GOVERNO DA BAHIA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À POBREZA Encontro dos Parceiros do Programa Cisternas: celebrando conquistas e refletindo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Articulação no Semi-Árido Brasileiro
Advertisements

O Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas é executado desde o ano 2.000, com financiamento parcial do Banco Mundial. O acordo de empréstimo (4238-BR)
As conseqüências do avanço da cana
NORMAS SANITÁRIAS E MERCADOS INSTITUCIONAIS
Democracia e Política Social
INCLUSÃO SOCIAL E EQUIDADE NO CAMPO DA AGRICULTURA FAMILIAR:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - SENARC Foro de Diálogos Brasil-Espanha: Desenvolvimento.
Conceito O Fome Zero é uma estratégia impulsionada pelo Governo Federal para assegurar o direito humano à alimentação adequada, priorizando as pessoas.
A Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) é um rede/fórum de organizações da sociedade civil, que reúne cerca de 750 entidades, entre elas ONGs,
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Encontro dos parceiros do Programa Cisternas: celebrando conquistas e refletindo desafios 02 e 03 de dezembro de 2010 Salvador-BA.
Secretaria de Promoção Humana e Assistência Social
“Programa Cisternas: Acesso à Água para Segurança Alimentar”
Convivência com o Semiárido. Um olhar para as estratégias de estoque
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Parte II Focalizando a história recente: Panoramas e desafios.
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
Articulação de Políticas para o Desenvolvimento do Brasil Rural
Programa Nacional de Alimentação Escolar
CAMINHOS JÁ PERCORRIDOS
QUALIFICAÇÃO DE ONG COMO OSCIP
PROGRAMA DE ORGANIZAÇÃO PRODUTIVA DE MULHERES RURAIS
GESTÃO ESTADUAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM ALAGOAS / 2011
27/04/09. Programa Mais Cultura Criado em outubro de 2007, o Programa marca o reconhecimento da Cultura como: - Necessidade básica; - Direito de todos.
As Políticas para as Mulheres nos Municípios
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Tecnologias Sociais e compromissos com o desenvolvimento humano"
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Implementação do Plano Nacional do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência.
Encontro Nacional de Monitoramento e Vigilância Socioassistencial
da Agricultura Familiar
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
A Saúde do Homem como Prioridade de Governo
PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS – PAA
QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada
Governo do Estado de Santa Catarina LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA AÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS PROGRAMA Florianópolis, 29 de março de 2005.
Desafio da Gestão Intersetorial na Segurança Alimentar e Nutricional
AGRICULTURA FAMILIAR, EVOLUÇÃO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL NO BRASIL FISENGE - Salvador/BA 06 de novembro de 2009.
08/02/2013 FAMURS.
FÓRUM ESTADUAL de ASSISTÊNCIA SOCIAL e do TRABALHO
“Contra a fome e a violência sexista”
Brasília-DF, 24 de Março de 2010
_____Protagonismo Social_____Cuidado Ambiental____Solidariedade Econômica____Respeito Cultural______ Práticas inovadoras de Tecnologias Sociais, empreendedorismo.
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
FETAG-PB.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
Escala e impacto social no Nordeste: aprendizado e obstáculos
29 janeiro de 2013.
Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013. Aumento da renda com distribuição Classe média saltou de 37% para 50% da população total.
SISTEMA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL – AVANÇOS E DESAFIOS
Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS MODALIDADE LEITE EM ALAGOAS Álvaro José do Monte Vasconcelos.
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DO CAMPO
AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
Curso “Aproveitamento de água de chuva em cisternas para o semi-árido”
SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEDES.
IEDA CASTRO - Secretária Nacional de Assistência Social
1.
CAT.
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
EDUCAÇÃO POPULAR CONCEITO Compreende-se a Educação Popular em Saúde (EPS) a perspectiva teórica orientada para a prática educativa e o trabalho social.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social – SECIS/MCTI SECIS – Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social.
O projeto Profissão Catador objetiva: Contribuir com a construção de alternativas coletivas para a organização dos Catadores de Cruz Alta, através da.
REDUÇÃO DE PERDAS E DESPERDÍCIOS DE ALIMENTOS Uma agenda pendente na América Latina e Caribe.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
Agricultura Familiar Produzindo alimentos para um Brasil sem fome.
Principais Desafios : Gravidez na Adolescência Acesso à Educação Infantil Selo em Minas Gerais.
Brasília, março de 2011 Ministério do Desenvolvimento Agrário AGRICULTURA FAMILIAR: INCLUSÃO PRODUTIVA, SOBERANIA ALIMENTAR E PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL.
Transcrição da apresentação:

GOVERNO DA BAHIA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À POBREZA Encontro dos Parceiros do Programa Cisternas: celebrando conquistas e refletindo desafios

Por: Ana Lúcia Torquato Avanços e Desafios: o programa cisternas sob a ótica de seus executores. Por: Ana Lúcia Torquato SIAA/SEDES

Desafios no Desenvolvimento da Política Pública População pobre, isolada, com baixo acesso as políticas publicas; Persistência da visão de combate a seca Insegurança Alimentar e Nutricional; A Bahia encontrava-se com mais da metade da população com algum grau de insegurança alimentar (50,2%), embora na atualidade tenha havido uma significativa redução de 18% da ISAN no estado; Restrições do Acesso a Água; Mais de 150.000 mil famílias e mais de 13.000 escolas sem acesso a água.

A Importância dos atores na construção desse processo: O Compromisso do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome-MDS, integrando governo e sociedade civil, em torno de políticas públicas, voltadas para o fortalecimento do semiárido; Prioridade do Estado da Bahia no acesso à água, com a implantação e execução do Programa Água Para Todos; Caráter metodológico na construção das cisterna, como elemento de empoderamento social; Articulação e integração entre setores do governo, intra e entre secretarias.

Principais Avanços (2007-2011): Acesso a água de qualidade, redução da insegurança alimentar e nutricional, fortalecimento das ações de convivência com o semiárido: 40.211cisternas de consumo construídas; Mais de 344.800 milhões de litros de água armazenado 150.000 pessoas atendidas. Fortalecimento da agricultura familiar, incentivo a produção de alimentos agroecológicos, integração com Programas de comercialização institucional, comercialização de excedentes, incremento na renda dos agricultores: 1.822 cisternas de produção construídas Mais de 91.100 milhões de litros de água armazenada Qualificação do professor, qualidade na educação com visão para convivência com o semiárido, 811 cisternas para as famílias das comunidades escolares, 43 cisternas de 30.000 nas escolas para consumo humano 43 cisternas de 50.000 l para o plantio das hortas escolares, 4.000 atores no projeto cisternas nas escolas.

Formação dos Professores

Cisternas nas Escolas

HORTAS

“ O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada “ O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.” Cora Coralina