0 Centro-Oeste 26 de Novembro de 2001 Alfredo Setubal
1 A Visão Itaú Ser um banco líder em performance, reconhecidamente sólido e confiável, destacando-se pelo uso agressivo do marketing, tecnologia avançada e por equipes capacitadas, comprometidas com a qualidade total e a satisfação dos clientes.
2 Ser um banco líder em performance, reconhecidamente sólido e confiável, destacando-se pelo uso agressivo do marketing, tecnologia avançada e por equipes capacitadas, comprometidas com a qualidade total e a satisfação dos clientes. A Visão Itaú
3 Líder em Performance O objetivo fundamental das estratégias que presidem a gestão do Itaú tem sido direcionado de modo a balancear crescimento com rentabilidade, visando Criar Valor para os Acionistas no longo prazo.
4 Ser um banco líder em performance, reconhecidamente sólido e confiável, destacando-se pelo uso agressivo do marketing, tecnologia avançada e por equipes capacitadas, comprometidas com a qualidade total e a satisfação dos clientes. Líder em Performance Lucro Líquido por Ação Margem Financeira x Capital Receita de Serviços Seguros, Previdência e Capitalização Total de Receitas
5 R$ Milhões CAGR = 37,7% CAGR (1) = 34,2% (1) Utilizando o lucro recorrente Evolução do Lucro Líquido
6 R$ Milhões CAGR = 37,7% CAGR (1) = 34,2% (1) Utilizando o lucro recorrente Lucro Recorrente Jan-Set Lucro Extraordinário * Setembro de 2001
7 12,87 16,66 2,98 -0,67 7,46 6,04 4,95 2,88 -4,00 0,00 4,00 8,00 12,00 16,00 20, R$ / lote de mil ações 15,85 15,99 Lucro Extraordinário Evolução do Lucro por 1000 Ações
8 12,87 16,66 2,98 7,46 6,04 4,95 2,88 -4,00 0,00 4,00 8,00 12,00 16,00 20, R$ / lote de mil ações 15,85 15,99 Lucro Extraordinário Lucro Recorrente Jan-Set 2,31 2,88 3,30 9,27 6,80 16,51 1,56 19,12 -0,67 2,60 Evolução do Lucro por 1000 Ações
9 12,87 16,66 2,98 7,46 6,04 4,95 2,88 -4,00 0,00 4,00 8,00 12,00 16,00 20, R$ / lote de mil ações 15,85 15,99 Lucro Extraordinário Lucro Recorrente Jan-Set Evolução do Lucro por 1000 Ações 2,31 2,88 3,30 9,27 6,80 16,51 1,56 19,12 -0,67 Crescimento Médio Anual do Lucro (%): Crescimento Médio Anual do LPA (%): Decréscimo Médio Anual do N o de Ações (%): 37,7% 39,0% -1,0% 2,60
10 Comparativo de Mercado – LPA Fonte: Economática (quantidades de ações ajustadas por proventos, excluindo tesouraria). (*) Em 1999 e 2000 foi utilizado o lucro líquido recorrente. Base: 1995 = 100
11 Ser um banco líder em performance, reconhecidamente sólido e confiável, destacando-se pelo uso agressivo do marketing, tecnologia avançada e por equipes capacitadas, comprometidas com a qualidade total e a satisfação dos clientes. Líder em Performance Lucro Líquido por Ação Margem Financeira x Capital Receita de Serviços Seguros, Previdência e Capitalização Total de Receitas
12 Evolução de Ativos R$ Milhões CAGR = 22,6%
dez/95dez/96dez/97dez/98dez/99dez/00set/01 Evolução de Operações de Crédito CAGR = 19,2% R$ Milhões
14 8,0% Evolução do Índice de Solvabilidade Consolidado Financeiro Consolidado Econômico-Financeiro * Em 30 de setembro de 2001
15 Evolução do Patrimônio Líquido R$ Milhões Setembro, 2001 Capitaliz. de Mercado R$ Milhões Jan/95 a Set/01 DividendosR$ 3,1 Bilhões Aumento de Capital0 * 30 de Setembro de 2001
