Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bases de Serviços de Apoio a Comercialização
Advertisements

O Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas é executado desde o ano 2.000, com financiamento parcial do Banco Mundial. O acordo de empréstimo (4238-BR)
BASES DE SERVIÇO DE COMERCIALIZAÇÃO – BSC’s caminhos e estratégias para constituição dos SISTEMAS ESTADUAIS DE COMERCIALIZAÇÃO – SECAFES.
Oportunidades e Desafios de MS
UMA POLÍTICA NACIONAL DE FOMENTO AO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Seminário Metropolitano sobre aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar – Porto Alegre/RS.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ERECHIM
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
cana-de-açúcar no Mato Grosso do Sul
TÓPICOS SOBRE A CITRICULTURA EM SERGIPE
Produção de Fumo no Sul do Brasil
POLÍTICAS PÚBLICAS E COMERCIALIZAÇÃO
CIDADES MÉDIAS SOBARZO, O. As cidades médias e a urbanização contemporânea. Cidades, Presidente Prudente, v. 5, n. 8, p. 277 – 292, SPOSITO, M.E.B.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Área de Operações Indiretas
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO
NEUTRALIZAÇÃO DE EMISSÕES DE POLUENTES
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior
Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas
AGRICULTURA FAMILIAR AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL NO RS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
COOPERAÇÃO TÉCNICA APOIO À MELHORIA DA LOGÍSTICA URBANA DE CURITIBA
Tema:R02 Organização: AmBev
TEMA – 1- OS ESPAÇOS PARA VENDA DIRETA DE ORGÂNICOS EM SÃO PAULO
I SEMINÁRIO LINHAS DE FOMENTO. Mensagem do Prefeito Eduardo Paes à Câmara Municipal em fevereiro de 2009 A Secretaria de Ciência e Tecnologia irá garantir.
Compras Governamentais
O FOPEMEPE/RS é um espaço de debates e conjugação de esforços entre o governo e o setor privado, para a elaboração de propostas orientadas à implantação.
Julho de 2007.
REDE DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR
AGRICULTURA FAMILIAR IICA-BR Março/2006.
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
PROGRAMA FLORESTAR BRASIL AGRICULTURA FAMILIAR APRESENTA UMA IDÉIA SIMPLES ECONOMICAMENTE VIÁVEL SOCIALMENTE JUSTA E AMBIENTALMENTE SUSTENTÁVEL.
“ Agricultura e Meio Ambiente” Botucatu, 29 de outubro de 2007 Engº Agrº Cláudio Antônio Baptistella Gerente Técnico – PEMH CATI/SAA.
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
Concessões de Algodão em Moçambique Comentarios sobre o relatório da KPMG de 2007/2008 e seguintes discussões entre o IAM, AAM e os representantes dos.
Workshop sobre Hortaliças Folhosas no Estado de São Paulo
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
Ensaio Sobre a Economia da Cultura: Modelo Econômico do CINE PE.
SIAFEM / SGI Evandro Higuchi TI - AEM / MS
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Ângela Castro Gerência-Geral de Alimentos V Reunião Nacional da Vigilância.
Câmara dos Deputados Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural: Audiência Pública sobre as causas da recente queda nos preços.
‘NÃO VAMOS REINVENTAR A RODA’
Emater–MG Minas cada vez melhor para se viver Missão Promover o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural, assegurando.
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Agronegócio A modernização no campo propicia novos sistemas de produção e novos recursos para o combate aos problemas Empresas expandem uma estrutura administrativa.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Brasília, 13 de maio de 2008 Câmara dos Deputados Comissão Da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional Câmara dos.
SEMANA MUNDIAL DO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
Produto Interno Bruto de Goiás – 2011
O BRASIL PASSA POR UMA CRISE QUE AFETA QUASE TODOS OS SETORES DA ECONOMIA
Desenvolvimento Agrário e Industrial: Oportunidades para o Brasil
REDE ECOVIDA DE AGROECOLOGIA. Rede Ecovida A Rede Ecovida de Agroecologia e um espaço de articulação entre agricultores familiares e suas organizações,
Turismo como fonte de trabalho e renda.
Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono
MARÇO 2015 CAMPO GRANDE - MS. A proposta tem por objetivo promover a formulação e implementação do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
A EXPERIÊNCIA DA REDE ECOVIDA DE AGROECOLOGIA
Fundo Constitucional de Financiamento do Norte – FNO Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES.
REDE DE APOIO A COMERCIALIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR – RECAF/MS RELATORIO DE ATIVIDADES – 2009.
REDUÇÃO DE PERDAS E DESPERDÍCIOS DE ALIMENTOS Uma agenda pendente na América Latina e Caribe.
SISTEMA INTEGRADO DE COMERCIALIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR E DA ECONOMIA SOLIDÁRIA SICAFES (PROPOSTA INICIAL/NOME SUGESTÃO) UM SISTEMA QUE USA A INTERNET.
Mercado Brasileiro “ Nova Fotografia do Setor de Flores e Pl. Ornamentais e seus principais gargalos Holambra/SP - 27/11/2013.
SETAS ASSISTÊNCIA SOCIAL EM MATO GROSSO DO SUL Dra. Tania Mara Garib.
A AGÊNCIA PARANÁ DE DESENVOLVIMENTO Desenvolver, coordenar e liderar ações para promover o desenvolvimento sustentável do Paraná. MISSÃO.
Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
PRODUÇÃO RURAL E URBANA Criação: Profª Sheila Stela Kurschner.
Capacitação de Técnicos em Associativismo 12 de maio de 2016.
Transcrição da apresentação:

Governo do Estado de Mato Grosso do Sul Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Industria, do Comércio e do Turismo Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul

Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul ( CEASA / MS ) Sociedade de economia mista – S/A Acionistas: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul – através da AGRAER. Prefeitura Municipal de Campo Grande. Conselho Administrativo e Diretoria

Mercado Hortigranjeiro Rede comercial brasileira movimenta cerca de 14 milhões de toneladas de produtos hortigranjeiros. O valor supera U$ 10 bilhões anuais. É superior ao faturamento total das duas maiores redes de supermercados juntas (Pão de Açúcar e Carrefour). É o setor da agricultura que mais cresce no mundo. O consumo é, também, o que mais cresce quando comparado com outros produtos agrícolas. Produção basicamente de pequenas áreas e diversas origens: SP – 645 municípios. Cerca de 400 abastecem a CEAGESP MS – 78 municípios. 35 abastecem a CEASA – MS. Possibilidade de alta receita / hectare e fixa a mão – de – obra no campo. Apesar da pujança o setor necessita do apoio e da ação governamental: Grande número de produtores Logística de transporte Perecibilidade dos produtos Assistência técnica especializada

Volume comercializado pela CEASA - MS *Obs: 2007 referente ao 1º semestre

Participação percentual *Obs: 2007 referente ao 1º semestre

Objetivos do 1º Seminário Sobre Horticultura Reduzir a dependência externa de produtos hortigranjeiros. Estimular a produção de produtos com comercialização garantida. Proporcionar trabalho e renda para pequenos produtores com ênfase na agricultura familiar.

ESTRATÉGIA Analisar a situação dos produtos com base nos levantamentos estatísticos realizados pela CEASA – MS, há mais de 10 anos. Selecionar uma “cesta” de produtos, - aproximadamente 10 – que terão suas produções fomentadas.

CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DOS PRODUTOS Importância econômica. Alta dependência externa. Garantia de produção no MS.

AÇÕES GOVERNAMENTAIS Capacitação da assistência técnica, pública e privada. Linhas de crédito para apoio à produção. Incentivos fiscais. Produção programada. Comercialização.

AVALIAÇÃO DE RESULTADOS Através dos levantamentos diários de origens e quantidades dos produtos comercializados pela CEASA – MS,

Produtos Comercializados pela CEASA - MS

PRODUÇÃO E VALOR 2006

Agradecimento às Parcerias Banco do Brasil S/A - Superintendência Estadual do MS COOPGRANDE VETMAIS/ TOPSEED Vereador Edil Albuquerque PENSAMENTO:   Se continuarmos fazendo o que estamos fazendo, continuaremos conseguindo o que estamos conseguindo. Stephen Covey