FORMAÇÃO DA AUTO-IDENTIDADE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O mundo da criança VISÃO PSICOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Advertisements

Federação Portuguesa de Atletismo
Como é o seu grupo? Extraído de Liderança Cristã, de Nancy G. Dusilek
FACULDADE BATISTA DE TEOLOGIA DISCIPLINA: LIDERANÇA
O desenvolvimento emocional e a família Constituição de identidade individual, familiar e social.
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
FORMAÇÃO DA AUTO-IDENTIDADE.
ADOLESCÊNCIA HOJE Leila Cury Tardivo.
Obs: Aperte a seta  do teclado ou clique com o mouse, para avançar.
20 KM 30 KM 10 KM 20 KM ESCOLHAS.
ERIK ERIKSON Dados biográficos: Erik Erikson nasceu na Alemanha, em 1902; morreu em Uniu-se ao grupo de Freud em 1927; Psiquiatra infantil, emigrou.
Shakespeare Depois de algum tempo você percebe a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO
DESPERTAR DO HOMEM E DA MULHER
MINAS GERAIS Colégio Maria Imaculada - SP Feira das Nações 2012
Para refletir... e mudar!!!.
Tânia Franck Garcia- SOE/2009
SHAKESPEARE Depois de algum tempo você percebe a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP
FAMÍLIA, UM DOS EIXOS DA AÇÃO EVANGELIZADORA
Por que lemos a Bíblia, hoje?
Compreender que cada adulto é um mentor que tem o privilégio de instruir as crianças nos caminhos do Senhor. O terno cuidado de Jesus.
MEU FILHO É ADOLESCENTE, E AGORA?.
A EVOLUÇÃO HUMANA O ADULTO.
Coisas da Vida....
FILHOS SÃO COMO NAVIOS.
HUMILDADE X ORGULHO.
Amor e Sexualidade.
Inteligências que percorreram, construíram e herdaram de si mesmas tudo o que a expressão humana fantasticamente pode conceber, não nos cabe mais a fundação.
HUMILDADE X ORGULHO.
EDUCAÇÃO VICENTINA: EXCELÊNCIA ACADÊMICA E COMPROMISSO SOCIAL
Amai-Vos! + Sergio da Rocha Arcebispo de Brasília.
DEPOIS DE ALGUM TEMPO Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar.
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
Educação Sexual na Adolescência
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
BY BÚZIOS SLIDE APRESENTA DEPOIS DE ALGUM TEMPO... Rolagem automática.
Depois de algum tempo você percebe a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar a alma... Aprende que amar não significa apoiar-se, e.
MEDO DE DIRIGIR CFC VIP/NACIONAL. O QUE É MEDO É uma sensação que o impede de agir, deixando a pessoa sem ação, tensa, confusa, incapacitada de atuar.
Ricardo Barbosa em Caxias do Sul 5-7 de junho (Quinta a Sábado)
CLASSES AVENTUREIROS Rosemeire Alves Dourado.
PENSAMENTO HUMANO ENQUANTO PENSAMENTO FILOSÓFICO.
AUTO-ESTIMA.
O PROFESSOR COMO PROFESSOR I
Fraternidade e Juventude
Os anos das grandes oportunidades
TEORIA DO ESTABELECIMENTO DA IDENTIDADE DO EGO - Erikson
JESUS TEM ESPERANÇA EM VOCÊ!
Proposta de trabalho nº2 Educação Sexual Nas Escolas
O SENSO CRÍTICO E O MÉTODO
A difícil arte da paciência
Psicologia do Desenvolvimento Humano I
Você Aprende....
ADOLESCENTES ANTES DA HORA Namorar, ficar, pedir para sair com a galera, tudo está programado para depois dos quatorze anos.
(Winnicott, O brincar e a realidade, pág. 196)
Aprende Que... Montagem : Ulysses Freitas Ligue o Som.
COMO LidaR com COMPORTAMENTOS inadequadOs birras, DISPUTAS, LIMITES, ETC. 2º GRUPO DE PAIS 2015.
As fases de Ericson relativas a etapa adulta
TEORIA DO ESTABELECIMENTO DA IDENTIDADE DO EGO - Erikson ADOLESCÊNCIA ADOLESCÊNCIA.
Adulto Maduro Aspectos físicos, psicológicos e sociais do envelhecimento: Envelhecer pressupõe alterações físicas, psicológicas e sociais no indivíduo;
Desenvolvimento Psicossocial Erik Erikson
Você Aprende...  Shakespeare.
PERFIL DOS JOVENS E SUA EVANGELIZAÇÃO COM A PROPOSTA ATUAL: QUESTIONÁRIO E CAMINHOS E PROJETOS DE VIDA COM EDUCAÇÃO E VALORES. ENCONTRO DA PASTORAL REGIONAL.
Depois de algum tempo você aprende a diferença, a subtil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-
Progressão automática. Um dia você aprende que... Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma.
Um dia você aprende! Willian Shakespeare.
O que as crianças precisam aprender e desenvolver? Psicólogo Erik Erikson.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Transcrição da apresentação:

FORMAÇÃO DA AUTO-IDENTIDADE

IDENTIDADE x CONFUSÃO DE PAPEIS CONFIANÇA AUTONOMIA IDENTIDADE INICIATIVA APLICAÇÃO

IDENTIDADE SIGNIFICA: • Ser como todos, mas diferente de todos; • Ser a seu modo, ser singular e original;

• Uma série ininterrupta de identificações; • Eleição de bons modelos e a modalidadde de trabalhá-los.

PESSOA DE BEM OU ANTI-SOCIAL? DEPENDE:

• Da eleição de modelos bons e ricos; • Da ajuda adequada dos adultos; • De possíveis desvios ao longo do caminho.

Na rejeição sistemática de toda e qualquer frustração; CRISE DA IDENTIDADE  está presente antes: Na rejeição sistemática de toda e qualquer frustração;

CRISE DE IDENTIDADE COMPROMETE: • O modo de ser; • O modo de agir;

• Os aspectos profissional e vocacional; • A permanência e rendimento na ação e no estado de vida.

Passado, Presente e Futuro Quem fui Quem sou Quem serei SÍNTESE: Passado, Presente e Futuro Identidade Quem fui Quem sou Quem serei

A Identidade constrói-se por meio de sínteses sucessivas e provisórias. No final da adolescência a pessoa precisa ser capaz de dizer: Quem sou EU?

• Não aceita viver de fantasias; • Superou a fase da pura ilusão; • Aprendeu a pôr os pés no chão.

SUPEROU A CRISE DE IDENTIDADE * Não joga tanto com aspectos externos: roupas, aparências, falsa auto-imagem;

* Assume o processo autoformativo; * Projeta menos a culpa e assume mais.

INSTITUIÇÃO DESCOBERTA: VIRTUDE GESTADA: FIDELIDADE INSTITUIÇÃO DESCOBERTA: O CLÃ, O GRUPO

E quando os pais não percebem a Crise? QUESTÕES VITAIS E quando os pais não percebem a Crise?

E quando os pais não são modelos de identificação? E quando pais e educadores não percebem e não sabem ajudar?

INTIMIDADE  ISOLAMENTO Dos 18-20 aos 28-30 anos

Superada a Crise de Identidade o jovem necessita de alguém com quem ter um relacionamento íntimo e poder partilhar projetos e ideais.

Vida, Projetos, Aspirações, Confidências e Ideais somente são partilhados por quem é capaz de intimidade.

“Trata-se de intimidade de vida e de projetos; não pensar logo em intimidade sexual” (Erikson)

A Identidade é um requisito para a Intimidade e não uma conseqüência. Através da vivência da Intimidade a pessoa fortalece a própria Identidade.

Erikson diz: • sentir-se seguro de si; O jovem adulto precisa • sentir-se seguro de si; • ser capaz de expressar seu afeto; • sentir a coragem de ser como é e de apresentar-se como é.

o MATRIMÔNIO o AMOR Virtude gestada: Instituição: “AMAR e TRABALHAR é o que um adulto tem que ser capaz de fazer” (Freud).

A Confusão de Papéis torna a pessoa incapaz de viver a intimidade e partilhar a vida. Isto significa ISOLAMENTO.

Aquele que pende para o Isolamento, pode usar o trabalho como esconderijo e autoproteção.

Generatividade é a preocupação de criar e orientar a geração seguinte.  ESTAGNAÇÃO (Dos 28-30 aos 45-50 anos) Generatividade é a preocupação de criar e orientar a geração seguinte.

“O sinal mais visível da generatividade é produzir a geração seguinte e criar uma família” (Gallatin).

Sem o cuidado dos adultos, não é possível a criança criar o verdadeiro sentimento de confiança, autonomia, iniciativa, aplicação e Identidade.

Os adultos são necessários para assegurar o desenvolvimento dos que estão passando por estágios de maior dependência.