dez/95 mar/96 jun/96 set/96 dez/96 mar/97 jun/97 set/97 dez/97 mar/98 jun/98 set/98 dez/98 mar/99 jun/99 set/99 dez/99 mar/00 jun/00 set/00 dez/00 jun/01 set/01 Itaú (Anual) Itaú (Trimestral) R$ Milhões Evolução da Margem Financeira Resultado Bruto da Intermediação Financeira
17 Índice de Inadimplência (%) 3,55 3,663,77 3,74 4,21 4,45 Operações de crédito vencidas há mais de 60 dias e que não geram receitas no regime de competência / total de operações de crédito do conglomerado. Passou-se a incluir o efeito das operações de crédito do Banestado. Índice de Inadimplência com a exclusão dos valores baixados contra a Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa das parcelas vencidas e não pagas e do total de vencimentos do período. Índice de Inadimplência = vencidos de 11 a 30 dias/vencimentos no período de 11 a 30 dias. 3,72 4,25 4,39 3,80 Assunção de maiores riscos em operações de crédito massificadas, resultando em maior margem de contribuição.
18 Setembro de 2001 Dezembro de 2000 Qualidade da Carteira de Crédito - Consolidado
19 Despesa Líquida de PDD/Empréstimos Jan a Set de 2001 Despesa de PDD (A) Recuperação de Créditos (B) Saldo Final de Empréstimos no período (C) { (A + B) / C } (933)* ,18% (1.390) ,24% (1.161) ,54% R$ Milhões (*) Não inclui o montante de R$ 77 milhões referente à provisão excedente
20 Ser um banco líder em performance, reconhecidamente sólido e confiável, destacando-se pelo uso agressivo do marketing, tecnologia avançada e por equipes capacitadas, comprometidas com a qualidade total e a satisfação dos clientes. Líder em Performance Lucro Líquido por Ação Margem Financeira x Capital Receita de Serviços Seguros, Previdência e Capitalização Total de Receitas
21 Evolução das Receitas de Prestação de Serviços R$ Milhões CAGR = 24,7% Set
22 3,6 3,8 5,7 6,7 6,9 7,5 7,9 0,0 1,0 2,0 3,0 4,0 5,0 6,0 7,0 8,0 9,0 10, * Em Milhões * 30 de Setembro de 2001 CAGR = 14,6% Número de Clientes Aumento de 200 mil clientes no 3º trimestre
23 3,6 3,8 5,7 6,7 6,9 7,5 7,9 0,0 1,0 2,0 3,0 4,0 5,0 6,0 7,0 8,0 9,0 10, * Em Milhões * 30 de Setembro de 2001 CAGR = 14,6% 30 de Setembro de 2001 Índice de Relacionamento Pessoa Física5,1 Pessoa Jurídica4,7 Aumento de 200 mil clientes no 3º trimestre Número de Clientes
24 3,6 3,8 5,7 6,7 6,9 7,5 0,0 1,0 2,0 3,0 4,0 5,0 6,0 7,0 8,0 9,0 10, * Transações em milhões 7,9 Em Milhões * 30 de Setembro de Receita de Tarifas de Conta Corrente (R$ Milhões) Número de Clientes
25 Número de Cartões de Crédito * 30 de Setembro de * Em Milhares CAGR = 28,6%
* Receita de Serviços de Cartões de Crédito (R$ Milhões) CAGR = 39,8% Em Milhares CAGR = 28,6% * 30 de Setembro de 2001 Número de Cartões de Crédito
27 Recursos Administrados 8,2 11,5 13,8 17,0 25,8 36,4 47,8 4,1 6,2 5,6 5,7 2,1 2,7 3,9 Dez/95Dez/96Dez/97Dez/98Dez/99Dez/00Set/01 10,3 14,2 17,7 21,1 32,0 42,0 53,5 Fundos de Investimentos Carteiras Administradas CAGR = 33,2% R$ Bilhões
R$ Milhões Receita de Administração de Fundos (R$ Milhões) 8,2 11,5 13,8 17,0 25,8 36,4 4,1 6,2 5,6 2,1 2,7 3,9 0,0 10,0 20,0 30,0 40,0 50,0 60,0 70,0 Dez/95Dez/96Dez/97Dez/98Dez/99Dez/00Set/01 10,3 14,2 17,7 21,1 32,0 42,0 CAGR = 22,1% Fundos de Investimentos Carteiras Administradas 47,8 5,7 53,5 CAGR = 33,2% R$ Bilhões Recursos Administrados
