A PROVA OPERATÓRIA NO ENSINO SUPERIOR algumas reflexões

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AVALIAÇÃO: a prova em questão
Advertisements

2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
Núcleo de Assessoria Pedagógica Unisal – Lorena 2006
A PROVA OPERATÓRIA No ENSINO SUPERIOR algumas reflexões
O Sorriso de Deus.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
Peer Instruction UNISAL Lorena 6 de março de 2012.
Prática Pedagógica Revisão de prova: a reconstrução da aprendizagem Gloria Cardoso de Almeida Cruz
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Certo dia eu estava aplicando uma prova, os alunos em silêncio tentavam responder as perguntas com uma certa ansiedade. Faltavam uns 15 minutos para o.
COLACIO. J SLIDES APRESENTA
Assim é a Vida....
BORDADOS DA VIDA.
O MENINO QUE QUERIA VER "DEUS".
O Livro de Jó.
AVALIAÇÃO DISCENTE: a prova em questão
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
AVALIAÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR
Currículo oficial de São Paulo
Quando eu era pequeno, minha mãe costurava muito
Os fiéis ainda têm de trabalhar para vencer o pecado e crescer na santidade, por isso levantam os olhos para Maria (LG 65). Realmente, há séculos o.
DIGA-ME COMO VOCÊ AVALIA E EU DIREI COMO SEU ALUNO APRENDE
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Avaliação Educacional
Ligue as colunas do computador e concentre-se
COMO AÇUCAR.
O Sorriso de Deus.
O menino que queria ver Deus.
Marco Antonio Moreira Instituto de Física, UFRGS
Deus é como Açúcar! "Um certo dia, a professora querendo saber se todos tinham estudado a Bíblia, perguntou às crianças quem saberia explicar quem é Deus?
Autor(a) do Texto Desconhecido
Charges matemáticas.
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
TABAGISMO “XEQUE-MATE” “PARE, PENSE E ANALISE”.
Autres Dimensions – Frases 01/10 Mestre Ram – 28/03/2009 De uma maneira geral, o conjunto de suas decisões e o conjunto de suas escolhas são procedentes,
ERA UMA VEZ... Havia uma ilha, e lá viviam todos os sentimentos
Preparado por Dinis Bento
Alguém te disse que você é especial? Mas, disseram isso hoje?
AÇÚCAR.
PASTEL, GUARANÁ E DEUS!!!   Havia um pequeno menino que queria se encontrar com Deus. Ele sabia que tinha um longo caminho pela frente, portanto ele encheu.
04/09 Orientações gerais “Avaliação”
O PROFESSOR COMO PROFESSOR I
MEDIAÇÃO.
Açúcar.
A qualidade de um Lápis.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Situação de Aprendizagem
Instrumentos avaliativos
Como Falar Bem em Público
SITUAÇÕES.
ABORDAGENS EDUCACIONAIS
Questões sobre quatro quadrados
Debate inicial Quem colocou em prática a escuta empática na última semana? Como foi?
O ser humano é um ser em constante aprendizagem.
Deixa? O que? Amor... Não fuja do que eu possa lhe dizer, E até preciso. Fugir de ti? Por quê? Diga-me agora! Ouço-te...
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Em uma de minhas muitas peregrinações e diálogos com pessoas sábias, no meio de uma conversa surgiu a seguinte situação:
O MÍSTICO EM WITTGENSTEIN A INTERPRETAÇÃO NÃO- NEOPOSITIVISTA DO TRACTATUS.
4 Questões do quadrado Está pronto? B A
O dia-a-dia de um professor competente. (Fundamentos da relação professor e aluno) Prof. Vasco Pedro Moretto (0XX61)
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
Concepções de Ensino e de aprendizagem Relações com as práticas veiculadas nas aulas de física do ensino médio.
Deus é Como o Açúcar....
Os seis princípios do Currículo Uma escola que também aprende; O currículo como espaço de cultura; As competências como referência; Prioridade para a competência.
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
Transcrição da apresentação:

A PROVA OPERATÓRIA NO ENSINO SUPERIOR algumas reflexões NAP-LORENA

Princípio Básico: o aluno é o construtor do próprio conhecimento CARACTERÍSTICAS DA PROVA OPERATÓRIA Princípio Básico: o aluno é o construtor do próprio conhecimento A partir da mediação do professor Concepções prévias>>>>Conhecimento proposto pela escola Construção do conhecimento: processo interior Estimulado por condições exteriores mediação do professor

Prova Operatória CONTEXTUALIZAÇÃO PARAMETRIZAÇÃO EXPLORAÇÃO DA CAPACIDADE DE LEITURA E DE ESCRITA DO ALUNO PROPOSIÇÃO DE QUESTÕES OPERATÓRIAS E NÃO APENAS TRANSCRITÓRIAS UM CERTO TOM COLOQUIAL

ANALISANDO ALGUMAS QUESTÕES: 1- A principal atividade do professor é.............. 2- O patrono da escola salesiana é...... 3- Como é a organização das abelhas numa colméia? Resposta do aluno: É jóia.

Outras questões: Conceitue você a doutrina do poder constituinte. Fale sobre o Iluminismo.

Comente a frase de Sócrates: conhece-te a ti mesmo. Resposta da aluna: “Acho a frase muito profunda, tão profunda que nem consigo captar seu real significado. Mas acho que Sócrates estava certo quando disse a frase, pois sendo um sábio não teria dito besteira”.

O QUE É CULTURA? Dê exemplos ( pouca clareza) Outra forma de perguntar: Você ouve com freqüência expressões como estas: “isso é uma questão de cultura”, “tal comportamento faz parte de sua cultura”, “a cultura africana deixou fortes marcas na sociedade brasileira” “a cultura indígena tem características bem diferenciadas da cultura dos brancos.”

O conceito de cultura é muito complexo O conceito de cultura é muito complexo. Podemos, no entanto, observar nos grupos sociais elementos que constituem “traços culturais que os diferenciam de outros grupos sociais. Descreva 3 (três) traços culturais que marcam sua própria comunidade e que estejam ligados aos temas : alimentação, religião, hábitos de vestir.

Questão bem contextualizada: Maurício adora batatas fritas e sempre quer mais. - Mãe! Quero mais batata! - Maurício, ainda tem duas em seu prato e não tem mais na panela. - Duas é pouco e eu quero mais! Continua ...

A mãe de Maurício sabe que não adianta muito discutir devido à fase em que seu filho se encontra. Resolve picar em pedaços menores as duas batatas que restam no prato. Maurício sorri e diz: - Viu , mãe, agora tenho um monte de batatas

Pergunta: A) Apresente e explique duas características do estágio de desenvolvimento cognitivo, segundo Piaget, em que Maurício se encontra para apresentar tal reação. B) Indique o provável estágio de desenvolvimento cognitivo de Maurício, devido às características apresentadas.

F I M