Disque Denúncia Nacional - 100

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Seminário Nacional Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: Novas Estratégias de Enfretamento Brasília, 20 e 21 de maio de 2010.
Advertisements

POMMAR/USAID-Partners
I Seminário do Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes Brasil. Quem ama protege. Brasília, março de.
Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
Avaliação do Plano Plurianual
II Marcha contra o abuso sexual da criança e do adolescente
COORDENAÇÃO-GERAL DOS DIREITOS DO IDOSO
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Rede Nacional de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
Saúde e Prevenção nas Escolas
CONSTRUINDO DIRETRIZES DA POLITICA E DO PLANO DECENAL.
PROGRAMA SIPIA NO PARANÁ
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
OUVIDORIA – Serviço de Proteção aos Usuários do SUS
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO SOCIOEDUCACIONAL.
Centro de Referência Especializado de Assistência Social
II Conferência Estadual de Saúde Mental
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DIRETORIA DE GESTÃO DO CUIDADO COORDENAÇÃO DO CUIDADO POR CICLO DE.
Crianças e Adolescentes
SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA
Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres
CRIAÇÃO DE CONSELHO MUNICIPAL
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
SEMAS Secretaria Municipal de Assistência Social.
QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada
Sistema de Notificação de Violência em Campinas
Central de Atendimento à Mulher
Governo do Paraná Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos – SEJU Departamento de Direitos Humanos e Cidadania – DEDIHC Núcleo de Enfrentamento.
Ministério Público do Estado do Paraná 2006
O MP E A FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Proteção Social Básica
Brasil Sem Homofobia Programa de Combate à Violência e à Discriminação contra GLTB e de Promoção da Cidadania Homossexual.
AGIR. Objetivo Geral da CF  Identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-lo como violação da dignidade e da liberdade humana,
Planos Municipais CMDCA / SIS Santo André
Rio Mulher.
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
ORGANOGRAMA.
Às pessoas em situação de risco para a violência doméstica e familiar
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Wilma Maria de Faria Governadora.
Rede de atenção Intersetorial
Auditoria de Natureza Operacional Programa Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes Ministro-Relator Lincoln Magalhães da Rocha.
Luziânia-GO, 17 de Novembro de 2010
REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DIRETIVO DO INSTITUTO INTERAMERICANO DEL NIÑO.
NADIA MARIA BENTES Defensora Pública do Estado do Pará, Coordenadora do NAECA e da ABMP/PA.
Secretaria de Assistência Social - SEAS Em abril de 2014, a SEAS assinou termo de aceite junto ao MDS, pactuando o reordenamento de 90 vagas para o acolhimento.
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
COMISSÃO REGIONAL DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES REGIONAL DE PONTA GROSSA: DESAFIOS DO TRABALHO INTERSETORIAL.
SUAS - Sistema Único da Assistência Social
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE TEMA: Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos.
2006 Convocação de Propostas para a Promoção de Bens Públicos Regionais – BID Criação da CP e seu Plano de Trabalho 2006/07.
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES – AÇÃO PERMANENTE – MINISTÉRIO PÚBLICO DE RONDÔNIA.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Plano Decenal e concretização da Política Nacional DCA.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
CAPACITAÇÃO. Objetivo Geral Possibilitar o alinhamento conceitual e metodológico no tocante à violência sexual contra crianças e adolescentes para uma.
“A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES E O PLANO NACIONAL DE ENFRENTAMENTO”
SEMINÁRIO PARA CONSTRUÇÃO DO PLANO OPERATIVO LOCAL (POL)
F ÓRUM INTERINSTITUCIONAL DE E NFRENTAMENTO À V IOLÊNCIA SEXUAL CONTRA C RIANÇAS E A DOLESCENTES DO ESTADO DE M INAS G ERAIS.
SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS COORDENADORIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE REDE AQUARELA REDE AQUARELA/ PAIR ABRIL/10.
V o l t a ra v a n ç a r i n í c i o 16/05/07 EXPLORAÇÃO SEXUAL TRÁFICO DE SERES HUMANOS.
Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes/SNPDCA/SDH Disque Denúncia Nacional
O QUE É O PAIR? PROGRAMA DE AÇÕES INTEGRADAS E REFERENCIAIS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTO-JUVENIL NO TERRITÓRIO BRASILEIRO.
1 PROGRAMA ESTADUAL RIO SEM HOMOFOBIA SUPERINTÊNDENCIA DE DIREITOS INDIVIDUAIS, COLETIVOS E DIFUSOS.
Política Nacional de Assistência Social Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social/GPSE/SAS.
Transcrição da apresentação:

Disque Denúncia Nacional - 100 Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes Disque Denúncia Nacional - 100

