GT Relatórios Internacionais em HIV e Aids

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Saúde Reprodutiva e Maternidade Saudável: Legislação Nacional em Conformidade com o Direito Internacional dos Direitos Humanos.
Advertisements

Organização Pan-Americana da Saúde.... Melhoria da Saúde nas Américas Até onde chegamos e que mais precisamos fazer? Mirta Roses Periago Diretora Melhoria.
Common Assessment Framework CAF Estrutura Comum de Avaliação
I Seminário do Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes Brasil. Quem ama protege. Brasília, março de.
Objetivo Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA.
Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
Relatório para o Dia Mundial de Luta contra Aids/SIDA | 2011
GÊNERO: EDUCAÇÃO A Direitos, Igualdade e Educação para Educação para Todos" é, literalmente, o que significam seus termos. A comunidade internacional.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de DST e Aids IV Encontro Nacional.
Realidade dos Centros Urbanos
Experiência brasileira
UNGASS United Nations General Assembly Special Session on HIV and AIDS
Tuberculose no Brasil: Avanços e Perspectivas
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Fundo Global de Luta contra a Aids, Tuberculose e Malária Proposta preliminar para a 9ª Ronda Fortalecimento.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde UNGASS United Nations General Assembly Special Session on HIV and AIDS Sessão Especial da Assembléia.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais Unidade de Prevenção Acesso a Insumos de Prevenção Brasília,
Co-Infecção TB/HIV Fábio Moherdaui Programa Nacional de DST/Aids
CAMS Comissão Nacional de Articulação com Movimentos Sociais
Estrutura e Governança
Responsável: Gerson Fernando Unidade: UIV
PEP Sexual Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais
VIGILÂNCIA DE CASO DE INFECÇÃO PELO HIV
DTS/Aids/Hepatites Virais
8 de Março Ações para o Dia Internacional da Mulher.
DST/AIDS e População Negra
Plano Integrado de Enfrentamento das DST/HIV/Aids e Hepatites Virais
Processo para Elaboração do Relatório UNGASS 2010 Reunião da CAMS Brasília, 14/08/2009.
Transmissão do HIV e Tratamento da Aids
A Promoção da Prática Baseada em Evidências em Nível Global através da Pesquisa: como eliminar lacunas no financiamento e na publicação Moisés Goldbaum.
PLANO INTEGRADO DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA DOENÇAS EM ELIMINAÇÃO
Fórum Saúde da Mulher século XXI
ETAPA ESTADUAL OFICINA MICRORREGIONAL
ETAPA ESTADUAL OFICINA MICRORREGIONAL AVALIAÇÃO DO PACTO PELA VIDA, PACTO DE GESTÃO E DA PROGRAMAÇÃO ANUAL DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE NOS MUNICÍPIOS BAIANOS.
AIDS 30 anos: Avanços, Desafios e Perspectivas
Crianças e Adolescentes
CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO ESTADO DO CEARÁ-2006.
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
MINISTÉRIO DA ENERGIA DIRECÇÃO NACIONAL DE ENERGIAS NOVAS E RENOVÁVEIS
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL Relatório da Ação Governamental 2004 Subsidia à Assembléia Legislativa no processo de alocação de recursos, baseado.
PROJECTO: Integração do HIV e SIDA Resultados Resultado 1: Recursos de conhecimento sobre a integração do HIV e SIDA (guiões, kits de ferramentas,
Parto Normal está no meu Plano Movimento ANS em favor do Parto Normal
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
1. Redução da transmissão do HIV em 50% até Redução da transmissão do HIV em 50% entre pessoas usuárias de drogas até Eliminação da transmissão.
Sistema de Cadastro Nacional de Entidades de Assistencia Social
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
Ministério da Cultura.
PLANO INTEGRADO DE AÇÕES ESTRATÉGICAS de eliminação da hanseníase, filariose e oncocercose como problema de saúde pública, tracoma como causa de cegueira.
Operacionalizacao das liccoes da Conferência AfricaSan+5 Declaração Ministerial e Plano de Acção.
1 Rodrigo Flecha Superintendente de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos.
PREVIDÊNCIA SOCIAL BRASILEIRA DESAFIOS E PERSPECTIVAS
PROJECTO: Integração do Género Resultados Resultado 1: A capacidade do MMAS (CNAM e DNM) e das OSC de analisar políticas, a assistência técnica.
Maio/2014. Feira de Santana:  Sede da 2ª Dires com 22 municípios  hab. (IBGE, 2011) População Feira de Santana:  hab. (IBGE, 2011)
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Seminário sobre Economia da Saúde em HIV/AIDS
Rio Verde - Goiás - Brasil
LOGÍSTICA REVERSA PARANÁ
Cooperação Brasil-União Europeia em Ciência, Tecnologia e Inovação.
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
“Podem as empresas sustentáveis
DST/Aids e Rede Básica : Uma Integração Necessária
CONCEITOS PARA ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE SAÚDE
Autores: Silva, S.R., Tayra, A., Zotto, S., Cervantes, V., Matida, L.
1. VI Fórum UNGASS – AIDS Brasil 20 e 21 de maio de 2010 Recife - PE 2.
Departmento de DST, AIDS e Hepatites Virais Secretaria de Vigilância Sanitária Ministério da Saúde Relatorio de Progresso 2012.
Ana Lucia Monteiro IV encontro da Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV/Aids Atibaia, 06 de agosto de 2011.
O fim da AIDS pós-2015: Um movimento para transformação.
VIGILÂNCIA DE AIDS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Entre 1982 e 2014, o ERJ registrou : casos de Aids, sendo: casos (SINAN) SISCEL/SICLOM.
Objetivo: Avaliar o progresso da Década da Segurança no Trânsito 2011 a 2020 e reforçar o compromisso dos governos e instituições com o tema. Segunda.
Jarbas Barbosa da Silva Jr. Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde Tuberculose e HIV/aids 19/08/2013.
Transcrição da apresentação:

GT Relatórios Internacionais em HIV e Aids 12/04/2013 Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde 1

História dos Marcos Internacionais UNGASS (2000- 2010) junho 2006 Declaração Política sobre AIDS 2006 junho 2011 Declaração Política sobre AIDS 2011 junho 2001 Declaração de Compromisso (UNGASS) Objetivos de Desenvolvimento do Milenio 2000 Informes UNGASS 2004 2006 2008 2010 Informes de Progresso Global sobre AIDS 2012

Historia dos Marcos Internacionais (2011- 2015)

Relatórios para o ano de 2013 Relatórios acerca do Compromisso brasileiro à Declaração Política em HIV e Aids de 2011 Instituição/ Organismo Prazos previstos 1 – Global AIDS Response Progress Reporting - GARPR 2013 (acesso recebido em 21/2/13)   UNAIDS/ OMS/UNICEF 31 Março 2013 2 - Mid-term review of the 2011 Political Declaration on HIV/AIDS – Informe de paíse 10 TARGETS (Revisão de meio-termo sobre as 10 metas de 2015) Abril/ Maio 3 – Relatório GARPR 2014 Inclui o National Commitments and Policies Instrument (NCPI) – seção do relatório que contém consulta junto às coordenações, sociedade civil e agências. 31 março de 2014 Relatórios para o ano de 2013

Processo de Construção dos Relatórios Internacionais Formação do GT interno Relatórios Internacionais no DDAHV em janeiro de 2013; OSC indicaram seus representantes para participar do processo, contando com representantes da CAMS; Início do processo de troca de informações virtual em 01/03/13; Reunião presencial em 22/3/12 em Brasília para preenchimento GARPR 2013; Em 2013, no lugar do NCPI (“National Commitments and Policies Instrument” - que contém consulta junto às coordenações, sociedade civil e agências) os países serão convidados a apresentar um “Informe de país” sobre os progressos em direção às 10 metas de 2015 (Próxima atividade deste Grupo durante abril e maio 2013).

