AÇÕES EM LIPODISTROFIA CENÁRIO ATUAL 24 ª Reunião da CAMS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESIDENTES E ESTAGIÁRIOS EM CIRURGIA CARDIOVASCULAR
Advertisements

EDUCAÇÃO NO SISTEMA PENITENCIÁRIO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) REDE LATINOAMERICANA DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES INSTRUMENTOS IMPORTANTES PARA A CONSOLIDAÇÃO.
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória agosto/2012.
Política de Incentivo no Âmbito do Programa Nacional de DST e Aids
INCENTIVO ÀS AÇÕES NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE DST/AIDS Panorama Geral março 2009.
Plano Integrado de Enfrentamento das DST/HIV/Aids e Hepatites Virais
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Proteção Social Básica Maio/2008.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde
Identificação de Áreas de Maior Vulnerabilidade para Ocorrência e Dengue na Estação de Transmissão 2010/2011 com vistas a subsidiar a intensificação das.
O QUE É O PRODAFISC.
COMITÊ GESTOR GAT Implantação-piloto da nova ART e do Módulo SIC-ART
PMAE – Linha de apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações Estaduais Outubro de.
Formação PROJOVEM URBANO gestores estaduais Sistema de Monitoramento e Avaliação - SMA Brasília, novembro de 2008.
Sistema de Monitoramento e Avaliação_ SMA
I Encontro Nacional sobre Tuberculose em Hospitais
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
PROPOSTA DE ORGANOGRAMA DO COMITÊ DIRETOR DO FÓRUM QPC
MELHOR EFICIÊNCIA E TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA
1 As atribuições da Superintendência de Fiscalização do Abastecimento estão definidas no art. 32 do Regimento Interno da ANP.
Feriados Legendas Contato na CORED Sair AMGOUVEIA
ABEPSS RELATÓRIO da GESTÃO Quem é de Luta... Avança!!!
gefin GT 06 – Contabilidade Coordenação: Adriano de Souza Pereira (SC)
Audiência Pública – Serviços de Telecomunicações Câmara dos Deputados – Comissão de Fiscalização Financeira e Controle Audiência Pública Qualidade do Serviço.
Possibilidades e estratégias de ampliação da oferta de cursos profissionais técnicos de nível médio: encaminhamentos.
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NO SUS
VERIFICAÇÃO DE CRONOTACÓGRAFOS
Brasília, 29 de janeiro de 2013 Cooperação entre Governo e Setor Privado para conformação de ambiente favorável às Micro e Pequenas Empresas brasileiras.
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
Projeto Santher Avaliação da Distribuição
CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA
Marca do evento Calendário de reuniões e encontros para o ano de 2011 Calendário 2011.
Portos Terminais de Uso Privado 2º Anúncio Público Secretaria de Portos.
Lipodistrofia Kátia Abreu 35ª Reunião da Comissão de Articulação com
O caso do Telessaúde Brasil Redes
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Mapa de Prevenção – Almoxarifado PORCENTAGEM  Estado Total Fechados Em Digitação Não Infor. % Mapas Preenchidos % Mapas à Preencher AC 1 50%
REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Reunião Cenários para planejamento 17 e 18 de junho - Itaipava Bruno Amado Rodrigues Filho Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Reunião de.
SISGENO-Módulo Laboratório
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação FUNDEB 2007, 2008 e perspectivas 2009 Apresentação: Vander Oliveira Borges.