O cuidado dos filhos é uma forma, um instrumento de viver a generatividade.

“Os seres humanos necessitam formar uma família e educar seus filhos, mas esta só pode educar uma criança na medida em que se deixa educar por ela”. (Erikson)

“O simples fato de gerar um filho não é suficiente para assegurar o sentimento de generatividade”.

“Os que têm filhos porque isso deveria ser feito, podem sentir-se oprimidos por um sentimento de estagnação”. (Erikson)

A estagnação é a contrapartida negativa da generatividade. O medo da estagnação continua mantendo as pessoas produtivas.

A virtude gestada neste estágio é o cuidado, a generosidade, o zelo, arma natural para ajudar os imaturos a chegar à maturidade.

É o complemento da Identidade. A Identidade vai do berço ao túmulo. INTEGRIDADE  DESESPERANÇA É o complemento da Identidade. A Identidade vai do berço ao túmulo.

A grande necessidade deste estágio é dar significado e continuidade à própria experiência.

Para as pessoas bem integradas, é o estágio mais produtivo da vida. Vivenciam um sentimento de fertilidade e plenitude.

A pessoa idosa passou por dificuldades e crises, as enfrentou e aprendeu a dar significado e sentido tanto ao sucesso quanto ao fracasso.

Aprendeu a assumir lideranças e renunciar a elas, quando necessário. O sentimento de integridade leva a pessoa a viver a fase do declínio com certa serenidade, sem sobressaltos, angústias e culpas.

Na ausência da integridade, surge a desesperança: vivencia medo, abandono, pavor da doença e da morte.

Descobre a instituição da involução. A virtude gestada: sabedoria Descobre a instituição da involução. Neste estágio, percebe-se o grau de integração ou desintegração de cada pessoa.

INTIMIDADE INTEGRIDADE CONFIANÇA AUTONOMIA INICIATIVA APLICAÇÃO GENERATIVIDADE INTEGRIDADE

C O N F U S Ã D E P A É I S ISOLAMENTO DESESPERA. ESTAGNAÇÃO DESCONFIANÇA VERG. DÚVIDA CULPA INFERIORIDADE ISOLAMENTO ESTAGNAÇÃO DESESPERA.

SÍNTESE da COMPLEXIDADE da FORMAÇÃO HUMANA:

INTEGRID. SABEDORIA INVOLUÇÃO GENERATI. GENEROSIDD. FAMÍLIA INTIMIDD. AMOR CASAMENTO IDENTIDD. FIDELIDADE GRUPO APLICAÇ. COMPETEN. TRABALHO INICIATIV RETIDÃO R. de OURO AUTONOM VONTADE AUTORIDD CONFIANÇ. FÉ e ESPER. RELIGIÃO ESTÁGIOS VIRTUDES INSTIT.

Como educador(a), consigo ajudar crianças e adolescentes a se articularem diante de todos esses desafios? • Como articulo os aspectos débeis de minha Identidade?

Se os adultos de hoje marcassem mais as crianças e os jovens por sua estrutura harmônica: • A juventude teria menos problemas; • Necessitaria de menos sucedâneos compensatórios para abafar o vazio;

Esta é a verdadeira formação à cidadania. Este é o verdadeiro patrimônio que a geração jovem de hoje, exige que lhe deixemos!

“Se você não souber seu lugar no mundo e o significado de sua vida, deve saber que algo é responsável por isso; e não é o sistema social, nem o seu intelecto, mas o modo pelo qual você vem orientando seu intelecto”. (Tolstoi)

Demos ao mundo o testemunho da vivência de valores e de ideais. Convençamo-nos de que apenas os valores naturais e imanentes não bastam e não realizam a vida humana; Demos ao mundo o testemunho da vivência de valores e de ideais.

“Só os grandes homens abrem caminho para os que vêm depois” (Alberto Garcia). “Se compreenderdes isso e o pratircardes, felizes sereis”. (Jo. 13, 17)

TAREFA 01: Montar um projeto formativo para ser aplicado na comunidade educativa (para toda ou para parte dela), visando ajudar as pessoas dentro dos conteúdos apresentados (formação da auto-identidade), aplicando os conteúdos, socializando-os e, assim, enriquecer sua comunidade educativa.

TAREFA 02: Assistir o vídeo “Fé, Crer para Ver” TAREFA 02: Assistir o vídeo “Fé, Crer para Ver”. Fazer uma discussão grupal, aplicando o conteúdo do mesmo à temática estudada.