Nome do Gestora: Margarida Alves de Oliveira Pinheiro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BASES DE SERVIÇO DE COMERCIALIZAÇÃO – BSC’s caminhos e estratégias para constituição dos SISTEMAS ESTADUAIS DE COMERCIALIZAÇÃO – SECAFES.
Advertisements

PERSPECTIVAS POLÍTICAS PARA O COOPERATIVISMO SOLIDÁRIO
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR
A FETRAF-SUL avalia que vive-se uma crise de MODELO AGRÍCOLA PRODUTIVO. Esta crise é caracterizada por: Uma agricultura que causa grande impacto ambiental,
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Nome do Gestor: MDS/CONAB
Projetos PAA – Doação Simultânea
MUNICÍPIO DE CANOAS Estado do Rio Grande do Sul
Nome do Gestor: FASE – Programa Mato Grosso
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Projeto Banco do Povo Proposta do Governo Municipal;
Cidadania e governança global – ONGs e outras formas de ação.
POLÍTICAS DE INCLUSÃO PRODUTIVA
PROGRAMA DE ORGANIZAÇÃO PRODUTIVA DE MULHERES RURAIS
O CHAMADO “TERCEIRO SETOR” E O CONTROLE SOCIAL
ALIMENTAÇÃO ESCOLAR ORGÂNICA – ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL AJUDANDO A PRODUZIR CONHECIMENTO A ECOSERRA: Fundação: 1999 Sócios Fundadores: 20 pessoas Número Atual.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Economia Solidária Brasil e Luxemburgo
Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.
PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS – PAA
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
AGRICULTURA FAMILIAR IICA-BR Março/2006.
Nome do Gestor: Antonio Neto Nome da Experiência: Comercialização dos Produtos para as Políticas Públicas Município/Estado: Padre Marcos - Piauí Data:
Implantação do SISAN municipal de Juiz de Fora - MG
AGRICULTURA FAMILIAR, EVOLUÇÃO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL NO BRASIL FISENGE - Salvador/BA 06 de novembro de 2009.
Nome da Gestora: Marigaiane de Medeiros Nome da Experiência: Cooperativa Sul Ecológica de Agricultores Familiares Ltda. Município/Estado: Pelotas/Rio.
Passo-a-passo para compra e venda
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Escala e impacto social no Nordeste: aprendizado e obstáculos
CURSO GESTÃO DE CONVÊNIOS. PROPOSTA PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO 1.QUADRO RESUMO DO PROJETO A)ENTIDADE B)PROPOSTA C)PLANO DE FINANCIAMENTO D)DOCUMENTAÇÃO.
Política de microfinança solidária, geração de renda e mediações de gênero: em perspectiva participação das mulheres em sítios e assentamentos rurais do.
Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar
Segurança alimentar e mercados institucionais
AL Unidades instaladas: 05 Faltam instalar: 85 Realizou licitação: Sim Famílias atendidas: 20 Pessoas atendidas: 81 Principais parceiros: Prefeituras,
CENTRAL DE COOPERATIVAS DE COMERCIALIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR E ECONOMIA SOLIDÁRIO DO ESTADO DA BAHIA – ARCO SERTÃO CENTRAL.
Sala Caatinga Cerrado na ExpoSustentat 2008
Pense globalmente contribua localmente para programas de impacto ao longo prazo para responder as necessidades locais Parceria com Comunidade Moçambicana.
Emater–MG Minas cada vez melhor para se viver Missão Promover o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural, assegurando.
ANTECEDENTES HISTÓRICOS
AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
1.
DOS BANCOS COMUNITÁRIOS
FUNDOS ROTATIVOS SOLIDÁRIOS Arquivista Jonathas Carecas, Comunidade São Rafael, Castelo Branco IIII, Nº: 110, CEP: FONE: /
SECRETARIA DE ESTADO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - SEAPA
Janeiro de 2013 Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
FINANÇAS SOLIDÁRIAS: Una Bandera Prioritária. Qual o “Problema”? - O Sistema Financeiro não é Solidário - Lógica privada: Mercado e Lucro - “Bancarização”
REDE ECOVIDA DE AGROECOLOGIA. Rede Ecovida A Rede Ecovida de Agroecologia e um espaço de articulação entre agricultores familiares e suas organizações,
FUNDO BABAÇU Criado por
A ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DE CRISTALINA, entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, religiosos ou políticos, foi fundada em 22/01/2002, tendo.
5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
A EXPERIÊNCIA DA REDE ECOVIDA DE AGROECOLOGIA
Políticas Públicas e Economia Solidária Profª Dra. Vera Schmitz Curso de Escola de Formação Fé, Política e Trabalho 2009.
1 6ª etapa: 15 e 16 de agosto de 2009 Diocese de Caxias do Sul E ESCOLA DE FORMAÇÃO FÉ, POLÍTICA E TRABALHO.
A definição da agricultura familiar como público estratégico e prioritário vem seguido de uma serie de elementos norteadores das ações: O enfoque sistêmico.
COMO IMPLANTAR UM BANCO COMUNITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO?
AGRICULTURA FAMILIAR ALIMENTAÇÃO ESCOLAR. O encontro da AGRICULTURA FAMILIAR ALIMENTAÇÃO ESCOLAR 47 milhões de alunos da educação básicaeducação básica.
SUGESTÃO DE INICIATIVAS
POLÍTICA DE APOIO À COMERCIALIZAÇÃO, AO ASSOCIATIVISMO E AO COOPERATIVISMO PARA A PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria.
O projeto Profissão Catador objetiva: Contribuir com a construção de alternativas coletivas para a organização dos Catadores de Cruz Alta, através da.
Articulação da Agricultura Familiar com o Mercado REDE ESTADUAL DE COMERCIALIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR.
Programa de Educação Profissional e Colocação no Trabalho APAEs.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
 Márcia Cristina Stolarski Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar Secretaria de Estado da Educação Curitiba, 16/05/16 Alimentação Escolar no Paraná.
Transcrição da apresentação:

