Visão Geral do Unibanco
Estrutura Acionária 76,6% do capital do Unibanco é representado por ações em circulação negociadas na forma de Units e GDS
Units e GDSs A liquidez cresceu consistentemente ao longo dos últimos dois anos. Em maio de 2005, a Unit foi incluída no Ibovespa. Adicionalmente, na nova carteira do Ibovespa, divulgada em 1º de setembro de 2005, o peso da Unit aumentou significativamente, passando de 0,984% para 1,264% (28% de aumento) Fonte: Factset (1) Com base na média móvel do volume negociado de 30 dias
Unibanco — Modelo de Negócios
Estrutura Organizacional
História Mais de 80 anos de história no mercado financeiro brasileiro
Crescimento expressivo de ativos ao longo dos últimos 15 anos Consolidação Crescimento expressivo de ativos ao longo dos últimos 15 anos
Segmentação e Distribuição Uma estratégia de segmentação superior e um amplo sistema de distribuição... …possibilitam atender uma base de clientes em expansão com uma gama diversificada de produtos
Modelo Universal Presente em todos os tipos de clientes e segmentos
Modelo Universal Foco em negócios de maior margem e alto crescimento … … mantendo a liderança no segmento de financiamento ao consumo.
Financiamento ao Consumo Liderança em Financiamento ao Consumo Portfolio de Crédito ao Consumo (R$ milhões) 37,2% 5.908 4.305 Set-04 Set-05 Fininvest: plano de crescimento agressivo Alavancagem de Alianças e Joint Ventures Foco em vendas cruzadas: Cartões de Crédito, Contas Bancárias, Capitalização, Seguros e Garantia Estendida
Credit Cards
PMEs & Financiamento de Veículos
Mix de Captação Principais ações: Desenvolvimento de fontes alternativas de captação como o SuperPoupe Remuneração variável nas agências relacionada à captação de Core Deposits Foco em serviços de Cash Management, como Folha de Pagamento e Cobrança
Redução de Custos Principais Ações Consolidação das unidades de back-office e suporte; Estabelecimento de uma área única de comunicação corporativa; Terceirização de atividades não essenciais; Contratação de determinados serviços em parceria com outros bancos; Redução de passivos trabalhistas; Jun-05: Melhor índice de motivação já obtido.
Mix de Crédito Migração para segmentos de maior margem, com expansão de crédito focada no segmento de crédito ao consumo e PMEs
Base de Clientes Aumento da base de clientes por meio de aquisições e crescimento orgânico
Lucro Líquido R$ 1.329 milhões Resulto Operacional R$ 2.158 milhões Evolução de Performance: 9M05 9M05 / 9M04 Lucro Líquido R$ 1.329 milhões Resulto Operacional R$ 2.158 milhões +46,4% +51,1%
Performance Financeira
Demonstração de Resultado R$ Millhões Resultado da Intermediação Financeira 4.607 3.673 (+) Receitas de Prestação de Serviços 2.430 2.390 (-) Desp. de Pessoal e Administrativas (3.741) (3.693) (+/-) Outras Receitas e Despesas Operacionais (1.138) (942) (=) Resultado Operacional 2.158 1.428 (+/-) Resultado não-operacional 4 1 (+/-) Imposto de Renda e Contrib. Social (464) (238) (Alíquota Efetiva de IR) 24% 19% (-) Participação no Lucro/Participação Minoritária (369) (283) Lucro Líquido 1.329 908
Destaques Financeiros
Indicadores de Desempenho
Evolução da Carteira de Crédito – PF / PJ Principais destaques nos 12 meses: Pessoa Física (R$ milhões) 33,2% Cartões de Crédito: 42,8% 5,3% Fininvest: 37,6% 14.061 13.359 10.553 Veículos: 34,0% Rede de Agências/PABs: 23,9% Set-04 Jun-05 Set-05 Pessoa Jurídica (R$ milhões) Principais destaques nos 12 meses: 19,0% 4,7% PMEs: 38,4% 22.811 21.795 19.171 Grandes Empresas: 12,4% Set-04 Jun-05 Set-05
Indicadores de Crédito
Margem Financeira Evolução da margem financeira ao longo dos últimos trimestres
Receitas de Prestação de Serviços Excluindo Credicard nos 9M04 para melhor comparabilidade R$ milhões 9M05 9M04 D% Ano Tarifas bancárias e outras tarifas e comissões 1.363 1.217 12% Cartões de crédito (exclui Credicard nos 9M04) 762 593 28% Administração de recursos de terceiros 305 287 6% Total 2.430 2.097 14%
Seguros e Previdência Privada R$ milhões 3T05 2T05 9M05 9M04 Prêmio Emitido Líquido + Faturamento de Previdência 1.095 1.033 3.161 2.982 Lucro Líquido Contábil 81 84 241 224 Índice Combinado 99,5% 100,0% 99,3% 99,3% Índice Combinado Ampliado 86,3% 86,4% 85,8% 87,4% Reservas Técnicas 30,8% 6.678 6.273 1.703 5.106 1.424 1.067 4.849 4.975 4.039 3T04 2T05 3T05 Previdencia Seguro
Nova Campanha de Marketing Anexo I: Renovação da Marca & Nova Campanha de Marketing
Renovação da Marca - 2005
Anexo II: Dividendos
Histórico de Dividendos O Unibanco paga dividendos semestrais há mais de 3 décadas. Em 2005 adotou política de pagamentos trimestrais.
Anexo III: Ratings
Unibanco Ratings
Anexo IV: Eventos Recentes
Bônus Perpétuos Bônus Perpétuos – US$ 500 milhões Emissão de bônus perpétuos em julho de 2005: US$ 500 milhões Cupom: 8,70% a.a. Rating da operação: Ba2 pela agência Moody's Investors Service, Inc. Investidores: cerca de 875 investidores, destaque para private banks e Ásia. Roadshow: Cingapura, Hong Kong, Genebra e Londres. 100% dos investidores visitados durante o roadshow participaram da transação. Se consolidada em junho de 2005, elevaria o Índice da Basiléia para aproximadamente 18%
Oferta Pública Global de Units e GDSs