CURSO BERÇARISTA Seja bem vindo(a) ao curso de berçarista.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

Profissional Globalizado Atualização do Conhecimento
As pessoas dessas empresa têm um respeito muito grande
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Oficina Brincando com sucata
Escola e Família: quais são suas competências?
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
TERAPIA FAMILIAR SISTÊMICA
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
OBJETIVOS Agora o assunto a ser tratado são os objetivos. Você sabe o que é um objetivo, certo? Vejamos a definição do dicionário Houaiss: “aquilo.
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
experiências INESQUECÍVEIS!
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Brinquedoteca: espaço de formação, pesquisa e extensão
COMBATE A FOME 6°B.
A GALINHA RUIVA Aluna: Marilene Silveira de Souza Disciplina: Saúde
EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NA INFÂNCIA
ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
CURSO ALIMENTAÇÃO ADEQUADA PARA CRIANÇAS
Saúde mental infantil e ambiente escolar: percepções e demandas dos educadores Autores: Maria Fernanda Barboza Cid, Luiza Helena de Oliveira Fernandes,
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 2 A 4 ANOS
Colégio Nossa Senhora de Sion
Fernanda Versiani de Paula 2 PPN
Sensibilização das Famílias e Comunidades para o Desenvolvimento da Primeira Infância 1 1.
REUNIÃO DE PAIS DOS ALUNOS DA
Minha mãe sempre contava uma história assim:
Se Ligue em Você Organizado por Carmen Luiza Barzotto Livro de Luiz
LIDERAR É EDUCAR Dulce Magalhães
DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA I CURSO: AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
1 a 2 anos Como se comunica Reconhece o próprio nome. A partir dos 18 meses  começa a criar frases curtas. A criança começa a formar frases com uma palavra.
Mobilizando seus colegas de trabalho
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA INCLUSÃO
Competência Interpessoal
CLASSES AVENTUREIROS Rosemeire Alves Dourado.
Escola Seac- Escola de Educação Profissional Prof: Nilzo Machado
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA INCLUSÃO
AUTONOMIA A autonomia é um poder que só se conquista de dentro e que só se exerce no seio da cooperação.” (PIAGET, 1997) Porto Alegre, 27 de agosto de.
Você canta, eu luto karatê. Você é prático, eu sonhadora
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
TODOS CONTRA A PEDOFILIA
O BRINCAR E A BRINCADEIRA
SEAD- Serviço de Educação à Distância- Escola SEAC
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
CRAS – Areias Equipe : Angélica – Sofia – Nayara – Luciene – Pedro – Alessandra – Marlene – Cida – Hugo – Edna – Helia.
SITUAÇÕES.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Nesta foto a professora, aparentemente, demonstra afeto e solidariedade por uma criança que por alguma razão quiz ficar perto dela no momento da contação.
ENTREVISTA COMPORTAMENTAL
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
 O Papa Francisco deu 15 conselhos bem simples que podem ajudar a viver a quaresma:
A difícil arte de dizer não aos filhos
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Afetividade entre Pais e Filhos
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
Entrevista Motivacional
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Os sete erros mais comuns na educação das crianças Serviço de Psicologia e Orientação Fonte:
28 de março à 01 de abril de Sobre a Semana do Bebê A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo.
COMO ORIENTARNOVOS FUNCIONÁRIOS COMO ORIENTAR NOVOS FUNCIONÁRIOS Aprenda Técnicas Para Estimular os Novos Funcionários a Se Integrarem Rapidamente à Organização.
GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO SERVIÇO DE SAÚDE COMUNITÁRIA Enquanto o bebê estiver só com os dentes da frente, continue usando a fralda ou opte pela escova.
Transcrição da apresentação:

CURSO BERÇARISTA Seja bem vindo(a) ao curso de berçarista. Neste curso você aprenderá sobre a profissão da berçarista e todas as técnicas necessárias para trabalhar na profissão.

COMPREENDA A FUNÇÃO DA BERÇARISTA A berçarista é o profissional que cuida de crianças no berçário. Ela contribui para o aprendizado e desenvolvimento das crianças, por isso sua função é muito importante e fundamental na creche.

Esse profissional cuida da limpeza e educação das crianças, portanto suas funções devem ser intencionalmente pedagógicas, a fim de contribuir para o desenvolvimento cognitivo e social da criança.

A faixa etária das crianças atendidas pelas berçaristas no berçário é entre 0 a 3 anos.

MÉDIA SALARIAL A berçarista precisa vencer muitos desafios, como a valorização do trabalho e um salário digno para esta profissão.

MÉDIA SALARIAL A média salarial é de um salário mínimo. O salário não é alto, apesar da enorme responsabilidade de cuidar de várias crianças de outras pessoas, que muitas vezes são extremamente exigentes com a berçarista.

ADAPTAÇÃO AO BERÇÁRIO O processo da adaptação não é fácil. As berçaristas tem que usar diversas técnicas e conhecimentos pedagógicos para facilitar o processo de adaptação da criança a creche.

