FORMAÇÃO DA AUTO-IDENTIDADE
IDENTIDADE x CONFUSÃO DE PAPEIS CONFIANÇA AUTONOMIA IDENTIDADE INICIATIVA APLICAÇÃO
IDENTIDADE SIGNIFICA: • Ser como todos, mas diferente de todos; • Ser a seu modo, ser singular e original;
• Uma série ininterrupta de identificações; • Eleição de bons modelos e a modalidadde de trabalhá-los.
PESSOA DE BEM OU ANTI-SOCIAL? DEPENDE:
• Da eleição de modelos bons e ricos; • Da ajuda adequada dos adultos; • De possíveis desvios ao longo do caminho.
Na rejeição sistemática de toda e qualquer frustração; CRISE DA IDENTIDADE está presente antes: Na rejeição sistemática de toda e qualquer frustração;
CRISE DE IDENTIDADE COMPROMETE: • O modo de ser; • O modo de agir;
• Os aspectos profissional e vocacional; • A permanência e rendimento na ação e no estado de vida.
Passado, Presente e Futuro Quem fui Quem sou Quem serei SÍNTESE: Passado, Presente e Futuro Identidade Quem fui Quem sou Quem serei
A Identidade constrói-se por meio de sínteses sucessivas e provisórias. No final da adolescência a pessoa precisa ser capaz de dizer: Quem sou EU?
• Não aceita viver de fantasias; • Superou a fase da pura ilusão; • Aprendeu a pôr os pés no chão.
SUPEROU A CRISE DE IDENTIDADE * Não joga tanto com aspectos externos: roupas, aparências, falsa auto-imagem;
* Assume o processo autoformativo; * Projeta menos a culpa e assume mais.
INSTITUIÇÃO DESCOBERTA: VIRTUDE GESTADA: FIDELIDADE INSTITUIÇÃO DESCOBERTA: O CLÃ, O GRUPO
E quando os pais não percebem a Crise? QUESTÕES VITAIS E quando os pais não percebem a Crise?
E quando os pais não são modelos de identificação? E quando pais e educadores não percebem e não sabem ajudar?
INTIMIDADE ISOLAMENTO Dos 18-20 aos 28-30 anos
Superada a Crise de Identidade o jovem necessita de alguém com quem ter um relacionamento íntimo e poder partilhar projetos e ideais.
Vida, Projetos, Aspirações, Confidências e Ideais somente são partilhados por quem é capaz de intimidade.
“Trata-se de intimidade de vida e de projetos; não pensar logo em intimidade sexual” (Erikson)
A Identidade é um requisito para a Intimidade e não uma conseqüência. Através da vivência da Intimidade a pessoa fortalece a própria Identidade.
Erikson diz: • sentir-se seguro de si; O jovem adulto precisa • sentir-se seguro de si; • ser capaz de expressar seu afeto; • sentir a coragem de ser como é e de apresentar-se como é.
o MATRIMÔNIO o AMOR Virtude gestada: Instituição: “AMAR e TRABALHAR é o que um adulto tem que ser capaz de fazer” (Freud).
A Confusão de Papéis torna a pessoa incapaz de viver a intimidade e partilhar a vida. Isto significa ISOLAMENTO.
Aquele que pende para o Isolamento, pode usar o trabalho como esconderijo e autoproteção.
Generatividade é a preocupação de criar e orientar a geração seguinte. ESTAGNAÇÃO (Dos 28-30 aos 45-50 anos) Generatividade é a preocupação de criar e orientar a geração seguinte.
“O sinal mais visível da generatividade é produzir a geração seguinte e criar uma família” (Gallatin).
Sem o cuidado dos adultos, não é possível a criança criar o verdadeiro sentimento de confiança, autonomia, iniciativa, aplicação e Identidade.
Os adultos são necessários para assegurar o desenvolvimento dos que estão passando por estágios de maior dependência.
O cuidado dos filhos é uma forma, um instrumento de viver a generatividade.
“Os seres humanos necessitam formar uma família e educar seus filhos, mas esta só pode educar uma criança na medida em que se deixa educar por ela”. (Erikson)
“O simples fato de gerar um filho não é suficiente para assegurar o sentimento de generatividade”.