R$ Milhões Receita de Administração de Fundos (R$ Milhões) 8,2 11,5 13,8 17,0 25,8 36,4 4,1 6,2 5,6 2,1 2,7 3,9 0,0 10,0 20,0 30,0 40,0 50,0 60,0 70,0 Dez/95Dez/96Dez/97Dez/98Dez/99Dez/00Set/01 10,3 14,2 17,7 21,1 32,0 42,0 CAGR = 22,1% Fundos de Investimentos Carteiras Administradas 47,8 5,7 53,5 CAGR = 33,2% R$ Bilhões Setembro de 2001 Varejo 39% Personnalité 6% Corporate + Middle Market 14% Investidores Institucionais 20% Private 10% Outros 11% Setembro de 2001 Varejo 39% Personnalité 6% Corporate + Middle Market 14% Investidores Institucionais 20% Private 10% Outros 11% Recursos Administrados
30 R$ Milhões Dez/95Dez/96Dez/97Dez/98Dez/99Dez/00Set/01 10,3 14,2 17,7 21,1 32,0 42,0 R$ Bilhões 53,5 4,6 LAM - Lloyds Asset Management Recursos Administrados
31 R$ Milhões Dez/95Dez/96Dez/97Dez/98Dez/99Dez/00Set/01 10,3 14,2 17,7 21,1 32,0 42,0 R$ Bilhões 53,5 4,6 LAM - Lloyds Asset Management O ágio de R$ 160 milhões decorrente da aquisição da LAM foi integralmente amortizado no 3º trimestre de 2001 Recursos Administrados
32 Lloyds TSB Asset Management Aquisição da Lloyds TSB Asset Management Recursos Administrados e Private Bank Manutenção das equipes (150 funcionários) e produtos do Lloyds Clientes Private e 174 Investidores Institucionais/Corporate Vantagens Competitivas: Forte compromisso de atuação no setor de fundos de investimento; Agregar valor ao nosso cliente através da oferta de produtos diferenciados; Fortalecimento da liderança entre gestores privados de recursos. Private Investidores Institucionais Corporate 4,9 14,2 7,2 6,2 16,5 7,8 + Recursos Administrados (R$ Bilhões) Líder
33 Ser um banco líder em performance, reconhecidamente sólido e confiável, destacando-se pelo uso agressivo do marketing, tecnologia avançada e por equipes capacitadas, comprometidas com a qualidade total e a satisfação dos clientes. Líder em Performance Lucro Líquido por Ação Margem Financeira x Capital Receita de Serviços Seguros, Previdência e Capitalização Total de Receitas
34 Seguros (*) Até setembro de 2001 Margens Operacionais * R$ Milhões os Trimestres
35 SegurosCapitalização (*) Até setembro de 2001 Margens Operacionais * R$ Milhões os Trimestres
36 SegurosCapitalizaçãoPrevidência (*) Até setembro de 2001 Margens Operacionais * R$ Milhões os Trimestres
37 SegurosCapitalizaçãoPrevidência (*) Até setembro de 2001 Margens Operacionais * R$ Milhões os Trimestres Prêmio ANSP 2001 Academia Nacional de Seguros e Previdência Premiação : Empresa com o maior índice de crescimento em Critério : Receita de Planos Previdenciários
38 Ser um banco líder em performance, reconhecidamente sólido e confiável, destacando-se pelo uso agressivo do marketing, tecnologia avançada e por equipes capacitadas, comprometidas com a qualidade total e a satisfação dos clientes. Líder em Performance Lucro Líquido por Ação Margem Financeira x Capital Receita de Serviços Seguros, Previdência e Capitalização Total de Receitas
39 R$ Milhões 737, CAGR = 25,4% Evolução do Total de Receitas (*) (*) Receitas: Resultado Bruto da Intermediação Financeira (não inclui despesas de PDD) + Receitas de Prestação de Serviços + Receitas de Seguros, Prev. e Cap. e Res. de Eq. Patrim. CAGR = 20,2%
40 R$ Milhões (*) Receitas: Resultado Bruto da Intermediação Financeira (não inclui despesas de PDD) + Receitas de Prestação de Serviços + Receitas de Seguros, Prev. e Cap. e REP. Comparativo do Total de Receitas (*) Anual desde 1995
