos avermelhados são os melhores locais, sendo que o mínimo de velocidade para o gerador funcionar é 3 m/s.

Potencial Eólico das Regiões Brasileiras Interpretação do mapa: os pontos avermelhados são os melhores locais, sendo que o mínimo de velocidade para o gerador funcionar é 3 m/s.

Eletrovento S.A. Uma das primeiras filhas da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), a Eletrovento nasceu da motivação de seu fundador, Cassiano Nucci Paes Cruz, em levar energia de fontes alternativas — como a energia eólica — a aproximadamente 10% da população brasileira que ainda sofrer com a falta de energia, esse bem tão necessário à vida moderna. A parceria com a Unicamp foi fundamental na busca de técnicas para o desenvolvimento de soluções de alto desempenho para uma máquina que reúne conceitos mecânicos, elétricos, aerodinâmicos e eletrônicos complexos para a otimização de seu aproveitamento. Clientes: HSBC, UNAERP (Universidade de Ribeirão Preto, campus Guarujá), NIPE, Sítio Monte Belo-Ibituira, Colinas do Atibaia-Sousas

Parceria Agir Social - Eletrovento A Eletrovento, seguindo sua motivação original, de garantir energia limpa e renovável às comunidades de regiões remotas, encontrou na Agir Social, empresa especializada na formatação e gestão de projetos sociais, a parceira ideal para que seu produto gerasse mais do que energia; que trouxesse com ele o desenvolvimento sócio-econômico-cultural dessas comunidades. Desta parceria, nasceram os Projetos Sócio-ambientais de geração de energia eólica e desenvolvimento comunitário a seguir apresentados.

O Projeto Os objetivos deste Projeto é melhorar a qualidade de vida e aumentar as probabilidades de desenvolvimento sócio-econômico-cultural das comunidades localizadas em áreas com ventos e não atendidas pelas redes de energia convencionais, por meio do acesso à energia limpa e renovável, sem comprometer o meio ambiente e as futuras gerações.

Geração de trabalho e renda Investimento Social O patrocinador pode escolher o enfoque de seu investimento: Ou poderá expandir sua visibilidade combinando duas ou mais dessas oportunidades de investimento na mesma comunidade. Educação Saúde Cultura Geração de trabalho e renda

Contrapartidas ao Investidor baixo investimento com grande visibilidade e longa durabilidade investimento social e ambiental em uma mesma oportunidade mobilização dos moradores da comunidade beneficiária em torno do projeto e da marca patrocinadora possibilidade de mobilização do público interno por meio de ações de voluntariado voltadas às comunidades atendidas facilidade de divulgação em mídia espontânea: televisão, rádio, jornais e revistas, dada a visibilidade atual de ações que combinam aspectos sócio-ambientais e apresentam alternativas ao combate ao aquecimento global investimento de efeito duradouro, pois os resultados advindos do investimento poderão ser capitalizados a favor do investidor durante anos: resultados sociais, ambientais, econômicos, impactos nos índices de desenvolvimento locais

Fases do Projeto Escolher a comunidade beneficiária Instalar equipamento (gerador eólico) de acordo com o enfoque social pretendido: Educação > Projeto Escola Saúde > Projeto Posto de Saúde e/ou Projeto Bombeamento de Água Cultura > Projeto Centro Comunitário Geração de trabalho e renda > Projeto Galpão de processamento e Armazém de Produtos Agrícolas e/ou Projeto Fábrica de Gelo Avaliar os resultados sociais do investimento

Projeto Escola Melhorar a qualidade do ensino e o aproveitamento escolar, bem como a qualidade do ambiente de ensino, proporcionando: ampliação do acesso à informação/educação (formal e informal) através de veículos de comunicação como TV e vídeo atividades culturais e educacionais noturnas recursos audiovisuais, tanto para elevar a qualidade de ensino para os alunos, como para capacitar professores conservação dos alimentos da merenda escolar, com melhor aproveitamento e minimização de riscos à saúde

Projeto Centro Comunitário Equipar o centro comunitário do município beneficiário do Projeto ou criá-lo, instrumentalizando-o para que se torne um ambiente propício à realização de eventos para toda a família, bem como propício à promoção do lazer, da educação, da profissionalização, da cultura, enfim, de atividades de interesse geral, a fim de incrementar a cultura local, estreitar os laços comunitários e fortalecer os laços familiares.

Projeto Bombeamento de Água Projeto Posto de Saúde Contribuir para a melhoria do atendimento básico à saúde, incentivar a medicina preventiva na comunidade beneficiária do gerador eólico, bem como o tratamento precoce de doenças, através da disponibilização dos equipamentos eletro-eletrônicos necessários para esses fins. Projeto Bombeamento de Água Possibilitar à comunidade beneficiária melhores condições sanitárias, melhor qualidade de vida e maior desenvolvimento sócio-econômico, por meio do acesso a água que será bombeada de poços, cisternas, lagos, etc, conforme o caso, para uso agrícola, em pequenos sistemas de irrigação quando a quantidade de vento assim o permitir, doméstico ou para armazenamento para posterior utilização, promovendo seu abastecimento de forma econômica e com equilíbrio do meio ambiente.

Projeto Galpão de Processamento e Armazenamento de Produtos Agrícolas Propiciar o adequado processamento e armazenamento da produção agrícola da comunidade beneficiária, modernizando inclusive os processos de classificação e empacotamento dos produtos, evitando sua deterioração e contaminação, minimizando perdas, maximizando prazos de negociação e, conseqüentemente, contribuindo para o aumento da renda dos produtores. Projeto Fábrica de Gelo Permitir o armazenamento do produto das pescas realizadas pelos membros da comunidade beneficiária do Projeto, a fim de minimizar as perdas, expandir o prazo de negociação dos pescados e, conseqüentemente, contribuir para o aumento da renda, e ainda fortalecer o comércio de pescados da região por meio de cooperativas de pescadores.

Proj. desenvolvido em Cananéia