Nome do Gestora: Margarida Alves de Oliveira Pinheiro Nome da Experiência: Associação das Mulheres Agricultoras e Trabalhadoras Rurais - AMART Data: 10/12/2000 Município/Estado: Tombos - MG

QUEM SOMOS A AMART é uma entidade civil, sem fins lucrativos, constituída por mulheres rurais do município de Tombos no estado de Minas Gerais. A origem da associação vem de um movimento espontâneo entre as mulheres das comunidades rurais de base do município de Tombos, visando promover o desenvolvimento comunitário.

NOSSA HISTÓRIA  Esse movimento de mulheres rurais se organizou no município em 1987, logo formando a Comissão Municipal de Mulheres do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tombos e Pedra Dourada. No início, o trabalho da comissão era pra que as mulheres rurais tivessem seus documentos, fossem reconhecidas na profissão de trabalhadoras rurais e fossem capacitadas para melhorar o trabalho que já faziam com saúde e alimentação alternativa. A partir da fundação da Associação dos Pequenos Agricultores e Trabalhadores Rurais, a APAT, o trabalho também passou a ser estimular a produção agrícola das mulheres e o beneficiamento de produtos, visando a comercialização que com a evolução de seus trabalhos sentiu a necessidade de criar uma estrutura jurídica própria, fundando assim, em dezembro de 2000 a AMART.

NOSSO OBJETIVO O objetivo da AMART é construir uma política de cidadania para as mulheres rurais de Tombos, articulada com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tombos e Pedra Dourada, com a Associação dos Pequenos Agricultores e Trabalhadores Rurais – APAT, com a Associação Regional de Trabalhadores Rurais da Zona da Mata e com o Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata – CTA/ZM em torno de um projeto solidário para a agricultura familiar.

NOSSA ATUAÇÃO A AMART atualmente tem desenvolvidos trabalhos em 8 diferentes linhas de atuação. São elas:   Formação/Capacitação Produção Cidadania das Mulheres   Comercialização   Beneficiamento Geração de Renda Saúde e Alimentação Alternativa Gênero e Geração

Mecanismos do PAA acessados: CPR Doação Simultânea e Alimentação Escolar Produtos Fornecidos ABOBORA 1320 KG AÇUCAR MASVAVO 1575 KG ALFACE 2415 PÉ ALMEIRAO 410 MOL BANANA MAÇA E PRATA 4770 KG BANANA NANICA 2490 KG BETERRABA 315 KG BOLO DE FUBA 3665 KG CEBOLINHA 1010 MOL CENOURA 550 KG CHUCHU 645 KG

COUVE 2630 MOL DOCE DE BANANA 1050 KG DOCE DE LEITE 480 KG DOCE DE MAMAO 60 KG FARINHA MANDIOCA 885 KG FRANGO CAIPIRA 1035 KG INHAME 535 KG IOGURTE 102775 L MUSSARELA 4895 KG DOCE DE ABÓBORA 660 KG JILO 1745 KG MANDIOCA 1780 KG MARACUJA 525 KG MEL 365 KG MULTIMISTURA 70 KG OVO CAIPIRA 265 KG

PARCEIROS E FINANCIADORES: QUEIJO MINAS 3195 KG RAPADURINHA 5215 UNID PARCEIROS E FINANCIADORES: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tombos e Pedra Dourada ARNATEP: Associação Regional dos Terapeutas Populares da Zona da Mata UNIAPAT: Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia solidária de Tombos e Pedra Dourada

Secretária Nacional de Economia Solidária Cáritas Brasileira

A AMART é uma associação exclusiva de mulheres Agricultoras Familiares com uma participação de: 98 mulheres no PAA 20 mulheres no Pnae E trabalha também em parceria com a APAT onde outras mulheres ligadas a AMART participam do PAA

Principais impactos da experiência no território Fortalecer e aprimorar as parcerias e a participação das mulheres dentro destas organizações é também uma estratégia. No âmbito regional a AMART participa da Comissão Regional de Mulheres da Zona da Mata, por sua vez integrado nos movimentos afirmativos de participação da mulher agricultora com autonomia e equidade. Acreditamos que a experiência da AMART, ainda que singular, tem relevância na motivação e fortalecimento de outros grupos de mulheres em Minas Gerais e no Brasil.

Principais avanços. As mulheres, público deste projeto, contam com uma estratégia própria de comercialização de seus produtos, sejam eles de origem agrícola ou não-agrícola. Desde o ano de 2001, a partir de uma parceria com a APAT, deu-se inicio a comercialização no mercado varejista municipal de Tombos, o que possibilitou um aumento da demanda por produtos diversificados, como: hortaliças, frutas e pequenos animais. Estes produtos, antes associados apenas a segurança alimentar da família, vem gradualmente ganhando importância na geração de renda monetária, proporcionando autonomia e reconhecimento ao trabalho das mulheres.

OBRIGADA! AMART Rua Conselheiro Torres nº 598, sala B Centro Tombos – MG Telefone/fax: (32) 3751 - 1745 Email: amartombos@ yahoo.com.br