41 (*) Quantidade de Ações ajustada por proventos e excluindo-se as ações em tesouraria Comparativo do Total de Receitas / Ação (*) Base: 1995 = 100
42 Evolução das Despesas Despesas de Pessoal Outras Despesas Administrativas Banestado R$ Milhões
43 Banestado R$ Milhões Evolução das Despesas
44 58,4% 56,6% 56,3% 59,7% 54,7% 55,7% 54,2% Índice de Eficiência Projeto de Redução de Custos Contratação da Consultoria Accenture Redução do Índice de Eficiência: 1ºT/00 2ºT/00 3ºT/00 4ºT/00 1ºT/01 2ºT/01 3ºT/01 49,3% Índice de Eficiência desconsiderando a Provisão adicional para fazer face a riscos futuros decorrentes de oscilações nas cotações. Índice no 3º Trimestre de 2001 inclui Provisão de R$ 82 milhões para convenção coletiva do trabalho, considerando reajuste de 5,5% e abono de R$ 1.100,00
45 R$ Milhões Contempla: Investimento em software e hardware, Aluguel e Manutenção de Equip., Despesa de Pessoal e Infra-estrutura, Treinamento, Desenvolvim. de Sistemas Dispêndios em Tecnologia * Total no Período (1995 – Set/2001): R$ 4,4 bilhões (*) 3º Trimestre de 2001
Depreciação em anos Ativo Permanente Imobilizado Imóveis Móveis, Utensílios e Equipamentos Processamento de Dados e Comunicações Segurança e Transporte Diferido Investimento Subtotal 391 Depreciação Acelerada R$ Milhões
47 Evolução dos Pontos de Venda * Agências PABs Caixas Eletrônicos * 30 de setembro de 2001
48 Itaú x Sistema Financeiro Nacional – Dez Rede de Distribuição Itaú x Sistema Financeiro Nacional – Dez Rio de Janeiro Minas Gerais Rio Grande do Sul Paraná Outros Estados Total 19% 27% 5% 32% 4% % Itaú / Sistema 12% 11,0% 9,8% 7,7% 6,2% 28,8% % do PIB (2) 100,0% Itaú Consolidado Rank. (1) (1) Estados classificados por participação no PIB(2) Fonte: IBGE (95-98) 15% 24% 3% 20% 9% % Rede Itaú 100% 10% 11% 8% 31% % Sistema 100% Agências 6% 5% 35,5% 17% 12% 15% 17% São Paulo1 Capital Interior Líder Forte Presença
49 PC & Internet Banking ¹ Quantidade de Transações e Clientes * Transações (milhões) Clientes (mil) * Até Transações de Jan a Set de 2001 (1) Contempla somente transações no Bankline
50 Itaú - AOL - Diferenciais Estratégicos Maior provedor de Internet do mundo Vencedor no Brasil Competência tecnológica (etapas futuras) Reforça o vínculo cliente/Banco com a oferta de serviços diferenciados
51 Iniciativas Crescimento de Receitas Cartões de crédito Crédito PF Novos segmentos Corporate Personnalité UPE Controle de Custos
52 Evolução das Operações de Crédito PF (*) Operações de Crédito incluem Empréstimos, Leasing, Adiantamento sobre Contratos de Câmbio e Coobrigações expressas por Avais, Fianças e Garantias. CAGR = 30,0% R$ Milhões
53 Número de Cartões de Crédito * 30 de Setembro de * Em Milhares CAGR = 28,6%
54 Cartões de Crédito – Market Share por Faturamento (%) * Itaucard Credicard Bradesco Banco do Brasil Unibanco 9,7% n.d. 10,2% 8,8% 9,7% 9,4% n.d. 9,5% 10,1% 9,2% 10,3% 14,5% 11,1% 10,5% 8,3% 11,4% 12,7% 11,5% 8,1% 11,8% 11,2% 11,1% 12,1% 8,7% * 30 de Setembro de 2001 Fonte: ABECS
