Pré –requisitos para gerar o EFD – SPED PIS/COFINS

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Transcrição da apresentação:

Pré –requisitos para gerar o EFD – SPED PIS/COFINS Identificação FIS_013 Data Revisão 21/10/2013

Objetivos: O texto explica todos os procedimentos que devem ser previamente realizados no sistema para que seja possível gerar os arquivos do SPED-PIS/COFINS.

Pré-requisitos 1. Na tela Cadastro de Empresa devem ser preenchidos o regime de incidência do estabelecimento e os dados do contabilista. No módulo Retaguarda, clique sobre o menu Administração e abra a tela Cadastro de Empresa.

Na tela Cadastro de Empresa, aba outras informações, selecione o regime tributário do estabelecimento. Em caso de dúvida, consulte o contador da empresa.

Na tela Cadastro de Empresa, aba dados do contabilista, informe os dados do contabilista e grave o cadastro.

Pré-requisitos 2. Informar corretamente os dados do cliente. Para isso, abra o módulo Retaguarda, menu Cliente e clique sobre a tela Cadastro de Cliente.

Na tela Cadastro de Cliente informe os dados do cliente para que seja possível emitir nota fiscal eletrônica e, posteriormente, enviar os dados da nota para o SPED.

Pré-requisitos 3. Os fornecedores das notas fiscais de entrada devem ser devidamente cadastrados no sistema para evitar quaisquer problemas durante a validação do arquivo SPED PIS/COFINS. É preciso informar os dados solicitados na tela cadastro de fornecedor, tais como: razão social, endereço, CNPJ válido e inscrição estadual. Resumidamente, o cadastro do fornecedor deve estar completo no sistema.

Módulo Compras> menu Fornecedor > tela Cadastro de Fornecedor. Para acessar a tela Cadastro de Fornecedor: Módulo Compras> menu Fornecedor > tela Cadastro de Fornecedor.

Na tela Cadastro de Fornecedor, informe os dados do fornecedor.

Pré-requisitos 4. Todos os produtos das notas fiscais de entrada devem ser devidamente cadastrados no sistema para evitar quaisquer problemas durante a validação do arquivo SPED PIS/COFINS. Cada produto comercializado deve estar relacionado à uma regra de imposto e possuir o código NCM.

Para acessar a tela Cadastro de Produto: Módulo Compras> menu Estoque > submenu Produto> tela Cadastro de Produto.

Pré-requisitos 5. Informar o código de Incidência Monofásica do Produto: Para alguns casos de ST PIS e COFINS em que o imposto já foi pago pelo fornecedor do produto é necessário informar este código para a Escrituração do SPED. Ex: Se ST PIS = 04 ou 05 o código deverá ser informado.

Para acessar a tela Cadastro de Produto: Módulo Compras> menu Estoque > submenu Produto> tela Cadastro de Produto.

Na aba NF – Inf. Adicionais, selecione o código de incidência monofásica ou o código do produto sujeito a substituição tributária, se necessário.

Pré-requisitos 6. Todas as notas fiscais de entrada devem estar cadastradas no sistema. Para as notas cadastradas manualmente, ou seja, sem a importação do arquivo XML da nota fiscal de compra, deve ser informada a chave de acesso (44 dígitos) da nota no cadastro da Nota fiscal de compra. As notas fiscais de compra registradas através da importação do XML terão a chave de acesso informada no cadastro de entrada de produtos de forma automática.

Para acessar a tela Cadastro de Entrada de Produto: Módulo Compras> menu Compras > submenu Entrada de Produto> tela Cadastro de Entrada de Produto.

Pré-requisitos 7. As despesas do mês (energia elétrica, água, telefone, etc) devem ser cadastradas como uma entrada de serviço. É preciso também cadastrar a empresa fornecedora de energia elétrica como um fornecedor e realizar esse procedimento para as demais despesas.

Para acessar a tela Cadastro de Entrada de Produto: Módulo Compras> menu Compras > submenu Entrada de Produto> tela Cadastro de Entrada de Produto.

Após realizar todos os procedimentos no sistema, será possível realizar as movimentações de entrada e saída com todos os impostos cadastrados. O registro correto dessas movimentações possibilitará a geração do arquivo SPED PIS/COFINS.

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