SIPS Sistema de Indicadores de Percepção Social

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Transcrição da apresentação:

SIPS Sistema de Indicadores de Percepção Social Bancos: Exclusão e Serviços Ipea 11 de janeiro de 2011

Sumário Introdução 1. Percepção da função de um banco; 2. Inclusão bancária e percepção familiar no Brasil; 3. Conta bancária, percepção por parte dos excluídos; 4. Percepções dos serviços dos detentores de contas bancárias; 5. Situação quanto a empréstimos 6. Orientações fornecidas pelos bancos aos clientes Inclusão e serviços bancários: o problema em perspectiva

Introdução O projeto Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) consiste em uma pesquisa domiciliar com a finalidade de conhecer as percepções sobre serviços de utilidade pública oferecidos ou postos à disposição pelo Estado em diversas áreas, como a justiça, a segurança pública, educação, saúde e cultura, entre outros. O SIPS focalizou os serviços oferecidos pelos bancos comerciais, públicos e privados, e a temática da exclusão bancária de parte da população brasileira. A pesquisa também quis conhecer o entendimento da população sobre as principais funções de um banco. O questionário aplicado contou com 36 perguntas objetivas que abordaram a inclusão bancária, a qualidade dos serviços e do atendimento prestado, o horário de funcionamento das agências bancárias, a segurança para a realização das operações e os produtos e serviços oferecidos.

1.Percepção da função de um banco

Principais ações do atendimento bancário Fonte: IPEA, SIPS, 2010

Principal função de um banco, por faixa de renda Fonte: IPEA, SIPS, 2010

Principal função de um banco, por sexo

Principal função de um banco, por faixa etária

Função é empréstimo de dinheiro, segundo a faixa etária

2.Inclusão bancária e percepção familiar no Brasil

Posse de conta bancária, por grandes regiões Fonte: Ipea: SIPS, 2010

Posse de conta bancária, por sexo. Fonte: IPEA, SIPS, 2010

Posse de conta bancária, por faixa etária Fonte: IPEA, SIPS, 2010

Posse de conta bancária, segundo grau de escolaridade Fonte: IPEA, SIPS, 2010

3.Conta bancária: percepções por parte dos excluídos

Desejo e condições de ter uma conta bancária (%) Fonte: IPEA, SIPS, 2010

Pessoas que não têm uma conta, mas gostariam de ter, por sexo e faixa etária

Pessoas que se consideram público-alvo de algum banco, por sexo e faixa etária

4.Percepções dos serviços dos detentores de contas bancárias

Motivação para a escolha do banco(%) Fonte: IPEA, SIPS, 2010

Segurança na realização das operações bancárias na agência Fonte: Ipea: SIPS, 2010

Satisfação com relação ao horário de atendimento das agências bancárias, por grandes regiões Fonte: Ipea: SIPS, 2010

Grau de satisfação em relação ao horário de atendimento das agências bancárias, por escolaridade

Grau de satisfação em relação à segurança durante a realização de operações bancárias junto ao banco

Grau de satisfação em relação ao horário de atendimento das agências bancárias, por sexo

5. Situação quanto a empréstimos por parte dos respondentes do SIPS

6. Orientações por parte dos bancos aos usuários

Tipo de informação concedida ao cliente pelos bancos

Oferta de produtos não solicitados pelos clientes Porcentagem O banco nunca me ofereceu nada 34,1 O banco já me ofereceu algum serviço sem eu pedir 34,6 Às vezes o banco me oferece algum serviço ou produto sem eu pedir 21,1 Não sabe ou não respondeu 1,3

Inclusão e serviços bancários: o problema em perspectiva O sistema bancário brasileiro demonstrou possuir uma boa avaliação da população quanto à percepção das atividades desenvolvidas, mas dois pontos ainda merecem uma atenção especial. 1. quantidade expressiva de excluídos do sistema que, em grande parte, se manifestaram interessados na inclusão. 2. baixo percentual da população que percebe a função de concessão de crédito como intrinsecamente bancária.