UNGASS United Nations General Assembly Special Session on HIV and AIDS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REDE NACIONAL PRIMEIRA INFÂNCIA - RNPI. Percurso Comitê Primeira Infância, na Presidência da República Idéia de sua recriação sob a forma de Núcleo.
Advertisements

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de DST e Aids IV Encontro Nacional.
INSTITUTO LATINO AMERICANO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA PREVENÇÃO DO DELITO E TRATAMENTO DO DELINQÜENTE - BRASIL -
COMPLEXO DE GOVERNANÇA GLOBAL
IV Encontro dos Coordenadores dos Fóruns de eja/mt 22 e 23/04
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Fundo Global de Luta contra a Aids, Tuberculose e Malária Proposta preliminar para a 9ª Ronda Fortalecimento.
Premissas Ação local: resposta multisectorial e integrada (hierarquização e integralidade) Controle Social (pactuação nos diferentes níveis de gestão)
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde UNGASS United Nations General Assembly Special Session on HIV and AIDS Sessão Especial da Assembléia.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais Unidade de Prevenção Acesso a Insumos de Prevenção Brasília,
Co-Infecção TB/HIV Fábio Moherdaui Programa Nacional de DST/Aids
CAMS Comissão Nacional de Articulação com Movimentos Sociais
Responsável: Gerson Fernando Unidade: UIV
8 de Março Ações para o Dia Internacional da Mulher.
GT Relatórios Internacionais em HIV e Aids
Processo para Elaboração do Relatório UNGASS 2010 Reunião da CAMS Brasília, 14/08/2009.
Seminário Nacional de Direitos Humanos e HIV/Aids Brasília, 24 a 26 de janeiro de 2007.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Programa Nacional de DST e Aids Apoio às SES para elaboração do PAM 2009.
Sérgio Haddad.
AS RELAÇÕES DE PODER NO MUNDO
Intersetorial Micro Área Sousas. A participação do Centro de Saúde Sousas teve início em 2003, quando os serviços da região (OGs e ONGs) passaram a elaborar.
AIDS 30 anos: Avanços, Desafios e Perspectivas
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
Programa de Combate ao Racismo Institucional - PCRI
RUMO A SOLUÇÕES PARA ÁGUA
II Seminário Internacional
PROJECTO: Integração do HIV e SIDA Resultados Resultado 1: Recursos de conhecimento sobre a integração do HIV e SIDA (guiões, kits de ferramentas,
A nossa Missão Ajudar as empresas portuguesas a exportar mais
Mobilização em redes Fundação da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e da Campanha Global pela Educação (1999); Semana de Ação Mundial pela Educação.
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO – O DESAFIO DOS RELATÓRIOS NACIONAIS II Encontro Nacional de Produtores e Usuários de Informações Sociais e Territoriais.
História das negociações da Convenção-Quadro de Controle do Tabaco
ONU ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS
Criação da Organização das Nações Unidas (ONU)
Objetivos da Rio +20 Objetivo: renovar, em alto nível, o compromisso mundial para o Desenvolvimento Sustentável - DS Não é uma Conferência somente ambiental,
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Revisão do 2º Congresso sobre DST-AIDS Wim Vandevelde - EATG/GAT Investigação de uma vacina para o VIH o papel de Portugal e dos seus parceiros lusófonos.
Soluções para atenuar as desigualdades
G8 E OEA G8- Sustentado pelo aspecto econômico e político.
Tuberculose Mundo. SVS Mortes Causadas por Doenças Infecciosas em Adultos no Países em Desenvolvimento ( ) TB 51.4% Inf. Respiratórias 10.0%
O processo de revisão do RSI* e o Brasil
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD
Trabalhando juntos para fazer com que a raiva seja história!
 Criado em 11 de Dezembro de 1946  Primeira assembléia Geral das Nações Unidas  Período Pós-Guerra na Europa, Oriente-Médio e China  Em 1953 tornou-se.
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Prof.º Fylipe Alves Minikovski
Organização das Nações Unidas.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Unidade de Prevenção Insumos Brasília, novembro 2009.
O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil, empresas e os governos para o.
PROPOSTAS PARA A SUSTENTABILIDADE DAS AÇÕES DE PREVENÇÃO Fala, Comunidade 7! Dezembro de 2006.
1. VI Fórum UNGASS – AIDS Brasil 20 e 21 de maio de 2010 Recife - PE 2.
Rio de Janeiro, 15 de julho de 2010
G-20.
Departmento de DST, AIDS e Hepatites Virais Secretaria de Vigilância Sanitária Ministério da Saúde Relatorio de Progresso 2012.
Brasil-Portugal 200 anos: Simpósios sobre Saúde Eduardo Botelho Barbosa Assessoria Internacional Ministério da Saúde Rio de Janerio, 10 de julho de 2008.
SOLUÇÕES PARA ATENUAR CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO
1. Compreender soluções que procuram atenuar os contrastes de desenvolvimento
O fim da AIDS pós-2015: Um movimento para transformação.
Organização das Nações Unidas ONU
BREVE HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO
Simulação Conselho de Segurança da Onu. Pauta da Sessão 1.Abertura da sessão (mesa diretora); 2.Apresentação da proposta de Resolução (Secretário-Geral);
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
Rede Internacional de Formação de Técnicos em Saúde — RETS —
1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.
Secretaria de Direitos Humanos Protocolo Nacional Conjunto para Proteção Integral a Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência em.
“A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES E O PLANO NACIONAL DE ENFRENTAMENTO”
Objetivo: Avaliar o progresso da Década da Segurança no Trânsito 2011 a 2020 e reforçar o compromisso dos governos e instituições com o tema. Segunda.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
A CARTA DA TERRA.  Documentos importantes referentes à Educação Ambiental.  Criação da ONU - visando paz, direitos humanos e desenvolvimento.
Transcrição da apresentação:

UNGASS United Nations General Assembly Special Session on HIV and AIDS Sessão Especial da Assembléia Geral das Nações Unidas em HIV e AIDS Jacqueline Rocha Côrtes Assessora técnica de cooperação internacional COOPEX – PN DST/AIDS - MS

UNGASS Informações Gerais Realizada em junho de 2001 em Nova York ( 1 ano após a Declaração do Milênio onde se estabelecia, dentre as 8 metas, o combate ao HIV e AIDS, TB e Malária) Elaboração e pactuação de uma declaração conjunta de compromissos – 190 países signatários Coordenada pelo Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV e AIDS - UNAIDS Participação brasileira na proposição de compromissos(67) e indicadores(13) através dos atores responsáveis pela resposta nacional ao HIV e AIDS: Ministério da Saúde, Organizações da Sociedade Civil e PVHA, Parlamentares,Ministério das Relações Exteriores e Missão Brasileira Permanente junto as Nações Unidas Proposta de monitoramento para 2003 Proposta para avaliação de resultados em 2005 e 2010

67 compromissos firmados nas áreas: UNGASS - Compromissos 67 compromissos firmados nas áreas: Liderança – (10) Prevenção – (8) Cuidados, apoio e tratamento – (3) HIV e AIDs e Direitos Humanos – (4) Redução da vulnerabilidade – (3) Órfãos e crianças em situação de vulnerabilidade pela Aids – (3) Impacto social e econômico – (2) Pesquisa e desenvolvimento – (5) HIV e AIDS em regiões afetadas por conflitos e catástrofes naturais – (4) Recursos – (15) Atividades de acompanhamento e monitoramento – (10)

UNGASS Contribuição Brasileira Realização de um Seminário (junho 2003) em parceria com Unaids Brasil, Organizações da sociedade civil, Agências internacionais, parlamentares e acadêmicos, com objetivo de discutir o monitoramento UNGASS – HIV e AIDS Apoio às Organizações da Sociedade civil para a realização de um fórum UNGASS em setembro de 2003 e fevereiro 2005 (Recife) para discussão e proposição de um sistema de indicadores de monitoramento para A Declaração de Compromisso _ UNGASS

UNGASS Contribuição Brasileira Participação na elaboração e na disseminação da carta de ratificação de compromissos da UNGASS para a região da América Latina e Caribe Elaboração e distribuição de uma publicação com os resultados alcançados pela resposta brasileira frente aos compromissos UNGASS Elaboração de um documento crítico aos indicadores UNGASS Participação na Assembléia Geral das Nações Unidas para o HIV e AIDS, em setembro de 2003, na cidade de Nova York e em junho de 2005, no High Level Meeting, também em Nova York com a participação da SC na delegação brasileira

Propostas para uma ação conjunta: UNGASS Monitoramento conjunto do Governo e da Sociedade Civil brasileira Propostas para uma ação conjunta: Incluir no relatório de compromissos do governo brasileiro, o relatório da sociedade civil Continuidade no apoio aos Fóruns UNGASS promovidos pela SC (anual) O Brasil, como “Chair” do PCB (Programme Coordinating Board) – UNAIDS solicitará aos demais membros o apoio para a iniciativa brasileira de inclusão do relatório da SC através de mecanismos formais e estimular países para a mesma prática

Políticas Internacionais e Direitos Humanos UNAIDS: Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV e Aids – PCB – Programme Coordinating Board (Conselho de Coordenação de Programas) Japão Kenya Líbia Myanmar (Birmânia) Nepal Holanda Rússia Suazilândia Suécia Reino Unido Estados Unidos da América Composição até 2005: Austrália Bahamas Brasil (Presidente até 2006 Cabo Verde China República Checa Costa do Marfin Finlândia França Guatemala Índia

Políticas Internacionais e Direitos Humanos UNAIDS: Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV e AIDS – PCB – Programme Coordinating Board (Conselho de Programas) CO – Patrocinadores: UNHCR – Alto Comissariado para das Nações Unidas para os Refugiados UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância WFP – Programa Mundial para Alimentação UNDP – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD UNFPA – Fundo de População das Nações Unidas UNODC – Escritório das Nações Unidas para o Controle Internacional de Drogas e Crimes ILO – Organização Internacional do Trabalho (OIT) UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação,ciência e cultura WHO (OMS) – Organização Mundial de Saúde Banco Mundial

Políticas Internacionais e Direitos Humanos UNAIDS: Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV e Aids – PCB – Programme Coordinating Board (Conselho de Coordenação de Programas) Assentos da Sociedade Civil (sem direito a voto – ECOSOC): África: Jornalistas Contra a Aids (JAAIDS), Nigéria e Rede do Kenya de MVHA, Kenyas Ásia/Pacífico: Rede de Desenvolvimento Humanos (AMAL), Paquistão e Rede da Ásia/Pacíficode PLWA (APN+), Tailândia Europa: Aids Infoshare,, Rússia e ICW+ do Reino Unido América Latina e Caribe: Rede Latino-Americana de PVHA (REDLA+) Costa Rica (Luiz Leiva) e Rede de Projetos de Profissionais do Sexo (NSWP), Brasil (Gabriela Leite) América do Norte: Comunidade de Serviços Africanos, USA e Projeto de Acesso Global à Saúde (Helth GAP), USA.