“Os que têm filhos porque isso deveria ser feito, podem sentir-se oprimidos por um sentimento de estagnação”. (Erikson)
A estagnação é a contrapartida negativa da generatividade. O medo da estagnação continua mantendo as pessoas produtivas.
A virtude gestada neste estágio é o cuidado, a generosidade, o zelo, arma natural para ajudar os imaturos a chegar à maturidade.
É o complemento da Identidade. A Identidade vai do berço ao túmulo. INTEGRIDADE DESESPERANÇA É o complemento da Identidade. A Identidade vai do berço ao túmulo.
A grande necessidade deste estágio é dar significado e continuidade à própria experiência.
Para as pessoas bem integradas, é o estágio mais produtivo da vida. Vivenciam um sentimento de fertilidade e plenitude.
A pessoa idosa passou por dificuldades e crises, as enfrentou e aprendeu a dar significado e sentido tanto ao sucesso quanto ao fracasso.
Aprendeu a assumir lideranças e renunciar a elas, quando necessário. O sentimento de integridade leva a pessoa a viver a fase do declínio com certa serenidade, sem sobressaltos, angústias e culpas.
Na ausência da integridade, surge a desesperança: vivencia medo, abandono, pavor da doença e da morte.
Descobre a instituição da involução. A virtude gestada: sabedoria Descobre a instituição da involução. Neste estágio, percebe-se o grau de integração ou desintegração de cada pessoa.
INTIMIDADE INTEGRIDADE CONFIANÇA AUTONOMIA INICIATIVA APLICAÇÃO GENERATIVIDADE INTEGRIDADE
C O N F U S Ã D E P A É I S ISOLAMENTO DESESPERA. ESTAGNAÇÃO DESCONFIANÇA VERG. DÚVIDA CULPA INFERIORIDADE ISOLAMENTO ESTAGNAÇÃO DESESPERA.
SÍNTESE da COMPLEXIDADE da FORMAÇÃO HUMANA:
INTEGRID. SABEDORIA INVOLUÇÃO GENERATI. GENEROSIDD. FAMÍLIA INTIMIDD. AMOR CASAMENTO IDENTIDD. FIDELIDADE GRUPO APLICAÇ. COMPETEN. TRABALHO INICIATIV RETIDÃO R. de OURO AUTONOM VONTADE AUTORIDD CONFIANÇ. FÉ e ESPER. RELIGIÃO ESTÁGIOS VIRTUDES INSTIT.
Como educador(a), consigo ajudar crianças e adolescentes a se articularem diante de todos esses desafios? • Como articulo os aspectos débeis de minha Identidade?
Se os adultos de hoje marcassem mais as crianças e os jovens por sua estrutura harmônica: • A juventude teria menos problemas; • Necessitaria de menos sucedâneos compensatórios para abafar o vazio;
Esta é a verdadeira formação à cidadania. Este é o verdadeiro patrimônio que a geração jovem de hoje, exige que lhe deixemos!
“Se você não souber seu lugar no mundo e o significado de sua vida, deve saber que algo é responsável por isso; e não é o sistema social, nem o seu intelecto, mas o modo pelo qual você vem orientando seu intelecto”. (Tolstoi)
Demos ao mundo o testemunho da vivência de valores e de ideais. Convençamo-nos de que apenas os valores naturais e imanentes não bastam e não realizam a vida humana; Demos ao mundo o testemunho da vivência de valores e de ideais.
“Só os grandes homens abrem caminho para os que vêm depois” (Alberto Garcia). “Se compreenderdes isso e o pratircardes, felizes sereis”. (Jo. 13, 17)
TAREFA 01: Montar um projeto formativo para ser aplicado na comunidade educativa (para toda ou para parte dela), visando ajudar as pessoas dentro dos conteúdos apresentados (formação da auto-identidade), aplicando os conteúdos, socializando-os e, assim, enriquecer sua comunidade educativa.
TAREFA 02: Assistir o vídeo “Fé, Crer para Ver” TAREFA 02: Assistir o vídeo “Fé, Crer para Ver”. Fazer uma discussão grupal, aplicando o conteúdo do mesmo à temática estudada.