55 Cartões de Crédito – Market Share por Faturamento (%) Itaucard Credicard Bradesco Banco do Brasil Unibanco 9,7% n.d. 10,2% 8,8% 9,7% 9,4% n.d. 9,5% 10,1% 9,2% 10,3% 14,5% 11,1% 10,5% 8,3% 11,4% 12,7% 11,5% 8,1% ,5% 15,2% 10,4% 10,6% 19,8% 2001* Market Share por Quantidade Particip. Itaú na Credicard de 33% Fonte: ABECS 2001* 11,8% 11,2% 11,1% 12,1% 8,7% * 30 de Setembro de 2001
56 Estrutura de Segmentação de Mercado Grandes Corporações Faturamento Anual > R$ 100 MM Poder Público Micro Empresas Faturamento Anual < R$ 500 m Private (Investimentos > R$ 1 milhão Personnalité Itaú Renda > R$ Pessoas Físicas Renda > R$ Premium Investidor Empresário Individual Estruturas especializadas Com gerente de conta Sem gerente de conta Portador de Cartão Pessoas Empresas Unidades Pequenas Empresas R$ 500 M < Faturam. Anual < R$ 4MM Média Empresas R$ 4 MM < Faturamento Anual < R$ 100 MM
57 Personnalité Agências Ano
58 Agências Clientes (em milhares) Ano , , , , ,0 Personnalité
59 Segmentação de Canal Específico para Pequenas Empresas Segmentação de Negócios do Itaú Foco em Pessoa Jurídica Estrutura Dedicada ao Atendimento Empresas (Potencial Interno) + Novos Clientes Potencial de Acréscimo Significativo em Rentabilidade, Negócios e Relacionamento (vendas anuais) Corporate Acima de R$ 50 MM Middle Market R$ 4 MM a 50 MM Pequenas Empresas R$ 500 mil a 4 MM Segmento com S preads Relevantes Implantado: Abril de 2001
60 Empréstimos PJ Pequenas e Médias Empresas (*) Operações de Crédito incluem Empréstimos, Leasing, Adiantamento sobre Contatos de Câmbio Crédito Imobiliário e Coobrigações expressas por Avais, Fianças e Garantias. CAGR = 19,2% R$ Milhões
61 Programa de Redução de Custos – 2001 e 2002 Incorporação/Fechamento de Agências: 20% Lay-offs : 50% Integração Sinérgica de Sistemas e Processamento de Dados Redução Total ao final de 2002: 35% Comitê de Racionalização de Processos e Custos (CRPC) Suporte de Empresa de Consultoria Especializada Significativos Investimentos em Automação ? }
62 Programa de Redução de Custos – 2001 e 2002 Incorporação/Fechamento de Agências: 20% Lay-offs : 50% Integração Sinérgica de Sistemas e Processamento de Dados Redução Total ao final de 2002: 35% Comitê de Racionalização de Processos e Custos (CRPC) Suporte de Empresa de Consultoria Especializada Significativos Investimentos em Automação ? } 5 – 10% Ex-crescimento
63 Práticas Conservadoras R$ Milhões 30 de Setembro Aplic. em Depós. Interfinan. Tít. e Val. Mobil. e Derivat. Operações de Crédito Participação no BPI* Outros Investimentos Dep. Interf., a Prazo e Rec. de Aceites e Emissão de Tít. Ações em Tesouraria (34) Total não Realizado * Banco Português de Investimento Itaú Consolidado Lucro/(prejuízo) Não Realizado 31 de Dezembro (1) Excesso de PDD Total
64 Rede de Distribuição Agências PAB's ATM's Número de Funcionários Jun Mar Jun Mar-00 Ativos Totais Operações de Crédito Resultado Trimestral 30-Jun Banco Itaú Buen Ayre Dados Relevantes 31-Mar (1) 30-Jun (7) 31-Mar (8) US$ Milhões Unidades Set
65 Composição da Carteira por Nível de Risco Banco Itaú Buen Ayre 35% 15% 34% 7% 2% 7% AA A B C D E,F,G e H US$ 359 milhões 75% 25% Em Dólares Em Pesos Exposição em Títulos Públicos Argentinos por Total de Ativos 1,2% Setembro de 2001
