Ministério da Saúde 1 Novas recomendações em Assistência e Tratamento: participação e controle social Ronaldo Hallal Programa Nacional de DST-Aids SVS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
Advertisements

II Fórum nacional Anti-Droga SENAD
Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal
Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher.
Mulheres e Aids: Desafios para os Serviços de Saúde São Paulo, 27 de Julho de 2001 Apoio: Ministério da Saúde - Coordenação Nacional de DST e Aids.
Ministério da Saúde IMPLANTAÇÃO DO TESTE RÁPIDO COMO DIAGNÓSTICO DA INFECÇÃO PELO HIV Programa Nacional de DST/AIDS Programa Nacional de Controle da Tuberculose.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Fundo Global de Luta contra a Aids, Tuberculose e Malária Proposta preliminar para a 9ª Ronda Fortalecimento.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde UNGASS United Nations General Assembly Special Session on HIV and AIDS Sessão Especial da Assembléia.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde POLÍTICA BRASILEIRA PARA INSUMOS DE PREVENÇÃO Brasília, fevereiro de 2007.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais Unidade de Prevenção Acesso a Insumos de Prevenção Brasília,
Co-Infecção TB/HIV Fábio Moherdaui Programa Nacional de DST/Aids
CAMS Comissão Nacional de Articulação com Movimentos Sociais
Teste rápido – HIV, Sífilis e Hepatites B e C
Estrutura e Governança
Responsável: Gerson Fernando Unidade: UIV
PEP Sexual Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais
VIGILÂNCIA DE CASO DE INFECÇÃO PELO HIV
DTS/Aids/Hepatites Virais
8 de Março Ações para o Dia Internacional da Mulher.
Estudo de prevalência de base populacional das infecções
GT Relatórios Internacionais em HIV e Aids
Planos de enfrentamento da epidemia de Aids e DST
Saúde e Prevenção nas Escolas
BH - REDE ASSISTENCIAL habitantes 9 Distritos Sanitários
Transmissão do HIV e Tratamento da Aids
A formação profissional técnica de
Educação profissional:
Resposta Nacional em DST, Aids e Hepatites Virais
PROGRAMA ESTADUAL DE DST/HIV/AIDS
Rodrigo Zilli Haanwinckel Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais
1º SEMINÁRIO NACIONAL DE EVENTOS ADVERSOS EM AIDS E HV DE AGOSTO – 2012 ADESÃO PERANTE AS REAÇÕES ADVERSAS AMÉRICO NUNES NETO INSTITUTO.
Demandas Judiciais no Âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS
Tuberculose nas Populações em Situação de Rua 29 e 30 de Outubro de 2007 Rio de Janeiro.
III ENCONTRO NACIONAL DE TUBERCULOSE Salvador/BA
I Encontro Nacional sobre Tuberculose em Hospitais
TRATAMENTO COMO PREVENÇÃO DA TRANSMISSÃO DO HIV
Coletiva de imprensa 11 Dez 08
RESPOSTAS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE BRASILEIROS AOS PROBLEMAS DECORRENTES DO USO DO ÁLCOOL FRANCISCO CORDEIRO Ministério da Saúde.
Regulamentação da Política de Gestão de Tecnologia
UEL-UFPR-UNIFESP-UERJ-UEMG-UNB-UEMS-UNEB-UFBA-UFAL
ACONSELHAMENTO EM DST, HIV AIDS E HEPATITES VIRAIS
POR UMA REDE DE PROTEÇÃO EM CASCAVEL
Diagnóstico do HIV/AIDS
Ações e Atividades do Enfermeiro nos Programas de Assistência à Mulher
PROGRAMAS DE SAÚDE PROF.ª CHARLENE
Alexandre de Araújo Pereira
Gestão de Tecnologias em Saúde Rosimary Almeida GEATS/DIDES
III Congresso da CPLP HIV/SIDAIST Formação de Recursos Humanos – O impacto do VIH sobre os Recursos Humanos em Saúde Lisboa, 18 de março de 2010.
Plano de saúde integral às pessoas vivendo com HIV Objetivos gerais: 1. Aprimorar a Saúde Integral das PVHIV nos serviços da rede especializada de saúde.
Programa Nacional de Triagem Neonatal
MESA REDONDA: Rede como produção de Encontro e Responsabilização
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
Bom dia. Obrigado pelo convite
Saúde Integral da Criança
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
Envolvimento Comunitário nas Pesquisas de Vacinas contra a AIDS Alexandre Menezes International AIDS Vaccine Initiative.
Projeto Piloto de Estágio para Jovens que Vivem com HIV/aids CAMS Brasília, 14 de novembro de 2008.
DST/Aids e Rede Básica : Uma Integração Necessária
AÇÕES DECONTROLE DA CO-INFECÇÃO HIV/TB NO BRASIL
Antonio Garcia Reis Junior
09/20/09 Subsídios para uma nova política de drogas : consumo de crack e saúde pública.
A institucionalização do Monitoramento e Avaliação no Programa Nacional de DST/AIDS Mariângela Simão Programa Nacional de DST/Aids Secretaria de Vigilância.
A política de incentivo às Casas de Apoio para Adultos vivendo com HIV/aids como modalidade da linha de cuidados em HIV/Aids Programa Estadual de DST/Aids.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Unidade de Prevenção Insumos Brasília, novembro 2009.
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS
Departmento de DST, AIDS e Hepatites Virais Secretaria de Vigilância Sanitária Ministério da Saúde Relatorio de Progresso 2012.
TRABALHO, MOBILIDADE E NOVOS CONTEXTOS DE VULNERABILIDADE IVO BRITO DEPARTMENTO DE DST E AIDS MINISTÉRIO DA SAÚDE.
Secretaria de Saúde do Estado do Ceará Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças ACESSO UNIVERSAL NA ATENÇÃO.
Jarbas Barbosa da Silva Jr. Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde Tuberculose e HIV/aids 19/08/2013.
Transcrição da apresentação:

Ministério da Saúde 1 Novas recomendações em Assistência e Tratamento: participação e controle social Ronaldo Hallal Programa Nacional de DST-Aids SVS – Ministerio da Saude

Ministério da Saúde Aumento da demanda por tratamento no Brasil pessoas vivem com Hiv ou Aids pessoas tem diagnóstico sorológico de HIV e são acompanhadas pelo Sistema Público de Saúde - SUS Em 2007 temos pessoas em tratamento Em pessoas iniciarão com tratamento anti-retroviral no Brasil

Ministério da Saúde 3 ACESSO UNIVERSAL AO TRATAMENTO ANTI-RETROVIRAL NO BRASIL PRINCIPAL POLÍTICA DE SAÚDE PÚBLICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS NO BRASIL SEGUNDA DÉCADA DE ACESSO UNIVERSAL IMPORTÂNCIA EM EXPRESSAR EQÜIDADE E INTEGRALIDADE FORTALECER A INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIA NO SUS

Ministério da Saúde 4 DESAFIOS PELA CONSOLIDAÇÃO DA RESPOSTA NACIONAL NECESSIDADES EMERGENTES PELA SEGUNDA DÉCADA DE ACESSO UNIVERSAL EMERGÊNCIA DE EVENTOS ADVERSOS CONVÍVIO AO LONGO DO TEMPO COM CO- MORBIDADES PERFIL CRÔNICO-DEGENERATIVO DA DOENÇA

Ministério da Saúde Conteúdos do novo documento 1- Metodologia de análise crítica de ensaios clínicos em terapia anti-retroviral 2- Síndrome Retroviral Aguda e História Natural da Doença 3- Diagnóstico laboratorial da infecção do HIV 4- Abordagem clínica e laboratorial inicial do adulto infectado pelo HIV 5- Adesão ao Tratamento 6- Critérios de início de terapia e seguimento a curto prazo 7- Escolha do esquema inicial 8- Falha ao tratamento, manejo da resistência e terapia de resgate 9- Manejo da toxicidade do tratamento 10- Interações entre anti-retrovirais, com outros medicamentos, fitoterápicos, álcool e drogas recreacionais 11- Manejo de co-morbidades e co-infecções mais comuns 12- Profilaxia de infecções oportunistas

Ministério da Saúde

Ministério da Saúde DESDOBRAMENTOS PARA 2008 AMPLIAÇÃO DA AÇÃO MULTIDISCIPLINAR E MAIS INTEGRAL E LEGITIMAÇÃO DA REDUÇÃO DE DANOS NA ASSISTÊNCIA GUIA DE RECOMENDAÇÕES DE BOAS PRÁTICAS EM ASSISTÊNCIA AMBULATORIAL DE HIV E AIDS PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE. FORTALECIMENTO DO CONTROLE SOCIAL, DO PROTAGONISMO E DO EMPODERAMENTO

Ministério da Saúde Grupo de trabalho da sociedade civil em assistência e tratamento Fortalecer o controle social Empoderar PVH Ampliar o protagonismo Qualificar a participação social

Ministério da Saúde Composição do GT PN DST/Aids Representantes da SC nos Comitês Asessores Redes de PVH e ONG/Aids

Ministério da Saúde Atividades previstas Elaboração de um material pedagógico – 1º semestre Realização de oficinas – 2º semestre Publicações direcionadas a PVH em Boas Práticas de Assistência e Recomendações de Tratamento - 2º semestre