Pressupostos do Programa Violência contra crianças e adolescentes como violação de direitos humanos Direitos humanos sexuais de crianças e adolescentes – o direito a sexualidade protegida e sem violência Critérios de categorização de violência com base na legislação pátria Fortalecimento de redes de proteção e responsabilização locais Enfoque em ações que contemplem gênero, raça/etnia, orientação sexual, redução de iniqüidades regionais, participação infanto-juvenil, pessoa com deficiência, humanização da participação de crianças e adolescentes nos sistemas de segurança e justiça e utilização segura da internet

Ações do Programa Nacional APOIO E DISSEMINAÇÃO DE METODOLOGIAS INOVADORAS COMISSÃO INTERSETORIAL TSH E PORNOGRAFIA NA INTERNET III CONGRESSO MUNDIAL PAIR/ FRONTEIRAS DISQUE DENÚNCIA NACIONAL SENSIBILIZAÇÃO E MOBILIZAÇÃO GESTÃO AGENDA SOCIAL

SENSIBILIZAÇÃO E MOBILIZAÇÃO

PAIR Objetivos: Resultados: Desenvolver estudos quantitativos e qualitativos para análise da situação de violência sexual; Conhecer e dimensionar os recursos orçamentários e financeiros relacionados ao enfrentamento da violência sexual; Organizar um Sistema de Informações local sobre a situação infanto-juvenil, com ênfase na violência sexual; Fortalecer os Conselhos, notadamente no que se refere ao enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil. Parceria BID: dissemina a metodologia do PAIR em 15 cidades gêmeas do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, com foco na prevenção e enfrentamento ao tráfico de crianças e adolescentes para fins sexuais nas regiões de fronteiras secas. Resultados: 451 – Municípios Internacionalização da metodologia

Objetivo do serviço Disque Denúncia Nacional Receber/acolher denúncias de violência contra crianças e adolescentes, buscando interromper a situação revelada, com medidas de proteção e responsabilização - foco na proteção integral da criança e do adolescente Abrangência Abrangência nacional: recebimento de denúncias via telefone, e-mail, internet hotline – www.pf.gov.br (parceria) População atendida Pessoas em geral, mais especificamente, crianças e adolescentes e/ou familiares, vítimas de abuso e/ ou exploração sexual, ou aqueles que queiram denunciar situações de violência física, psicológica e negligência. As ligações de crianças e adolescentes recebem uma atenção diferenciada/escuta especializada, pela sua condição de pessoa em desenvolvimento.

Disque Denúncia Nacional – 100 Convênio SDH/PETROBRAS/CECRIA Desde 2003 o serviço é coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com a Petrobras e o Cecria - Centro de Referência Estudo e Ações sobre Crianças e Adolescentes. Recebeu, de maio de 2003 até abril de 2010: 123.322 denúncias. Funcionamento: - Diariamente de 08h às 22h, inclusive finais de semana e feriados. - Discagem direta e gratuita: número 100 (no Brasil) - Denúncias do exterior – número pago: 55 61 3212.8400 - Denúncias através do endereço eletrônico: disquedenuncia@sedh.gov.br As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização, de acordo com a competência e as atribuições específicas, no prazo de 24 horas, priorizando o Conselho Tutelar como porta de entrada, mantendo em sigilo a identidade da pessoa denunciante.

PROGRAMA NACIONAL DE ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES CENTRAL DE RECEPÇÃO ON LINE ENCAMINHAMENTO E MONITORAMENTO COORDENAÇÃO GERAL DO DISQUE DENÚNCIA NACIONAL DADOS – EXTRAÇÃO e TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO CENTRAL DE ATENDIMENTO -Recepção/Escuta -Registro da Denúncia -Escuta Especializada Classificação das denúncias urgentes Encaminhamento: - Análise e encaminhamento de denúncias - classificação das denúncias diferenciadas Monitoramento: - Acompanhamento e busca ativa de retornos das denúncias - Registro de retornos de autoridade Tratamento de reclamações, sugestões e críticas - Consulta na base e extração dos dados -Tratamento dos dados - Elaboração de relatórios quantitativos Elaboração de relatórios qualitativos CECRIA – CENTRO DE REFERENCIA, ESTUDOS E AÇÕES. SOBRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Consultoria para gestão de recursos humanos, capacitação, manutenção e assessoria técnica.

Registros dos Tipos de Violência Dados de Violência – 05/2003 a 31/03/2010 Tipos de Violência Registrada – Brasil, DF e Brasília Obs: Uma Denúncia pode registrar mais de um tipo de violência Registros dos Tipos de Violência Tipo de Violência Brasil DF Brasília Exploração Sexual 21.558 274 38 Negligência 60.898 1.654 165 Pornografia 860 22 9 Tráfico de Criança e Adolescente 356 3 2 Violência Física e Psicológica 60.004 1.537 107 Abuso Sexual 33.683 730 62

Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República Leila Paiva Coordenadora do Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual de Crianças e Adolescentes (61) 2025.9907   Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual de Crianças e Adolescentes Ministério da Justiça /Anexo II- Sala 420 -  Brasília-DF  Por um Brasil sem violência sexual contra crianças e adolescentes  disque 100