66 Primeiro passo para acessar o mercado internacional Aumento de liquidez das ações 36,5% das ações preferenciais são de acionistas estrangeiros Maior visibilidade ao Itaú no mercado internacional Facilidade na negociação das ações para o mercado internacional, pois não há incidência de CPMF ADR Consistente com a Criação de Valor para os Acionistas
67 Início em 02 de julho de 2001 – Nível I 1 ADR = 100 (cem) ações preferenciais do Banco Itaú S.A Negociadas com o símbolo "BITPY O Banco depositário é o Bank of New York O Banco custodiante é o próprio Banco Itaú S.A. Em processo: lançamento de ADR – Nível II Listagem na NYSE – New York Stock Exchange Demonstrações em USGAAP ADR
68 US$ Milhões Recursos Dívida Subordinada343 Aplicação Bonds153 Emissores Brasileiros101 Emissores Estrangeiros52 Operações de Crédito50 Depósitos Interfinanceiros140 Primeira Captação desse gênero efetuada por um banco brasileiro e a de maior prazo efetuada por uma empresa privada nacional Ampliação da captação em US$ 80 milhões em Novembro Previsto lançamento até o final do ano de Bonus de US$ 250 milhões Emissão Externa de Dívida Subordinada
69 Fonte : Clientes Itaú vs vs Atendimento rápido educado Conveniência eletrônica Tecnologia avançada Direcionado para futuro Valoriza/ respeita funcionários Forte atuação todo país Apóia educação Respeita e ouve o Cliente Transparente no relacionamento Identidade do Itaú
70 Fonte: Pesquisa Datafolha Novembro/2000 Público Alvo = população de 16 anos ou mais, residentes em áreas urbanas do Brasil ( 122 Municípios) Mais Admirado Mais Vai Crescer Gostaria de Ter Conta Pesquisa Datafolha
71 As Empresas mais Admiradas º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º º 9º 4º 3º 7º 2º 17 º 6º 10º 29º 10º Top 10 - Geral Microsoft Natura Nestlé Coca-Cola McDonald´s TAM GE-Dako Votorantim GM Itaú Pão de Açúcar Fonte: InterScience
72 Em US$ milhões Em relação à receita anual (%) Itaú Bradesco Ambev Banco do Brasil Unibanco Embraer Varig Multibras Embratel Gradiente Sadia Tigre Fonte: Gazeta Mercantil (Interbrand) Ranking das marcas mais valiosas As Empresas mais Admiradas Mais valiosa marca brasileira Mais valiosa marca brasileira
73 Código de Ética Empresa ÉticaPessoas Éticas = Respeito ao ser humano Vocação para o desenvolvimento Transparência Legalidade Integridade Responsabilidade A importância da prática dos nossos valores
74 Código de Ética Empresa ÉticaPessoas Éticas = Respeito ao ser humano Vocação para o desenvolvimento Transparência Legalidade Integridade Responsabilidade A importância da prática dos nossos valores Compromisso unilateral do Banco com a sociedade
75 Desenvolvimento das Pessoas 1º) Atrair, reter e desenvolver talentos
76 Desenvolvimento das Pessoas 1º) Atrair, reter e desenvolver talentos 2º) Futuro do Banco vai depender da qualidade de executivos
77 Investimento total (R$ Milhões) Investimento médio por funcionário (R$) (*) Em moeda constante de Dezembro de 1995 até esta data e após em Legislação Societária. (1) Não inclui Banestado Desenvolvimento das Pessoas Investimentos em Programas de Desenvolvimento e Treinamento (*)
78 Evolução do Nível de Escolaridade dos Funcionários do Banco Itaú
79 Governança Corporativa
80 Pró-atividade Qualidade Tempestividade Democratização Princípios Éticos Princípios Legais Transparência Fornecer Subsídios para Decisões do Mercado Direcionamento: Interno (Banco Itaú) e Externo (Mercado) Políticas com Direcionamento para Governança Corporativa