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde LIPODISTROFIA DEFINIÇÃO E CENÁRIO ATUAL MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento.
Indicadores socioeconômicos e a litigiosidade III Seminário Justiça em Números Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada BRASIL Alexandre dos Santos.
PLANO NACIONAL DE SAÚDE NO SISTEMA PENITENCIÁRIO OFICINA – AÇÕES DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE EM ESTABELECIMENTOS PRISIONAIS NOVEMBRO/2005.
REUNIÃO REGIONAL NORDESTE 2° CICLO CONTROLE METROLÓGICO DE CRONOTACÓGRAFOS São Paulo 12 de julho de Camila Herzog Koch- Superintendente Surrs.
Ações de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aquícola
DIVER – DIRETORIA DE VERIFICAÇÃO
3º Encontro Nacional dos Coordenadores do Pibid Carmen Moreira de Castro Neves Brasília, 14 a 16 de maio de 2013.
Gestão de medicamentos
SITUAÇÃO ATUAL DOS PROJETOS 30 de junho de 2010 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal 8a Reunião da COGEF.
Edital de Apoio Institucional às Seccionais Undime 2015.
Exame Nacional do Ensino Médio Sistema de Avaliação da Educação Básica
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Unidade de Prevenção Insumos Brasília, novembro 2009.
55ª Reunião do GDFAZ / CURITIBA – PR, 13,14 e 15/05/2015 INDICADORES GP Margarida – AL Kiola – MA Ricardo – BA Ana Paula - PE.
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão 1 REUNIÃO DO CTC Florianópolis, 26 de novembro de 2008.
A Formação de Recursos Humanos para a Saúde
Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel.
COGEF MARÇO DE 2010 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal.
Plano de Atenção Oncológica: o lugar da Oncologia Pediátrica
AS REGIÕES BRASILEIRAS
Relatório das Visitas Técnicas aos Ambulatórios das DR’s Parecer técnico sobre a continuidade dos serviços de saúde dos Ambulatórios da ECT e apresentação.
Programa Nacional Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Secretaria de Atenção à Saúde A importância do telessaúde na política de redes.
A ATENÇÃO DOMICILIAR E A ATENÇÃO HOSPITALAR Ana Maria Malik CONGRESSO REGIONAL DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE - CENTRO OESTE, SUL E SUDESTE 15/04/2015.
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
Benefícios por Incapacidade objeto da MP 739/2016 Espécie do Benefício por Incapacidade Total de Benefícios mantidos há mais de 2 anos* Benefícios mantidos.
Acompanhamento da Estratégia das Cirurgias Eletivas
Acompanhamento da Estratégia das Cirurgias Eletivas
PROGRAMA GÁS LEGAL. IMPACTOS NO MERCADO.
Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) Habilitações, Incentivos e Obras
Transcrição da apresentação:

AÇÕES EM LIPODISTROFIA CENÁRIO ATUAL 24 ª Reunião da CAMS MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de DST e Aids Unidade de Assistência e Tratamento Brasília, 14 de agosto de 2009 Responsável: Gerson Fernando Unidade: UIV Tema: A Epidemia do HIV/Aids no Brasil Fonte: MS/SVS/PN DST e Aids. Data: 04/2005

PLANEJAMENTO 2009 Publicação da nova Portaria; Assessoria continuada para CE; Continuação do Projeto de Capacitação em Preenchimento facial com PMMA para PVHA; Lançamento dos Manuais Técnicos de Lipoatrofia Facial e Lipodistrofia; Protocolos clínicos; Acompanhamento e supervisão dos processos de credenciamento dos serviços nos Estados e DF.

AÇÕES EM LIPODISTROFIA CENÁRIO ATUAL Portaria Conjunta SAS/SVS nº 01 de 20 de janeiro de 2009 - regulamenta o credenciamento dos serviços. Por adesão das instituições. Projeto de Capacitação de profissionais em Preenchimento Facial com PMMA (Polimetilmetacrilato) nos 26 estados e DF. Incentivos através dos PAMs para aquisição de insumos.

PORTARIA SAS/SVS Nº01 de 20 de janeiro de 2009 Estabelece a normas para a implantação os tratamentos de Lipoatrofia Facial (preenchimento) em ambulatórios e de Lipodistrofia (cirurgias plásticas reparadoras) nos serviços de saúde no SUS. Dobra o número de serviços e inverte o fluxo. Contempla as cirurgias de: Preenchimento facial com polimetilmetacrilato (PMMA) Lipoaspiração de giba, dorso e abdômen; Redução de mamas e ginecomastia; Implante de prótese glútea com enxerto e/ou PMMA.

Credenciamento – Dificuldades e Soluções Cadastro dos SAEs no CNES – revisão CBO, nova portaria de serviços e composição dos SAE. Recurso MAC, teto segundo gestão – boa articulação no estado, pactuação CIB e publicação DOU. Baixa adesão equipes cirurgia plástica – articulação com a SBSP, recomendações e sensibilização e informação junto aos profissionais da rede.

Credenciamento – Dificuldades e Soluções Demora nos trâmites dos processos nos estados e no MS – assessorar no passo a passo e acompanhamento junto à CGAC e DRAC / SAS. Informalidade dos serviços e não remuneração do profissional – vantagens da institucionalização, continuidade dos serviços e garantia de insumos.

Levantamento de Lipodistrofia nos Estados Enviado questionário em julho/agosto 2009. Quantidade de preenchimentos faciais e cirurgias realizados. Serviços que realizam ações. Situação dos trâmites dos processos de credenciamento, para cirurgias plásticas e preenchimento.