10 METAS DA DECLARAÇÃO POLÍTICA 2011 1. Redução da transmissão do HIV em 50% até 2015; 2. Redução da transmissão do HIV entre pessoas usuárias de drogas em 50% até 2015; 3. Eliminação da transmissão vertical até 2015, com mais acesso aos medicamentos pelas crianças e incentivo à realização de pré-natal; 4. Aumentar o acesso à terapia antirretroviral para alcançar 15 milhões de pessoas em tratamento; 5. Reduzir pela metade a mortalidade por tuberculose em pessoas vivendo com HIV;

10 METAS DA DECLARAÇÃO POLÍTICA 2011 6. Reduzir a brecha global de recursos para aids e reconhecer que os investimento na resposta à aids são uma responsabilidade compartilhada. 7. Eliminação das inequidades de gênero e dos abusos e violência baseados em gênero e fortalecimento das capacidades de meninas e mulheres de se protegerem ao HIV. 8. Eliminação do estigma e discriminação contra pessoas vivendo ou afetadas pelo HIV, por meio da promoção de leis e políticas que assegurem a realização total dos direitos humanos e liberdade fundamentais. 9. Eliminação de restrições de trânsito, permanência e residência relacionados ao HIV. 10. Eliminação de sistemas paralelos e fortalecimento das ações integradas em HIV.

Processo para a revisão de meio-termo das 10 metas (abril/ maio de 2013): Comprometimento dos atores envolvidos e estabelecimento de um cronograma; Coleta dos dados para a análise de meio-termo das 10 metas, por meio de dois instrumentos: Matriz das 10 perguntas sobre as 10 metas e Questionário sobre as 10 metas. Realização de uma consulta envolvendo as partes interessadas, para rever os progressos realizados, identificar lacunas e acordar um conjunto de recomendações para mudar rumos e acelerar a ação. Produzir um Informe Nacional resumindo as principais conclusões e recomendações para melhorar as possibilidades de atingir os objetivos relevantes para o país até o final de 2015.

10 METAS para 2015

1. É uma meta prioritária para este país? Metas e compromissos de eliminação da Declaração de Políticas da ONU para o HIV/AIDS de 2012 Resumo Meta por Meta dos Principais Resultados e Recomendações da Partes Interessadas em Nível Nacional [País _______ ] 10 Perguntas-Chave Meta 1 Meta 2 Meta 3 Meta 4 Meta 5 Meta 6 Meta 7 Meta 8 Meta 9 Meta 10 1. É uma meta prioritária para este país? S/N 2. O Plano Estratégico Nacional ou equivalente aborda esta meta? 3. Quais as principais ações adotadas desde 2011 para alcançar esta meta? Liste até 3 4. Quais os principais desafios ou limitações encontrados para abordar esta meta? 5. O país está cumprindo os prazos para alcançar esta meta? 6. Quais as principais ações programáticas necessárias para cumprir os prazos e alcançar esta meta? 7. Quais as políticas/alterações ambientais necessárias para cumprir os prazos e/ou alcançar esta meta? 8. Quais são os investimentos necessários para cumprir os prazos e/ou alcançar esta meta? 9. Quais são suas recomendações para assegurar a implantação das mudanças sugeridas? 10. Quais são suas recomendações para sustentar o progresso alcançado para esta meta para além de 2015?

Cronograma preliminar: 11/04/2013 – Envio da Tabela “10 perguntas sobre 10 metas” aos parceiros. 12/04/2013 – Informe na CAMS. 28/04/2013 – Devolução da Tabela preenchida pelas instituições ao Dept. 28/05/2013 – Encontro presencial em Brasília. 01/06/2013 – Entrega do Informe de País à UNAIDS.

Obrigada! relatoriodepais@aids.gov.br