81 Perfil dos Novos Conselheiros Independentes: Conselho de Administração Pérsio Arida Ex-Presidente do Banco Central do Brasil PhD pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) Roberto Teixeira da Costa Foi o primeiro Presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) Notória experiência e capacidade técnica Visão diferente da dos controladores Reconhecida competência Capacidade de contribuição importante à Administração do Banco Benefícios: Última alteração em abril/2001
82 Perfil dos Profissionais que Compõem o Conselho : Conselho Fiscal Gustavo Jorge L. Loyola Doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas Foi Presidente do Banco Central do Brasil de nov/92 a mar/93 e jun/95 a ago/97 Alberto Sozin Furugem Economista pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas Foi Diretor do Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro e Delegado do Banco Central em São Paulo Iran Siqueira Lima Mestre e Doutor em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de São Paulo Foi Diretor da Área de Mercado de Capitais (1984) e Diretor da Área de Fiscalização (1985) do Banco Central do Brasil Foi Diretor Econômico-Financeiro da Telebrás e membro do Conselho de Administração do BNDES e Telesp
83 Banco Itaú - Já se Antecipou à Tendência Tem demonstrado a sua crença no mercado como alternativa de financiamento É respeitado pelos investidores É exemplo de relacionamento com os investidores Tem sido premiado pela sua política de disclosure e respeito a minoritários Governança Corporativa – Nível 1 Aval da Bovespa das boas práticas de Governança Corporativa Fortalecimento da Imagem como empresa transparente Redução da percepção de riscos dos investidores BNDES: custo favorecido para empresas com boa Governança Secretaria de Previdência Complementar: aumento do limite máximo de aplicação em empresas do N1: Contribuição Definida Demais Planos 45% 35% 30% Nível 1Mercado Tradicional Reafirma o objetivo principal do Banco Itaú que é a Criação de Valor para seus Acionistas
84 Foco: Refletir e divulgar a cultura brasileira Empresa Cidadã Público visitante (2000): 220 mil pessoas Fundação Itaú Social Atuação Direta em Apoio à Escola Pública Atuação junto a Entidades não Governamentais Patrimônio Líquido de R$ 170 milhões Instituto Itaú Cultural Espetáculos teatrais, musicais e de dança Exposições de arte Cinema e vídeo Banco de dados informatizado Acervo em CD e CD ROM e Outros
85 Itaú faz parte do Índice Dow Jones - SAM Group O Banco Itaú foi, pela segunda vez (2000 e 2001), escolhido como integrante do Dow Jones Sustainability World Index (DJSI World), juntamente com outras 312 empresas. Sustentabilidade Corporativa Capacidade de Criação de Valor para o Acionista no Longo Prazo Consciência Social, Cultural e Ambiental Qualidade da Administração O DJSI World tornou-se, desde sua criação, em janeiro de 1999, uma referência importante para investidores e administradores de recursos estrangeiros, que baseiam-se em sua performance para tomar suas decisões de investimentos. Em 2000, Itaú e Cemig foram as duas empresas brasileiras escolhidas para participar do índice. Em 2001, além delas, mais duas empresas do Brasil obtiveram sua inclusão: Embraer e Unibanco.