Para a criança é um sofrimento ter que sair de perto da família para se acostumar a um ambiente estranho, com pessoas que ela não conheci, com coleguinhas novos, para muitas crianças é difícil ter que lidar com tantas mudanças.

Quando a criança demonstra muita ansiedade, choro, sofrimento e não consegue de adaptar a creche, cabe aos pais junto com os profissionais da creche auxiliar neste processo de adaptação que é muitas vezes tão doloroso para a criança.

É preciso mostrar a criança que a creche é um ótimo local para ela, pois lá ela fará novos amiguinhos, terá uma equipe de profissionais para se dedicar a ela, terá brincadeiras, músicas, danças, nutrição e principalmente uma educação pedagógica que contribuirá para seu crescimento cognitivo.

As brincadeiras e atividades da creche são de grande valor cognitivo para a criança e facilita o processo de adaptação.

A segurança, nutrição, limpeza, atendimento, tudo isso é essencial para garantir um ambiente adequado para as crianças se adaptarem.

Existem várias técnicas para facilitar a adaptação da criança na creche, como por exemplo: levar objetos de usos pessoais para as crianças usarem enquanto estiverem na creche, brincadeiras, músicas, deixar que os pais participem de algumas atividades na creche para as crianças se sentirem confortáveis e se adaptarem mais rapidamente a creche, etc.

A creche tem que ser um lugar que contribua socialmente na educação das crianças, por isso os profissionais devem ter um treinamento pedagógico adequado.

É muito importante conhecer a família e a própria criança, interagindo com os pais e a criança, conhecendo-os melhor é uma das melhores estratégias para tornar a creche um ambiente agradável para os pais e crianças.

Fazer uma entrevista com a família para conhecer os hábitos alimentares, a saúde, etc, facilita na adaptação. Além disso, trazer objetos pessoais como brinquedos ajudam a criança a se sentir mais confortável no ambiente.

A berçarista deve dar carinho, oferecer cuidados atenciosos, atender com afeto a cada choro e necessidade das crianças, oferecer amor fará as crianças se sentirem amparadas e felizes na creche.

Com a ajuda da família e um treinamento adequado o processo de adaptação não será doloroso nem para a criança e nem para a família, cabe aos profissionais da creche usar técnicas que facilitem a adaptação da criança na creche.

COMO LIDAR COM OS DIFERENTES TIPOS DE COMPORTAMENTO DAS CRIANÇAS De todas as funções da berçarista lidar com o comportamento das crianças é essencialmente difícil.

Ninguém é igual, por isso as crianças apresentam diferentes tipos de comportamentos, tais como: afetividade; agressividade; saudades da família e por isso não conseguem se adaptar ao berçário; muito choro; birra; outras não simpatizam com a berçarista.

Em cada um desses comportamentos é necessário haver compreensão e muito amor. Além disso, para cada tipo de comportamento há uma técnica diferente que deve ser aplicada para atenuar situações difíceis.

Formas de lidar com comportamentos de diferentes tipos: pedir auxílio a família, que conhece tudo sobre a criança; oferecer atividades pedagógicas; oferecer brinquedos educativos e de acordo com a faixa etária;

dar brinquedos e objetos de usos pessoais para intensificar no processo de adaptação; músicas infantis; promover a socialização com os outros coleguinhas; colocar a criança para dormir e comer no momento correto.

ATIVIDADES PARA BERÇÁRIO As crianças no berçário estão em uma fase de exploração de si mesma e do ambiente ao seu redor. É uma fase de descobrimento que precisa ser estimulada com atividades adequadas.

Com estímulos a criança terá um desenvolvimento intrapessoal e interpessoal de qualidade, ou seja, seu desenvolvimento cognitivo e social será mais intensificado.

É preciso que a berçarista seja uma facilitadora no desenvolvimento das crianças. Para que isso aconteça é necessário que sejam oferecidos atividades para o berçário.

Essas atividade devem ser: músicas adequadas com a faixa etária;

brinquedos pedagógicos;

Atividades lúdicas;

contação de histórias.

Enfim, tudo que possa contribuir com o desenvolvimento da criança deve ser oferecido nas atividades do berçário.

NUTRIÇÃO INFANTIL A nutrição infantil deve ser de leite materno até os 6 meses.

Após os 6 meses deve ser estimulado uma alimentação saudável com frutas, verduras, iogurtes, sucos e muita água.

É preciso haver a colaboração da família para que a criança se alimente com uma nutrição saudável. Isso não deve acontecer apenas na creche, mas também nas casas das crianças.

BRINQUEDOS EDUCATIVOS A berçarista deve oferecer brinquedos educativos de acordo com a faixa etária da criança.

Esses brinquedos trabalham: afetividade; cognição; movimento; fala; socialização.

Portanto, é essencial dar as crianças brinquedos intencionalmente educativos que possam contribuir com o aprendizado da criança.

É preciso que as berçaristas tomem cuidado com brinquedos que possuam objetos que possam ser engolidos ou machucar a criança.

Uma boa opção é trabalhar a consciência ambiental das crianças através de brinquedos feitos com sucatas.

A berçarista deve oferecer todas as técnicas necessárias que contribuam com o desenvolvimento infantil.