Preenchimento Facial Resultados Em números ainda parciais, foram realizados de novembro de 2005 a julho de 2009, 8.491 procedimentos de preenchimento facial em todo o país. Prevalência estimada de Lipodistrofia * 49%. Destes, entre 13 e 18% teriam Lipoatrofia Facial. Com 190.000 em TARV, teríamos 93.100 com algum sintoma de lipodistrofia. Destas entre 12.100 a 16.750 pessoas com lipoatrofia facial.

Questionário Lipodistrofia NORTE PF Desde Quantos Capacitação Credenciado AP Não - Macro 2006 AM Sim 2006 ? Não. FMT (PF) AC Não. SAE e FUNDACRE (PF) PA 2009 12 Local 2008 Não. HUJBB (PF e plástica) RR Local 2006 RO TO Local 2007 Não. HDT Araguaina.

Questionário Lipodistrofia CO PF Desde Quantos Capacitação Credenciado DF Sim 2007 124 Macro 2006 e local 2008 SIM. HRAN (PF e plástica) e HuB (PF) GO Não - Macro 2006 Não. HC (plástica). HDT (PF) MT Não. CERMAC (PF) e HUJM (plástica) MS 200 Não. CEDIP (PF) e HU (plástica)

Questionário Lipodistrofia SE PF Desde Quantos Capacitação Credenciado ES Sim 2006 150 Sim. SCV (PF) e HC (plásticas) MG 2008 Macro e local 2007 Não. HEM (plásticas) e CTR (PF) RJ 728 Parc. Não.IPEC,HMCT, Bonsucesso,HSE. SP Sim, 36 serviços 2005 5.648 Local 2005 Supervisão 2009/ago Sim. 4 e 4 no MS

Questionário Lipodistrofia NE PF Desde Quantos Capacitação Credenciado AL Sim 2007 53 Local 2007 e 2009 Não. HUFAL (PF e plásticas) BA Não - CE 2006 112 Macro e local 2007 Não. HSJ (PF) e HUWC (plásticas) MA Não. Hospital Geral. PB 128 Sim. CHCF PE 114 Local 2006 Não. IMIPE e HOC PI 161 Macro 2006 Em processo. RN 76 Não. HGT. SE 50 Local 2007 Não. HU

Questionário Lipodistrofia Sul PF Desde Quantos Capacitação Credenciado RS Sim, 7 serviços 2006 265 Local 2006 Sim. HNSC (PF e Plásticas) SC Sim, 1 serviço 467 Não. HSJ (PF) PR Sim 2007 ? Local 2007 Sim. Cascavel.

Demais Cirurgias Plásticas Credenciados - DF: HRAN – 2 ; RS: CHNSC (não está realizando) SP: Heliópolis – 400 (desde 2006) 10/mês; IIER 20 (2007-2009); HCRibeirão Preto 09, CHSorocaba 02, HBSJRPreto 02. Não credenciados: IIER 11/mês, UNIFESP 15/mês. Previstos para credenciamento (dados parciais): PA (HUJBB), MT (HU Julio Muller), GO (HC), MS (HU), CE (HU Walter Cantidio), MA (HG), PB (HU Lauro Wanderley), BA (HG Roberto Santos), PE (H Oswaldo Cruz).

Levantamento Análise e Ações Situação mais crítica nas Regiões Norte e Centro-Oeste – novas capacitações e reuniões. Processos em andamento para credenciamento de serviços em todos os estados – assessoria. Menor adesão de serviços de cirurgias plásticas em todos os estados – articulação com a SBCP. Aquisição de insumos (PMMA) pelo PAM tem conseguido manter a oferta de serviços na maioria dos estados – manutenção do incentivo.

Outras Ações 2009 Publicação do “Manual de Lipoatrofia Facial – Recomendações para o preenchimento Facial em PVHA”. Fase de impressão. Elaboração do “Manual de Tratamento da Lipodistrofia”, parceria com a SBI. Fase final revisão. Elaboração do “Manual de Técnicas Cirúrgicas para o Tratamento da Lipodistrofia”. Parceria e articulação com SBI e SBCP.

Outras Ações 2009 Câmara Técnica “Exercício e HIV” Elaboração de recomendações para educadores físicos e fisioterapeutas, com suporte nutricional. Setembro 2009. Seminários Nacionais de Toxicidade e Resistência Viral – para médicos dos SAE. Suplementos do Consenso recomendações de Nutrição e Exercícios para infectologistas. Proposta de lançamento de edital de serviços / OCS para programa de lipodistrofia com exercícios, nutrição, adesão e cidadania.

Rio Tapajós OBRIGADA! katia.abreu@aids.gov.br 61 3306 7071