86 Reconhecimentos – Destaques do 3º trimestre 3 prêmios dentre as 6 categorias avaliadas; 11 fundos classificados como 5 estrelas. Revista Exame Melhor Administrador de Fundos do Brasil Melhor Administrador de Fundos de Renda Fixa Melhor Administrador de Fundos de Renda Ações (...) mais de 17 bilhões de reais dos 43 bilhões geridos obtiveram a nota máxima possível, tanto na renda fixa quanto nos fundos de ações. – Revista Exame Abrasca 2º Melhor Relatório Anual Pelo terceiro ano consecutivo o Itaú está entre os 3 melhores Relatórios Anuais do Brasil Revista AméricaEconomia Melhor Banco na América Latina – 2000 Universo: 250 maiores bancos da América Latina; Itaú é o tricampeão no ranking. Um banco assim, além de rentável, garante uma posição extremamente confortável para os tempos econômicos atuais (...) É, definitivamente, uma das melhores empresas emergentes para Wall Street – Revista AméricaEconomia Melhor Banco Brasileiro 2001 The Banker É a 2 a edição do prêmio, e o Itaú já é bicampeão. (...) um banco dinâmico e rentável, que obteve retorno sobre o patrimônio de 28,9% no ano passado. – Revista The Banker
87 Principais Reconhecimentos Abamec - SP Prêmios Qualidade e Prata 2000 Companhia Aberta 2000/1999/1997 Profissional de Relações com o Investidor 2000 Companhia Aberta – 2000 Profissional de Relações com Investidores 1999 Abamec - NE Revista América Economia Melhor Banco na América Latina – 2000/1999 Atlantic Rating Prêmio Transparência – 1999/1998/1997 Revista Euromoney Melhor Banco da América Latina Melhor Banco Brasileiro – 2000/1999/1998 MZ Consult Melhor Website de RI do Brasil – 2001/2000 Melhor Relat. Anual Online do Brasil – 2001 Melhor Companhia Aberta Abamec - MG Moody´s Aaa.br, a 1a empresa do Brasil a receber o rating máximo da escala nacional da Moody´s Revista Global Finance Melhor Banco na Internet do Brasil – 2000 Revista Exame Melhor Administrador de Fundos do Brasil Melhor Administrador de Fundos de Renda Fixa Melhor Administrador de Fundos de Renda Ações Abamec - Nacional Companhia Aberta 1999 Profissional de Relações com o Investidor 1999 Profissional de Relações com Investidores 1999 Abamec - Extremo Sul
88 Plano Real Crise Russa Crise Asiática Crise Mexicana Desvalorização do Real Evolução Anual. 10 anos (média) 36,17%. 5 anos (média) 13,35%. 12 meses (média) -26,13% ,86% US$ * Sem reinvestimento de dividendos 100 Evolução das Ações Preferenciais * Evolução de US$ 100 Investidos em Setembro de 1991 Bovespa Banco Itaú *
mar/95 jun/95 set/95 dez/95 mar/96 jun/96 set/96 dez/96 mar/97 jun/97 set/97 dez/97 mar/98 jun/98 set/98 dez/98 mar/99 jun/99 set/99 dez/99 mar/00 jun/00 set/00 dez/00 mar/01 jun/01 set/01 0,0 2,0 4,0 6,0 8,0 10,0 12,0 14,0 16,0 18,0 Fechamento (R$/mil ações) Lucro Líquido Recorrente (R$/mil ações) Correlação LPA x Cotação da Ação PN Correlação Linear Positiva: 95,5%
90 Novo Site de RI - Lançado em Maio de 2001
91 Centro-Oeste 26 de Novembro de 2001 Alfredo Setubal